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LipCamaro
Diplo87
Laercio Tomaz Jr
7 participantes
Gabaritar o agregado???
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº1
Gabaritar o agregado???
Salve galera li alguns tópicos aqui no fórum sobre o assunto mas como sou leigo fiquei com algumas duvidas, me disseram que vão fazer o serviço com o agregado montado no carro? existe algum problema nisso? fico pensado se o agregado trincar como vão ver todas as trincas e como vão fazer as soldas? pensei em pedir pra eles tirarem o agregado e desempenar no chão ate a medida de 92cm soldar as trincas ai voltar no carro o que acham? outra coisa tem como reforçar o agregado assim como e feito com as longarinas?
Diplo87- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2636
Idade : 51
Localização : Porto - Portugal
Data de inscrição : 05/10/2010
- Mensagem nº2
Re: Gabaritar o agregado???
Rapaz eu nunca vi fazer com ele no lugar e acho que nem tem como...
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 54
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº3
Re: Gabaritar o agregado???
Com certeza é feito fora, e tem que saber desempenar..
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 44
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº4
Re: Gabaritar o agregado???
O pior e feito com ele montado por incrível que pareça
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7456
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº5
Re: Gabaritar o agregado???
Laercio Tomaz Jr escreveu:O pior e feito com ele montado por incrível que pareça
Melhor fazer fora do carro. Se soldar trincas perto das buchas, vai derretê-las. Até porque ao colocar a travessa no chão é que se descobre o quanto cada torre de amortecedor fechou, já que elas podem não fechar por igual, exigindo abrir mais uma do que a outra.
E a medida certa não era 94cm?
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 44
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº6
Re: Gabaritar o agregado???
opala4cc escreveu:Laercio Tomaz Jr escreveu:O pior e feito com ele montado por incrível que pareça
Melhor fazer fora do carro. Se soldar trincas perto das buchas, vai derretê-las. Até porque ao colocar a travessa no chão é que se descobre o quanto cada torre de amortecedor fechou, já que elas podem não fechar por igual, exigindo abrir mais uma do que a outra.
E a medida certa não era 94cm?
tinha visto 92 cm mas tambem fiquei na duvida
GranTurismo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 105
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : 1981
Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/04/2015
- Mensagem nº7
Re: Gabaritar o agregado???
alguém sabe as medidas dos gabaritos da travessa e longarina modelo 81 4cil std?
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7456
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº8
Re: Gabaritar o agregado???
GranTurismo escreveu:alguém sabe as medidas dos gabaritos da travessa e longarina modelo 81 4cil std?
(2)
Alguém? Seria informação de EXTREMA utilidade ao fórum!
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15492
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº9
Re: Gabaritar o agregado???
opala4cc escreveu:GranTurismo escreveu:alguém sabe as medidas dos gabaritos da travessa e longarina modelo 81 4cil std?
(2)
Alguém? Seria informação de EXTREMA utilidade ao fórum!
Não tem alguma coisa aqui?
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t19824-gabaritar-quadro-de-suspensao-medida-correta
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
GranTurismo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 105
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : 1981
Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/04/2015
- Mensagem nº10
Re: Gabaritar o agregado???
Rubão6cc escreveu:
Não tem alguma coisa aqui?
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t19824-gabaritar-quadro-de-suspensao-medida-correta
não. ja revirei o forum e li tudo que tinha na busca por ''travessa'' ''agregado'' ''GABARITO''. nem pelo google se acha. afinal quem trabalha com isso não vende informação, vende o produto. mesmo assim uma hora vou perguntar pro pessoal da NVS as medidas, vai que eles tenham a bondade de me informar né ? kkkkk
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7456
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº11
Re: Gabaritar o agregado???
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
(2)
Alguém? Seria informação de EXTREMA utilidade ao fórum!
Não tem alguma coisa aqui?
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t19824-gabaritar-quadro-de-suspensao-medida-correta
Não tem. O cara que postou a foto do gabarito ficou de colocar as medidas e desapareceu. Rotina...
