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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
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velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro
Lucas Farah- Opaleiro
- Número de Mensagens : 21
Data de inscrição : 05/01/2018
Rapaziada, na questão da engrenagem motriz, busquei ontem na oficina do meu amigo e ele cobrou cinquentão. Agora vou tirar o cambio e já aproveitar pra revisar. Posto resposta aqui.
Obrigado a todos
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raivalorio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 170
Data de inscrição : 24/12/2011
galera, vou aproveitar que desenterraram o tópico e tentar tirar uma duvida, meu opala era 4cil original e agora é 6, uso um dif. relação 2.73 e meu velocímetro marca a menos, o problema é que a única engrenagem que da certo é a do 4cil com 24 dentes, já testei com a de 21 dentes e a de 18 que seria a correta, porem o diâmetro da engrenagem é menor e parece não encostar na engrenagem motriz, alguém já teve esse problema e resolveu? de fazer funcionar o velocímetro nessa combinação, dif 2.73 e cambio varetado? alguma dica de pinhão de velocímetro de outro carro que possa dar certo?
Obrigado!
Obrigado!
TUNISI- Opaleiro
- Número de Mensagens : 65
Idade : 32
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Coupé 1971
Cilindros : 6 cilindros - 250 Polegadas
Data de inscrição : 27/12/2017
raivalorio escreveu:galera, vou aproveitar que desenterraram o tópico e tentar tirar uma duvida, meu opala era 4cil original e agora é 6, uso um dif. relação 2.73 e meu velocímetro marca a menos, o problema é que a única engrenagem que da certo é a do 4cil com 24 dentes, já testei com a de 21 dentes e a de 18 que seria a correta, porem o diâmetro da engrenagem é menor e parece não encostar na engrenagem motriz, alguém já teve esse problema e resolveu? de fazer funcionar o velocímetro nessa combinação, dif 2.73 e cambio varetado? alguma dica de pinhão de velocímetro de outro carro que possa dar certo?
Obrigado!
To com o mesmo problema, acompanhando.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
raivalorio escreveu:galera, vou aproveitar que desenterraram o tópico e tentar tirar uma duvida, meu opala era 4cil original e agora é 6, uso um dif. relação 2.73 e meu velocímetro marca a menos, o problema é que a única engrenagem que da certo é a do 4cil com 24 dentes, já testei com a de 21 dentes e a de 18 que seria a correta, porem o diâmetro da engrenagem é menor e parece não encostar na engrenagem motriz, alguém já teve esse problema e resolveu? de fazer funcionar o velocímetro nessa combinação, dif 2.73 e cambio varetado? alguma dica de pinhão de velocímetro de outro carro que possa dar certo?
Obrigado!
realmente os pinhões de 21 e 18 dentes tem uma circunferencia menor...por motivos obvios....menos dentes!
o correto é trocar a engrenagem motriz q fica dentro do cambio....com ctz seu cambio varetado ainda é do 4cil.....
porem agora eu nao sei ao certo qual é ela....sei q nos varetados saiu uma verde...amarela e azul.....
eu sei q os cambios modernos (trambulador em cima) pra esses pinhoes de 21 e 18 dentes usa-se uma engrenagem preta....o de 24 dentes como ja é o cambio 5m é usado uma engrenagem de aço totalmente diferente de todas as outras...entao nao vem ao caso....
o problema dessa engrenagem preta é q o sentido da rosca dela é o contrario das engrenagens antigas (verde, amarela e azul) e isso pode inteferir no funcionamento do velocimetro....
repare bem:
uma coisa q tenho quase ctz é q essa verde é dos 4cil pra pinhao de 24 dentes....talvez dos 6cil é a amarela ou azul.
raivalorio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 170
Localização : Porto Vitória - PR
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978
Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 24/12/2011
então, meu cambio foi desmontado na época da troca do motor pra fazer uma revisão, a engrenagem motriz é amarela, porem comparando com as outras de opalas e de outras cores que a gente tinha na oficina não havia diferença, a não ser com a preta que é invertida(nos modernos o cabo do velocímetro entra pelo outro lado da caixa).
O pinhão de 18 dentes até da pra entender o porque não funciona, já que não teve essa combinação de cambio e diferencial, mais o de 20-21 dentes pra dif 3,07 teve, e nem esse da certo! só o que já estava no cambio, não lembro se é 24 ou 23 dentes.
