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nego leo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Localização : santo andre sp
Data de inscrição : 01/08/2016
Olá galera..tenho um opala 84 6cc 5 marchas, porem troquei o kit pinhão do vvelocímetro de 23 dentes ,ai quando fui testa o opalao ttá marcando 20 km a mais na velocidade, passei no radar eletrônico a 30 km e no painel tava marcando 50km....
Podem me ajudar a resolver esse probleminha ....
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BenKenobi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 960
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1
Data de inscrição : 11/07/2016
nego leo escreveu:Olá galera..tenho um opala 84 6cc 5 marchas, porem troquei o kit pinhão do vvelocímetro de 23 dentes ,ai quando fui testa o opalao ttá marcando 20 km a mais na velocidade, passei no radar eletrônico a 30 km e no painel tava marcando 50km....
Podem me ajudar a resolver esse probleminha ....
Ola nego leo
Provavelmente voce utilizou coroa e pinhao do painel do 6 cilindros, e ai ele vai marcar errado. Com precisao nao sei te dizer qual é o numero de dentes da coroa e pinhao do painel do 4 cilindros, mas o correto seria retornar para o anterior, ou comprar um novo identico ao que foi retirado, para ele nao sofrer alteracoes.
Caso nao tenha sido voce mesmo quem alterou, pode levar em uma casa de painel, para eles aferirem o velocimetro.
Basicamente é isso ai.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
o pinhao do velocimetro nao se leva em consideracao o cambio q vc usa....(vc leva em consideracao apenas pra ver o MODELO do pinhao)
numero de dentes vc tem q olhar seu diferencial.
3.54 usa pinhao de 24 dentes
3.07 usa pinhao de 21 dentes
2.73 usa pinhao de 18 dentes
isso levando em consideração pneu e rodas originais 195/70/14 ou 185/70/14
qual cambio vc usa?? 5m original do 6cil ou 5m do 4cil???
numero de dentes vc tem q olhar seu diferencial.
3.54 usa pinhao de 24 dentes
3.07 usa pinhao de 21 dentes
2.73 usa pinhao de 18 dentes
isso levando em consideração pneu e rodas originais 195/70/14 ou 185/70/14
qual cambio vc usa?? 5m original do 6cil ou 5m do 4cil???
LucasPiologo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1018
Idade : 34
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6
Data de inscrição : 15/12/2014
Marcos Adriano escreveu:o pinhao do velocimetro nao se leva em consideracao o cambio q vc usa....(vc leva em consideracao apenas pra ver o MODELO do pinhao)
numero de dentes vc tem q olhar seu diferencial.
3.54 usa pinhao de 24 dentes
3.07 usa pinhao de 21 dentes
2.73 usa pinhao de 18 dentes
isso levando em consideração pneu e rodas originais 195/70/14 ou 185/70/14
qual cambio vc usa?? 5m original do 6cil ou 5m do 4cil???
O meu é 2.73 com o pinhão de 18 dentes no cambio de 4m, r15 do 92 e pneu 205/60, marca idêntico ao GPS (Waze), já testei com velocímetro digital de celular e radar eletrônico, sempre bate certinho, acho que as rodas só influenciam quando a diferença é muito grande !!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
isso
pode ser tbem...ate pq a roda 15 tbem saiu no opala como vc mesmo disse: em 92
em outro topico estava discutindo com o sezil (se nao me engano) q o velocimetro dele nao marcava certo.....
conversa vai conversa vem ele disse q a roda dele é aro 17...ai descobrimos o problema.
pode ser tbem...ate pq a roda 15 tbem saiu no opala como vc mesmo disse: em 92
em outro topico estava discutindo com o sezil (se nao me engano) q o velocimetro dele nao marcava certo.....
conversa vai conversa vem ele disse q a roda dele é aro 17...ai descobrimos o problema.
