O problema dos pistoes originais do opala pra biela de 6", é q sairam só nos ultimos opalas, por isso é um pistão caro e esses pistoes com sobremedida, são bem dificeis de achar. São quase identicos aos pistoes do omega e silverado 4.1.
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DanielSS76
17 participantes
Preparação leve 6CC usando pistões originais côncavos, será que rola?
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Data de inscrição : 27/02/2012
Os pistoes originais do opala 4.1, tem pra bielas de 5,7" e pistoes pra biela de 6"
O problema dos pistoes originais do opala pra biela de 6", é q sairam só nos ultimos opalas, por isso é um pistão caro e esses pistoes com sobremedida, são bem dificeis de achar. São quase identicos aos pistoes do omega e silverado 4.1.
O problema dos pistoes originais do opala pra biela de 6", é q sairam só nos ultimos opalas, por isso é um pistão caro e esses pistoes com sobremedida, são bem dificeis de achar. São quase identicos aos pistoes do omega e silverado 4.1.
DanielSS76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 627
Data de inscrição : 30/06/2013
Olá Diegoj
Estou tendo dificuldade de encontrar pistões sobre medida, quando encontro os caras querem os olhos da cara... cheguei a pensar em encamisar os pistões, mas não sei se fica bom, pois os pistões standard são menos da metade do preço e se encontra aos montes. Abrir para 4 polegadas também é uma alternativa, mas como pretendo deixar as válvulas e o cabeçote praticamente original, só com polimento de dutos, não sei se seria uma boa opção, sem falar que joga o bloco para última medida, se eu não estiver enganado.
Estou procurando as peças com calma, me informando, juntado o que posso e depois parto para os finalmentes.
Muito obrigado
Daniel
Estou tendo dificuldade de encontrar pistões sobre medida, quando encontro os caras querem os olhos da cara... cheguei a pensar em encamisar os pistões, mas não sei se fica bom, pois os pistões standard são menos da metade do preço e se encontra aos montes. Abrir para 4 polegadas também é uma alternativa, mas como pretendo deixar as válvulas e o cabeçote praticamente original, só com polimento de dutos, não sei se seria uma boa opção, sem falar que joga o bloco para última medida, se eu não estiver enganado.
Estou procurando as peças com calma, me informando, juntado o que posso e depois parto para os finalmentes.
Muito obrigado
Daniel
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
Claro que se tiver valvulas maiores e o cabeçote preparado pra isso, ficaria melhor, mas se montar com tudo original e os pistoes de 4", não vai ficar ruim não, pelo contrario. Maior cilindrada = maior torque. Se fosse no meu opala, preferiria mil vezes abrir pra 4" que encamisar...Daniel Bernardes escreveu:Olá Diegoj
Estou tendo dificuldade de encontrar pistões sobre medida, quando encontro os caras querem os olhos da cara... cheguei a pensar em encamisar os pistões, mas não sei se fica bom, pois os pistões standard são menos da metade do preço e se encontra aos montes. Abrir para 4 polegadas também é uma alternativa, mas como pretendo deixar as válvulas e o cabeçote praticamente original, só com polimento de dutos, não sei se seria uma boa opção, sem falar que joga o bloco para última medida, se eu não estiver enganado.
Estou procurando as peças com calma, me informando, juntado o que posso e depois parto para os finalmentes.
Muito obrigado
Daniel
Pro teu motor ainda acha facil pistao com sobremedida, é mais caro que std, mas acha facil.
Dificil (diria quase impossivel) é achar sobremedida de pistao do motor moderno e quando acha é muuuuito caro.
DanielSS76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 627
Idade : 51
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Opala SS76
Cilindros : L6 4400
Data de inscrição : 30/06/2013
Fala Diegoj
Hoje levei o bloco do motor, o virabrequim e o cabeçote em uma retífica tradicional daqui de Porto Alegre para conferir as medidas. O Sr. que me atendeu foi muito atencioso, mas me parece que entende bem do basicão.
Se dispôs a ajudar no que fosse preciso e, inclusive, disse que eu poderia trazer as peças de outras marcas diferentes da que eles trabalham normalmente (Suloy para pistões e KS para bronzinas, buchas e anéis) que não teria problema algum.
