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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Opala fervendo com radiador novo Empty Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por engemerson Qua 13 Dez - 18:05:56

    Ola meus caros!
    Tenho um opala 6cc 1972.
    Instalei um radiador novo em alumínio da real radiadores em janeiro.
    O carro ficou top a temperatura não passava do início do verde.
    Recentemente o opala está chegando no vermelho mesmo na estrada.
    Já troquei o fluido, limpei o radiador. E continua esquentando.
    O meu motor tem comando 268 e cabeçote taxado.
    Segue a foto pra vocês verem a temperatura.Opala fervendo com radiador novo Img_2013
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por jeanbuzzello Qui 14 Dez - 6:46:55

    Esta com valvula termostatica? Se estiver com a valvula tem a remota possibilidade de estar travada em uma posição meio fechada?

    Depois de uma retifica de cabeçote do meu opala ele começou a esquentar demais devido a estar taxado. A solução que encontraram foi colocar as comeias do radiador de caminhão. Funcionou bem, nunca mais tive problemas de aquecimento, mas nao acho que seja a melhor solução
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por engemerson Qui 14 Dez - 6:51:20

    Ola meu amigo tudo bem?
    Está sem a válvula termostática, o que achei estranho é que nos primeiros meses do radiador novo a temperatura não chegava no meio do verde.
    Eu comprei uma ventoinha auxiliar vou colocar na frente do radiador pra dar uma segurada.
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por FabioM Qui 14 Dez - 7:23:49

    Cara, pode ser alguma coisa elétrica. Faz o teste e vê se não é o sensor e/ou fiação.

    As vezes é só algum b.o na elétrica que faz o ponteiro subir mais.
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por adpachec Qui 14 Dez - 8:04:57

    engemerson escreveu:Ola meus caros!
    Tenho um opala 6cc 1972.
    Instalei um radiador novo em alumínio da real radiadores em janeiro.
    O carro ficou top a temperatura não passava do início do verde.
    Recentemente o opala está chegando no vermelho mesmo na estrada.
    Já troquei o fluido, limpei o radiador. E continua esquentando.
    O meu motor tem comando 268 e cabeçote taxado.
    Segue a foto pra vocês verem a temperatura.Opala fervendo com radiador novo Img_2013
    Opala fervendo com radiador novo Img_2013
    Opala fervendo com radiador novo Img_2013



    Olá.

    Pelas fotos ele (marcador) não está no vermelho e sim a 3/4 do verde.
    E a temperatura externa tem influência, e recentemente está fazendo calor pra kct.

    E mistura pobre de combustível também faz esquentar.

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    Mensagem por Douglas Vaciliev Sex 15 Dez - 13:26:37

    Para tirar duvidas, instale um marcador a mercúrio, deixe nem que for escondido em baixo do painel.
    E coloque a válvula termostática.

    jeanbuzzello gosta desta mensagem

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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por engemerson Sex 15 Dez - 16:40:29

    Vou instalar amanhã uma ventoinha auxiliar, se resolver o problema eu aviso aqui!
    Observação: alguns me indicam usar a válvula termostática, eu não teste com ela pra ver se a temperatura se equilibra
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por Rubão6cc Sex 15 Dez - 21:20:13

    engemerson escreveu:Vou instalar amanhã uma ventoinha auxiliar, se resolver o problema eu aviso aqui!
    Observação: alguns me indicam usar a válvula termostática, eu não teste com ela pra ver se a temperatura se equilibra

    Eu não instalaria ventoinha auxiliar...isso é o mesmo que varrer a sujeira e esconder debaixo do tapete. Você precisa descobrir a real causa do problema. Originalmente o carro não tem ventoinha auxiliar e funciona perfeitamente.


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    Mensagem por sezil Sáb 16 Dez - 10:04:39

    Eu nao usava valvula termostatica no meu opala mas depois que passei a usar ficou bem melhor o funcionamento, na minha opiniao vc deveria usar!
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    Mensagem por engemerson Sáb 16 Dez - 19:53:53

    Boa noite! Hoje foi um dia oportuno e instalei primeiramente a válvula termostática.
    Hoje dia ensolarado batendo 38 graus foi um excelente dia para testar.
    Eu fiz a instalação da ventoinha auxiliar, mas deixei como opção manual ou seja vou utilizar a ventoinha em caso necessário.
    Vamos aos resultados.
    Rodei simulando trânsito, anda e para, subida etc. A temperatura chegou até a metade, como parâmetro chegou no meio da letra M do "temp".
    Foi então que acionei a ventoinha auxiliar, e a temperatura desceu até a metade da letra E.
    Como estava muito calor eu desisti de continuar os testes.
    Uma coisa que reparei é sujeira interna do radiador, o próximo passo que irei fazer é enviar para manutenção o radiador. Visto que o mesmo é de alumínio da real radiadores.
    Amanhã vou fazer um novo teste com o opala e aviso vocês. Veja a foto de como ficou a ventoinha.Opala fervendo com radiador novo Screen11
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por educharger Seg 18 Dez - 6:15:26