RHCESPECIAL1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 439
Localização : Sul de SC
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 4 cil. 3 marchas.
Data de inscrição : 26/08/2013
- Mensagem nº12
Re: Gabaritar o agregado???
GranTurismo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 105
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : 1981
Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/04/2015
- Mensagem nº13
Re: Gabaritar o agregado???
PQP !! me falaram que existia um manual com medidas para alinhamento. ta ai o bendito !! MUITO OBRIGADO ! tem mais material ?
é uma pena que o pessoal das antigas que devem ter mais informações ja abandonaram o forum. e que os modelos 80 em diante sejam mais dificeis de se conhecer e conseguir qualquer coisa pra eles, me parece muito mais facil o acesso aos modelos 70.
RHCESPECIAL1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 439
Localização : Sul de SC
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 4 cil. 3 marchas.
Data de inscrição : 26/08/2013
- Mensagem nº14
Re: Gabaritar o agregado???
GranTurismo escreveu:PQP !! me falaram que existia um manual com medidas para alinhamento. ta ai o bendito !! MUITO OBRIGADO ! tem mais material ?
é uma pena que o pessoal das antigas que devem ter mais informações ja abandonaram o forum. e que os modelos 80 em diante sejam mais dificeis de se conhecer e conseguir qualquer coisa pra eles, me parece muito mais facil o acesso aos modelos 70.
Sobre gabatiração o que tenho é isso. Sempre que vejo algo interessante eu salvo mesmo não precisando, as hospedagens de imagens sempre somem com o tempo.
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opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7456
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº15
Re: Gabaritar o agregado???
Em termos de gabarito, esse diagrama dá as medidas parciais. Infelizmente, ele não diz em definitivo qual a medida entre os furos do topo dos amortecedores e também não fornece bom embasamento para saber se o quadro (agregado) está levemente torcido.
GranTurismo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 105
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : 1981
Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/04/2015
- Mensagem nº16
Re: Gabaritar o agregado???
fiquei 5 horas revisando e interpretando o arquivo, fiz ampliação dos números pra garantir mais nitidez na impressão.
é um trabalho difícil mas sim, a informação ta ai, mas precisa de ferramentas, 2 trilhos de trem 100% planos e alinhados ajudariam muito nessa hora hehehe. tem as medidas de altura e cruzamento. com elas se sabe a torção.
745 e 287,5mm é a informação que vai me ajudar muito.
pra fazer um gabarito tem que usar as medidas 745 e 287,5 com 103 e 177
pelo oque eu entendi é isso. se tiver um engenheiro ai pra explicar melhor faz o favor de aparecer hehe
RHCESPECIAL1974 salvou a galera
agora, se essas medidas são totalmente diferentes dos modelos 1980... ai eu to f0d1d0
Download eterno pelo mega.co.nz
opala4cc escreveu:...não fornece bom embasamento para saber se o quadro (agregado) está levemente torcido.
é um trabalho difícil mas sim, a informação ta ai, mas precisa de ferramentas, 2 trilhos de trem 100% planos e alinhados ajudariam muito nessa hora hehehe. tem as medidas de altura e cruzamento. com elas se sabe a torção.
745 e 287,5mm é a informação que vai me ajudar muito.
pra fazer um gabarito tem que usar as medidas 745 e 287,5 com 103 e 177
pelo oque eu entendi é isso. se tiver um engenheiro ai pra explicar melhor faz o favor de aparecer hehe
RHCESPECIAL1974 salvou a galera
agora, se essas medidas são totalmente diferentes dos modelos 1980... ai eu to f0d1d0
Download eterno pelo mega.co.nz
GranTurismo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 105
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Modelo do carro : 1981
Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/04/2015
- Mensagem nº17
Re: Gabaritar o agregado???
consegue achar mais coisas na 'memória' ?
https://web.archive.org/web/*/opala
https://web.archive.org/web/2020*/http://opala.com/
com o archive nem tudo ta perdido, mas tem que ser quem viveu na epoca e conhece o labirinto dos confins da internet hehe
https://web.archive.org/web/*/opala
https://web.archive.org/web/2020*/http://opala.com/
com o archive nem tudo ta perdido, mas tem que ser quem viveu na epoca e conhece o labirinto dos confins da internet hehe
RHCESPECIAL1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 439
Localização : Sul de SC
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 4 cil. 3 marchas.