LucasPiologo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1018
Idade : 34
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6
Data de inscrição : 15/12/2014
Marcos Adriano escreveu:isso
pode ser tbem...ate pq a roda 15 tbem saiu no opala como vc mesmo disse: em 92
em outro topico estava discutindo com o sezil (se nao me engano) q o velocimetro dele nao marcava certo.....
conversa vai conversa vem ele disse q a roda dele é aro 17...ai descobrimos o problema.
Acredito que seja por aí mesmo, do aro 16 pra cima deve começar a dar merda no velocímetro !!
sezil- Opaleiro
- Número de Mensagens : 662
Idade : 57
Localização : anapolis
Modelo do carro : Opala ss
Cilindros : 6Cil
Data de inscrição : 28/05/2010
Foi isso mesmo Marcos, so marcou certinho com pinhão de 20 dentes!!Marcos Adriano escreveu:isso
pode ser tbem...ate pq a roda 15 tbem saiu no opala como vc mesmo disse: em 92
em outro topico estava discutindo com o sezil (se nao me engano) q o velocimetro dele nao marcava certo.....
conversa vai conversa vem ele disse q a roda dele é aro 17...ai descobrimos o problema.
Pedro Palosqui- Opaleiro
- Número de Mensagens : 46
Idade : 31
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata Cupê 1983
Cilindros : 4 cil com dimensionado e weber 40
Data de inscrição : 03/08/2017
ESPERO QUE A IMAGEM ABAIXO AJUDE!
Smarley- Opaleiro
- Número de Mensagens : 189
Localização : Jaragua do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/09/2017
Olá pessoal, o meu marca uns 8km a mais.
Será que é erro normal da idade?
É um opala 73, 4 cilindros, câmbio de 3 marchas.
Será que é erro normal da idade?
É um opala 73, 4 cilindros, câmbio de 3 marchas.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
Smarley escreveu:Olá pessoal, o meu marca uns 8km a mais.
Será que é erro normal da idade?
É um opala 73, 4 cilindros, câmbio de 3 marchas.
ele pode estar com algum pinhao com menos de 24 ou 23 dentes!
pode estar com de 20 por exemplo
acredito q peças com folga por causa da idade iriam girar menos q o correto...e o no seu caso como marca a mais o cabo esta dando mais voltas q o correto...entao eu acho q pode ser o pinhao do velocimetro tbem.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
Pedro Palosqui escreveu:ESPERO QUE A IMAGEM ABAIXO AJUDE!
nao querendo ser chato amigo kkkk
mas nao sigo muito essas tabelas nao.....
sou prova viva e pessoal de q independente do cambio vc muda os dentes do pinhao de acordo com a relacao diferencial.....cor e etc ate pode ser pelo modelo do cambio....mas DENTES é pelo diferencial!
na tabela diz q o pinhao é pra opala 6 cilindros...mas ele pode ter relacao 3.07 ou 2.73.....
eu ja fiz inumeras mudancas de cambios e diferenciais na minha caravan.....muita gente é prova.....e sempre quando mudava o cambio o velcimentro nao mexia se eu mantivesse o mesmo pinhao...
agora se eu mudasse a relacao do diferencial e mantivesse o pinhao do cambio...marcava errado
pode seguir o q eu falei acima sobre as relacoes de diferenciais de olho fechado.
pinhao do 2.73 é bege 18 dentes
pinhao do 3.07 é azul 21 dentes
pinhao do 3.54 é amarelo 24 dentes
ja testei todos e deu tudo certinho!!!!!
os diferenciais de 6cil foram testados com a engrenagem motriz do cambio na cor preta. e 4cil com a engrenagem de aço propria para ele (impossivel a troca). nao vou opinar sobre os cambios q tem a engrenagem motriz do cambio verde q tem o giro invertido ao sentido da preta...e é levemente menor de raio q a preta.
a principal diferenca entre um pinhao do automatico e um pinhao do mecanico é aquele "tubo" de apoio apos a engrenagem com os dentes...no cambio mecanico ela é maior..e no cambio automatico ela é curtinha.
pinhao verde é de um cambio automatico pinhao amarelo é de um cambio mencanico.
