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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO) Empty Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO)

    Mensagem por eduardobezera Sáb 26 Mar - 23:31:04

    Galera, meu Opala está parado há 14 meses, quero funcionar ele, mas preciso saber o que fazer antes de ligar.
    Trocar óleo, filtro, ele tá sem água no radiador e sem combustível (etanol), aguardo dicas, valeu.


    Última edição por eduardobezera em Dom 17 Abr - 14:59:04, editado 2 vez(es)
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    Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO) Empty Re: Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 27 Mar - 5:19:09

    isso...troque o oleo filtro...filtro de combustivel....limpe ou troque velas rotor e tampa do distribuidor


    é interessante com o motor sem as velas vc espirrar wd40 ou white lub dentro da camara de combustao e girar o mtor com a mao pra lubrificar a camisa antes da partida.....o motor vai ate pegar mais facil....

    se tem mais alguma coisa eu nao me lembro....


    ahhh troque a bateria kkkkkkkkkk

    boa sorte!!!!
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    Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO) Empty Re: Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO)

    Mensagem por Rubão6cc Dom 27 Mar - 9:06:36

    O Marquin ainda bem que vc voltou pro fórum...heheh
    Vc ajuda bastante o pessoal...é um reforço de peso em tempo de vacas magras.


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    Mensagem por FelipeSebben Dom 27 Mar - 9:09:56

    Vc disse que ele esta sem combustível, mas seria bom verificar o estado do tanque se não está sujo, se não quiser retirar o tanque tem uma micro câmera a venda que custa 100 reais e vc pode inspecionar pelo buraco da boia
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713202150-camera-usb-endoscopica-inspeco-motor-4-led-5-metros-_JM

    No mais, troca o oleo e retira o cabo da bobina e fica dando partida pro óleo lubrificar o motor e a bomba encher a cuba do carburador antes de por ele em funcionamento
    Seria interessante uma limpeza no carburador
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 27 Mar - 9:17:27

    Rubão6cc escreveu:O Marquin ainda bem que vc voltou pro fórum...heheh
    Vc ajuda bastante o pessoal...é um reforço de peso em tempo de vacas magras.


    kkkkkkkkkkk

    eu gosto daqui.....estava sem net na casa nova depois q casei....

    pessoal ta muito no whats.....tem q voltar pra ca po!!!!

    kkkkkkkkkk
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    Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO) Empty Re: Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 27 Mar - 9:24:24

    FelipeSebben escreveu:No mais, troca o oleo e retira o cabo da bobina e fica dando partida pro óleo lubrificar o motor e a bomba encher a cuba do carburador antes de por ele em funcionamento
    Seria interessante uma limpeza no carburador


    é verdade......ou entao da a partida SEM AS VELAS pra nao forcar o arranque e a bateria a toa...o motor vai girar bastante (pois gira livre sem compressao) pra lubrificar tudo antes de pegar.....

    mas faça isso ja com o oleo e filtro novo.....depois de fazer recoloque as velas ponha arco ja era....

    cuidado com a ordem de ignicao...mas acho q vc manja nisso....ja vi muitos comentarios seus sobre eletrica do opala.
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    Mensagem por eduardobezera Dom 27 Mar - 11:26:30

    Valeu galera, eu estava sem entrar no fórum, mas to de volta, vou por meu Opala em dias, as dicas ai serão essenciais, vou providenciar aí posto aqui o resultado.
    Realmente a galera só quer saber do whatsapp kkkkkk, a parte elétrica do Opala me fascina marcos Adriano, já a mecânica eu to aprendendo.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 27 Mar - 11:46:53

    é bom ter vc de volta aqui

    e todos nos estamos aprendendo kkkkkkkk

    boa sorte!!
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 27 Mar - 13:52:58

    Eu não consigo substituir o fórum....fórum e whatsapp cada um tem suas qualidades e o que um tem o outro não tem....eu uso os dois e não desfaço de nenhum...pena que alguns não pensam assim...aqui no fórum é muito mais fácil de postar e tirar dúvidas, ver fotos, esquemas etc....o whatsapp favorece mais a conversa informal. Aqui no fórum o assunto Opala é mais objetivo.