    Consegue uma foto do radiador?
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por Lumbra Seg 18 Dez - 16:56:11

    Aquela perguntinha que ninguem pergunta por achar muito obvio:
    Tá usando agua de torneira, ou agua destilada com aditivo, e em qual proporção? Nivel baixou, tem completado com qual? Opala fervendo com radiador novo 694540
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por engemerson Seg 18 Dez - 17:13:55

    Lumbra escreveu:Aquela perguntinha que ninguem pergunta por achar muito obvio:
    Tá usando agua de torneira, ou agua destilada com aditivo, e em qual proporção? Nivel baixou, tem completado com qual? Opala fervendo com radiador novo 694540
    Ola amigo! O radiador é novo menos de 1 ano, troco o fluido a cada 6 meses, utilizo o já pronto para uso.
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    Mensagem por engemerson Seg 18 Dez - 19:34:48

    educharger escreveu:Consegue uma foto do radiador?
    Opala fervendo com radiador novo Img_2017
    Opala fervendo com radiador novo Img_2019
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    Mensagem por engemerson Seg 18 Dez - 19:37:51

    Pessoal fiz o teste neste domingo! Dia com muito sol e calor, a ventoinha elétrica cumpriu sua função enviar mais fluxo de ar para o radiador em momentos de trânsito, com isso a temperatura não passou do meio linha do E e M do temp.
    O que vou fazer é comprar outra válvula termostática para gasolina 75°C e fazer três furos de 1mm para que caso trave fechada continue o fluxo
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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 18 Dez - 21:10:41

    Como um colega já mencionou, eu tbm acho que pode ser temperatura externa influenciando na troca de calor.
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    Mensagem por adpachec Ter 19 Dez - 8:14:10

    engemerson escreveu:Pessoal fiz o teste neste domingo! Dia com muito sol e calor, a ventoinha elétrica cumpriu sua função enviar mais fluxo de ar para o radiador em momentos de trânsito, com isso a temperatura não passou do meio linha do E e M do temp.
    O que vou fazer é comprar outra válvula termostática para gasolina 75°C e fazer três furos de 1mm para que caso trave fechada continue o fluxo


    SE VAI ENCHER DE FUROS a termostática então deixe sem.
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    Mensagem por engemerson Ter 19 Dez - 8:18:46

    Marcos Marcos escreveu:Como um colega já mencionou, eu tbm acho que pode ser temperatura externa influenciando na troca de calor.

    Exatamente amigo só a ventoinha original não dá conta ainda mais no trânsito.
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    Mensagem por engemerson Ter 19 Dez - 8:20:58

    adpachec escreveu:
    engemerson escreveu:Pessoal fiz o teste neste domingo! Dia com muito sol e calor, a ventoinha elétrica cumpriu sua função enviar mais fluxo de ar para o radiador em momentos de trânsito, com isso a temperatura não passou do meio linha do E e M do temp.
    O que vou fazer é comprar outra válvula termostática para gasolina 75°C e fazer três furos de 1mm para que caso trave fechada continue o fluxo


    SE VAI ENCHER DE FUROS a termostática então deixe sem.

    Não encher de furos apenas 1 ou 3 para segurança caso a mesma venha travar fechada.
    A válvula eu vou começar a trocar a cada 6 meses para não ter este tipo de problema com travamentos.
    Estou estudando a melhor forma de ter um bom controle da temperatura do radiador em dias com calor excessivo
    adpachec
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por adpachec Ter 19 Dez - 10:23:17

    engemerson escreveu:
    adpachec escreveu:


    SE VAI ENCHER DE FUROS a termostática então deixe sem.

    Não encher de furos apenas 1 ou 3 para segurança caso a mesma venha travar fechada.
    A válvula eu vou começar a trocar a cada 6 meses para não ter este tipo de problema com travamentos.
    Estou estudando a melhor forma de ter um bom controle da temperatura do radiador em dias com calor excessivo



    PARANÓIA o nome disto.

    Andei por ANOS com a MESMA termostática, nunca TRAVOU somente chegou ao fim da vida útil.

    BASTA CUIDAR.

    PUT@ medo do carro ferver, o ponteiro passou do meio bate o desespero, e na maioria das vezes a culpa é do motorista que não sabe encher o radiador e anda só em marcha pesada.
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    Mensagem por engemerson Ter 19 Dez - 10:37:10

    adpachec escreveu:
    engemerson escreveu:

    Não encher de furos apenas 1 ou 3 para segurança caso a mesma venha travar fechada.
    A válvula eu vou começar a trocar a cada 6 meses para não ter este tipo de problema com travamentos.
    Estou estudando a melhor forma de ter um bom controle da temperatura do radiador em dias com calor excessivo



    PARANÓIA o nome disto.