Smarley- Opaleiro
- Número de Mensagens : 189
Localização : Jaragua do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/09/2017
É fácil de verificar/trocar este pinhão ou precisa desmontar muita coisa?
Vou ver como faço para contar quantos dentes ele tem.
Outro detalhe, todos são iguais?
Porque vi no mercadolivre para venda e se referem aos anos, e câmbios de 4 ou 5 marchas.
Não sei se muda fisicamente o pinhão ou a referência é apenas por causa do número de dentes.
Vou ver como faço para contar quantos dentes ele tem.
Outro detalhe, todos são iguais?
Porque vi no mercadolivre para venda e se referem aos anos, e câmbios de 4 ou 5 marchas.
Não sei se muda fisicamente o pinhão ou a referência é apenas por causa do número de dentes.
Smarley- Opaleiro
- Número de Mensagens : 189
Localização : Jaragua do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/09/2017
Marcos Adriano escreveu:Smarley escreveu:Olá pessoal, o meu marca uns 8km a mais.
Será que é erro normal da idade?
É um opala 73, 4 cilindros, câmbio de 3 marchas.
ele pode estar com algum pinhao com menos de 24 ou 23 dentes!
pode estar com de 20 por exemplo
acredito q peças com folga por causa da idade iriam girar menos q o correto...e o no seu caso como marca a mais o cabo esta dando mais voltas q o correto...entao eu acho q pode ser o pinhao do velocimetro tbem.
Desculpe escrevi errado, ele marca 8km a menos no painel.
Por exemplo, passo a 40km no radar e marca 48km.
Creio que seja ao contrário então, ele pode estar com um pinhão menor que o recomendado.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15491
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Desde 2016 já postavam dúvidas sobre mecânica na seção Regras do Fórum...
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Pedro Fagundes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 962
Localização : Belo Horizonte - MG
Modelo do carro : cupê 72
Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
Data de inscrição : 22/10/2012
não podemos esquecer que estamos falando de dispositivos eletro-mecânicos de 30/40 anos de uso, feitos com a tecnologia e materiais daquela época. Não marca direito, fica oscilando e para de funcionar.
como se isso não bastasse: trocou relação do diferencial, alterou o tamanho roda, velocímetro passa longe.
tem muitas coisas que eu adoro no opala, mas tem outras que não tem mais condições. Todos os meus mostradores da década de 70 são uma delas.
Estou com esse problema e buscando soluções: odg novo, um por gps, sensor hall..
http://www.opaleirosdoparana.com/t44952-mostradores-adaptacao-odg-guster-outro-painel
como se isso não bastasse: trocou relação do diferencial, alterou o tamanho roda, velocímetro passa longe.
tem muitas coisas que eu adoro no opala, mas tem outras que não tem mais condições. Todos os meus mostradores da década de 70 são uma delas.
Estou com esse problema e buscando soluções: odg novo, um por gps, sensor hall..
http://www.opaleirosdoparana.com/t44952-mostradores-adaptacao-odg-guster-outro-painel
Smarley- Opaleiro
- Número de Mensagens : 189
Localização : Jaragua do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/09/2017
Sim, concordo que é uma tecnologia antiga tudo bem.
Mas a questão mecânica montada errada ajuda a piorar a coisas.
Pensei também se trocar a engrenagem já trocar o cabo, aí já fica tudo novo.
Agora este painel digital da ODG é muito interessante, sonho de consumo.
Sobre a marcação de velocidade acredito que com o pinhão correto e este painel fique bom, mas não estou considerando trocar de painel, ainda mais por este preço.
Mas a questão mecânica montada errada ajuda a piorar a coisas.
Pensei também se trocar a engrenagem já trocar o cabo, aí já fica tudo novo.