Perguntei se eles acertavam as folgas pistão por pistão e ele disse que sim e disse, ainda, que eu poderia dizer a folga que eu queria que eles deixariam na medida e na folga que eu dissesse.
Sobre as camisas originais do meu bloco ele confirmou minha suspeita de que uma delas deve ter ficado com água dentro e enferrujou (somente uma, que zica, né). Me aconselhou a encamisar o bloco ou então partir para 2 medidas acima da standard (0.60).
Quando perguntei para ele se não era melhor passar para pistão de 4 polegadas standard, ele disse que a camisa ficaria muito fina e que poderia deformar com o calor, comprometendo a vedação e vida útil do motor...
Pergunto a vcs:
Existe diferença na parede das camisas originais de bloco para bloco GM 250 de Opala 6cc ou todas as camisas originais de fábrica tem a mesma espessura na parede? Será que ele por ser uma pessoa mais idosa e conservadora e estar acostumado com o basicão não está sabendo que está falando?
O que vcs fariam no meu caso? Mandariam abrir para 4 polegas assim mesmo ou continuariam na procura de pistões originais 6cc sobre medida?
Agradeço a todos pelas dicas e comentários?
Daniel
Hoje levei o bloco do motor, o virabrequim e o cabeçote em uma retífica tradicional daqui de Porto Alegre para conferir as medidas. O Sr. que me atendeu foi muito atencioso, mas me parece que entende bem do basicão.
Se dispôs a ajudar no que fosse preciso e, inclusive, disse que eu poderia trazer as peças de outras marcas diferentes da que eles trabalham normalmente (Suloy para pistões e KS para bronzinas, buchas e anéis) que não teria problema algum.
Perguntei se eles acertavam as folgas pistão por pistão e ele disse que sim e disse, ainda, que eu poderia dizer a folga que eu queria que eles deixariam na medida e na folga que eu dissesse.
Sobre as camisas originais do meu bloco ele confirmou minha suspeita de que uma delas deve ter ficado com água dentro e enferrujou (somente uma, que zica, né). Me aconselhou a encamisar o bloco ou então partir para 2 medidas acima da standard (0.60).
Quando perguntei para ele se não era melhor passar para pistão de 4 polegadas standard, ele disse que a camisa ficaria muito fina e que poderia deformar com o calor, comprometendo a vedação e vida útil do motor...
Pergunto a vcs:
Existe diferença na parede das camisas originais de bloco para bloco GM 250 de Opala 6cc ou todas as camisas originais de fábrica tem a mesma espessura na parede? Será que ele por ser uma pessoa mais idosa e conservadora e estar acostumado com o basicão não está sabendo que está falando?
O que vcs fariam no meu caso? Mandariam abrir para 4 polegas assim mesmo ou continuariam na procura de pistões originais 6cc sobre medida?
Agradeço a todos pelas dicas e comentários?
Daniel
Sr.Bianchi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1963
Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4
Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012
Se meu motor, quando abri estivesse precisando de retífica, certamente iria para 4 pol. Pelo que já vi, as paredes não ficam tão finas não. É claro que, o pessoal da retífica vai sempre querer trabalhar com uma margem de segurança. Mas se você deixar claro que fica por sua conta e risco, não vejo por que não fariam. Só peça para capricharem. Mande bem especificado as folgas que você quer e todos trabalhos que gostaria que fossem feitos.
Se depois você sentir que a temperatura está um pouco mais alta, é só dar um up no sistema de arrefecimento.
Se depois você sentir que a temperatura está um pouco mais alta, é só dar um up no sistema de arrefecimento.
DanielSS76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 627
Idade : 51
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Opala SS76
Cilindros : L6 4400
Data de inscrição : 30/06/2013
Obrigado pelas dicas, Sr. Bianchi!
Estou calculando os custos de abrir para 4 polegadas, ter de trocar minhas bielas que são de 5,7 pol para bielas de 6 pol e ainda ter de mandar tirar uma camada da cabeça do pistão para poder alinhar na altura do bloco, pois pelo que andei lendo o pistão de 4 polegadas na biela curta (5,7 pol) fica abaixo do bloco e com a biela longa (6 pol) fica acima, correto?
Preciso considerar todos estes custos e riscos...
A propósito, a biela original de 5,7 polegadas é muito fraca como disseram neste tópico?
