Fernando Diplo 91 escreveu:Parabéns Daniel, esse Opala vai ficar nota mil cara!
Olá Fernando Diplo 91,
Tomara, amigo, tomara, se ficar parecido com o da foto que postei já vou ficar bem faceiro, hehehe.
Grande abraço.
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Fernando Diplo 91 escreveu:Parabéns Daniel, esse Opala vai ficar nota mil cara!
ricardo347 escreveu:Ancioso pra ver o resultado desse restauro... e tão legal quanto acompanhar o restauro é história sendo contada com fotos antigas, bacana mesmo.
Pelo que li nos tópicos anteriores, vi que esse carro enfrentou problemas com os funileiros. É foda kra, divicil achar alguém que vá fazer um serviço desse calibre, com dedicação como se fosse o próprio carro. Eu mesmo nem comecei a procurar quem fizesse e to fazendo eu mesmo.
Boa sorte ... acompanhando....
É amigo! pode até ser que eu dei azar com o emborrachamento mas fiquei traumatizado hehehe!DanielSS76 escreveu:Olá megadeth,
Sim, isso pode acontecer, especialmente para veículos que costumam andar na água, lama, praia, etc. No caso deste opala que estou preparando, vou evitar ao máximo pegar chuva, barro ou lama, beira de praia nem pensar, hehehe
Agora, se pararmos para pensar, todos os carros saem de fábrica com algum tipo de emborrachamento ou bate pedra, correto? Não teria sido um problema isolado esse da sua Bandeirantes?
Grande abraço
DanielSS76 escreveu:ricardo347 escreveu:Ancioso pra ver o resultado desse restauro... e tão legal quanto acompanhar o restauro é história sendo contada com fotos antigas, bacana mesmo.
Pelo que li nos tópicos anteriores, vi que esse carro enfrentou problemas com os funileiros. É foda kra, divicil achar alguém que vá fazer um serviço desse calibre, com dedicação como se fosse o próprio carro. Eu mesmo nem comecei a procurar quem fizesse e to fazendo eu mesmo.
Boa sorte ... acompanhando....
Olá ricardo347,
Imagina a minha ansiedade? hehehe
Sabe que esse funileiro foi muito bem recomendado por um amigo, fez 2 carros pra ele. O problema foi que depois que pegou o serviço, ele se separou da esposa e aí o negócio desandou...largou tudo de mão, não queria mais nada com nada e os prazos foram pro espaço. Me estressei, briguei, desestressei, cheguei a pensar a tirar o carro de lá, mas agora tô relax
O cara parece ter voltado a ficar numa boa agora e o serviço voltou a andar, lento é verdade, mas voltou a andar. Um dia fica pronto.
Como disse em outro post, uma das coisas que aprendi ao fazer uma restauração como essas é ter paciência. Não adianta se estressar, ficar programando as etapas (como eu fiz), ficar traçando metas, etc... Deve ser encarado como um hobby e, como tal, tem que dar prazer e não incomodação. Se for pra dar incomodação, não vale a pena.
Aprendi que mesmo o profissional sendo muito bem recomendado, ainda assim pode dar zica, hehehe
Se vc ler os posts dos tópicos de restauração, a maioria dos colegas de fórum teve problemas com os funileiros... infelizmente é assim.
Acho legal vc estar fazendo o seu em casa, admiro muito quem faz isso. Eu não tenho como fazer, pois tenho outras atividades e estou com filho pequeno, que me toma muito tempo. A parte de mecânica é outra história, essa eu gosto e vou meter a mão...
Quanto as fotos, fazem parte da minha história com o opalão e quero poder compartilhar com meu filho, que completa 2 anos no dia 30/05, daqui há 3 dias e já é bem ligado em carro e mecânica como eu, hehehe
Grande abraço e obrigado pelas palavras.
DanielSS76 escreveu:Olá opala4cc (se puder dizer o seu nome? acho estranho ficar me referindo a vc como opala4cc, rs, rs, rs)
Excelentes dicas as suas, também não estou gostando dessa história de pintar com o agregado no lugar, acho que uma hora ou outra vai ter de tirar para pintar ali onde vc circulou.