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    Mensagem por Sool Dom 27 Mar - 18:30:31

    Na minha Opnião !

    1º Rancava esse motor do carro
    2º Mandava pra retifica para bronir as camisas e vira ! ( como ficou muito tempo parado é possivel que teja oxidado os cilindros e vira; mesmo com Óleo !
    3º trocava os selos da agua e juntas

    Lembre-se o barato sai caro !

    È melhor fazer essa revisão geral do motor e garantir mais uns aninhos do que fazer ele funcionar e acabar com cilindros e lixando o seu vira ; ou poior ! carter cheio de borra !

    Agora se preferir...
    Compre uma lata de Car 80,
    kit reparo do carburador
    1 jogo de velas e cabos
    1 bateria
    1 lata de wd Desengripante
    Oleo + filtro de oleo e combustivel
    6m de mangueira de combustivel + abraçadeiras

    Troque o Oleo verificando se há possibilidades de borra no carter
    Retire as velas e marque com fita ou papel para não se confundir com a sequencia e aplique o desengripante por uns 10s cada cilindro
    Engate 4ºM e suba uma roda traseira e gire-a para girar o motor
    repita a aplicação com o desingripante

    retire o carburador e troque os reparos ( recomendaria você levasse a alguem que realmente conhecesse do assunto )
    2º Opção retire a mangueira de combustivel e aplique o car 80 por 10s e depois sobre a entrada de ar do carburador para fazer a dexcarbonização !

    Ligue a linha de combustivel ! ( sugiro a retirar o tanque para lavar com querosene ou gasolina )
    A melhor opção no momento seria dar as 1º partidas com um galão limpo até confirmar o estado do tanque de combustivel

    subistitua a bateria

    Revise !
    Cabos e velas no lugar
    Ordem dos cabos de velas
    Linha de combustivel
    carburador bem fixo

    De partida OKK

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    Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO) Empty Re: Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO)

    Mensagem por eduardobezera Dom 27 Mar - 19:18:42

    Galera, eu antes de deixar meu carro esse tempo parado, tinha trocado o óleo umas 2 semanas antes, eu sei que tenho que trocar pq venceu o prazo de validade, mas o óleo era novo e eu tinha trocado a junta do cabeçote no mesmo dia que troquei o óleo, dei uma limpeza no sistema de arrefecimento antes de colocar um radiador novo.
    Aí infelizmente uns imprevistos me fizeram deixar ele esse tempo parado.
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    Mensagem por rafaelopalaleiro Dom 27 Mar - 19:24:02

    o meu 6 caneco fico mais de ano sem funcionar como faltava muitas peças demorei pra funcionar.
    fiz assim completei o nivel do oleo
    Tirei as velas pra limpar
    dei partidas sem as velas pra
    o carburador ja tinha limpado
    montei o radiador
    e dei partida ai deixei na lenta por alguns minutos

    o correto seria como o Sool falou mais como eu queria ver o motor roncar fiz assim mesmo
    sei que não tem problemas mais agora quanto tiver uma Girafa ou talha vou tirar o motor pra pintar e trocar os selos.

    Calma logo vou trocar o filtro e oleo revisar os tuchos rsrsrs




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    Mensagem por Hainra Dom 27 Mar - 20:46:13

    Depois de funcionar o motor com o óleo novo, seria bom trocar o óleo outra vez, pra garantir que a sujeira sairá.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 27 Mar - 21:09:38



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    Mensagem por rafaelopalaleiro Dom 27 Mar - 21:32:10

    Curto demais os Videos do Tonella aprendi muito com ele e ainda continuo aprendendo.
    Ele ja foi Opaleiro Tbm e gosta das nossas barcas. eu tbm gosto muito dos Vw a Ar.

    Voltando ao topico.

    no meu caso vou trocar o oleo e filtro talvez um molykote pois meu motor ja tem um certo tempo na minha mão nunca foi retificado e nem quero pensar nisso no momento.