Minha idéia é uma preparação leve e econômica, usando gasolina, taxa de uns 9,5:1 a 10:1, que não deve ultrapassar os 230cv, podendo chegar aos 250cv, no máximo, (acho pouco provável que chegue nesta última potência). Daí a dúvida se preciso mesmo trocar as bielas originais pela da Silverado de 6 pol e bem caras!
Sugestões são bem vindas?
Obrigado a todos
Daniel
Estou calculando os custos de abrir para 4 polegadas, ter de trocar minhas bielas que são de 5,7 pol para bielas de 6 pol e ainda ter de mandar tirar uma camada da cabeça do pistão para poder alinhar na altura do bloco, pois pelo que andei lendo o pistão de 4 polegadas na biela curta (5,7 pol) fica abaixo do bloco e com a biela longa (6 pol) fica acima, correto?
Preciso considerar todos estes custos e riscos...
A propósito, a biela original de 5,7 polegadas é muito fraca como disseram neste tópico?
Minha idéia é uma preparação leve e econômica, usando gasolina, taxa de uns 9,5:1 a 10:1, que não deve ultrapassar os 230cv, podendo chegar aos 250cv, no máximo, (acho pouco provável que chegue nesta última potência). Daí a dúvida se preciso mesmo trocar as bielas originais pela da Silverado de 6 pol e bem caras!
Sugestões são bem vindas?
Obrigado a todos
Daniel
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
Pode usar pistão de 4" com biela de 5.7", inclusive parece que esse é o metodo mais usado pelos opaleiros, mas se usar biela de 5.7" vc precisa rebaixar o bloco em vez de rebaixar os pistoes.
Se as suas bielas estiverem boas, não vejo muita vantagem e trocar elas por bielas de silverado pq não é uma preparação tão forte assim.
Se as suas bielas estiverem boas, não vejo muita vantagem e trocar elas por bielas de silverado pq não é uma preparação tão forte assim.
DanielSS76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 627
Idade : 51
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Opala SS76
Cilindros : L6 4400
Data de inscrição : 30/06/2013
Diegoj
Se eu rebaixar o bloco eu não vou acabar alterando a "geometria" do trem de válvulas (não sei se falei bobagem)... pois se eu diminuir o bloco em quase 3mm de altura, não vai sobrar 3mm de vareta lá em cima para empurrar os balancins? Não vai bagunçar tudo?
Abraço
Se eu rebaixar o bloco eu não vou acabar alterando a "geometria" do trem de válvulas (não sei se falei bobagem)... pois se eu diminuir o bloco em quase 3mm de altura, não vai sobrar 3mm de vareta lá em cima para empurrar os balancins? Não vai bagunçar tudo?
Abraço
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
Isso eu já não sei te responder, inclusive também estou procurando algumas coisas sobre isso pq to mexendo no motor do meu opala e ja quero fazer tudo certo.Daniel Bernardes escreveu:Diegoj
Se eu rebaixar o bloco eu não vou acabar alterando a "geometria" do trem de válvulas (não sei se falei bobagem)... pois se eu diminuir o bloco em quase 3mm de altura, não vai sobrar 3mm de vareta lá em cima para empurrar os balancins? Não vai bagunçar tudo?
Abraço
A principio acontece a mesma coisa quando se rebaixa o cabeçote, isso significa que existe alguma solução. Pelo que eu sei, existem varetas de medidas diferentes pra comprar, ai já dava pra ajustar 100%.
Tem o brunugomes aqui do forum que rebaixou um total de 7mm em cabeçote e bloco no motor dele (4.4), vou até perguntar pra ele se precisou de varetas com medida diferente.
DanielSS76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 627
Idade : 51
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Opala SS76
Cilindros : L6 4400
Data de inscrição : 30/06/2013
Vc tá certo, é o mesmo princípio.
Se souber de algo, por favor, poste aqui.
Valeu
Daniel
Se souber de algo, por favor, poste aqui.
Valeu
Daniel
DanielSS76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 627
Idade : 51
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Opala SS76
Cilindros : L6 4400
Data de inscrição : 30/06/2013
Alguém conhece ou já usou este pistão?
https://www.veloparts.com.br/index.php?&acao=produto_atual&cd_produto=3572&cd_subgrupo=0&cd_grupo=130&cd_subgrupo2=0
Será que posso usá-lo numa preparação leve?
