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Flávio Antonio escreveu:Boa tarde, alguém sabe dar informações sobre esse kit de “corrente de comando” , quando usar? Porque usar? Se vale a pena trocar as engrenagens por um kit desses…
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opala4cc gosta desta mensagem
Flávio Antonio escreveu:Boa tarde, alguém sabe dar informações sobre esse kit de “corrente de comando” , quando usar? Porque usar? Se vale a pena trocar as engrenagens por um kit desses…
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adpachec escreveu:Flávio Antonio escreveu:Boa tarde, alguém sabe dar informações sobre esse kit de “corrente de comando” , quando usar? Porque usar? Se vale a pena trocar as engrenagens por um kit desses…
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Jesuis....
Este kit é do Chevy V-8 bloco pequeno.
Está na legenda do anúncio.
No opala elas não são afastadas uma da outra.
Flávio Antonio escreveu:
Concordo, mas esse da Foto que você mandou seria um motor em V nos filtros está marcado L6….
Na verdade o que diz no site eh que, SIM, daria certo no motor do opala, mas provavelmente deve ser um erro do site.. chevrolet L6 4.1, GM inline 6 cilindro 4.1 250, não pode ser outro a não ser o do opala entende??? Mas concordo que o kit não dá certo no opala, fica tranquilo que isso já aceitei, mas na tabela deles de aplicações diz que daria no motor que foi utilizado na linha opala…
adpachec escreveu:Flávio Antonio escreveu:
Concordo, mas esse da Foto que você mandou seria um motor em V nos filtros está marcado L6….
Na verdade o que diz no site eh que, SIM, daria certo no motor do opala, mas provavelmente deve ser um erro do site.. chevrolet L6 4.1, GM inline 6 cilindro 4.1 250, não pode ser outro a não ser o do opala entende??? Mas concordo que o kit não dá certo no opala, fica tranquilo que isso já aceitei, mas na tabela deles de aplicações diz que daria no motor que foi utilizado na linha opala…
"Concordo, mas esse da Foto que você mandou seria um motor em V nos filtros está marcado L6….".
Não viu no desenho escrito "L-6".
No desenho pode ser um V-8 mas existem blocos de 06 cilindros com comando sem varetas.
Motor 6cc, 4.1 com comando no cabeçote (usava correia).
"Porém", o Chevy Brookwood, apesar de usar um V-8 saiu com configurações de 6 cilindros, qual o modelo do bloco não consta.
Mas duvido ser com corrente, na Amazon o 6 cilindros com corrente é o LY6 (V-6), apesar de ser 6.0 nada impede de em 1971 ter saído um 4.1 V-6, que pelo catálogo foi somente em 1971.
V-8, V-4 e 4.1 V-6.
Flávio Antonio escreveu:adpachec escreveu:
"Concordo, mas esse da Foto que você mandou seria um motor em V nos filtros está marcado L6….".
Não viu no desenho escrito "L-6".
No desenho pode ser um V-8 mas existem blocos de 06 cilindros com comando sem varetas.
Motor 6cc, 4.1 com comando no cabeçote (usava correia).
"Porém", o Chevy Brookwood, apesar de usar um V-8 saiu com configurações de 6 cilindros, qual o modelo do bloco não consta.
Mas duvido ser com corrente, na Amazon o 6 cilindros com corrente é o LY6 (V-6), apesar de ser 6.0 nada impede de em 1971 ter saído um 4.1 V-6, que pelo catálogo foi somente em 1971.
V-8, V-4 e 4.1 V-6.
Perfeito, mas a palavra Inline já elimina os V6 correto?
E se analisar, se a corrente em questão fosse pra um motor OHC como você falou, não seria a mesma pra ele e para o small block…. Não seria nem perto dessa da imagem… correto? Analisando todas essas informações ela estaria mais perto de dar certo no Opala…
É melhor aceitarmos que realmente eh um erro do site e por um momento eu achei que fosse possível! Falha minha!
adpachec escreveu:Flávio Antonio escreveu:
Perfeito, mas a palavra Inline já elimina os V6 correto?
E se analisar, se a corrente em questão fosse pra um motor OHC como você falou, não seria a mesma pra ele e para o small block…. Não seria nem perto dessa
da imagem… correto? Analisando todas essas informações ela estaria mais perto de dar certo no Opala…
É melhor aceitarmos que realmente eh um erro do site e por um momento eu achei que fosse possível! Falha minha!