    Quero logo e andar de OPala.





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    Mensagem por eduardobezera Dom 27 Mar - 23:01:37

    Os vídeos do tonela são bem explicados, já me tirou muitas dúvidas. Pois bem, vou sujar as mãos de graxa e por o monstro pra acordar.
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    Mensagem por Saulo Alves Seg 28 Mar - 6:42:39

    o do meu tio ficou tres anos parado!

    Para funcionar foi:

    Limpar o distribuidor;
    Limpar tanque;
    limpar carburador;
    checar as velas;
    por no ponto;
    limpar todo sistema de arrefecimento....

    e dar partida....
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    Mensagem por tcheco 8687 Seg 28 Mar - 6:53:12

    Coisa que poucos fazem e tirar o combustível velho do tanque , que estraga, se limpar tudo e injetar combustível velho ...vai ter de fazer tudo de novo.
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    Mensagem por gilmareu Seg 28 Mar - 8:18:39

    Tudo que a galera falou acima é perfeito, outro dia vi no discovery turbo, o jóia sobre rodas o cara ligando um carro que fazia anos que não ligava, ele jogou wd no buraco das velas, tirou a tampa do comando e lambuzou de óleo de motor as válvulas e toda aquela parte de cima.
    Trocou água do radiador, óleo, esgotou o tanque e tudo que falaram acima também.
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    Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO) Empty Re: Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO)

    Mensagem por tcheco 8687 Seg 28 Mar - 8:54:38

    E que o cara do Joia sobre Rodas le o nosso forun , antes de comprar os carros e levar para o sócio arrumar..............KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,
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    Mensagem por eduardobezera Seg 28 Mar - 14:29:30

    Vou contar uma coisa esses opalas são carros de raça, o Voyage 2010 do meu irmão, passou 30 dias no prego, quando eu fui por pra funcionar, tive que praticamente trocar o motor, foi um gasto de quase 700 reais. Fora o gasto para regravar as coisas no computador de bordo. No meu opalão, vai sair quase de graça, há me digam como eu faço para tirar o tanque, já tirei os parafuso que ficam ao redor, mas ele nem se mexeu.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 28 Mar - 15:08:57

    ele sai pra cima....tem q tirar a mangueira do bocal


    realmente se for ver tem q fazer tudo q o sool disse....mas é foda....

    todo mundo troca o oleo poe gasolina e bate a chave.
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 28 Mar - 20:18:51

    Vish, quando religuei o meu dois anos atrás (após 10 meses parado) nem troquei óleo....baita mancada, por sorte não deu nenhum problema até hoje, já foram duas trocas de óleo e o motor segue quietinho, só uma batidinha de tucho que já tinha antes. Mas a maior burrada foi não ter lavado o tanque....tinha dada um geral no carburador e sujou logo.

    Pra tira o tanque, é mais fácil também retirar a bóia.

    Pra remontar a borracha do bocal, jogue um WD que facilita muito.
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    Mensagem por SevenFifty Ter 29 Mar - 16:49:51

    Amigos, comprei óleo novo, boia e kit de reparo para o meu 228, vou botar a mão na massa... Como faço para limpar o tanque??? Qual o passo a passo? Meu medo é a boia do tanque...
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 29 Mar - 20:11:49

    quando lavei o da caravan tirei ele e passei agua com esguixo do posto
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    Mensagem por opala4cc Qua 30 Mar - 0:27:02

    SevenFifty escreveu:Amigos, comprei óleo novo, boia e kit de reparo para o meu 228, vou botar a mão na massa... Como faço para limpar o tanque??? Qual o passo a passo? Meu medo é a boia do tanque...

    Lá no canal do opala na véia, no youtoba, tem um vídeo onde eles fazem isso.
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    Mensagem por SevenFifty Qua 30 Mar - 10:41:35

    Marcos Adriano escreveu:quando lavei o da caravan tirei ele e passei agua com esguixo do posto

    opala4cc escreveu:
    SevenFifty escreveu:Amigos, comprei óleo novo, boia e kit de reparo para o meu 228, vou botar a mão na massa... Como faço para limpar o tanque??? Qual o passo a passo? Meu medo é a boia do tanque...