Agora este painel digital da ODG é muito interessante, sonho de consumo.
Sobre a marcação de velocidade acredito que com o pinhão correto e este painel fique bom, mas não estou considerando trocar de painel, ainda mais por este preço.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
Smarley escreveu:Marcos Adriano escreveu:
ele pode estar com algum pinhao com menos de 24 ou 23 dentes!
pode estar com de 20 por exemplo
acredito q peças com folga por causa da idade iriam girar menos q o correto...e o no seu caso como marca a mais o cabo esta dando mais voltas q o correto...entao eu acho q pode ser o pinhao do velocimetro tbem.
Desculpe escrevi errado, ele marca 8km a menos no painel.
Por exemplo, passo a 40km no radar e marca 48km.
Creio que seja ao contrário então, ele pode estar com um pinhão menor que o recomendado.
ai sim vc tem um problema!!
pois eu nao conheco um pinhao q tenha mais de 24 dentes......isso sim eu acredito ser algum problema de operacao no seu relogio....ele pode estar ruim.....
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
Smarley escreveu:É fácil de verificar/trocar este pinhão ou precisa desmontar muita coisa?
Vou ver como faço para contar quantos dentes ele tem.
Outro detalhe, todos são iguais?
Porque vi no mercadolivre para venda e se referem aos anos, e câmbios de 4 ou 5 marchas.
Não sei se muda fisicamente o pinhão ou a referência é apenas por causa do número de dentes.
é facil sim.....o acesso é um pouco chato...mas tem como
vc vai entrar de baixo do carro, com ele erguido de preferencia, do lado do motorista vc vai onde esta sendo ligado o cabo do velocimetro....
repare q na ponta do cabo existe uma peça redonda preta com duas abas maiores e as outras menores...isso ai é rosqueado no cachimbo
enfim
tirado o cabo vc vera o cachimbo
apos isso é só puxar o cachimbo pra fora....se nao sair pode usar uma chave de fenda como alavanca.....
pra montar faça o processo inverso.
na pior das hipoteses vc pode estar com a engrenagem motriz do cambio gasta....isso ai ja requer mais trabalho....porem a sorte é q com motor 4cil nao é necessario tirar o cambio...da pra fazer no lugar!!!
Smarley- Opaleiro
- Número de Mensagens : 189
Localização : Jaragua do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/09/2017
Verifiquei hoje, a engrenagem que está lá é de 24 dentes.
Então para o painel indicar mais velocidade seria só colocar uma de menos dentes, certo?
Como 21 por exemplo.
A situação hoje é que a velocidade real esta bem maior que a indicada.
No radar mostra 48km e no painel 40km.
Então para o painel indicar mais velocidade seria só colocar uma de menos dentes, certo?
Como 21 por exemplo.
A situação hoje é que a velocidade real esta bem maior que a indicada.
No radar mostra 48km e no painel 40km.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
realmente acredito q nao tenha muita saida mesmo nao....mas vc pode tentar.
esses dois cambios sao cambios q mexi uns meses atraz...repare q eles estao sendo vistos por traz e sem a rabeta (canhao traseiro) da pra ver a motriz preta montada no eixo entalhado
nao me lembro de ter visto uma motriz azul...pra mim só tinha verde preta e amarela....pode ate tentar ver e/ou trocar a motriz....pode ser q ajude....talvez compre uma de outra cor....pode ser q o formato dos dentes de mais giro no pinhao e marque mais no painel...
sao ideias q podem ou nao dar certo.....cabe a vc ver o q vai fazer
esses dois cambios sao cambios q mexi uns meses atraz...repare q eles estao sendo vistos por traz e sem a rabeta (canhao traseiro) da pra ver a motriz preta montada no eixo entalhado
nao me lembro de ter visto uma motriz azul...pra mim só tinha verde preta e amarela....pode ate tentar ver e/ou trocar a motriz....pode ser q ajude....talvez compre uma de outra cor....pode ser q o formato dos dentes de mais giro no pinhao e marque mais no painel...
sao ideias q podem ou nao dar certo.....cabe a vc ver o q vai fazer
Smarley- Opaleiro
- Número de Mensagens : 189
Localização : Jaragua do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/09/2017
Olá amigo, eu editei minha mensagem ali, acho que você acabou enviando antes disto.