Data de inscrição : 26/08/2013
- Mensagem nº18
Re: Gabaritar o agregado???
GranTurismo escreveu:fiquei 5 horas revisando e interpretando o arquivo, fiz ampliação dos números pra garantir mais nitidez na impressão.opala4cc escreveu:...não fornece bom embasamento para saber se o quadro (agregado) está levemente torcido.
é um trabalho difícil mas sim, a informação ta ai, mas precisa de ferramentas, 2 trilhos de trem 100% planos e alinhados ajudariam muito nessa hora hehehe. tem as medidas de altura e cruzamento. com elas se sabe a torção.
745 e 287,5mm é a informação que vai me ajudar muito.
pra fazer um gabarito tem que usar as medidas 745 e 287,5 com 103 e 177
pelo oque eu entendi é isso. se tiver um engenheiro ai pra explicar melhor faz o favor de aparecer hehe
RHCESPECIAL1974 salvou a galera
agora, se essas medidas são totalmente diferentes dos modelos 1980... ai eu to f0d1d0
Download eterno pelo mega.co.nz
Isso mesmo, com o diagrama é possível verificar todas a medidas e muito além de somente as medidas do agregado em si, mas é preciso conferir com o carro.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7456
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Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº19
Re: Gabaritar o agregado???
GranTurismo escreveu:fiquei 5 horas revisando e interpretando o arquivo, fiz ampliação dos números pra garantir mais nitidez na impressão.opala4cc escreveu:...não fornece bom embasamento para saber se o quadro (agregado) está levemente torcido.
é um trabalho difícil mas sim, a informação ta ai, mas precisa de ferramentas, 2 trilhos de trem 100% planos e alinhados ajudariam muito nessa hora hehehe. tem as medidas de altura e cruzamento. com elas se sabe a torção.
745 e 287,5mm é a informação que vai me ajudar muito.
pra fazer um gabarito tem que usar as medidas 745 e 287,5 com 103 e 177
pelo oque eu entendi é isso. se tiver um engenheiro ai pra explicar melhor faz o favor de aparecer hehe
RHCESPECIAL1974 salvou a galera
agora, se essas medidas são totalmente diferentes dos modelos 1980... ai eu to f0d1d0
Download eterno pelo mega.co.nz
Não dá. E na verdade quem teria salvo a galera seria eu, pois fui eu quem digitalizou isso aí e mandou para o fórum a pedido de um preguiçoso que não queria fazer download do rapidgator (que foi onde eu upei o arquivo). Aí, o Richard fez o download do arquivo no rapidgator mandou para o googledrive e o tal preguiçoso baixou de lá e agradeceu ao Richard. Mas tudo bem, faz parte. O episódio mostrou que nem todas as pessoas tem o discernimento de reconhecer uma ajuda e precisam de tudo prontinho, senão, não querem. Mas o Richard contribuiu e agradeço a ele por ter postado na ocasião no googledrive e agora aqui no tópico.
Sobre o gabarito, nesse diagrama não dá a distância entre os furos do topo dos amortecedores. Você também precisa da medida de subtração entre 177 e 103, pois o gabarito precisa formar um QUADRILÁTERO. Eu duvido que este diagrama dê um gabarito confiável, a não ser que você coloque isso em um autocad 3d. Definitivamente não é recomendável partir deste desenho, pois foi feito para conferir longarinas e não o agregado.