O cara é meio enrolado, não aceita muitas sugestões é do tipo sabe tudo... mas vou dar um jeito de fazer ele tirar o agregado para pintar naqueles locais circulados. Já aproveito e olho a coluna "a" para ver como está na parte das soldas das dobradiças.
Valeu mesmo!
Grande abraço
DanielSS76 escreveu:Obrigado pelas dicas, Leandro!
Então, estou com um agregado do 6cil que comprei e medi estas distâncias e ele está bastante fechado, acho que deu 88cm (já faz um bom tempo que medi)... o amigo sabe de algum lugar onde eu possa levar para gabaritar o agregado ou é só abrir com o macaco hidráulico do funileiro e ressoldar?
Ah, também tenho os suportes do motor 6cil, que posso soldar nesse agregado do 4cil que ainda está no carro, caso esteja melhor do que o que está fora...
Este lugar que vc falou na Vicente Monteggia, lembra o nome, número ou algum ponto de referência para eu chegar lá?
Quanto ao que falou sobre o "convencimento" do peão, concordo plenamente, quanto menor o grau de instrução, maior o de convencimento... fazer o que, né? O cara é um sujeito legal, mas sofre desse mal... Por essas e outras que acabei me estressando e pensando em tirar o carro de lá, mas relaxei e deixei a coisa andar do jeito que precisa ser, sem muita interferência... sabe que tá funcionando melhor assim...
Valeu mesmo!
Grande abraço
DanielSS76 escreveu:Show de bola a dica do jato de areia e pintura epóxi... valeu mesmo.
Quanto ao agregado, sempre ouvi dizer que vc abre ele e ponteia com soldas para mantê-lo aberto, caso contrários ele fecha rapidinho.
Esse do 6cil que falei, está abrindo em alguns pontos da junção das duas chapas é ali que se ponteia com solda, depois de abrir no macaco hidráulico, pelo menos é isso que sempre ouvi dizer.
Grande abraço.
SevenFifty escreveu:Daniel, parabéns pela restauração! Os SS sempre serão especiais... Procurei por um antes de encontrar o meu, mas mesmo detonados são caros. Comprei um Especial para "caracterizar", mas desisti depois de aprender aqui o valor que cada modelo tem.
Suas fotos lembram as minhas também, que um dia irei postar. Meu avô teve um Gran Luxo 71 3800, um Especial 72 e uma Caravan 80, que casou meus pais. Meu pai teve um cupê 76 verde com interior marrom e câmbio na coluna (um espetáculo!) e um Comodoro 80, que me tirou da maternidade.
Abraço.
DanielSS76 escreveu:"Você está correto. Ele precisa de solda quando é aberto no esticador. Mas faça as soldas com a ferramenta esticadora colocada e abrindo o agregado para a medida correta. As soldas são feitas porque ao abrir o agregado na ferramenta, aparecem trincas na peça. Aliás, essa história de fazer a abertura do agregado no esticador já é polêmica. O que a GM fazia é colocar o gabarito em cima do agregado apenas para verificar se ele estava em boas condições. Em outras palavras, o gabarito servia apenas como aferição. Se o agregado estivesse fora de medida, deveria - segundo o manual de reparações - ser descartado. Mas isso era na época em que o carro era fabricado e o agregado era peça de reposição adquirível em concessionários....
DanielSS76 escreveu:Olá SevenFifty
Que bom que desistiu de caracterizar de SS, termina sendo um "tiro no pé" na hora de vender. Respeito muito quem caracteriza, personaliza e etc., pois todo mundo é livre para fazer o que tem vontade, mas como vc disse, todo o modelo tem seu valor histórico e o original sempre terá maior aceitação.
Entendo que mudança de cor, motorização, sistema de transmissão, suspensão, rodado e freios, desde que não seja uma coisa muito maluca ou que precise retaliar o carro todo, tá valendo, sempre tentando não se afastar muito do modelo original, hehehe
O modelo 72 em si, com seus piscas cegos, já é um modelo a ser cultuado. Se tiver bem conservado, com todos os seu frisos (originais ou paralelos de boa qualidade) já fica matador.