Por favor veja se minha ideia de diminuir os dentes não é coerente.
Por favor veja se minha ideia de diminuir os dentes não é coerente.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
putz
agora to perdido pera ae kkkkkkkkkkkkkkkkkk
agora to perdido pera ae kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Smarley- Opaleiro
- Número de Mensagens : 189
Localização : Jaragua do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/09/2017
Eu pensei o seguinte. Diminuindo os dentes de 24, o cabo do velocímetro vai girar mais para a mesma volta do câmbio.
Indicando uma velocidade maior no painel.
Indicando uma velocidade maior no painel.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
voltei no incicio do topico pra ler tudo novamente e entender melhor de novo.....e vi q desenterrei o topico....porem acabou aparecendo outro interessado....
olha....nesse caso sim....vc pode tentar com o pinhao de 21 ou 20 dentes.....
eu:
ja usei 2.73 com pinhao de 24 dentes e marcou 20 a menos no painel (100 no painel 120 no radar)
ja usei 2.73 com pinhao de 21 dentes e marcou 10 a menos no painel (100 no painel 110 no radar)
ja usei 3.07 com pinhao de 18 dentes e marcou 10 a mais no painel (100 no painel 90 no radar)
ou seja vc com 8 a menos no painel e usar um pinhao 21 dentes pode ser q ele corrija uns 10km/h a mais no seu painel.....ja esta de bom tamanho ne?
é um teste barato...ate pq eu comprei um pinhao de 21 dentes pro meu 3.07 e paguei 18 reais.
olha....nesse caso sim....vc pode tentar com o pinhao de 21 ou 20 dentes.....
eu:
ja usei 2.73 com pinhao de 24 dentes e marcou 20 a menos no painel (100 no painel 120 no radar)
ja usei 2.73 com pinhao de 21 dentes e marcou 10 a menos no painel (100 no painel 110 no radar)
ja usei 3.07 com pinhao de 18 dentes e marcou 10 a mais no painel (100 no painel 90 no radar)
ou seja vc com 8 a menos no painel e usar um pinhao 21 dentes pode ser q ele corrija uns 10km/h a mais no seu painel.....ja esta de bom tamanho ne?
é um teste barato...ate pq eu comprei um pinhao de 21 dentes pro meu 3.07 e paguei 18 reais.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
Smarley escreveu:Eu pensei o seguinte. Diminuindo os dentes de 24, o cabo do velocímetro vai girar mais para a mesma volta do câmbio.
Indicando uma velocidade maior no painel.
exatamente!!!!
agora q vc ja sabe tudo na teoria vamos aos testes praticos em
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Smarley- Opaleiro
- Número de Mensagens : 189
Localização : Jaragua do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/09/2017
É isso ai, agora só achar o pinhão a venda.
Depois eu conto aqui.
Depois eu conto aqui.
Smarley- Opaleiro
- Número de Mensagens : 189
Localização : Jaragua do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/09/2017
E tem a questão do normal e invertido.
Esqueci de reparar isto, vou ter que tirar novamente para verificar.
Quase certeza que é o invertido, ai teria a opção do 18 e 21 dentes.
Não sei lhe dizer a relação que está no meu diferencial, senão poderia compara com o que você obteve.
Esqueci de reparar isto, vou ter que tirar novamente para verificar.
Quase certeza que é o invertido, ai teria a opção do 18 e 21 dentes.
Não sei lhe dizer a relação que está no meu diferencial, senão poderia compara com o que você obteve.