O mais garantido e fácil de fazer seria ter um agregado novo em mãos (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1694775864-travessa-opala-4-cc-suspenso-dt-agregado-novo-original-gm-_JM#position=26&search_layout=grid&type=item&tracking_id=289830bc-7459-40dd-81ef-a3e898507c5f) e a partir dele construir o gabarito. Mas R$2.300,00 só para fazer o gabarito... eu tô fora!
Sobre a diferença entre o agregado até 1979 e o 1980 em diante, ela está nesse olhal onde vai a bucha do tirante sujeitador do braço inferior da suspensão dianteira:
Essa diferença existe porque a GMB mudou o formato da tal bucha. Até 1979 ela é composta de duas partes (uma encaixa pela frente e outra por trás do olhal, formando um sanduíche) e de 1980 em diante ela é inteira e entra sob pressão com o uso de um colocador/extrator que era fabricado pela Raven: https://www.casadomecanico.com.br/extrator-da-bucha-do-braco-tensor-da-suspensao-traseira-opala-diplomata-e-caravan-133180-raven-p3324/
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GranTurismo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 105
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Modelo do carro : 1981
Cilindros : 4
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- Mensagem nº20
Re: Gabaritar o agregado???
opala4cc escreveu:
Não dá. E na verdade quem teria salvo a galera seria eu, pois fui eu quem digitalizou isso aí e mandou para o fórum a pedido de um preguiçoso que não queria fazer download do rapidgator (que foi onde eu upei o arquivo). Aí, o Richard fez o download do arquivo no rapidgator mandou para o googledrive e o tal preguiçoso baixou de lá e agradeceu ao Richard. Mas tudo bem, faz parte. O episódio mostrou que nem todas as pessoas tem o discernimento de reconhecer uma ajuda e precisam de tudo prontinho, senão, não querem. Mas o Richard contribuiu e agradeço a ele por ter postado na ocasião no googledrive e agora aqui no tópico.
Sobre o gabarito, nesse diagrama não dá a distância entre os furos do topo dos amortecedores. Você também precisa da medida de subtração entre 177 e 103, pois o gabarito precisa formar um QUADRILÁTERO. Eu duvido que este diagrama dê um gabarito confiável, a não ser que você coloque isso em um autocad 3d. Definitivamente não é recomendável partir deste desenho, pois foi feito para conferir longarinas e não o agregado.
O mais garantido e fácil de fazer seria ter um agregado novo em mãos (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1694775864-travessa-opala-4-cc-suspenso-dt-agregado-novo-original-gm-_JM#position=26&search_layout=grid&type=item&tracking_id=289830bc-7459-40dd-81ef-a3e898507c5f) e a partir dele construir o gabarito. Mas R$2.300,00 só para fazer o gabarito... eu tô fora!
Sobre a diferença entre o agregado até 1979 e o 1980 em diante, ela está nesse olhal onde vai a bucha do tirante sujeitador do braço inferior da suspensão dianteira:
Essa diferença existe porque a GMB mudou o formato da tal bucha. Até 1979 ela é composta de duas partes (uma encaixa pela frente e outra por trás do olhal, formando um sanduíche) e de 1980 em diante ela é inteira e entra sob pressão com o uso de um colocador/extrator que era fabricado pela Raven: https://www.casadomecanico.com.br/extrator-da-bucha-do-braco-tensor-da-suspensao-traseira-opala-diplomata-e-caravan-133180-raven-p3324/
Eta prra kkk então a origem do arquivo é tu? Se tem mais ou a continuação posta também ou me ajuda a encontrar...
Bem, sobre o modelo 70 x 80 me refiro a medidas e formato da carroceria e longarinas. Não da travessa.
No ml apareceu o gabarito a venda por 2.000. Eu tbm acho complicado gastar isso tudo no negocio q vou usar apenas uma vez na vida pq aqui na minha região opala é escaço e ninguem faria esse trabalho ou ninguem quer. Mas com as medidas desse arquivo da pra criar o gabarito para medir as longarinas e ja é um norte para usar no agregado. Mesmo não sendo 100%. Note que no arquivo tem a variação de +/-1. E o tanto que ja pesquisei sobre o assunto é normal ter variação de pelo menos 3cm. A estrutura dos carros não são perfeitas nem de fabrica. A medidas das torres que é o mais simples tem aos montes por ai. É a 91,5 a 92 que tu se refere? Me importo mais é com a torção e desempenar uma de cada vez pq não fecha uniforme né.
