Marcus_91SE escreveu:Amigos, tenho um 91 álcool, pretendo fazer uma preparação no motor e pensei na seguinte configuração: (a mesma do opala macarrão) lembrando que não vou colocar na arrancada, não quero injeção e utilizarei somente para curtir aos finais de semana pois o carro é uma relíquia herdada do meu pai.
acrescentem dicas, sugestões pois quero entender algumas configurações.
coletor engine com aquecimento e se precisa de algum detalhe para receber o escape
dimensionado (antes ou depois do diferencial, com bojo ou dois canos direto)
weber 40
iskenderian 525b (278)
pistão e biela original
valvulas
mola, prato forjado
cabeçote preparado
polia dumper
balanceiro
tuchos
porem tenho algumas duvidas e gostaria que os senhores me auxiliarem se possível, segue as indagações:
o Coletor ENGINE com aquecimento precisa de algum detalhe, trabalhar algo para instalar, o escape dimensionado vai atrapalhar????
dimensionado 6x2 tem várias medias de tubo, qual a melhor? abafador final antes ou depois do diferencial???
pistão e biela uso as originais do motor????
mola, prato preciso forjar??? porque????
polia dumper 1 ou 2 canais?????
balanceiro roletado ???? qual medida????
tuchos mecanico, hidráulicos ou roletados????????
dicas, sugestões, onde encontrar, melhor opção de compra e PRINCIPALMENTE MECANICO DE CONFIANÇA (COISA MAIS RARA QUE PEÇA DE DIPLOMATA) por favor ajudem
FORTE ABRAÇO
MARCUS
Olá, Marcus!
Como ainda ninguém respondeu, vou citar o que aprendi durante alguns anos participando do fórum (não tenho carro preparado e sou leigo no assunto).
1- Eu escolheria a Weber 44... a 40 fica mais próxima da 446, então para performance prefira a 44, por ser maior (e o preço é o mesmo).
2- Comandão 525-B, legal... é um baita comando que permite giros altos (faixa entre 2500 e 7500 rpm se não me engano), portanto use diferencial intermediário (3,07:1) ou de preferência curto (3,54:1), para aproveitar o comando e não ficar queimando embreagem no trânsito.
3- Pistão e biela original: OK! Só temos um porém: TAXA! Se seu motor é a álcool, rode na gasolina para aproveitar a taxa original do álcool (10:1 no máximo); se for rodar no álcool, o ideal é taxar esse motor (12:1 ou mais), com pistões com dome e rebaixo no cabeçote.
4- Válvulas: vai do critério do preparador se usa as originais ou maiores...
5- Molas: na minha opinião um dos itens mais importantes numa troca de comando; use válvulas recomendadas para o comando em questão;
6- Pratos e travas: o ideal é que casem com as molas; se precisam ser forjados eu não sei;
7- Cabeçote preparado: OK! Mas mande para quem saiba fazer (Paula Faria, Jeferson Heerdt, Paulo Emílio, Hot Chilli etc.)
8- Polia Damper: OK! 1 canal para carro sem ar condicionado, 2 canais para carro com ar condicionado; mas de nada adianta a Damper sem o balanceamento da parte de baixo do motor;
9- Balanceiros: não sei te dizer;
10- Tuchos: comando mecânico = tuchos mecânicos; comando hidráulico = tuchos hidráulicos;
11- Dimensionado 6x2: prefira aqueles de boa reputação no mercado e evite diâmetros muito grandes; em escape é melhor errar pra menos do que pra mais;
12- Se rodar com gasolina, compre coletor sem aquecimento; se a álcool, com aquecimento; além do Engine existe o Drago a um preço convidativo.
13- Não se esqueça das engrenagens do comando e virabrequim em alumínio; ignição eletrônica MSD seria o ideal; não se esqueça de usar bons freios; diferencial Dana de preferência; não rebaixe o carro sem critério; muito cuidado com a condução.
P.S.: I - Não limite esse motor a 6 mil rpm, pois assim não aproveitaria todo o potencial desse comando. II - Cuidado com gasolina, pois em comandos "brabos" desce combustível para o cárter... o álcool evapora do óleo, a gasolina não... III - O ideal é abrir o motor para ver o estado dele antes de iniciar qualquer veneno. IV - Bomba de óleo de alto volume seria ideal.
Bem, essa é a ideia que eu tenho de preparação através de muita leitura, mas com conhecimento bem superficial... Boa sorte no projeto!
Erros favor corrigirem!
Abraços.
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