    Lá no canal do opala na véia, no youtoba, tem um vídeo onde eles fazem isso.

    Obrigado pela dica, amigos!
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 30 Mar - 12:52:43

    sera q ja funcionou o opala do Eduardo??

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    Mensagem por eduardobezera Seg 11 Abr - 19:52:29

    Fala galera, atualizando atualizando aqui, fim de semana que passado eu fui botar o motor para roncar, esgotei o óleo, não estava só a borra, parecia óleo novo, viscoso e tudo, mas esgotei e coloquei óleo novo, filtro novo, tirei velas, tasquei car 80 nas bocas o de as velas ficam, dei um trato no tanque, troquei mangueiras de combustível, tirei a bomba de combustível e dei um trato, dei um brilho no h34, limpei arrefecimento, coloquei radiador com colmeia nova,(600 dilmas) botei bateria nova, olhei distribuidor rotor, carvão, tudo no ponto fui dar na chave, motor girou liso, bomba puxando álcool e tudo. Mas pra minha tristeza, não pegou, olhei tudo de novo e fui dar partida e nada, aí fui olhar a parte de centelha, fiz o teste e não está faiscando. Liguei o positivo direto da bateria e nada, olhei o fio que alimenta a bobina e está passando corrente normal. Troquei bobina e nada, troquei módulo e nada, detalhe, a bobina que tratei é uma marflex que tenho guardada, a que está é uma bosch, o módulo tb é bosch.
    Como posso fazer o teste para saber se a bobina ou o módulo estão funcionando? Não vou testar em outro Opala pq como sabem, cada carro é um carro e pode funcionar no Opala que vou testar. A peça que fica lá na coluna de direção (não recordo o nome) é nova e está funcionando. Me ajudem ai galera.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 12 Abr - 10:23:53

    edu primeiro de tudo de partida com a tampa do distribuidor aberta veja se gira o rotor

    veja se o encaixe do plug do distribuidor esta bom...sao dois fios um verde e um marron se nao me engano....eles saem do distribuidor....no corpo do distribuidor onde esses fios entram tbem tem um encaixe preso por um parafuso...é uma peça preta parece de borracha ou plastico...ali tbem é encaixado...tbem pode ser olhado....porem acho dificil ser....mais provavel ser o encaixe branco no meio.

    veja se o encaixe no modulo tbem esta bom....veja se o aterramento do modulo esta ok

    ligando o positivo da bateria no positivo da bobina vc elimina a necessidade do comultador....se fez isso e nao deu certo descarte o comultador pos nao é ele
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    Mensagem por eduardobezera Ter 12 Abr - 12:31:08

    Blz marcos, vou dar uma conferida.
    Quando eu ligar o positivo da bobina direto na bateria, dou a partida lá pela chave ou apenas deixo aberta a chave, e faço a partida pelo motor de partida? Outro detalhe, eu retirei a centralina do alarme, aquela caixa que fica por trás do porta luvas, ela estava lá obsoleta, será que influencia alguma coisa?
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    Mensagem por opala4cc Ter 12 Abr - 13:59:31

    eduardobezera escreveu:Blz marcos, vou dar uma conferida.
    Quando eu ligar o positivo da bobina direto na bateria, dou a partida lá pela chave ou apenas deixo aberta a chave, e faço a partida pelo motor de partida? Outro detalhe, eu retirei a centralina do alarme, aquela caixa que fica por trás do porta luvas, ela estava lá obsoleta, será que influencia alguma coisa?

    Tá explicado porque não dá a partida.
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    Mensagem por eduardobezera Ter 12 Abr - 14:17:44

    opala4cc escreveu:
    eduardobezera escreveu:Blz marcos, vou dar uma conferida.
    Quando eu ligar o positivo da bobina direto na bateria, dou a partida lá pela chave ou apenas deixo aberta a chave, e faço a partida pelo motor de partida? Outro detalhe, eu retirei a centralina do alarme, aquela caixa que fica por trás do porta luvas, ela estava lá obsoleta, será que influencia alguma coisa?