Ninguém tem ideia de algum pinhão de outro carro que seja maior e que de pra adaptar?se não, vou ser obrigado a andar com o velocímetro e o odometro marcando a menos pro resto da vida!!!
O pinhão de 18 dentes até da pra entender o porque não funciona, já que não teve essa combinação de cambio e diferencial, mais o de 20-21 dentes pra dif 3,07 teve, e nem esse da certo! só o que já estava no cambio, não lembro se é 24 ou 23 dentes.
Ninguém tem ideia de algum pinhão de outro carro que seja maior e que de pra adaptar?se não, vou ser obrigado a andar com o velocímetro e o odometro marcando a menos pro resto da vida!!!
TUNISI- Opaleiro
- Número de Mensagens : 65
Idade : 32
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Coupé 1971
Cilindros : 6 cilindros - 250 Polegadas
Data de inscrição : 27/12/2017
Ai ficou uma duvida pra mim, meu cambio é de cinco marchas, o que deve significar que minha engrenagem motriz é de aço, certo?!
Será que tem vários tipos de engrenagem também? já não sei mais onde olhar kkk
Valeu!
Será que tem vários tipos de engrenagem também? já não sei mais onde olhar kkk
Valeu!
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 28
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
TUNISI escreveu:Ai ficou uma duvida pra mim, meu cambio é de cinco marchas, o que deve significar que minha engrenagem motriz é de aço, certo?!
Será que tem vários tipos de engrenagem também? já não sei mais onde olhar kkk
Valeu!
Pro 5 marchas do 4 cil só tem pro pinhão de 24 pois só saiu com dif 3:54
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Lucas Farah- Opaleiro
- Número de Mensagens : 21
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Caravan 250S 1988
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/01/2018
Chefe, me fala uma coisa, só estou achando pinhão do velocimebtro de 18 dentes da cor marrom. Dizem que ele é sentido horário. Sabe me dizer se serve?Marcos Adriano escreveu:Lucas Farah escreveu:Caramba, carinha hein?! Tenho um amigo preparador de Opala aqui em SP que me disse que tem uma caixa dessas engrenagens e tem bastante da preta. Vou ver com ele qual valor ele me faz. Mas se ele não tiver, vou acabar morrendo em uma dessas. VOU fazer a troca e posto o resultado aqui. Valeu pela força
ele vai corar uns 50tao no maximo....se ele for seu amigo e tiver mesmo uma caixa vai te dar ela.....
TUNISI- Opaleiro
- Número de Mensagens : 65
Idade : 32
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Coupé 1971
Cilindros : 6 cilindros - 250 Polegadas
Data de inscrição : 27/12/2017
bruno silverstar83 escreveu:TUNISI escreveu:Ai ficou uma duvida pra mim, meu cambio é de cinco marchas, o que deve significar que minha engrenagem motriz é de aço, certo?!
Será que tem vários tipos de engrenagem também? já não sei mais onde olhar kkk
Valeu!
Pro 5 marchas do 4 cil só tem pro pinhão de 24 pois só saiu com dif 3:54
É isso que eu vou verificar bruno, tava pensando isso ontem.
A questão que meu carro originalmente é 4 cilindros com cambio 4 marchas. Hoje ele é um 250S com cambio de 5 marchas, vou tentar descobrir qual é a relação do diferencial.
Como o carro está bem solto acho que deve ser essa relação mesmo, mas ai só não sei porque o velocimetro não marca a velocidade (detalhe, to usando um cronomac ss series).
Valeu, abração
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
TUNISI escreveu:Ai ficou uma duvida pra mim, meu cambio é de cinco marchas, o que deve significar que minha engrenagem motriz é de aço, certo?!
Será que tem vários tipos de engrenagem também? já não sei mais onde olhar kkk
Valeu!
5m do 4 ou do 6?
sim....só vai existir a engrenagem de aço....impossivel montar a de plastico no lugar....a engrenagem da quinta iria esmagar ela....a nao ser q vc faça um embuxamento por dentro de aço pra proteger a coroa de plastico....ai da certo....
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
raivalorio escreveu:então, meu cambio foi desmontado na época da troca do motor pra fazer uma revisão, a engrenagem motriz é amarela, porem comparando com as outras de opalas e de outras cores que a gente tinha na oficina não havia diferença, a não ser com a preta que é invertida(nos modernos o cabo do velocímetro entra pelo outro lado da caixa).