Eu tava negociando um agregado simples com a NVS sp que faz um trabalho top. O preço é 1550 se nao me engano. Mas o frete ia me custar uns 3000. Ontem achei um site vendendo por 800 e o frete uns 1500 mas nao sei qual a qualidade e procedencia. Entao eu gostaria de ter um gabarito até pra medir a peça nova pra ver se ta certo antes de montar né.
Eu procuro pelo manual de serviço de 500 paginas tambem mas na verdade oq achei foi o catalogo de peças de 440 e faltando paginas. Quem tiver mais conteudo postem
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7456
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº21
Re: Gabaritar o agregado???
GranTurismo escreveu:opala4cc escreveu:
Não dá. E na verdade quem teria salvo a galera seria eu, pois fui eu quem digitalizou isso aí e mandou para o fórum a pedido de um preguiçoso que não queria fazer download do rapidgator (que foi onde eu upei o arquivo). Aí, o Richard fez o download do arquivo no rapidgator mandou para o googledrive e o tal preguiçoso baixou de lá e agradeceu ao Richard. Mas tudo bem, faz parte. O episódio mostrou que nem todas as pessoas tem o discernimento de reconhecer uma ajuda e precisam de tudo prontinho, senão, não querem. Mas o Richard contribuiu e agradeço a ele por ter postado na ocasião no googledrive e agora aqui no tópico.
Sobre o gabarito, nesse diagrama não dá a distância entre os furos do topo dos amortecedores. Você também precisa da medida de subtração entre 177 e 103, pois o gabarito precisa formar um QUADRILÁTERO. Eu duvido que este diagrama dê um gabarito confiável, a não ser que você coloque isso em um autocad 3d. Definitivamente não é recomendável partir deste desenho, pois foi feito para conferir longarinas e não o agregado.
O mais garantido e fácil de fazer seria ter um agregado novo em mãos (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1694775864-travessa-opala-4-cc-suspenso-dt-agregado-novo-original-gm-_JM#position=26&search_layout=grid&type=item&tracking_id=289830bc-7459-40dd-81ef-a3e898507c5f) e a partir dele construir o gabarito. Mas R$2.300,00 só para fazer o gabarito... eu tô fora!
Sobre a diferença entre o agregado até 1979 e o 1980 em diante, ela está nesse olhal onde vai a bucha do tirante sujeitador do braço inferior da suspensão dianteira:
Essa diferença existe porque a GMB mudou o formato da tal bucha. Até 1979 ela é composta de duas partes (uma encaixa pela frente e outra por trás do olhal, formando um sanduíche) e de 1980 em diante ela é inteira e entra sob pressão com o uso de um colocador/extrator que era fabricado pela Raven: https://www.casadomecanico.com.br/extrator-da-bucha-do-braco-tensor-da-suspensao-traseira-opala-diplomata-e-caravan-133180-raven-p3324/
Eta prra kkk então a origem do arquivo é tu? Se tem mais ou a continuação posta também ou me ajuda a encontrar...
Bem, sobre o modelo 70 x 80 me refiro a medidas e formato da carroceria e longarinas. Não da travessa.
No ml apareceu o gabarito a venda por 2.000. Eu tbm acho complicado gastar isso tudo no negocio q vou usar apenas uma vez na vida pq aqui na minha região opala é escaço e ninguem faria esse trabalho ou ninguem quer. Mas com as medidas desse arquivo da pra criar o gabarito para medir as longarinas e ja é um norte para usar no agregado. Mesmo não sendo 100%. Note que no arquivo tem a variação de +/-1. E o tanto que ja pesquisei sobre o assunto é normal ter variação de pelo menos 3cm. A estrutura dos carros não são perfeitas nem de fabrica. A medidas das torres que é o mais simples tem aos montes por ai. É a 91,5 a 92 que tu se refere? Me importo mais é com a torção e desempenar uma de cada vez pq não fecha uniforme né.