    Andei por ANOS com a MESMA termostática, nunca TRAVOU somente chegou ao fim da vida útil.

    BASTA CUIDAR.

    PUT@ medo do carro ferver, o ponteiro passou do meio bate o desespero, e na maioria das vezes a culpa é do motorista que não sabe encher o radiador e anda só em marcha pesada.

    Ola meu caro.

    Cada um faz o que acha que tem que fazer.
    adpachec
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por adpachec Ter 19 Dez - 12:01:41

    engemerson escreveu:
    adpachec escreveu:



    PARANÓIA o nome disto.

    Andei por ANOS com a MESMA termostática, nunca TRAVOU somente chegou ao fim da vida útil.

    BASTA CUIDAR.

    PUT@ medo do carro ferver, o ponteiro passou do meio bate o desespero, e na maioria das vezes a culpa é do motorista que não sabe encher o radiador e anda só em marcha pesada.

    Ola meu caro.

    Cada um faz o que acha que tem que fazer.


    Dê uma OLHADA no manual para por fim a paranóia.

    Como escreveram acima sequer fez menção de como enche o radiador.
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por engemerson Ter 19 Dez - 12:07:49

    adpachec escreveu:
    engemerson escreveu:

    Ola meu caro.

    Cada um faz o que acha que tem que fazer.


    Dê uma OLHADA no manual para por fim a paranóia.

    Como escreveram acima sequer fez menção de como enche o radiador.

    Não há paranóia meu caro, já está tudo certo.
    Agora estou testando o carro pra finalizar os acertos.
    Obrigado pela ajuda 🙏
    acezario
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    Opala fervendo com radiador novo Empty Re: Opala fervendo com radiador novo

    Mensagem por acezario Ter 19 Dez - 12:56:39

    engemerson escreveu:Uma coisa que reparei é sujeira interna do radiador, o próximo passo que irei fazer é enviar para manutenção o radiador. Visto que o mesmo é de alumínio da real radiadores.

    Boa tarde engemerson!

    Me chamou a atenção esse ponto. 

    Se o radiador é novo, que você colocou no começo do ano, não era para estar sujo...

    Focando só nesse ponto, pode ser o fluído errado.

    Opala tem bloco de ferro... e seu maior veneno é a água de torneira por conta da carga mineral. Já vi o pessoal colocar água de torneira e adicionar o “aditivo rosa” ou mesmo o óleo solúvel... não pode! Tem que ser água desminaralizada com aditivo ou óleo solúvel... ou compre pronto e seja feliz! 

    O bom fluído não deixa formar a sujeira nas galerias de água do motor ou mesmo nas colmeias do radiador, além de “lubrificar” a válvula termostática. Posso falar com propriedade que após 2 anos, se o fluido é de verdade, ele vai estar limpo e a válvula termostática brilhando e funcionado.

    Isso tudo ai em cima pressupondo que a sujeira que você descreve parece uma barro, que na verdade é o óxido de ferro(ferrugem)! Agora se ela é preta, está oleosa ou mesmo com consistência de caramelo.... ai vc tem um problema bem mais grave....

    Alguém vai falar que sempre usou água de mangueira e nunca teve problema... mas depois que fez a limpeza, ou passou a usar o aditivo, apareceram vazamentos... aquela história triste de que o furo sempre esteve lá tampado pelo “barro”... que não se meche com isso...

    Fique atento para usar aditivos específicos para o motor de ferro.

    Valeu!
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    Mensagem por engemerson Ter 19 Dez - 13:18:45

    acezario escreveu:
    engemerson escreveu:Uma coisa que reparei é sujeira interna do radiador, o próximo passo que irei fazer é enviar para manutenção o radiador. Visto que o mesmo é de alumínio da real radiadores.

    Boa tarde engemerson!

    Me chamou a atenção esse ponto. 

    Se o radiador é novo, que você colocou no começo do ano, não era para estar sujo...

    Focando só nesse ponto, pode ser o fluído errado.

    Opala tem bloco de ferro... e seu maior veneno é a água de torneira por conta da carga mineral. Já vi o pessoal colocar água de torneira e adicionar o “aditivo rosa” ou mesmo o óleo solúvel... não pode! Tem que ser água desminaralizada com aditivo ou óleo solúvel... ou compre pronto e seja feliz! 

    O bom fluído não deixa formar a sujeira nas galerias de água do motor ou mesmo nas colmeias do radiador, além de “lubrificar” a válvula termostática. Posso falar com propriedade que após 2 anos, se o fluido é de verdade, ele vai estar limpo e a válvula termostática brilhando e funcionado.

