q mao na roda!!!!
vlw!!!
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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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opala4cc escreveu:Esqueci de mencionar antes, pois só vi agora: nunca dobre essas mangueiras. E absolutamente NUNCA curve-as muito próximo da prensagem, conforme circulado na foto abaixo. Tanto as mangueiras prensadas do AC quanto as da DH, pois compromete a vida útil da prensagem e consequentemente a estanqueidade:
ahhhh sim....entao.....acho q ai eu estava prestes a colocar a caixa evaporadora....dai tirei ela de lado.....mas nao faço mais isso nao
Vi que você usou várias mangueirinhas de revestimento lonado trançado, tanto no carburador quanto no ar quente. Por aqui, todas essas mangueiras à venda no mercado são lixo. Não sei aí em São Paulo, mas as que estão à venda aqui não chegam a durar nem um ano. Ficam ressecadas e dão entrada falsa de ar no carburador. Antigamente, até duravam pouco mais de um ano e dava pra usar. Hoje, nas mangueirinhas do carburador, só uso as de injeção eletrônica.
opala4cc escreveu:Mas usadas nas conexões do carburador, elas geram entradas falsas de ar, desregulando o carro
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:Mas usadas nas conexões do carburador, elas geram entradas falsas de ar, desregulando o carro
ahh nunka tive esse problema nao em
Marcos Adriano escreveu:hj foi finalizado o trampo do diferencial
troquei os rolamentos de roda e retentores q estavam ruins
e tbem troquei os cilindros de roda
uma coisa q me aconteceu q parece ser interessante (pelo menos pra mim q moro em cidade pequena).....fui na cidade vizinha um pouco maior q a minha atras do cilindros de roda com os velhos em maos......todas as auto peças visitadas nao tinham o tal cilindro de roda do opala....ao chegar na ultima auto peças q tbem é um grande oficina tradicional da cidade tbem nao tinha os cilindros de roda do opala....porem o pecista (nao é petista) disse q o cilindro de roda do focus/fiesta/ka/escort poderia ser igual...ao pegar as peças novas desse modelo comparamos a estrutura e tudo bateu igual....cheguei aqui só foi montar na caravan
acredito q por ser uma peça q equipa carros populares ate 2009 seja mais facil de se encontrar pra comprar quando for mexer nisso.....e eu paguei um preco ate razoavel pela peça 35 reis cada......ha 3 anos paguei quase 70 num do opala e uns 55 num de chevete q tbem serviu......quando se fala q é do opala metem a faca...
o eixo ja esta montado e freando muito bem!!!! juro q da impressao de estar melhor do q antes!!!!
acho q é uma boa dica.
opala4cc escreveu:
você pode ter mais frenagem no eixo traseiro provocando saídas de traseira
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
você pode ter mais frenagem no eixo traseiro provocando saídas de traseira
Ele já relatou isso hoje num grupo de whatsapp e achou o maior barato KKKK!
Marcos Adriano escreveu:entao o diametro menor do pistao faz com q ele tenha uma frenagem maior na traseira??
realmente o carro ta freando muito bem......estou gostando muito...vou manter assim.
sobre o q rubao comentou houve realmente um comentario no zap sobre o pistao ser menor prejudicar a frenagem traseira....o q nao ocorreu.....foi o contrario....eu cheguei a medir o pistao do cilindro de roda velho e deu realmente os 22mm.....
porem....como funciona o freio a disco? dizem q ele freia muito mais q o tambor.....existe alguma coisa q mude isso na pinca??
ja fiz uns testes freando bruscamente....o carro é outro....com ctz
opala4cc escreveu:
"porem....como funciona o freio a disco? dizem q ele freia muito mais q o tambor.....existe alguma coisa q mude isso na pinca"
Claro. Coloque pinças com pastilhas maiores, com pistões com maior diâmetro e discos de maior diâmetro (e ventilados).