O preço está excelente e a marca me parece ser bastante conhecida (Federal Mogul se não estiver enganado é o fabricante das bronzinas Clevite)
Aguardo dicas e sugestões
Daniel
https://www.veloparts.com.br/index.php?&acao=produto_atual&cd_produto=3572&cd_subgrupo=0&cd_grupo=130&cd_subgrupo2=0
Será que posso usá-lo numa preparação leve?
O preço está excelente e a marca me parece ser bastante conhecida (Federal Mogul se não estiver enganado é o fabricante das bronzinas Clevite)
Aguardo dicas e sugestões
Daniel
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 03/02/2011
Me parece ser muito bom sim...até porque o site da 'Veloparts' e as peças anunciadas pelo site...são de muita 'confiânça'...Daniel Bernardes escreveu:Alguém conhece ou já usou este pistão?
https://www.veloparts.com.br/index.php?&acao=produto_atual&cd_produto=3572&cd_subgrupo=0&cd_grupo=130&cd_subgrupo2=0
Será que posso usá-lo numa preparação leve?
O preço está excelente e a marca me parece ser bastante conhecida (Federal Mogul se não estiver enganado é o fabricante das bronzinas Clevite)
Aguardo dicas e sugestões
Daniel
DanielSS76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 627
Idade : 51
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Opala SS76
Cilindros : L6 4400
Data de inscrição : 30/06/2013
Acabei comprando ontem (12/10/2013 - sábado) 1 pistão de um cara que anuncia no Mercado Livre para ver como é. Segundo o vendedor, este pistão é Metal Leve "tipo exportação" que serve no Opala, mas precisa tirar um pouco da cabeça ou fazer o dome, já que ele sai um pouco para fora do bloco, o que achei ótimo.
Acredito que até o final da próxima semana já esteja com ele em mãos, daí vou compará-lo com os originais que tenho aqui e ver se são realmente parecidos. Se forem, pego o restante do jogo juntamente com os anéis.
Por falar em anéis, o cara tem lá da marca Cofap e Perfect Circle... qual desses é melhor?
PS: não comprei os da Veloparts, pois falei com o vendedor e ele me disse que são um pouco mais baixos que os originais = menor taxa de compressão, e como quero aumentar um pouco a taxa, achei que não seriam uma boa opção.
Estes que tenho em vista vão sair um pouco mais caro que os da Veloparts, mas acho que vai compensar no final por não ter de rebaixar o cabeçote 831 que é fraco.
Abraço
Acredito que até o final da próxima semana já esteja com ele em mãos, daí vou compará-lo com os originais que tenho aqui e ver se são realmente parecidos. Se forem, pego o restante do jogo juntamente com os anéis.
Por falar em anéis, o cara tem lá da marca Cofap e Perfect Circle... qual desses é melhor?
PS: não comprei os da Veloparts, pois falei com o vendedor e ele me disse que são um pouco mais baixos que os originais = menor taxa de compressão, e como quero aumentar um pouco a taxa, achei que não seriam uma boa opção.
Estes que tenho em vista vão sair um pouco mais caro que os da Veloparts, mas acho que vai compensar no final por não ter de rebaixar o cabeçote 831 que é fraco.
Abraço
Isael- Opaleiro
- Número de Mensagens : 849
Idade : 37
Localização : Taubaté-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
Data de inscrição : 22/04/2013
E aí Daniel...vou falar sobre o q fiz no meu Opala:Daniel Bernardes escreveu:Sou novo no fórum e meu objetivo com este tópico é colher informações que ajudem a fazer uma preparação leve e de baixo custo ideal para cidade.
Pretendo fazer uma preparação leve em um motor de opala 6cc, preferencialmente com peças nacionais e talvez algumas poucas importadas... Meu motor é à gasolina com cabeçote 831, todo standard. Pretendo continuar a rodar na gasola.
Minha primeira dúvida é saber se consigo uma taxa decente de uns 9,5:1 a 10:1 com os pistões originais côncavos à gasolina somente rebaixando o cabeçote, lembrando que é o cabeçote é o 831, que me parece que não pode ser muito rebaixado? No cabeçote estava pensando em simplesmente polir os dutos e equalizar as câmaras.