O pinhão de 18 dentes até da pra entender o porque não funciona, já que não teve essa combinação de cambio e diferencial, mais o de 20-21 dentes pra dif 3,07 teve, e nem esse da certo! só o que já estava no cambio, não lembro se é 24 ou 23 dentes.
Ninguém tem ideia de algum pinhão de outro carro que seja maior e que de pra adaptar?se não, vou ser obrigado a andar com o velocímetro e o odometro marcando a menos pro resto da vida!!!
a diferença entre a amarela verde e azul pode estar no tipo da rosca sem fim....tamanho realmente elas podem ser iguais....
acontece q o pinhao de 24 dentes tem os dentes "mais juntos" e o pinhao de 18 dentes eles ficam mais "separados"
esse é o pinhao de 18 dentes e a engrenagem verde do cambio varetado 4m do 4cil. repare q os dentes nao ficam exatamente certinho na rosca.
esse é o mesmo pinhao de 18 dentes com a engrenagem preta do cambio moderno 4m do 6cil..repare q os dentes casam certinho com a rosca.
esse é o pinhao de 24 dentes do 4cil com a engrenagem preta do cambio moderno do 6cil...repare q os dentes tbem nao ficam certinho
esse é o mesmo pinhao de 24 dentes com a engrenagem verde do cambio varetado 4m do 4cil...os destes casam certinho.
as vezes olhando assim nao da tanto essa impressao de diferença....mas essas poucas difrencas podem ser significativas quando essa motriz esta girando 1000, 2000 ou 3000 rpm.....
a olho nu realmente ela nao aparenta ter tanta diferença mas usando algo comparativo se ve
comigo aconteceu o seguinte: eu montei meu cambio de c20 na minha caravan e coloquei um pinhao de 18 dentes pra girar junto com meu 2.73...ate uns 50kmh marcava certo...mas apos isso nao marcava mais...ele parava nisso.....
foi quando coloquei esse pinhao da foto de 24 dentes...e comecou a marcar....20kmh a menos mas pelo menos marcava.....minha intencao era montar um 3.07 entao comprei o pinhao de 21 dentes e montei ainda com o 2.73 e marcou 10kmh a menos mas pelo menos tbem marcava......quando coloquei o dana 3.07 ficou marcando exato!!!
acontece q a motriz do cambio da c20 é feita pra pinhao com maior quantidade de dentes devido seus respectivos diferenciais originais serem mais longos....seguindo a mesma linha do opala q o cambio 5m do 6cil nao existe originalmente com 2.73 entao a motriz nao foi desenhada pro pinhao de 18 dentes....entao só se pode usar pinhao de 20 dentes ou mais....creio eu q a motriz do cambio 5m do 6cil é identica a motriz do cambio da c20 assim como quase todas as outras peças internas.
Lucas Farah- Opaleiro
- Número de Mensagens : 21
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Caravan 250S 1988
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/01/2018
Legal Marcos. Desmontei o cambio e estava com a engrenagem verde. Comprei um pinhão de 18 dentes da cor marrom, parece que não casa legal na motriz da cor preta . Não achei o pinhao de 18 dentes da cor bege em lugar nenhum. Achei do Omega, mas o vendedor disse que não dá certo. Tem alguma sugestão?
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
a principal diferença entre um pinhao de cambio automatico de opala de um pinhao de cambio manual é essa:
o pinhao do cambio manual (q na foto é o pinhao meio "amarelo") tem uma parte maior enquanto o do cambio automatico (azul) tem essa parte menor...
esse pinhao meio verde rodou muito tempo em um cambio manual...e o dono reclamava q o mesmo nao marcava direito a velocidade...eu mesmo tirei esse pinhao do cambio dele....e colocando o correto voltou a marcar certinho...o bege de 18 dentes!
se vc reparar bem na foto o pinhao verde esta com os dentes meio desgastados devido ele nao encaixar certo e nao ficar certo na motriz.....
vou procurar se tenho um de 18 dentes ainda aqui...se eu tiver te aviso.....vc nao achou nem no ML?
o pinhao do cambio manual (q na foto é o pinhao meio "amarelo") tem uma parte maior enquanto o do cambio automatico (azul) tem essa parte menor...
esse pinhao meio verde rodou muito tempo em um cambio manual...e o dono reclamava q o mesmo nao marcava direito a velocidade...eu mesmo tirei esse pinhao do cambio dele....e colocando o correto voltou a marcar certinho...o bege de 18 dentes!
se vc reparar bem na foto o pinhao verde esta com os dentes meio desgastados devido ele nao encaixar certo e nao ficar certo na motriz.....
vou procurar se tenho um de 18 dentes ainda aqui...se eu tiver te aviso.....vc nao achou nem no ML?