Pedro Fagundes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 962
Localização : Belo Horizonte - MG
Modelo do carro : cupê 72
Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
Data de inscrição : 22/10/2012
Marcos Adriano escreveu:
ja usei 2.73 com pinhao de 24 dentes e marcou 20 a menos no painel (100 no painel 120 no radar)
ja usei 2.73 com pinhao de 21 dentes e marcou 10 a menos no painel (100 no painel 110 no radar)
ja usei 3.07 com pinhao de 18 dentes e marcou 10 a mais no painel (100 no painel 90 no radar)
interessante isso aí.
Smarley- Opaleiro
- Número de Mensagens : 189
Localização : Jaragua do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/09/2017
Verifiquei o diff e é 3,54 e está com 24 dentes.
Então será que é algo no mostrador?
De qualquer forma menos dentes deve vir a resolver.
Então será que é algo no mostrador?
De qualquer forma menos dentes deve vir a resolver.
Smarley- Opaleiro
- Número de Mensagens : 189
Localização : Jaragua do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/09/2017
Smarley escreveu:Verifiquei o diff e é 3,54 e está com 24 dentes.
Então será que é algo no mostrador?
De qualquer forma menos dentes deve vir a resolver.
Alguma dica do que pode ser pessoal?
Se está com o pinhão correto para a relação do diff, deve ser alguma outra coisa.
vicomodoro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 728
Localização : Novo Hamburgo - RS
Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 29/10/2010
Meu carro sempre marcou 10 Km/h a mais. Já mandei aferir velocímetro, já revisei o pinhão. Hoje não esquento mais com isto. Até evita certas multas. Acho que o sistema não é tão preciso como gostaríamos.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
seu painel pode estar com folga ou com problemas no mostrador...
tente colocar o opinhao com menos dentes...vai dar mais giro no cabo
pode ser q resolva.
tente colocar o opinhao com menos dentes...vai dar mais giro no cabo
pode ser q resolva.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
vicomodoro escreveu:Acho que o sistema não é tão preciso como gostaríamos.
o meu é
Smarley- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros
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Marcos Adriano escreveu:seu painel pode estar com folga ou com problemas no mostrador...
tente colocar o opinhao com menos dentes...vai dar mais giro no cabo
pode ser q resolva.
Pois eh, vou rodar com ele assim de novo e verificar se o odômetro está correto, ou se é só indicação no velocímetro.
Aí vou avaliar o que fazer...
Agora pra fazer este teste só depois que eu terminar o serviços nele, talvez final do mês.
Aí posto aqui o resultado.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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Smarley escreveu:E tem a questão do normal e invertido.
Esqueci de reparar isto, vou ter que tirar novamente para verificar.
Quase certeza que é o invertido, ai teria a opção do 18 e 21 dentes.
Não sei lhe dizer a relação que está no meu diferencial, senão poderia compara com o que você obteve.
veja qual a cor da coroa q esta dentro do seu cambio....
olhando por debaixo do carro a coroa VERDE faz o pinhao girar no horario!
e a coroa PRETA faz o pinhao girar no sentido anti-horario.
Marcos Adriano- Opaleiro
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Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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Smarley escreveu:Marcos Adriano escreveu:seu painel pode estar com folga ou com problemas no mostrador...
tente colocar o opinhao com menos dentes...vai dar mais giro no cabo
pode ser q resolva.
Pois eh, vou rodar com ele assim de novo e verificar se o odômetro está correto, ou se é só indicação no velocímetro.
Aí vou avaliar o que fazer...
Agora pra fazer este teste só depois que eu terminar o serviços nele, talvez final do mês.