Queria saber se é realmente necessário trocar as válvulas originais por maiores como as da Blazer V6 e se precisa trocar as de admissão e escape ou somente as de admissão já são suficientes?
Posso usar os balanceiros e as varetas originais? Se não, quais me indicam?
Molas, pratos, travas, quais indicam?
Comando queria um que trabalhasse bem numa faixa entre 2000RPM e 6000RPM (uso na cidade nos finais de semana). Qual comando me indicam?
Preciso usar Dumper e balancear o conjunto vira, Dumper, volante e prensa para uma preparação deste tipo? Se sim, qual me indicam (Dumper)?
Preciso trocar a bomba de óleo original por uma HV (alto volume)?
Embreagem original ou de cerâmica? Qual?
Qual conjunto carburador e admissão corretos para essa preparação?
Ignição? Qual indicam?
Posso usar a bomba mecânica original?
Qual a potência estimada para um motor com estas alterações?
Acredito que estas dúvidas sejam a de muitos novatos como eu e serão muito bem vindas dicas e sugestões do mais experientes. Toda e qualquer contribuição ajuda.
Obrigado a todos que derem suas sugestões.
Daniel
O meu é um cupê 78 original 4cil mas troquei toda a mecânica pela da Caravan 4.1/S 88 álcool...
Comprei na Restaurakar um comando CDV e tuchos mecânicos Crower
Retirei o cabeçote e cubiquei com fluido de freio as câmaras (original 71cc)
Mandei o cabeçote 831 p retífica, pedi p tirar as válvulas e me devolver o cabeçote
Em casa usei uma micro-retífica para retirar rebarbas e emendas dentro dos dutos
Chanfrei as guias de válvulas para reduzir as quinas
Lixei os dutos de admissão com lixa ferro nº80 (tem q ficar rugoso para o ar não entrar mais rápido q o combustível)
Lixei os dutos de escape com lixa ferro nº220 (parece um espelho, os gases saem sem restrição)
Devolvi p retífica e pedi o assentamento das válvulas com 3 ângulos (eles sabiam direitinho os ângulas mas não me lembro...)
Pedi também p rebaixar 2mm do cabeçote (ficou com 55cc)
e se eu precisar posso plainar 2x para chegar em 13:1 de taxa no álcool
Instalei o comando e tuchos
Instalei o cabeçote
Troquei os gigles do H-34 p 220 (só p não dar falta e mandei p um amigo meu regular)
Meus amigos q tem Opala aspiradasso mesmo, tipo com Weber44, MSD, Dana44, câmbio de Dodge...
Todos ficaram impressionados com o desempenho do meu Opala, ainda mais pelo $$$ gasto!!!
Cheguei a marcar 6,7km/L indo pro Sambódromo de SP com braseixo 3,54:1 e olha q eu acelerei viu!!!!!
Recomendo...fikou muito bom!!! Já vi virar 6500RPM no contagiros ODG, uso módulo Bosh...
Nunca usei damper, na verdade eu tirei a damper original, a retífica me disse q a borracha sai...
Uso a polia de ferro do 4cil...normalmente na arrancada eu ia até 4500 só!!!!
o problema agora é q tô fazendo retífica do bloco, achei os metal leve 0,020" cabeçudos por R$840,00
esse preço q vc acho tá excelente!!!!
Ah...regulei errado as válvulas, deixei a folga muito baixa, não tava acostumado com os tuchos mecânicos...
andei 2 anos, agora perdi o comando e os tuchos...vou comprar um Isky 525-B pq quero qualidade!!!
Olha o orçamento:
Comando eixo bruto CDV 288º levante 7,1mm e lob center 108º = R$500,00
Tuchos mecânicos Crower = R$500,00
Retífica do cabeçote = R$200,00
Regulagem do carburador = R$150,00
Total = 1350,00
O meu amigo fica 3 dias rodando e mudando o carburador até ficar bom...
acredito q o venturi do 1º estágio é 27...não sei o q significa...mas ficou bom!!!
Ah...como disse o Bandit, o comando do 250s é bom viu, cabeçote trabalhadinho e um bom carburador vai fikar da hora!!!
Espero ter ajudado!!!
DanielSS76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 627
Idade : 51
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Opala SS76
Cilindros : L6 4400
Data de inscrição : 30/06/2013
Pode ter certeza de que ajudou muito Isael!