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:
"porem....como funciona o freio a disco? dizem q ele freia muito mais q o tambor.....existe alguma coisa q mude isso na pinca"
Claro. Coloque pinças com pastilhas maiores, com pistões com maior diâmetro e discos de maior diâmetro (e ventilados).
entao...agora levantando o assunto.....o q é mais comum num freio a disco traseiro de opala é a adaptacao de pincas de outros carros devido o do opala ser um item muito raro....como é feito isso? como é feita a proporcao de frenagem entre os eixos? ja q isso muda de veiculo pra veiculo acredito a pinca traseira de um carro mude em relacao ao outro assim como o cilindro de roda.....é isso? ou as pincas de freio nao mudam para o modelo traseiro?
tipo...se a pinca escolhida tiver um pistao pequeno em relacao ao do opala? ou maior?? isso mudaria tbem ne?? ou sao padrao?
falei besteira??
Marcos Adriano escreveu:existe alguma maneira de corrigir essa proporcao?
no caso da pinca de freio ou no meu proprio caso por exemplo (mantendo esse cilindro de roda)??
uma coisa q notei foi q o pedal esta mais em cima.....sempre nos meus 3 carros o pedal ia la em baixo....freava.....mas tinha um curso grande.....agora parece q esta bem em cima...pisou ele ja esta segurando....gostei disso tbem.
alguma outra explicacao pra isso?
Marcos Adriano escreveu:opa...pera ai...
a questao nao é jogar tudo pro alto ou inventar moda....
vc tem um conhecimento muito grande.....e com toda essa historia da adaptacao fiquei sabendo de algo q nao fazia ideia q existia....e me baseando nisso despertou essa curiosidade de saber sobre os freios a disco adaptados ja q é o mesmo principio......
nao vou mexer na valvula proporcionadora nao....era só pra saber como é o sistema mesmo.....ouvi comentarios de q essa proporçao era feita regulando aquele pino q entra no cilindro mestre.
entao falando uma lingua mais aberta: quer dizer q muita gente tem freio a disco adaptado na traseira e mexeu apenas nisso esta sendo menos eficiente do q um freio a tambor original? ou entao q esta freando muito em relacao a dianteira e esta correndo o mesmo risco q eu?
realmente percebi q a roda TD esta freando muito....nao chegou a arrastar....mas numa freada muito brusca eu percebo ela querer comecar a cantar (tipico de rodas dianteiras desalinhas quando se vai fazer um retorno).....essa freada brusca q eu falo é vc "dar um chute" com tudo no pedal do freio....se eu pisar fundo porem com uma pisada mais gradativa ela nao faz isso.....pode pisar com a força do pé q nao faz ate o carro parar dos 100km/h exemplo.....
acredito q a TD esteja fazendo isso pq o pneu ja esta muito mais gasto (o dif joga mais força nele e eu nunka fiz o rodizio) e tbem pq fica muito proxima daquele T de divisao do fluido q fica no eixo e a TE nao faz nada disso.....quando eu estava montando um outro dif eu dei uma limpada nesse cano e passei agua por dentro pq estava muito sujo de muito tempo parado.....a mangueira "presa" na entrada do T eu percebia q saia muita agua no lado direito do q no esquerdo....isso é fato ne??
vou ir andando assim desse jeito mesmo....quando chover vou fazer uns testes na chuva pra ver....realmente acho q no asfalto molhado a TD vai cantar se pisar muito forte......
mas de qualquer jeito estou gostando muito dele.....de vdd mesmo.....antes eu sentia q a freada forte ela baixava a frente e tensionava muito a suspensao dianteira e chegava a baixar a fente do carro....agora percebo q ele freia melhor e mais uniforme...o carro "assenta" de uma forma "nivelada"....talvez se esse pistao fosse de uns 21mm ficaria perfeito.
vamos ver....quando chover e eu sair com ela eu testo.....esses dias choveu mas ela ficou em casa.....
Marcos Adriano escreveu:É óbvio. Em uma pisada brusca de freio, o carro "mergulha" a frente muito mais do que em uma frenagem gradual. Na frenagem brusca, há muito mais deslocamento do peso do carro para a dianteira, fazendo a traseira levantar e, por conseguinte, aumentando o risco de blocagem das rodas. Os manuais sempre recomendam antever o trânsito à frente para executar frenagens o mais suaves (graduais) possíveis.