Aí posto aqui o resultado.
entao...é um trampo relativamente facil e barato de se fazer...o pinhao é baratinho....acho q vale a pena tentar..se nao resolver ai vc parte pra outra coisa no painel....isso envolve outros profissionais q provavelmente vao cobrar muito mais q os 18 reais q vc gastou no pinhao.
vicomodoro- Opaleiro
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Marcos Adriano escreveu:vicomodoro escreveu:Acho que o sistema não é tão preciso como gostaríamos.
o meu é
Parabéns Marcos Adriano. A questão no meu caso é que já tive que refazer tanta coisa neste carro. Contrata um sujeito para fazer um trabalho faz mal feito ou estraga algo que não tem nada a ver.
E AINDA DIZ QUE JÁ ESTAVA ASSIM.
Mas enfim, este ítem não me preocupa em nada, talvez eu tente aferir ele mais pra frente, Hoje o carro esta sem sair de casa uns 4 meses. Iria sair com ele neste feriado de finados mas mudei de idéia. O que me dá um alento é que tenho certeza chegar bater a chave pega e sai andando.
diplomata1985- Opaleiro
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Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
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Pedro Fagundes escreveu:não podemos esquecer que estamos falando de dispositivos eletro-mecânicos de 30/40 anos de uso, feitos com a tecnologia e materiais daquela época. Não marca direito, fica oscilando e para de funcionar.
como se isso não bastasse: trocou relação do diferencial, alterou o tamanho roda, velocímetro passa longe.
tem muitas coisas que eu adoro no opala, mas tem outras que não tem mais condições. Todos os meus mostradores da década de 70 são uma delas.
Estou com esse problema e buscando soluções: odg novo, um por gps, sensor hall..
http://www.opaleirosdoparana.com/t44952-mostradores-adaptacao-odg-guster-outro-painel
Só pra corrigir.
Os dispositivos que controlam a velocidade são puramente Mecânicos do lado do câmbio e Mecânicos/Magnéticos do lado do velocímetro.
Não tem nenhuma parte elétrica no sistema a não ser os opalas 92 com o famoso cambio 2205B caso queira usar o sensor de rotação, senão da pra usar mecanico também.
Lucas Farah- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan 250S 1988
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/01/2018
Pessoal, não sei se já virão isso. Comprei uma Caravan qual o antigo dono trocou o cambio. Colocou um Gm-1 94614850, ré pra frente. Ela é 6cc com diferencial 2.73. Sei que um mecânico que montou esse cambio e colocou no carro. O estranho é que não marca a quilometragem no painel e está diminuindo a quilometragem do carro. Vocês já viram isso? Estou achando que a engrenagem motriz está errada e girando ao contrário. Vou tirar o cambio pra dar uma conferida, mas se alguém puder me dar uma força, já até compro a engrenagem motriz certa e o pinhão certo. Obrigado pessoal
Marcos Adriano- Opaleiro
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Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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Data de inscrição : 31/08/2011
o pinhao dos cambios automaticos tem a rosca inversa...pode ser isso....mas eles diferem no tamanho e nao encaixa certinho.....acho q nao é esse o problema....
a motriz verde e a motriz preta tbem tem sentidos de rosca diferentes.....nao tem como montar ela ao contrario....é o proprio sentido de giro q ja vem nela independente da jeito q se monta ela...
pelo ano da sua caravan tem q ser a motriz preta! vc pode tirar o cachimbo do pinhao e conferir a cor dela mesmo sem tirar o cambio...
o pinhao correto para o dif 2.73 é o bege com 18 dentes.
tenta fazer um teste em marcha ré.....da uma esticada em ré e veja se marca alguma coisa....se o ponteiro mexer é isso....
a motriz verde e a motriz preta tbem tem sentidos de rosca diferentes.....nao tem como montar ela ao contrario....é o proprio sentido de giro q ja vem nela independente da jeito q se monta ela...
pelo ano da sua caravan tem q ser a motriz preta! vc pode tirar o cachimbo do pinhao e conferir a cor dela mesmo sem tirar o cambio...
o pinhao correto para o dif 2.73 é o bege com 18 dentes.
tenta fazer um teste em marcha ré.....da uma esticada em ré e veja se marca alguma coisa....se o ponteiro mexer é isso....