Lucas Farah- Opaleiro
- Número de Mensagens : 21
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Caravan 250S 1988
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/01/2018
SÓ achei do ômega e do chevette. Disseram nas perguntas que eu fiz que não serve. Aí não sei mais. Hahahaha
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
entendi
vou ter q procurar aqui.....da ultima vez nao achei....eu lembro q tinha 2 mas um montei no lugar desse ai das fotos e outro eu dei pro cara q comprou meu dif 2.73 quando montei meu 3.07.
vou ter q procurar aqui.....da ultima vez nao achei....eu lembro q tinha 2 mas um montei no lugar desse ai das fotos e outro eu dei pro cara q comprou meu dif 2.73 quando montei meu 3.07.
Lucas Farah- Opaleiro
- Número de Mensagens : 21
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Caravan 250S 1988
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/01/2018
Obrigado a todos que me ajudaram. Achei um pinhão de 20 dentes da cor azul. Carro marca 4km/h a mais. Está bom assim. Obrigado pessoal
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
cara.....ainda bem q vc chegou perto......realmente é bem estranho seu caso....mas blz!!!
esses dias mesmo eu estava com o dif 273 na minha caravan com pinhao de 21 dentes e realmente marcava 10 a menos......voltei o 307 e voltou a marcar certinho.
na vdd troquei o 273 num 307 com um amigo.....a caravan dele tava com o pinhao de 18 dentes e segundo ele (antes de eu perguntar algo) ele ja havia me falado q o velocimetro marcava 10 a menos.....
tirei o pinhao do cambio dele e constatei o q eu ja havia falado pra ele: tinha 18 dentes!
quando montou o 273 na caravan dele marcou exato! ate conferimos no gps!!!
o 307 dele veio pra minha caravan...e ficou tudo certo!
esses dias mesmo eu estava com o dif 273 na minha caravan com pinhao de 21 dentes e realmente marcava 10 a menos......voltei o 307 e voltou a marcar certinho.
na vdd troquei o 273 num 307 com um amigo.....a caravan dele tava com o pinhao de 18 dentes e segundo ele (antes de eu perguntar algo) ele ja havia me falado q o velocimetro marcava 10 a menos.....
tirei o pinhao do cambio dele e constatei o q eu ja havia falado pra ele: tinha 18 dentes!
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TUNISI- Opaleiro
- Número de Mensagens : 65
Idade : 32
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Coupé 1971
Cilindros : 6 cilindros - 250 Polegadas
Data de inscrição : 27/12/2017
Marcos Adriano escreveu:cara.....ainda bem q vc chegou perto......realmente é bem estranho seu caso....mas blz!!!
esses dias mesmo eu estava com o dif 273 na minha caravan com pinhao de 21 dentes e realmente marcava 10 a menos......voltei o 307 e voltou a marcar certinho.
na vdd troquei o 273 num 307 com um amigo.....a caravan dele tava com o pinhao de 18 dentes e segundo ele (antes de eu perguntar algo) ele ja havia me falado q o velocimetro marcava 10 a menos.....
tirei o pinhao do cambio dele e constatei o q eu ja havia falado pra ele: tinha 18 dentes!
quando montou o 273 na caravan dele marcou exato! ate conferimos no gps!!!
o 307 dele veio pra minha caravan...e ficou tudo certo!
Marcos Adriano, boa noite meu velho!
To vendo que vc entende do negócio, veja se consegue me ajudar.
O meu caso é o mesmo exato do amigo RAIVALORIO, meu cambio é um 5 marchas do 4cc e uso um diferencial 2,73 pq ando na manha, sabe se colocar o pinhão de 18 dentes (que acredito ser o correto) ele toca na motriz do cambio?
sabe se tem o que fazer aqui cara? A marcação da velocidade tá horrorosa de errado.
