1-Antes de tudo clique neste link: http://www.opaleirosdoparana.com/t2-regras-do-forum e depois volte para que você posso tirar algumas pequenas dúvidas sobre opalas antes de começar a postar...
2-Agora clique neste link: http://www.opaleirosdoparana.com/f2-apresente-se-opaleiro e apresente-se, apenas apresente-se, diga tudo o que vc quiser a seu respeito e a respeito do seu carro, nenhuma pergunta deve ser feita, se você quer perguntar algo leia atentamente o texto abaixo para que você saiba como e quando fazer sua pergunta.
3-Do lado esquerdo da página inicial existe um campo, onde você pode colocar uma palavra chave e buscar dentro do site o assunto de seu interesse, isso é muito importante, pois fazendo isso você estará evitando tópicos muitos repetitivos, e com certeza muitas de suas dúvidas serão sanadas, pode confiar, é muito mais fácil você fazer isso do que já criar um tópico direto fazendo uma pergunta e em resposta a essa pergunta alguém escrever dizendo que este tópico já existe que você deve procurá-lo, e olha que temos amigos opaleiros aqui que são muito legais e acabam postando no seu tópico os links dos tópicos já existentes, ou seja acaba fazendo o que você deveria fazer (procurar o tópico na caixa de busca) e isso apesar de ser muito amável, não é tão justo, então não custa nada, vá lá e procure que com certeza sua dúvida será sanada, caso contrário aí sim você poderá criar quantos tópicos você quiser para falar de algo que ainda não foi dito no fórum, afinal é pra isso que estamos aqui, falar de coisas novas sobre nossos carros...
Perguntas frequentes dos iniciantes:
Como faço para meu quatro cilindros roncar igual ao seis cilindros?
Isso nunca vai acontecer meu amigo, você consegue ter um opala 4cc que tenha um ronco muuito gostoso, mas nunca vai ter um 4cc que ronque igual à um seis cilindros e nunca vai ter um seis cilindros que ronque como um 4cc, um dos motivos é por causa da ordem de ignição, e o outro é por causa da quantidade de cilindros.
Como faço para tirar 300 cavalos do meu 4cc?
Pessoalmente eu nunca vi, ouvi dizer de opalas 4cc com até 200 cavalos e turbinados, mas para os opaleiros mais antigos, os 4 cilindros estão mais ligados a originalidade do que a potência, é claro que se você turbinar um 4cc, fica gostoso de andar, ouvir a turbina encher, e o alivio da turbina depois que tira o pé, mas entenda uma coisa, os projetos dos opalas são projetos da década de 60, provavelmente nem seus pais tinham nascido, ou seja, 50 anos depois, a tecnologia é completamente diferente, hoje as grandes marcas como a Ford estão lançando mustangs conhecidos pelos seus V8, com motores de 4 cilindros turbo (um muscle car com 4 cilindros turbo, isso é o fim do mundo, mas isso é pauta para outro tópico), minha esposa tem um Fox Imotion 1.6 2013, o carrinho faz 11km/l na estrada no álcool e se apertar ele ele anda 160 – 180km/h de boa, o consumo aumenta muito mas ele anda, os opalas foram desenvolvidos numa época que na rodovia anhanguera de campinas a são Paulo, a velocidade máxima permitida era de 80km/h, acreditem, velocidade máxima permitida.
Um subaro Imprenza hj, 2.5 4cc, sai de fábrica com 310 cavalos, 4x4, abs, air bag, controle de tração, computador de bordo e algumas coisinhas a mais.
Não vamos achar que nos vamos conseguir tirar o mesmo desempenho de carros fabricados a 50 anos atrás comparando com os 4 cilindros de hj. Independente de ser 6 ou 4cc, mesmo que vc consiga uma cavalaria alta, vai faltar estabilidade, freio, suspensão e câmbio.... e se você tiver dinheiro sobrando e quiser trocar todos estes itens, vc vai melhorar muito o seu carro, mas será que vc vai estar andando de opala realmente? visto que só a lata e o bloco do motor são originais?
Então, não, não tem como tirar 300 cavalos de um opala 4cc, e se você conseguir, não vai ser um carro para andar nas ruas. É isso que você quer? Se sim porque não compra um 6cc e prepara ele, com o mesmo dinheiro investido no 6cc ao invés do 4cc vc vai ter muito mais retorno em se falando de potência.
Eu tenho um opala 6cc e queria uma receitinha para o meu carro ficar canhão e econômico ao mesmo tempo.
Existe uma regra simples, só existe uma maneira de entender, de um lado de uma balança você coloca potência e do outro economia, é simples, aumentou potencia, perde economia, melhora economia, perde potência, se isso não fosse verdade um concorde não gastaria uma tonelada de combustível por passageiro, eu disse por passageiro, para atravessar o oceano atlântico. (fonte Wikipédia). Então não, não existe uma maneira do seu carro ficar canhão e econômico.
Tomei pau de um AP turbo, o que tem errado com meu carro?