Não, não foi falha sua.
O catálogo é modelo 1971, deve ter dado errado e descontinuado em 1972.
A GM tentou por uma corrente e não deu certo, possivelmente porque precisa de um tensionador.
A indústria automotiva tem muitos lançamentos fracassados.
Flávio Antonio escreveu:adpachec escreveu:
Não, não foi falha sua.
O catálogo é modelo 1971, deve ter dado errado e descontinuado em 1972.
A GM tentou por uma corrente e não deu certo, possivelmente porque precisa de um tensionador.
A indústria automotiva tem muitos lançamentos fracassados.
De uma olhada abaixo, F1000 6cilindros 4.9 tem as duas opções, engrenagens ou corrente!
adpachec escreveu:
Putaqueopariu, eu tenho que usar o Google Lens para achar a origem da imagem.
A gente tenta ser educado, dá as dicas e é phoda.
A ENGRENAGEM OPALA é helicoidal, não serve corrente.
EXISTEM engrenagens opala retas para ALTA PERFORMANCE mas sem corrente.
O motor F-1000 dispõe da versão GASOLINA e DIESEL com diferentes potências.
E DIFERENTES ORIGENS COM ALGUMAS ALTERAÇÕES EM PROJETO.
Engrenagem sem corrente (Brasil).
ENGRENAGEM MODELO USA.
A FUNÇÃO DA CORRENTE é distribuição da força por toda a engrenagem para não causar DESGASTE PREMATURO dos dentes em contato entre as engrenagens.
TUDO depende do modelo e origem da peça, o opala nunca teve uma versão com motor USA.
A engrenagem 6cc com corrente, LÁ EM CIMA, é do Chevy Brookwood DE QUARTA GERAÇÃO, e como já escrevi este carro utilizava o motor V-8 e o 6cc foi usado POR UM CURTO PERÍODO E DESCONTINUADO.
Um carro tão pesado justifica um 6cc com corrente para não danificar o comando, mas o motor certamente não agradou porque depois foi trocado pelo V-8.
O Brookwood V-8 (350) 1971 pesava 2060 quilos sem passageiros, peso demais para um 6 cilindros, por isto a corrente no motor.
Um opala não pesa quase 2.120 quilos.
Instalar corrente no opala significava mudar toda a produção, aumentar o custo final e ganhos nulos.
E teria reclamações, a engrenagem de alumínio já é barulhenta, engrenagem reta e com corrente teria MUITAS reclamações pelo barulho.
Flávio Antonio escreveu:adpachec escreveu:
Putaqueopariu, eu tenho que usar o Google Lens para achar a origem da imagem.
A gente tenta ser educado, dá as dicas e é phoda.
A ENGRENAGEM OPALA é helicoidal, não serve corrente.
EXISTEM engrenagens opala retas para ALTA PERFORMANCE mas sem corrente.
O motor F-1000 dispõe da versão GASOLINA e DIESEL com diferentes potências.
E DIFERENTES ORIGENS COM ALGUMAS ALTERAÇÕES EM PROJETO.
Engrenagem sem corrente (Brasil).
ENGRENAGEM MODELO USA.
A FUNÇÃO DA CORRENTE é distribuição da força por toda a engrenagem para não causar DESGASTE PREMATURO dos dentes em contato entre as engrenagens.
TUDO depende do modelo e origem da peça, o opala nunca teve uma versão com motor USA.
A engrenagem 6cc com corrente, LÁ EM CIMA, é do Chevy Brookwood DE QUARTA GERAÇÃO, e como já escrevi este carro utilizava o motor V-8 e o 6cc foi usado POR UM CURTO PERÍODO E DESCONTINUADO.
Um carro tão pesado justifica um 6cc com corrente para não danificar o comando, mas o motor certamente não agradou porque depois foi trocado pelo V-8.
O Brookwood V-8 (350) 1971 pesava 2060 quilos sem passageiros, peso demais para um 6 cilindros, por isto a corrente no motor.
Um opala não pesa quase 2.120 quilos.
Instalar corrente no opala significava mudar toda a produção, aumentar o custo final e ganhos nulos.
E teria reclamações, a engrenagem de alumínio já é barulhenta, engrenagem reta e com corrente teria MUITAS reclamações pelo barulho.
