Como muitos sabem, para aqueles que decidiram se aventurar com Carburadores Quadrijet Holley 600 CFM, com segundo estagio a vácuo, existe a historia que o motor do opala nao "puxa" ou nao abre tudo o que deveria, por o motor nao gerar vacuo suficiente, visto o tamanho do carburador.
Bom para aqueles que como eu, embarcaram neste barco, existe algumas alternativas, e neste tópico vou explicar e tentar ajudar aqueles que entraram nesse barco como eu. As alternativas seriam:
*Vender seu carburador e comprar um Holley de segundo estagio mecanico;
*Transformar o segundo estagio mecanico (nao recomendo muito, nesse caso melhor partir para a 1 opcao);
*Comprar uma capsula ajustavel da quick fuel, que eu acho que é ate melhor, mas a titulo de teste(nao sabia se ia funcionar) eu parti pro mais barato, que é a proxima opcao;
https://www.summitracing.com/int/parts/qft-63-1/overview/
*Comprar um kit de molas da summit racing de ajuste do segundo estagio
https://www.summitracing.com/int/parts/hly-20-13
No meu caso, o carro estava parado a quase 2 semanas, então aproveitei para tirar meu carburador fora para limpar, mas é perfeitamente possivel fazer isso no lugar.
As molas
A mola do meio é a original que vem com o carburador
O carburador
Remova os parafusos que prendem a capsula
Sera necessário remover o afogador, caso o seu carburador possua um.
Remova os parafusos da parte de cima da capsula
Pronto, agora voce tem acesso a mola que faz a abertura do segundo estagio. Para remover e encaixar ela, basta girar ela em volta do ressalto que ela fica presa.
Muita atencao ao fechar a capusla, pois se a vedação dela ficar errada, nao ira gerar vacuo, e nao ira funcionar o segundo estagio.
Bom, se voce ver que seu segundo estagio abre o correto porem falta forca, voce pode aumentar o "GICLE" dele. Para isso faça o seguinte,
Remova a cuba do lado do segundo estagio, e remova o plate do segundo estagio.
Repare que no plate, na parte debaixo dele, existem 2 furos.
Esses 2 furos sao os "gigles" dele. Voce pode tentar aumentar aos poucos, cuidado pois nao tem volta se aumentar muito. Vi no forum alguns dizendo para encher de estanho e furar de novo caso abrir muito o furo, mas nao sei se funciona, nao cheguei a precisar fazer isso.
Agora vem a parte polemica. Ao contrario do que muitos alegam, isso funcionou e perfeitamente no meu carro.
O meu parametro foi, ir para a mola mais "leve" que a holley diz ser, e ir endurecendo a mola, ate achar o meio termo. Para minha surpresa, ao usar as 2 primeiras molas (branca e roxa) o carro teve um buraco na aceleração, e dos grandes, abriu muito alem da conta, e como nao tem injetor de aceleração rapida, ocasionou nesse buraco.
A regulagem perfeita foi com a mola laranja, onde abriu 100% do segundo estagio e sem nenhum buraco. Tambem eu fiz a abertura dos furos do plate como disse acima.
Antes que alguem me pergunte como eu sei que abriu 100% do segundo estagio, a dica esta no proprio canal da Holley no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=4xOiJQj6CSU
Aos 4:00 explica como se faz o teste. Use um clips na haste e ande com o carro, depois veja em que lugar esta o clips para saber se abriu tudo ou nao. A mola original estava abrindo cerca de 50-60% do 2 estagio.
Espero que ajude quem precisar. Proximo passo vai ser por no dinamômetro para ver se teve ganho em CV's.
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