Eu tava negociando um agregado simples com a NVS sp que faz um trabalho top. O preço é 1550 se nao me engano. Mas o frete ia me custar uns 3000. Ontem achei um site vendendo por 800 e o frete uns 1500 mas nao sei qual a qualidade e procedencia. Entao eu gostaria de ter um gabarito até pra medir a peça nova pra ver se ta certo antes de montar né.
Eu procuro pelo manual de serviço de 500 paginas tambem mas na verdade oq achei foi o catalogo de peças de 440 e faltando paginas. Quem tiver mais conteudo postem
Infelizmente, sobre as medidas de conferência isso é tudo que eu tenho, já que a GMB parece ter suprimido dos manuais de reparação tal informação lá pelos idos de 1973 ou 1974. Uns 4 anos atrás tinha esses agregados novos pra vender no ML por uns 800 reais. Quase comprei. Que arrependimento. Mais uns anos atrás, apareceu um membro aqui no fórum que comprou de uma concessionária um gabarito desses feito pela própria GMB, pois a concessionária estava se desfazendo das tranqueiras. O cara postou fotos da peça e ficou de passar as medidas mas se me lembro bem, ele desapareceu (para variar).
Se você usar as medidas do desenho para focar no acerto das longarinas para então ter uma ideia do acerto do agregado, aí sim. Mas a variação "+/-1" é MILÍMETROS. Logo, uma variação de pelo menos 3cm é impossível tanto para o agregado quanto para as longarinas. E sim, a medida a que me referia que faltaria é a medida entre as torres. Já li aqui no fórum "91cm", "92cm", "92,5cm", "94cm"... Claro que os calços de compensação (cambagem) - quando sobrepostos - podem compensar isso, mas existe um limite e por causa dessas divergências eu não sei qual é. Abrir o agregado para 92 ou para 94 cm pode significar mais ou menos rachaduras a serem fechadas por causa do processo de alinhamento do agregado. Quanto menos solda precisar, melhor!
Exato, o agregado pode não fechar uniforme! Mas a torção do quadro pode deixar um olhal mais baixo do que o outro também. Isso, se não for corrigido, afeta o cáster.
Eu entendo você e penso igual. Tem que conferir as medidas na hora que o agregado chega. Depois que você pintou a peça, instalou as buchas, montou o agregado no carro, levou para o geometrista que colocou em cima da rampa de alinhamento e o cara diz "esse carro não tá dando geometria"... aí fudeu. O mecânico vai cobrar tudo de novo, quem vendeu vai dizer que está perfeito e você fica com um abacaxi para descascar.
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GranTurismo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 105
Localização : Rio Grande do Sul
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Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/04/2015
- Mensagem nº22
Re: Gabaritar o agregado???
Nós aqui do RS tamo lascado. Pra comprar peça paga uma fortuna de icms kkk. Um coitado amigo meu ta com um 74 completamente desmontado em uma plataforma. Vou conferir essas medidas nele. Claro que ta todo torto mas ja vai dar uma ideia kkkk
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-975705686-gabarito-para-alinhar-longarina-de-opala-caravan-_JM
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- Mensagem nº23
Re: Gabaritar o agregado???
GranTurismo escreveu:Nós aqui do RS tamo lascado. Pra comprar peça paga uma fortuna de icms kkk. Um coitado amigo meu ta com um 74 completamente desmontado em uma plataforma. Vou conferir essas medidas nele. Claro que ta todo torto mas ja vai dar uma ideia kkkk
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-975705686-gabarito-para-alinhar-longarina-de-opala-caravan-_JM
Verdade! É o preço do tarifaço que há anos assola o Estado.