Quanto às histórias de família, vc me ganhou de longe, hehehe Quanto opala na família e quantas histórias legais, hein? Que legal! Não deixe de postar as fotos e contar essas histórias.
Boa sorte e grande abraço com seu Especial 72 que é um modelo em tanto, muito bacana mesmo.
Murilo R escreveu:to acompanhando
DanielSS76 escreveu:Murilo R escreveu:to acompanhando
Obrigado por acompanhar.
Grande abraço
opala4cc escreveu:Outra coisa:
Dá uma olhada por dentro da coluna "a" do carro, nos locais aonde eu marquei com uma seta, aonde as dobradiças das portas são soldadas na coluna. Ali é um local de difícil acesso, onde é comum o aparecimento de ferrugem. Depois que o carro está montado e aparece ferrugem, o reparo é trabalhoso e oneroso. É necessário tomar precauções agora, quando o acesso ao local está fácil. Uma boa pintura no local, seguida de emborrachamento na parte interna onde fica soldada a dobradiça, ok?
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Gabriel NS Avelar escreveu:opala4cc escreveu:Outra coisa:
Dá uma olhada por dentro da coluna "a" do carro, nos locais aonde eu marquei com uma seta, aonde as dobradiças das portas são soldadas na coluna. Ali é um local de difícil acesso, onde é comum o aparecimento de ferrugem. Depois que o carro está montado e aparece ferrugem, o reparo é trabalhoso e oneroso. É necessário tomar precauções agora, quando o acesso ao local está fácil. Uma boa pintura no local, seguida de emborrachamento na parte interna onde fica soldada a dobradiça, ok?
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As minhas dobradiças estão totalmente enferrujadas!
Olá amigo Daniel...parabéns pela restauração do SS 1976...amigo este opala SS4 1977 pertencia ao meu pai ele foi vendido no ano de 1984, meu pai trocou as chaves dele pelas chaves de uma casa...nesta foto está meu pai minha mãe e meu irmão sobre o capô...infelizmente não conheci o opala pessoalmente somente pelas fotos...mais se tornou uma inspiração na minha vida.DanielSS76 escreveu:Olá Efferson,
Obrigado por acompanhar o tópico e pela força!
Me tire uma dúvida: esse opala que aparece na sua assinatura é um SS76 Bege como o que estou restaurando ou estou enganado?
Vc está na foto?
Grande abraço e sorte na sua restauração!
DanielSS76 escreveu:Olá marcel, obrigado por acompanhar.
Quanto à cor, sempre gostei de laranja e amarelo, mas acredito que o Vermelho Cereja (que é quase um laranja) vá ficar bem legal depois de as faixas do SS pintadas e o carro todo montado.
Tem um igual ao que pretendo deixar o meu no Mercado Livre.
Segue o link: http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-570846186-opala-ss-1977-_JM
Muito obrigado e um grande abraço!
DanielSS76 escreveu:Fala Leandro, tranquilo?
Então, ele colocou um radiador que não é o devido e um motor amarelo, provavelmente à álcool e diz que o carro é original, que nunca foi pintado e tal...
Mas, assim, eu coloquei este carro só para exemplificar como ficará o meu, em termos de cor e faixas.
Quanto a reforma/restauração, tá mais lenta que o Rubinho, mas um dia chego ao final, hehehe
Ah, já conhecia o tópico para gabaritar. Valeu!
Grande abraço
PS: obrigado pelas dicas de onde fazer geometria, vou dar uma olhada lá.
DanielSS76 escreveu:Fala Leandro, tranquilo?
Então, ele colocou um radiador que não é o devido e um motor amarelo, provavelmente à álcool e diz que o carro é original, que nunca foi pintado e tal...
Mas, assim, eu coloquei este carro só para exemplificar como ficará o meu, em termos de cor e faixas.
Quanto a reforma/restauração, tá mais lenta que o Rubinho, mas um dia chego ao final, hehehe
Ah, já conhecia o tópico para gabaritar. Valeu!
Grande abraço
PS: obrigado pelas dicas de onde fazer geometria, vou dar uma olhada lá.
DanielSS76 escreveu:Fala Leandro, tudo certinho?