Se vc turbinou seu 4cc, ou aspirou seu 6cc numa oficina, tipo fundo de quintal, e depois de pronto você foi dar seu primeiro role, encontrou um AP na rua, com 1,5 de pressão, mais 1 kilo no buster, com embreagem de porcelana, motor forjado e tudo mais que o dono teve o direto de por no carro e ele certamente colocou, e mesmo assim você colocou pra andar, então não tem nada de errado com seu carro, o problema certamente é você, que colocou uma turbina, meteu a broca nos giclês e achou que tá tudo certo.
Se eu colocar um weber 44 ou uma holley no meu opala vai ficar bom?
Vai, vai ficar bom pro dono do posto de gasolina, pro cara que vende carburador e pro seu mecânico, menos pra você. Na preparação menos significa mais, não adianta vc meter um carbura gigante se vc não consegue enfiar ar na mesma proporção, e não adianta vc mexer em cabeçote pra colocar ar a vontade se vc não tem como queimar essa mistura, ou seja, uma coisa puxa a outra.
Pra se ganhar desempenho existe várias coisas que devem ser mudadas uma ligada a outra, mas para algo leve não é impossível, só que algo leve, vai elevar o seu consumo, e você vai continuar tomando fumo de AP.
Vou fincar meu opala no chão.
Na verdade, visualmente fica interessante, mas a suspensão do opala já não é grande coisa, além da idade dele, ela sempre foi muito fraca, então se você “jogar” seu opala no chão, terá que andar como se estivesse andando de bike, desviando de valetas, lombadas, e se cair num buraco na estrada prepare-se para gastar com alinhamento. Isso sem falar as longarinas que tbém não precisam de muito para trincarem.
Quero um comando para meu opalão ficar embaralhando!!
Primeiro, você quer só o comando ou quer tudo o que se precisa para preparar um carro de verdade?
Pois da mesma maneira que você acha lindo um opala que passa embaralhando, os outros homens tbém acham, se você acha que vai chegar num posto de gasolina com seu opalão embaralhando muiiiiiiiiiiiiiito na lenta, e as minas vão olhar e dizer, nossa olha só o Zezinho, que gato, o opalão dele tá embaralhando muito, que lindooooo, será que ele me leva pra casa hoje?
Negativo meu irmão, se as minas olharem é porque o ruído do seu carro está atrapalhando o funk ostentação que elas estão ouvindo no AP (nada contra)do carinha que mora na mesma rua que ela, que quer sair com ela mas o máximo que ele consegue é dar uma carona pra ela e ficar torcendo pra nenhum bacana conseguir tirar ela do posto na bmw dele, assim ele poderá levá-la de volta pra casa feliz da vida, e se elas olharem pro seu opala embaralhando o comentário vai ser: nuuussss nego sem noção, arrancou o escapamento daquele carro véio dele só pra aparecer...vixe.... e fora isso qdo vc descer do seu opalão, vai ter meia dúzia de machos, com as unhas cheias de graxa perguntando nossa mano, que loko, como faz pro meu uno embaralhar assim tbém? Quanto faz com um litro? Vc já deu 200km/h? quanto vale?, então antes de querer seu opalão embaralhando pense duas vezes o porque que vc quer seu opalão embaralhando. Se for por causa das minas esqueça, elas gostam de carro novo e sem ruídos que possam chamar a atenção de outras pessoas num raio de 3 quarteirões, isso sem falar se uma delas topar andar na tua barca embaralhadora e a barca embaralhadora deixar vc e a linda donzela no meio da rua, sua reputação estará arruinada nos próximos 15 anos e nas 25 cidades mais próximas da sua, agora se for por causa dos cavalos a mais, só o comando não vai resolver seu problemas, procure uma oficina especializada e vc entenderá que 5 mil reais é pouco para mudar o comportamento do seu carro de uma maneira descente.
Quero colocar um 6cc no meu 4cc, tem jeito?
Sim, muitas vezes até vale a pena, mas se prepare pra correr atrás de rojão, ainda mais se o mecânico for aquele do fundo de quintal.
Quero preparar meu opalão (4cc/6cc), por onde eu começo?
Ao contrario do que todo mundo faz, que é achar que a parte de baixo (suspensão e freios), são menos importantes e não é verdade, a pior coisa do mundo é vc precisar parar o seu carro e o pedal do freio chegar no fundo e o carro continuar na mesma velocidade. Então comece pelos freios, sem falar que o opala é pesado né! Mude sistema de freios, discos pinças, tudo o que for preciso pro seu carro parar realmente, sua vida é seu bem mais precioso, mais precioso que seu opala inclusive, depois disso comece a subir, comando, carburador, forjar motor, cabeçote, etc....
Bem isso é só o começo, agora que você tem seu opala, comece a ler, entender, conversar, e vc vai ver que aos poucos vc vai estar postando algo para ajudar os que precisam, e vai fazer parte desta família que é enorme e sempre crescendo, e assim mantemos a lenda viva.....
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