Interessante esse gabarito. Não sei se é original da GMB. Na verdade, estes gabaritos (tanto de longarina quanto de agregado) eram para simples AFERIÇÃO/CONEFERÊNCIA, já que a GMB definitivamente não recomendava e não aprovava reparos tanto nas longarinas quanto no agregado. Isso significava que nenhuma concessionária estava autorizada a desentortar longarinas ou agregado. A GMB mandava colocar longarina nova e/ou agregado novo. Claro que eu não duvido que algumas concessionárias fizessem assim mesmo o serviço "por baixo dos panos", kkkkk!!!!
Além disso, uma colisão que entortasse pelo menos uma longarina, exigia conferência/aferição também do agregado, que poderia ficar torcido. Acredito que era procedimento obrigatório nas concessionárias sempre que o agregado fosse conferido/aferido no gabarito, aferir/conferir também o alinhamento das longarinas.
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- Mensagem nº24
Re: Gabaritar o agregado???
opala4cc escreveu:GranTurismo escreveu:fiquei 5 horas revisando e interpretando o arquivo, fiz ampliação dos números pra garantir mais nitidez na impressão.
é um trabalho difícil mas sim, a informação ta ai, mas precisa de ferramentas, 2 trilhos de trem 100% planos e alinhados ajudariam muito nessa hora hehehe. tem as medidas de altura e cruzamento. com elas se sabe a torção.
745 e 287,5mm é a informação que vai me ajudar muito.
pra fazer um gabarito tem que usar as medidas 745 e 287,5 com 103 e 177
pelo oque eu entendi é isso. se tiver um engenheiro ai pra explicar melhor faz o favor de aparecer hehe
RHCESPECIAL1974 salvou a galera
agora, se essas medidas são totalmente diferentes dos modelos 1980... ai eu to f0d1d0
Download eterno pelo mega.co.nz
Não dá. E na verdade quem teria salvo a galera seria eu, pois fui eu quem digitalizou isso aí e mandou para o fórum a pedido de um preguiçoso que não queria fazer download do rapidgator (que foi onde eu upei o arquivo). Aí, o Richard fez o download do arquivo no rapidgator mandou para o googledrive e o tal preguiçoso baixou de lá e agradeceu ao Richard. Mas tudo bem, faz parte. O episódio mostrou que nem todas as pessoas tem o discernimento de reconhecer uma ajuda e precisam de tudo prontinho, senão, não querem. Mas o Richard contribuiu e agradeço a ele por ter postado na ocasião no googledrive e agora aqui no tópico.
Sobre o gabarito, nesse diagrama não dá a distância entre os furos do topo dos amortecedores. Você também precisa da medida de subtração entre 177 e 103, pois o gabarito precisa formar um QUADRILÁTERO. Eu duvido que este diagrama dê um gabarito confiável, a não ser que você coloque isso em um autocad 3d. Definitivamente não é recomendável partir deste desenho, pois foi feito para conferir longarinas e não o agregado.
O mais garantido e fácil de fazer seria ter um agregado novo em mãos (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1694775864-travessa-opala-4-cc-suspenso-dt-agregado-novo-original-gm-_JM#position=26&search_layout=grid&type=item&tracking_id=289830bc-7459-40dd-81ef-a3e898507c5f) e a partir dele construir o gabarito. Mas R$2.300,00 só para fazer o gabarito... eu tô fora!
Sobre a diferença entre o agregado até 1979 e o 1980 em diante, ela está nesse olhal onde vai a bucha do tirante sujeitador do braço inferior da suspensão dianteira:
Essa diferença existe porque a GMB mudou o formato da tal bucha. Até 1979 ela é composta de duas partes (uma encaixa pela frente e outra por trás do olhal, formando um sanduíche) e de 1980 em diante ela é inteira e entra sob pressão com o uso de um colocador/extrator que era fabricado pela Raven: https://www.casadomecanico.com.br/extrator-da-bucha-do-braco-tensor-da-suspensao-traseira-opala-diplomata-e-caravan-133180-raven-p3324/
Bem, quem postou aqui nesse tópico fui eu, então você deve estar pensando que sou esse Richard, posso te garantir que não sou, a não ser que minha mãe tenha mentido para nesses últimos 40 anos.