PERGUNTA
“ Boa tarde, alguém sabe dar informações sobre esse kit de “corrente de comando” , quando usar? Porque usar? Se vale a pena trocar as engrenagens por um kit desses…l
RESPOSTA
A FUNÇÃO DA CORRENTE é distribuição da força por toda a engrenagem para não causar DESGASTE PREMATURO dos dentes em contato entre as engrenagens.
Era isso que eu queria entender, muito obrigado…
Analisando sua explicação, acredito que a corrente seria interessante também em uma situação a qual vai ser usada muita carga de mola correto??? Comando alto que necessita muita carga de mola, roller por exemplo??
Você tá muito nervoso, estou em busca de informação… quero aprender, entender… tô montando um projeto e meu interesse é aprender e tentar executar o maximo que eu conseguir…. Tem tanta modificação que pode ser feita que a meu ver é interessante, por exemplo, os americanos tem Kits de rolamentos de agulha para instalar nos mancais dos comandos (v8 chevy e Ford), substituindo as bronzinas! Aqui ninguém pensou nisso?
Sou um estusiasta em busca de informação, não tô aqui em busca de DICAS. Depois de várias respostas você me fez entender um motivo que levaria ao uso
da corrente!
Aproveitando que você entende bastante, não fique bravo, mas o motor stovebolt tem alguma semelhança com o 250 opala? Bloco? Algo do tipo?
adpachec escreveu:Flávio Antonio escreveu:
PERGUNTA
“ Boa tarde, alguém sabe dar informações sobre esse kit de “corrente de comando” , quando usar? Porque usar? Se vale a pena trocar as engrenagens por um kit desses…l
RESPOSTA
A FUNÇÃO DA CORRENTE é distribuição da força por toda a engrenagem para não causar DESGASTE PREMATURO dos dentes em contato entre as engrenagens.
Era isso que eu queria entender, muito obrigado…
Analisando sua explicação, acredito que a corrente seria interessante também em uma situação a qual vai ser usada muita carga de mola correto??? Comando alto que necessita muita carga de mola, roller por exemplo??
Você tá muito nervoso, estou em busca de informação… quero aprender, entender… tô montando um projeto e meu interesse é aprender e tentar executar o maximo que eu conseguir…. Tem tanta modificação que pode ser feita que a meu ver é interessante, por exemplo, os americanos tem Kits de rolamentos de agulha para instalar nos mancais dos comandos (v8 chevy e Ford), substituindo as bronzinas! Aqui ninguém pensou nisso?
Sou um estusiasta em busca de informação, não tô aqui em busca de DICAS. Depois de várias respostas você me fez entender um motivo que levaria ao uso
da corrente!
Aproveitando que você entende bastante, não fique bravo, mas o motor stovebolt tem alguma semelhança com o 250 opala? Bloco? Algo do tipo?
O STOVEBOLT de 1° geração é o avô do opala (anos 20 e 30).
O STOVEBOLT de 2° geração é o pai do opala (anos 40 e 60).
O STOVEBOLT acabou antes do opala nascer, então dificilmente são intercambiáveis.
A GM pegou o 2° geração (acho que 3.5) que virou o 3.8 do opala e depois o 4.1.
Existe diferenças do USA e BR, no curso e certamente em muitas peças.
O 4cc Iron Ducke USA, diz a lenda que foi baseado no 4cc do opala BR, MAS as peças de um não cabem no outro (?).
REZA A LENDA que o 250S surgiu de um comando bravo jogado em cima de um armário da GM Brasil, ou seja, o comando do 250S era sucata.
O motor JOBMASTER é a versão cargo do STOVEBOLT, que no USA equipou a El Camino e depois trocado pelo V-8.
Antes do JOBMASTER existiu a LOADMASTER no veiculo Chevrolet Brasil que depois foi equipada com o JOBMASTER.
O LOADMASTER e JOBMASTER devem serem os modelos Chevy com corrente, JÁ QUE, a capa que cobre as engrenagens do comando é MAIOR.
ENTÃO, o 4cc e 6cc "morreu" nos EUA, renasceu no Brasil e depois "voltou" aos EUA, MAS não são irmãos e sim primos com diferenças.
E existem histórias que a Pontiac fez um 4cc cortando um V-8, e depois colocou mais 02 cilindros fazendo um 6cc, e no fim voltariam ao V-8.
Nos EUA, 6cc era motor de mulher.