Valeu, abraços!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
mano.....
uma coisa q pode dar certo é o q o kridao faz nos cambios fusados q ele vende: ele pega uma engrenagem preta (do cambio 4m 6cil) e faz tipo de um embuchamento de aço na parte de dentro dela....pois a engrenagem do cambio 5m tbem funciona como um calço para a engrenagem da 5ª pois mantendo ela de plastico ela seria esmagada....
vc pode ate usar a propria engrenagem de aço do cambio 5m como base....apenas tirando o sem fim no torno e encaixando a engrenagem preta por fora e arrumando um jeito legal de prender ela....
uma coisa q pode dar certo é o q o kridao faz nos cambios fusados q ele vende: ele pega uma engrenagem preta (do cambio 4m 6cil) e faz tipo de um embuchamento de aço na parte de dentro dela....pois a engrenagem do cambio 5m tbem funciona como um calço para a engrenagem da 5ª pois mantendo ela de plastico ela seria esmagada....
vc pode ate usar a propria engrenagem de aço do cambio 5m como base....apenas tirando o sem fim no torno e encaixando a engrenagem preta por fora e arrumando um jeito legal de prender ela....
TUNISI- Opaleiro
- Número de Mensagens : 65
Idade : 32
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Coupé 1971
Cilindros : 6 cilindros - 250 Polegadas
Data de inscrição : 27/12/2017
Marcos Adriano escreveu:mano.....
uma coisa q pode dar certo é o q o kridao faz nos cambios fusados q ele vende: ele pega uma engrenagem preta (do cambio 4m 6cil) e faz tipo de um embuchamento de aço na parte de dentro dela....pois a engrenagem do cambio 5m tbem funciona como um calço para a engrenagem da 5ª pois mantendo ela de plastico ela seria esmagada....
vc pode ate usar a propria engrenagem de aço do cambio 5m como base....apenas tirando o sem fim no torno e encaixando a engrenagem preta por fora e arrumando um jeito legal de prender ela....
Boa cara, daqui um tempo vou abrir o cambio pra ver como está dentro e vejo se dá pra fazer isso.
Valeu meu irmão!
Abraços.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
eu estou viajando....por onde eu estou tem varias daquelas lombadas de radar....maioria 40kmh algumas 50 e 60
brinco com minha esposa quando vou passar eu acerto a velocidade q meu carro esta pelo ponteiro.....muitas vezes eu acerto ou passo beeem perto
cambio 5m da c20 pinhao azul 21 dentes dana 307 e hankook 235/60/14
marca perfeeeeitamente extata a velocidade!!!
brinco com minha esposa quando vou passar eu acerto a velocidade q meu carro esta pelo ponteiro.....muitas vezes eu acerto ou passo beeem perto
cambio 5m da c20 pinhao azul 21 dentes dana 307 e hankook 235/60/14
marca perfeeeeitamente extata a velocidade!!!
bsgbruno- Opaleiro
- Número de Mensagens : 7
Idade : 39
Localização : Mirassol-SP
Modelo do carro : Caravan SS 1978
Cilindros : 6 cilindros 250S
Data de inscrição : 22/08/2012
Pessoal achei esse tópico pois vi que algumas pessoas tiveram problemas parecidos com o meu.
Eu tenho uma Caravan SS 78. Está impecável, e quando comprei tinha até placa preta. Não iria fazer isso, mas tomei coragem e tirei o 151S e montei um 250S todo nos padrões originais. Mantive o cambio varetado e o diferencial 3.54, por enquanto. Com o conjunto original, marca certinho, pois provavelmente foi mantida sempre como original (ela estava realmente muito bem conservada e foi totalmente restaurada no original antes de eu ter comprado ela)
Quero colocar uma relação 2.73 nela, mas não queria ter problemas com o velocímetro. Sendo assim, estou quebrando a cabeça pra todo lado e aqui inclusive, para saber que coroa motriz e que pinhão utilizar pra marcar certo, ou o mais certo possível.
Eu tenho uma Caravan SS 78. Está impecável, e quando comprei tinha até placa preta. Não iria fazer isso, mas tomei coragem e tirei o 151S e montei um 250S todo nos padrões originais. Mantive o cambio varetado e o diferencial 3.54, por enquanto. Com o conjunto original, marca certinho, pois provavelmente foi mantida sempre como original (ela estava realmente muito bem conservada e foi totalmente restaurada no original antes de eu ter comprado ela)
Quero colocar uma relação 2.73 nela, mas não queria ter problemas com o velocímetro. Sendo assim, estou quebrando a cabeça pra todo lado e aqui inclusive, para saber que coroa motriz e que pinhão utilizar pra marcar certo, ou o mais certo possível.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
o pinhao é o de 18 dentes....isso nao tenho duvidas...para o 2.73 é ele mesmo.