Fui até conferir minhas mensagens e realmente foi de um tópico que você criou que eu baixei a imagem, até elogiei sua iniciativa, e como eu disse tinha essa imagem salva há bastente tempo e nem lembrava de onde veio, só não entendo a ira, aparentemente por eu ter postado a imagem.
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- Mensagem nº25
Re: Gabaritar o agregado???
RHCESPECIAL1974 escreveu:opala4cc escreveu:
Não dá. E na verdade quem teria salvo a galera seria eu, pois fui eu quem digitalizou isso aí e mandou para o fórum a pedido de um preguiçoso que não queria fazer download do rapidgator (que foi onde eu upei o arquivo). Aí, o Richard fez o download do arquivo no rapidgator mandou para o googledrive e o tal preguiçoso baixou de lá e agradeceu ao Richard. Mas tudo bem, faz parte. O episódio mostrou que nem todas as pessoas tem o discernimento de reconhecer uma ajuda e precisam de tudo prontinho, senão, não querem. Mas o Richard contribuiu e agradeço a ele por ter postado na ocasião no googledrive e agora aqui no tópico.
Sobre o gabarito, nesse diagrama não dá a distância entre os furos do topo dos amortecedores. Você também precisa da medida de subtração entre 177 e 103, pois o gabarito precisa formar um QUADRILÁTERO. Eu duvido que este diagrama dê um gabarito confiável, a não ser que você coloque isso em um autocad 3d. Definitivamente não é recomendável partir deste desenho, pois foi feito para conferir longarinas e não o agregado.
O mais garantido e fácil de fazer seria ter um agregado novo em mãos (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1694775864-travessa-opala-4-cc-suspenso-dt-agregado-novo-original-gm-_JM#position=26&search_layout=grid&type=item&tracking_id=289830bc-7459-40dd-81ef-a3e898507c5f) e a partir dele construir o gabarito. Mas R$2.300,00 só para fazer o gabarito... eu tô fora!
Sobre a diferença entre o agregado até 1979 e o 1980 em diante, ela está nesse olhal onde vai a bucha do tirante sujeitador do braço inferior da suspensão dianteira:
Essa diferença existe porque a GMB mudou o formato da tal bucha. Até 1979 ela é composta de duas partes (uma encaixa pela frente e outra por trás do olhal, formando um sanduíche) e de 1980 em diante ela é inteira e entra sob pressão com o uso de um colocador/extrator que era fabricado pela Raven: https://www.casadomecanico.com.br/extrator-da-bucha-do-braco-tensor-da-suspensao-traseira-opala-diplomata-e-caravan-133180-raven-p3324/
Bem, quem postou aqui nesse tópico fui eu, então você deve estar pensando que sou esse Richard, posso te garantir que não sou, a não ser que minha mãe tenha mentido para nesses últimos 40 anos.
Fui até conferir minhas mensagens e realmente foi de um tópico que você criou que eu baixei a imagem, até elogiei sua iniciativa, e como eu disse tinha essa imagem salva há bastente tempo e nem lembrava de onde veio, só não entendo a ira, aparentemente por eu ter postado a imagem.
Meu amigo... você precisa melhorar a sua interpretação de texto. Melhor você ler de novo o que postei. Ou será que eu deveria melhorar minha redação? Particularmente, eu sempre reviso o texto antes de clicar em "enviar", me esforçando para ser claro e conciso. Mas... vai que eu escrevi algo dúbio. Volta e meia passa algum erro de ortografia, de pontuação, de digitação, etc.
Abraço.
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- Mensagem nº26
Re: Gabaritar o agregado???
Agora fiquei curioso pra saber quem é o tal Richard
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