Lucas Farah- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan 250S 1988
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/01/2018
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Hoje à(s) 18:42:22
por Lucas Farah
Marcos Adriano. Obrigado pela atenção. Vou ter que tirar o cambio de qualquer jeito. está vazando óleo de cambio pela moringa. Vou fazer o teste de andar de ré pra ver. Como o cambio está vazando óleo pela moringa, vou tirar o cambio de qualquer jeito. Posto o resultado aqui chefe. Obrigado
Hoje à(s) 18:42:22
por Lucas Farah
Marcos Adriano. Obrigado pela atenção. Vou ter que tirar o cambio de qualquer jeito. está vazando óleo de cambio pela moringa. Vou fazer o teste de andar de ré pra ver. Como o cambio está vazando óleo pela moringa, vou tirar o cambio de qualquer jeito. Posto o resultado aqui chefe. Obrigado
Marcos Adriano- Opaleiro
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Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
blz mano
é trampo simples mexer na motriz....problema maior é tirar e por o cambio....
bem chato....eu nao gosto.
é trampo simples mexer na motriz....problema maior é tirar e por o cambio....
bem chato....eu nao gosto.
Lucas Farah- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan 250S 1988
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/01/2018
Rapaz, e pra achar essa motriz da cor preta?! Difícil hein?!
Marcos Adriano- Opaleiro
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Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
no ml tem....eu tinha uma aqui parada usada....acabei dando ela pra um rapaz aqui do forum.....
ate hj nao sei se resolveu o problema dele
ate hj nao sei se resolveu o problema dele
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
vix maria nao assusta nao
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689175007-engrenagem-preta-cmbio-moderno-4-marchas-46-cilindros-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689175007-engrenagem-preta-cmbio-moderno-4-marchas-46-cilindros-_JM
Lucas Farah- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan 250S 1988
Cilindros : 6 cilindros
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Caramba, carinha hein?! Tenho um amigo preparador de Opala aqui em SP que me disse que tem uma caixa dessas engrenagens e tem bastante da preta. Vou ver com ele qual valor ele me faz. Mas se ele não tiver, vou acabar morrendo em uma dessas. VOU fazer a troca e posto o resultado aqui. Valeu pela força
adpachec- Opaleiro
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Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
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E o dono original do tópico?
Marcos Adriano- Opaleiro
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Lucas Farah escreveu:Caramba, carinha hein?! Tenho um amigo preparador de Opala aqui em SP que me disse que tem uma caixa dessas engrenagens e tem bastante da preta. Vou ver com ele qual valor ele me faz. Mas se ele não tiver, vou acabar morrendo em uma dessas. VOU fazer a troca e posto o resultado aqui. Valeu pela força
ele vai corar uns 50tao no maximo....se ele for seu amigo e tiver mesmo uma caixa vai te dar ela.....
Lucas Farah- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan 250S 1988
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/01/2018
Rapaziada, na questão da engrenagem motriz, busquei ontem na oficina do meu amigo e ele cobrou cinquentão. Agora vou tirar o cambio e já aproveitar pra revisar. Posto resposta aqui.
Obrigado a todos
Obrigado a todos
raivalorio- Opaleiro
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Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 24/12/2011
galera, vou aproveitar que desenterraram o tópico e tentar tirar uma duvida, meu opala era 4cil original e agora é 6, uso um dif. relação 2.73 e meu velocímetro marca a menos, o problema é que a única engrenagem que da certo é a do 4cil com 24 dentes, já testei com a de 21 dentes e a de 18 que seria a correta, porem o diâmetro da engrenagem é menor e parece não encostar na engrenagem motriz, alguém já teve esse problema e resolveu? de fazer funcionar o velocímetro nessa combinação, dif 2.73 e cambio varetado? alguma dica de pinhão de velocímetro de outro carro que possa dar certo?
Obrigado!
Obrigado!
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