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:
sim.....
mas a questao é q eu nao sinto mais esse "mergulho"
ela ta parando mais nivelada digamos assim....mesmo pisando forte no freio.
Marcos Adriano escreveu:eu comprei novos pq vendi o diferencial braseixos com eles....esse par q aparece nas fotos sao de um opala 88 q eu tenho q ta batido e mais de 5 anos parado....e ja travou tudo....usei apenas pra ir comprar um novo
fiz os freios completos da caravan em outubro de 2014 e quando vendi o diferencial esses dias tirei campana e patim e vendi com os cilindros....pois foi muito dificil de tirar eles....
se eles estavam inoperantes ou quase inoperantes eu nao sei...acredito q nao...freio de mao sempre foi muito bom.....os cilindros estavam funcionando normal.....
dai peguei outro espelho q tinha aqui e montei tudo isso no dana.....
penso eu q as vezes por ela nao estar "mergulhando" nao desloca tanto o peso pra dianteira e matem uma aderencia boa ainda nas rodas traseiras.
Marcos Adriano escreveu:sobre o freio de mao usei como exemplo de q a lona, sapata e campana estavam bons....e com o cilindro de roda tbem funcionando o freio com ctz funcionava sim....
eu vou continuar usando eles......vou ir acostumando por enquanto....e fazendo alguns testes....andando de boa.....qualquer novidade eu posto aqui....
por enquanto agradeço o aviso....e a aula...nao sabia nada sobre isso.....vlw mesmo!!!
Marcos Adriano escreveu:ah sim eu entendi....
mas o video complementou e explicou ilustradamente bem ilustrado (rachei de rir do crocs kkkkkkkkkkkkkk) o q vc ja havia dito...e eu entendi bem.....
mas juro por deus.....to curtindo meu freio.....ja acostumei com o pedal....ta tudo certinho....
uma coisa q me intriga é q ele comenta muito sobre esse pedal mais baixo vc ter um controle melhor na frenagem.....
eu sou frentista de posto.....ja manobrei e dirigi muuuuuitos carros de anos modelos e marcas diferentes.....existem uns (palios por exemplo) q vc pensa em encostar o pé no freio e seu nariz bate no para brisa......isso é bastante contraditorio com q ele diz.....eu acho isso horrivel....tem q ter muito costume e cautela.......
hj em dia dou partida e antes de sair piso no freio pra sentir a febre dele antes de sair pisando firme e o desgraçado é muito alto.....e eu frear igual numa emergencia.
Marcos Adriano escreveu:pois é entao....a gente acaba reparando mais depois q tocamos no assunto...
minha patroa tem um evoque q vc encosta o pe e pisa um pouco ele comeca a frear pouquinho.....se pisar mais um pouco ele quase q trava a roda....freia bruscamente...tem q ter muito controle....
ja um amigo q trabalha na outra empresa da grupo tem um vectra desses novos....acho q é aquele elite..que quase todos sao pretos....deve ser 2013 ou 14 sei la.....vc pisa no freio e ele nao freia....tem q ir pisando fuuuundo pra ele parar.....
engraçado q acabei de sair do evoque e peguei o vectra e lembrei do nosso assunto.....juro por deus.....gelei e fiquei branco...achei q o vectra tava sem freio....kkkkkkkkkkkkk peguei ele ja funcionando e sai......na hora da pisada....ave maria...kkkkkkkkkkk q susto.....
da caravan nao ficou assim taaaao alto...ele ta mais ou menos no meio...eu acostumei...e to achando muito bom......
DanielCaravan88 escreveu:Top
Alfredo Galhardo escreveu:Que beleza!
Tive uma Caravan 84/85 Comodoro preta 6 cilindros automática. Sinto saudades.
Fernandohluiz escreveu:Essa Caravan é um Espataculo!
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