agora a motriz do cambio antigo eu nao tenho tanto conhecimento.....
o cambio antigo tem muitos tipos de engrenagem motriz...tem: azul, amarela, verde, vermelha....e nao sei se esqueci alguma.
acho q uma coisa meio dificil de achar é o pinao de 18 dentes....eu pelo menos estou atraz de um faz tempo.....e a motriz preta tbem iria precisar....o moderno ja é mais facil: o 5m é uma de aço e o 4m é essa preta.
pensar q um tempo atraz doei o pinhao para um cara q comprou um 2.73 q eu vendi....e tbem doei a motriz para um cara aqui do forum.....
agora preciso dos dois....complicado.....kkkkkkkkk
um outro jeito de resolver isso é colocar a relacao 3.07 pois a espiral sem fim da motriz do pinhao de 24 dentes (3.54) casa com a motriz do pinhao de 21 (q é o correto para usar com 3.07)
agora a motriz do cambio antigo eu nao tenho tanto conhecimento.....
o cambio antigo tem muitos tipos de engrenagem motriz...tem: azul, amarela, verde, vermelha....e nao sei se esqueci alguma.
acho q uma coisa meio dificil de achar é o pinao de 18 dentes....eu pelo menos estou atraz de um faz tempo.....e a motriz preta tbem iria precisar....o moderno ja é mais facil: o 5m é uma de aço e o 4m é essa preta.
pensar q um tempo atraz doei o pinhao para um cara q comprou um 2.73 q eu vendi....e tbem doei a motriz para um cara aqui do forum.....
agora preciso dos dois....complicado.....kkkkkkkkk
um outro jeito de resolver isso é colocar a relacao 3.07 pois a espiral sem fim da motriz do pinhao de 24 dentes (3.54) casa com a motriz do pinhao de 21 (q é o correto para usar com 3.07)
RAFAEL_DARELA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Localização : TUBARÃO - SC
Data de inscrição : 23/09/2022
- Mensagem nº74
Leitura do diferencial
Marcos Adriano escreveu:
nao querendo ser chato amigo kkkk
mas nao sigo muito essas tabelas nao.....
sou prova viva e pessoal de q independente do cambio vc muda os dentes do pinhao de acordo com a relacao diferencial.....cor e etc ate pode ser pelo modelo do cambio....mas DENTES é pelo diferencial!
na tabela diz q o pinhao é pra opala 6 cilindros...mas ele pode ter relacao 3.07 ou 2.73.....
eu ja fiz inumeras mudancas de cambios e diferenciais na minha caravan.....muita gente é prova.....e sempre quando mudava o cambio o velcimentro nao mexia se eu mantivesse o mesmo pinhao...
agora se eu mudasse a relacao do diferencial e mantivesse o pinhao do cambio...marcava errado
pode seguir o q eu falei acima sobre as relacoes de diferenciais de olho fechado.
pinhao do 2.73 é bege 18 dentes
pinhao do 3.07 é azul 21 dentes
pinhao do 3.54 é amarelo 24 dentes
ja testei todos e deu tudo certinho!!!!!
os diferenciais de 6cil foram testados com a engrenagem motriz do cambio na cor preta. e 4cil com a engrenagem de aço propria para ele (impossivel a troca). nao vou opinar sobre os cambios q tem a engrenagem motriz do cambio verde q tem o giro invertido ao sentido da preta...e é levemente menor de raio q a preta.
a principal diferenca entre um pinhao do automatico e um pinhao do mecanico é aquele "tubo" de apoio apos a engrenagem com os dentes...no cambio mecanico ela é maior..e no cambio automatico ela é curtinha.
pinhao verde é de um cambio automatico pinhao amarelo é de um cambio mencanico.
Boa tarde pessoal.
Sou novo no fórum e novo no mundo dos Opalas. tenho uma Caravan 89 e estou no dilema do pinhão do velocimetro. Pra ser sincero não entendo quase nada de tudo, kkk. Gostaria de saber como faço a leitura do diferencial para saber qual pinhao usar? O diferencial citado é o das rodas ou existe um diferencial na caixa que trabalha junto com o tal pinhao? Desculpe a minha ignorancia !!
Desde de já agradeço!