Apesar de saber que um motor montado com peças importadas tem maior qualidade/durabilidade, não são todos que podem ou estão dispostos a desembolsar de R$ 8.000,00 ao infinito para ter um motor mais esperto.
Sei das limitações de algumas peças originais, mas como disse lá no início do tópico, meu objetivo é uma preparação leve e econômica (entenda-se com peças acessíveis a quase todos) para uso na cidade (passeios nos finais de semana) e não ter um carro de 9 segundos, rs, rs, rs, como no filme.
Achei bem interessantes tua dicas e estou aqui reunindo conhecimento e informação para, quem sabe, num futuro próximo montar eu mesmo esse motor, rs, rs, rs.
Grande abraço
Apenas complementando:
O meu também é um 4cc que vou passar para 6cc. O carro está no funileiro agora fazendo uma restauração completa e no capricho e só deve ficar pronto no ano que vem.
Consegui um motor 6cc baixado (leilão do Detran) com nota fiscal, nº de baixa e cadastrado com apenas 82cv, um achado, mesmo, mas é parcial, precisa retificar todo e está me faltando um monte de peças, por isso tenho perguntado bastante e também lido o que posso sobre peças e motores.
Valeu
Apesar de saber que um motor montado com peças importadas tem maior qualidade/durabilidade, não são todos que podem ou estão dispostos a desembolsar de R$ 8.000,00 ao infinito para ter um motor mais esperto.
Sei das limitações de algumas peças originais, mas como disse lá no início do tópico, meu objetivo é uma preparação leve e econômica (entenda-se com peças acessíveis a quase todos) para uso na cidade (passeios nos finais de semana) e não ter um carro de 9 segundos, rs, rs, rs, como no filme.
Achei bem interessantes tua dicas e estou aqui reunindo conhecimento e informação para, quem sabe, num futuro próximo montar eu mesmo esse motor, rs, rs, rs.
Grande abraço
Apenas complementando:
O meu também é um 4cc que vou passar para 6cc. O carro está no funileiro agora fazendo uma restauração completa e no capricho e só deve ficar pronto no ano que vem.
Consegui um motor 6cc baixado (leilão do Detran) com nota fiscal, nº de baixa e cadastrado com apenas 82cv, um achado, mesmo, mas é parcial, precisa retificar todo e está me faltando um monte de peças, por isso tenho perguntado bastante e também lido o que posso sobre peças e motores.
Valeu
Isael- Opaleiro
- Número de Mensagens : 849
Idade : 37
Localização : Taubaté-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
Data de inscrição : 22/04/2013
Ae Daniel...vai por mim...é demais, a diferença do 4cil p 6cil...assim originais né
no meu caso eu deixei a caravan no mecânico onde ele retirou o motor, o câmbio enfim...
ele preparou tudo e me avisou, eu cheguei dirigindo um opala 4cil e no outro dia saí dirigindo um 6cil...no mesmo carro!!!!
é incrível ver como o carro se desloca com facilidade...parece outro mesmo!!!!
Eu uso meu carro p dar uns rolezinhos na cidade, trampo, viagem p roça...
arrancada mesmo só a cada 6 meses, meus amigos alugam a pista de Taubaté
eu pago R$80,00 p acelerar a vontade o dia todo!!!
É só acertar bem o carro p andar em baixa...o meu faz 13s nos 201m...não fiz p bater recordes!!!
quando usava o 2,73:1 era muito bom p estrada mas não tinha contagiro
e o velocímetro tava sem cabo...
não sei dizer como andava ou consumo, velocidade...mas com 3,54 é só p arrancada e cidade
em avenidas longas já dá raiva!!!
eu uso embreagem cerâmica de 980lbs com disco com molas...não fica pesada nem dá pulos!!!
no meu caso eu deixei a caravan no mecânico onde ele retirou o motor, o câmbio enfim...
ele preparou tudo e me avisou, eu cheguei dirigindo um opala 4cil e no outro dia saí dirigindo um 6cil...no mesmo carro!!!!
é incrível ver como o carro se desloca com facilidade...parece outro mesmo!!!!
Eu uso meu carro p dar uns rolezinhos na cidade, trampo, viagem p roça...
arrancada mesmo só a cada 6 meses, meus amigos alugam a pista de Taubaté
eu pago R$80,00 p acelerar a vontade o dia todo!!!