Então, se o cara sonhasse que o preço dos opalas e antigos de um modo geral iria subir tanto assim...
Gostei do prata, cheguei a pensar em fazer um assim, mas como já tenho um carro prata e minha esposa tb tem um prata, iria ficar muito carro prata, hehehe
Tb acho que os antigos, especialmente os "esportivados" como o Opala SS, Maverick GT etc, ficam mais legais com cores "chamativas". O prata é legal, mas não chama tanto a atenção quanto um vermelho, amarelo, laranja...
Valeu pelas dicas, com certeza vai ajudar muito na hora da finalização do projeto.
Grande abraço
PS: por favor não delete estas fotos aqui do tópico, podem servir de referência para muita gente.
Ah, não sei se o amigo sabe, mas tem tópicos especializados por anos e modelos de opalas... seria legal se mais gente postasse fotos e comentários lá para discutirmos estes detalhes de originalidade que fazem diferença.
As vezes queremos saber como era o painel, o estofamento, o friso não sei do que e estes tópicos servem de banco de consultas...
opala4cc escreveu:DanielSS76 escreveu:Fala Leandro, tudo certinho?
Então, se o cara sonhasse que o preço dos opalas e antigos de um modo geral iria subir tanto assim...
Gostei do prata, cheguei a pensar em fazer um assim, mas como já tenho um carro prata e minha esposa tb tem um prata, iria ficar muito carro prata, hehehe
Tb acho que os antigos, especialmente os "esportivados" como o Opala SS, Maverick GT etc, ficam mais legais com cores "chamativas". O prata é legal, mas não chama tanto a atenção quanto um vermelho, amarelo, laranja...
Valeu pelas dicas, com certeza vai ajudar muito na hora da finalização do projeto.
Grande abraço
PS: por favor não delete estas fotos aqui do tópico, podem servir de referência para muita gente.
Ah, não sei se o amigo sabe, mas tem tópicos especializados por anos e modelos de opalas... seria legal se mais gente postasse fotos e comentários lá para discutirmos estes detalhes de originalidade que fazem diferença.
As vezes queremos saber como era o painel, o estofamento, o friso não sei do que e estes tópicos servem de banco de consultas...
Beleza, Daniel?
Se você quer cor mais representativa dos esportivados da década de 70, a que mais se adéqua é o amarelo. Se é o Granprix, Rally, lotus... eu não sei. Mas o amarelo dos SS 1976 eu chamo de amarelo quebra pescoço: o carro vai passando, passando... e as pessoas vão torcendo, torcendo, torcendo o pescoço para olhar. No engarrafamento, ele se sobressai como se fosse um luminoso no escuro.
Sei que você já escolheu a cor do seu, mas esse tópico tem o catálogo de cores dos opalas do início ao fim da produção:
http://www.opaleirosdoparana.com/t1736-catalogo-de-cores
Sobre os tópicos especializados por anos e modelos de opalas, eu já tinha visto. Mas depois que o Paulo Cesar Sandler/Rogério de Simone fizeram o livro "Opala - O carro que conquistou o Brasil" isso perdeu um pouco do sentido. O livro só peca em duas coisas: descamba um pouco para a política deixando transparecer um pouco a preferência política do autor e a falta de fotos maiores e de vários ângulos de todos os modelos fabricados, ano a ano.
Houve época em que eu era radical, fuzilava quando via um opala com algo alterado da originalidade do ano/modelo e execrava um "transformer". Mas de tanto ver carros descaracterizados em revistas ruins como a "opala &Cia" e pelas ruas e encontros de antigos, acabei por deixar pra lá. Os dois principais problemas destes tópicos é que o pessoal hospeda fotos em hosts que removem as fotos com o tempo, prejudicando em muito esse referencial. O segundo problema é a dificuldade em se encontrar um carro imaculado para cada ano/modelo para servir de referência.
Tito Fernandes escreveu:Daniel, cor é questão de gosto… pra mim o vermelho é a cor que melhor representa a esportividade de um carro. Se pudesse teria um SS de cada ano, do 71 ao 80, nos vários tons de vermelho
hminare escreveu:Tópico muito bacana!!! Acompanhando... e sempre SS é SS!!!
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