Bruno Silveira- Opaleiro
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Olá senhores, gostaria de reviver o tópico pois estou com um problema similar no meu Chevette 79 e como as mecânicas são similares acredito que alguém possa me ajudar.
No meu caso a caixa original é de 4 marchas. Há alguns anos coloquei a de 5 marchas e o velocímetro continuou funcionando perfeitamente, porém como a caixa já estava péssima acabei trocando agora por outra de 5 marchas em bom estado. O porém é que essa acabou vindo sem pinhão do velocímetro e, para não me estender muito, já coloquei vários que não deram certo. O de 18 dentes (segundo um especialista seria o ideal) não encosta na motriz e desgasta os dentes, e um de 23 dentes acaba mostrando 20 km/h a menos no painel. Seguem fotos dos dois modelos (18 e 23):
Alguém saberia se existe algum modelo que possa dar certo? Ou então só trocando a motriz ou mesmo o diferencial?
No meu caso a caixa original é de 4 marchas. Há alguns anos coloquei a de 5 marchas e o velocímetro continuou funcionando perfeitamente, porém como a caixa já estava péssima acabei trocando agora por outra de 5 marchas em bom estado. O porém é que essa acabou vindo sem pinhão do velocímetro e, para não me estender muito, já coloquei vários que não deram certo. O de 18 dentes (segundo um especialista seria o ideal) não encosta na motriz e desgasta os dentes, e um de 23 dentes acaba mostrando 20 km/h a menos no painel. Seguem fotos dos dois modelos (18 e 23):
Alguém saberia se existe algum modelo que possa dar certo? Ou então só trocando a motriz ou mesmo o diferencial?
adpachec- Opaleiro
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Bruno Silveira escreveu:Olá senhores, gostaria de reviver o tópico pois estou com um problema similar no meu Chevette 79 e como as mecânicas são similares acredito que alguém possa me ajudar.
No meu caso a caixa original é de 4 marchas. Há alguns anos coloquei a de 5 marchas e o velocímetro continuou funcionando perfeitamente, porém como a caixa já estava péssima acabei trocando agora por outra de 5 marchas em bom estado. O porém é que essa acabou vindo sem pinhão do velocímetro e, para não me estender muito, já coloquei vários que não deram certo. O de 18 dentes (segundo um especialista seria o ideal) não encosta na motriz e desgasta os dentes, e um de 23 dentes acaba mostrando 20 km/h a menos no painel. Seguem fotos dos dois modelos (18 e 23):
Alguém saberia se existe algum modelo que possa dar certo? Ou então só trocando a motriz ou mesmo o diferencial?
Ou o problema está no velocímetro, experimente soltar o ponteiro e colocar de novo.
E as vezes o problema está no cabo do velocímetro.
opala4cc- Moderador
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Bruno Silveira escreveu:Olá senhores, gostaria de reviver o tópico pois estou com um problema similar no meu Chevette 79 e como as mecânicas são similares acredito que alguém possa me ajudar.
No meu caso a caixa original é de 4 marchas. Há alguns anos coloquei a de 5 marchas e o velocímetro continuou funcionando perfeitamente, porém como a caixa já estava péssima acabei trocando agora por outra de 5 marchas em bom estado. O porém é que essa acabou vindo sem pinhão do velocímetro e, para não me estender muito, já coloquei vários que não deram certo. O de 18 dentes (segundo um especialista seria o ideal) não encosta na motriz e desgasta os dentes, e um de 23 dentes acaba mostrando 20 km/h a menos no painel. Seguem fotos dos dois modelos (18 e 23):
Alguém saberia se existe algum modelo que possa dar certo? Ou então só trocando a motriz ou mesmo o diferencial?
Existe uma plaqueta na carcaça da caixa de marchas que você instalou? Existe algum número GMB? Se não tiver nenhuma identificação, você vai ter que abrir a caixa e olhar a numeração da engrenagem motriz (de plástico), que move essa engrenagem que você mostrou (que é a movida). Com base na numeração da engrenagem motriz, você compra a engrenagem movida que faz par com ela segundo o catálogo de peças, aí testa no carro. Haverá a possibilidade de que o casal de engrenagens ainda assim meça incorretamente a velocidade.
Então, a segunda possibilidade seria abrir a caixa e já colocar as engrenagens movida e motora corretas olhando o catálogo de peças. Não se esqueça de que esse par de engrenagens (movida e motora) tem que combinar também com a relação do diferencial que está no carro.
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