    Tá explicado porque não dá a partida.

    Opa! O meu carro não tem mais o alarme, e a centralina não estava sendo alimentada, está indo corrente para a bobina, o que acontece é que dá bobina para o distribuidor, não está passando faísca, você tem alguma dica do que seja? Já fiz todos os testes que tenho conhecimento, o que não sei ou tenho dúvida venho esclarecer no fórum.
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    Mensagem por opala4cc Ter 12 Abr - 17:50:39

    eduardobezera escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Tá explicado porque não dá a partida.

    Opa! O meu carro não tem mais o alarme, e a centralina não estava sendo alimentada,  está indo corrente para a bobina, o que acontece é que dá bobina para o distribuidor, não está passando faísca, você tem alguma dica do que seja?  Já fiz todos os testes que tenho conhecimento, o que não sei ou tenho dúvida venho esclarecer no fórum.

    QUANDO você tirou a central do alarme? Funcionava o motor antes disso?
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    Mensagem por eduardobezera Qua 13 Abr - 0:46:47

    Cara, ele funcionava, mas acredito que achei o problema, eu fui conferir o plugue do distribuido como propôs o Marcos, e um dos fios estava partido e o outro estava segurando só por um fiapo, vou refazer o conector e testar para ver se pega, mais tarde eu digo o resultado. Uma hora ele vai pegar na pior das hipóteses eu chamo um eletricista para olhar (detesto chamar alguém para mexer no meu carro, ciúme da porra) ai ele me dá os bizus, mas ainda não esgotei a cota do que aprendi a fazer aqui no fórum. Vamo ver o que vai dar.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 13 Abr - 8:07:10

    pode ser edu esse fio ai.....


    porem a central do alarme eh uma grande suspeita em!!!

    porem sem a central do alarme o motor nem gira...nao da nem sinal de vida
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    Mensagem por eduardobezera Qua 13 Abr - 11:28:35

    Pois é vou conferir essa parte da centralina também uma hora dá certo.
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    Mensagem por eduardobezera Qua 13 Abr - 22:40:03

    Fala galera, atualizando o tópico, hoje eu refiz o conector do distribuidor, recoloquei a centralina do alarme e retirei a resistência do fio + pós chave que vai na bobina. Dei uma limpeza na aranha do distribuidor e remontei tudo, dei na chave e o carro quase pegou, tratei novamente a faísca e notei a centelha fraca, estou achando que pode ser os cabos de velas, vou trocar.
    Percebi também que quando deixo a chave aberta, escuto um zumbido lá no distribuidor, aí dou uma mexida na tampa e o zumbindo para, acho que a tampa está dando fuga, vou trocar para ver no que dá. Amanhã atualizo o tópico, tomara que com uma boa notícia.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 14 Abr - 8:58:46

    pelo menos ja tem corrente e faisca!!!

    agora é moleza
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    Mensagem por eduardobezera Qui 14 Abr - 19:18:30

    Vou refazer a elétrica todinha dessa parte, tem muita emenda nos fios, tem terminal encostado, tem fio cortado. Vou dar um trato nessa parte, está parecendo um ninho de rato. Depois posto aqui o resultado.
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    Mensagem por eduardobezera Dom 17 Abr - 15:03:12

    É com muita alegria que informou que o opalão finalmente roncou. O problema era fiação velha, refiz toda a parte referente a ignição, dei na chave e o motor roncou, obrigado a galera que me ajudou com dicas, o marcos que deu dicas relevantes.
    Agora vou ter que trocar bomba de água, está vazando.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 17 Abr - 16:31:44

    Parabéns Eduardo Opala há 14 meses parado (RESOLVIDO) 122938


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    Mensagem por eduardobezera Seg 18 Abr - 10:46:07

    Valeu !
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 18 Abr - 12:40:39

    opaaaa muito bem edu!!!!

    show de bola!!

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