É só acertar bem o carro p andar em baixa...o meu faz 13s nos 201m...não fiz p bater recordes!!!
quando usava o 2,73:1 era muito bom p estrada mas não tinha contagiro
e o velocímetro tava sem cabo...
não sei dizer como andava ou consumo, velocidade...mas com 3,54 é só p arrancada e cidade
em avenidas longas já dá raiva!!!
eu uso embreagem cerâmica de 980lbs com disco com molas...não fica pesada nem dá pulos!!!
DanielSS76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 627
Idade : 51
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Opala SS76
Cilindros : L6 4400
Data de inscrição : 30/06/2013
Bacana!
A embreagem de cerâmica é outra coisa que tenho dúvida. Já falei com algumas pessoas que disseram que tem de usar de cerâmica senão patina.
O Bandit disse que não se usa embreagem de cerâmica na cidade... vai saber.
Continuo aberto a sugestões sobre todos os aspectos da preparação.
Estou louco para aprontar o Opalão para poder dar um rolê.
abraço
A embreagem de cerâmica é outra coisa que tenho dúvida. Já falei com algumas pessoas que disseram que tem de usar de cerâmica senão patina.
O Bandit disse que não se usa embreagem de cerâmica na cidade... vai saber.
Continuo aberto a sugestões sobre todos os aspectos da preparação.
Estou louco para aprontar o Opalão para poder dar um rolê.
abraço
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
Embreagem de ceramica só é "obrigatória" em ultimo caso, pra preparação pesada.
Tem a embreagem do opala 92 (na verade 90 a 92) que é maior, mais leve e aguenta muito mais que as outras, mas precisa ser sachs. Também tem as embreagens heavy duty que aguenta mais ainda que a do 92 mas sem os 'contras' da embreagem de ceramica.
Tem gente que gosta de usar embreagem de ceramica, tem gente que coloca e ja quer tirar pq odiou.
Vai muito do gosto e da necessidade.
Tem a embreagem do opala 92 (na verade 90 a 92) que é maior, mais leve e aguenta muito mais que as outras, mas precisa ser sachs. Também tem as embreagens heavy duty que aguenta mais ainda que a do 92 mas sem os 'contras' da embreagem de ceramica.
Tem gente que gosta de usar embreagem de ceramica, tem gente que coloca e ja quer tirar pq odiou.
Vai muito do gosto e da necessidade.
Isael- Opaleiro
- Número de Mensagens : 849
Idade : 37
Localização : Taubaté-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
Data de inscrição : 22/04/2013
Concordo com o diego viu...Diegoj escreveu:Embreagem de ceramica só é "obrigatória" em ultimo caso, pra preparação pesada.
Tem a embreagem do opala 92 (na verade 90 a 92) que é maior, mais leve e aguenta muito mais que as outras, mas precisa ser sachs. Também tem as embreagens heavy duty que aguenta mais ainda que a do 92 mas sem os 'contras' da embreagem de ceramica.
Tem gente que gosta de usar embreagem de ceramica, tem gente que coloca e ja quer tirar pq odiou.
Vai muito do gosto e da necessidade.
eu adorei o meu com embreagem de cerâmica...não patina nada
mas tenho um amigo q colocou uma de 1200lbs!!!!
ele simplesmente não anda com o carro pq não consegue ficar parando no transito...
ele não aguenta ficar pisando tanto na embreagem...
a minha de 980lbs parece original na opnião dele!!!!
aqui em Taubaté tem um lugar q mexe com lona de freio e essas coisas, ele instala placas de cerâmica no disco original...
q na verdade, são mesmo só arrebitados...
paguei R$200,00 na minha nova com estria grossa (10 estrias)...embreagem nova original com placas de cerâmica no lugar da lona
como vou trocar o câmbio, a velha não dá certo pq é estria fina (14 estrias)
quando precisar de novo só vou trocar as placas!!!!
OPAUTIC- Opaleiro
- Número de Mensagens : 206
Localização : CAMPO GRANDE-MS
Modelo do carro : Caravan 88 Comodoro 4.1 w40 Aspro
Opala 80 6cyl turbo Pandoo Power Injetc Auto Avionics .70
Cilindros : 4.1 + 4.1
Data de inscrição : 01/12/2014
legal esse topico!!!
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