Flávio Antonio escreveu:adpachec escreveu:
O STOVEBOLT de 1° geração é o avô do opala (anos 20 e 30).
O STOVEBOLT de 2° geração é o pai do opala (anos 40 e 60).
O STOVEBOLT acabou antes do opala nascer, então dificilmente são intercambiáveis.
A GM pegou o 2° geração (acho que 3.5) que virou o 3.8 do opala e depois o 4.1.
Existe diferenças do USA e BR, no curso e certamente em muitas peças.
O 4cc Iron Ducke USA, diz a lenda que foi baseado no 4cc do opala BR, MAS as peças de um não cabem no outro (?).
REZA A LENDA que o 250S surgiu de um comando bravo jogado em cima de um armário da GM Brasil, ou seja, o comando do 250S era sucata.
O motor JOBMASTER é a versão cargo do STOVEBOLT, que no USA equipou a El Camino e depois trocado pelo V-8.
Antes do JOBMASTER existiu a LOADMASTER no veiculo Chevrolet Brasil que depois foi equipada com o JOBMASTER.
O LOADMASTER e JOBMASTER devem serem os modelos Chevy com corrente, JÁ QUE, a capa que cobre as engrenagens do comando é MAIOR.
ENTÃO, o 4cc e 6cc "morreu" nos EUA, renasceu no Brasil e depois "voltou" aos EUA, MAS não são irmãos e sim primos com diferenças.
E existem histórias que a Pontiac fez um 4cc cortando um V-8, e depois colocou mais 02 cilindros fazendo um 6cc, e no fim voltariam ao V-8.
Nos EUA, 6cc era motor de mulher.
Perfeito, então para ter certeza se daria ou não o kit do se stovebolt só comprando e testando…
Pensando na questão de um crower 310/320 roller, com carga inicial em torno de 300lb seria ou não uma melhoria e até mesmo uma “proteção” a mais pro motor??? Talvez meu raciocínio não esteja certo… como você falou, a engrenagem sofre em pontos específicos, já a corrente vai distribuir a carga em uma área maior…
se sabe de algum caso das engrenagens não suportarem o exigido e “patinar”
adpachec escreveu:Flávio Antonio escreveu:
Perfeito, então para ter certeza se daria ou não o kit do se stovebolt só comprando e testando…
Pensando na questão de um crower 310/320 roller, com carga inicial em torno de 300lb seria ou não uma melhoria e até mesmo uma “proteção” a mais pro motor??? Talvez meu raciocínio não esteja certo… como você falou, a engrenagem sofre em pontos específicos, já a corrente vai distribuir a carga em uma área maior…
se sabe de algum caso das engrenagens não suportarem o exigido e “patinar”
Basta ver o tamanho do furo central da engrenagem menor e diferença no número de dentes da engrenagem, com e sem corrente, e verá que a graduação e o curso são diferentes.
Flávio Antonio escreveu:adpachec escreveu:
Basta ver o tamanho do furo central da engrenagem menor e diferença no número de dentes da engrenagem, com e sem corrente, e verá que a graduação e o curso são diferentes.
Pois entao, isso que não me entra na cabeça, se são dois motores 6cc em linha, na teoria a relação de rotação vb/comando não tem
Que ser a mesma?????
Não pense em tamanhos, pensa na relação da rotação de um pra outro, o resto é adaptável!
adpachec escreveu:Flávio Antonio escreveu:
Pois entao, isso que não me entra na cabeça, se são dois motores 6cc em linha, na teoria a relação de rotação vb/comando não tem
Que ser a mesma?????
Não pense em tamanhos, pensa na relação da rotação de um pra outro, o resto é adaptável!
Se você acha que é tudo igual então monte um motor com:
Bloco do STOVEBOLT.
Comando 250S.
Virabrequim do 292 Canavieiro.
Distribuidor do LOADMASTER.
Cabeçote do JOBMASTER.
Pistão do 4.9.
Biela do 207.
Bomba da água do 181.
Coletores do Omega 4.1.
Todos são 6cc de 1920 a 1990 e veja o resultado.
Estude permanência e overlap de comando, curso de virabrequim e sua relação com as cilindradas e abertura de válvulas e torque.
Só pela foto das engrenagens se percebe o diâmetro e número de dentes diferentes, não é porque duas versões diferentes do mesmo motor acelerarem na mesma rotação tudo dentro deles vai girar igual.
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