    Isso tudo ai em cima pressupondo que a sujeira que você descreve parece uma barro, que na verdade é o óxido de ferro(ferrugem)! Agora se ela é preta, está oleosa ou mesmo com consistência de caramelo.... ai vc tem um problema bem mais grave....

    Alguém vai falar que sempre usou água de mangueira e nunca teve problema... mas depois que fez a limpeza, ou passou a usar o aditivo, apareceram vazamentos... aquela história triste de que o furo sempre esteve lá tampado pelo “barro”... que não se meche com isso...

    Fique atento para usar aditivos específicos para o motor de ferro.

    Valeu!

    Desde que comprei o carro, sempre fui cuidadoso com essa parte, eu utilizo a água para radiador já pronto para uso aquele galão de 5 litros.
    Referente a sujeira no radiador, tem um ponto que é este que você mencionou, estilhaços de ferrugem. Outra sujeira encontrada foi ao olhar internamente as colmeias do radiador existe uma sujeira grudada, na qual eu consegui tirar um pedaço pra verificar e a sujeira é dura e branca, a grosso modo parece arroz cru triturado.
    Eu pensei que fosse estilhaços do rotor da bomba d'água mas a mesma está funcionando.
    Eu vou procurar andar mais com o carro e daqui 3 meses tirar o radiador para verificar.
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    Mensagem por opala4cc Qua 20 Dez - 6:22:10

    engemerson escreveu:
    acezario escreveu:

    Boa tarde engemerson!

    Me chamou a atenção esse ponto. 

    Se o radiador é novo, que você colocou no começo do ano, não era para estar sujo...

    Focando só nesse ponto, pode ser o fluído errado.

    Opala tem bloco de ferro... e seu maior veneno é a água de torneira por conta da carga mineral. Já vi o pessoal colocar água de torneira e adicionar o “aditivo rosa” ou mesmo o óleo solúvel... não pode! Tem que ser água desminaralizada com aditivo ou óleo solúvel... ou compre pronto e seja feliz! 

    O bom fluído não deixa formar a sujeira nas galerias de água do motor ou mesmo nas colmeias do radiador, além de “lubrificar” a válvula termostática. Posso falar com propriedade que após 2 anos, se o fluido é de verdade, ele vai estar limpo e a válvula termostática brilhando e funcionado.

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    Valeu!

    Desde que comprei o carro, sempre fui cuidadoso com essa parte, eu utilizo a água para radiador já pronto para uso aquele galão de 5 litros.
    Referente a sujeira no radiador, tem um ponto que é este que você mencionou, estilhaços de ferrugem. Outra sujeira encontrada foi ao olhar internamente as colmeias do radiador existe uma sujeira grudada, na qual eu consegui tirar um pedaço pra verificar e a sujeira é dura e branca, a grosso modo parece arroz cru triturado.
    Eu pensei que fosse estilhaços do rotor da bomba d'água mas a mesma está funcionando.
    Eu vou procurar andar mais com o carro e daqui 3 meses tirar o radiador para verificar.

    Tem uma foto dessa gororoba branca que parece arroz cru triturado?

    P.S.: o fluido de radiador não lubrifica a válvula termostática, mas sim, o rolamento da bomba d'água.
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    Mensagem por engemerson Qua 20 Dez - 6:37:18

    Ola meu caro,
    Vou tentar tirar a foto e posto aqui
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    Mensagem por engemerson Qui 4 Jan - 11:51:31

    Demorei mas voltei! Primeiramente feliz ano novo a todos.
    Segue as fotos da sujeira encontrada no radiador do opala.
    Ele é duro mas frágil.
    Opala fervendo com radiador novo Img_2022
    Opala fervendo com radiador novo Img_2020
    Opala fervendo com radiador novo Img_2021
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    Mensagem por Tonho_RS Qui 4 Jan - 13:32:43

    Só eu que notei a tampa do radiador com 20lbs de pressão?

    O correto é:

    Tampa do radiador opala 4cil: 13 libras
    Tampa do radiador opala 6cil: 15 libras

    A tampa com a pressão incorreta também pode fazer o motor superaquecer.


    Última edição por Tonho_RS em Seg 8 Jan - 15:50:08, editado 1 vez(es)

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    Mensagem por opala4cc Qui 4 Jan - 13:47:40

    Tonho_RS escreveu:Só eu que notei a tampa do radiador com 20lbs de pressão?

    O correto é:

    Tampa do radiador opala 4cil: 13 libras
    Tampa do radiador opala 6cil: 16 libras

    A tampa com a pressão incorreta também pode fazer o motor superaquecer.

    De certa forma matou uma charada. Mas a tampa com pressão maior não é a responsável pela provável sobre-temperatura. Porém, usando uma tampa dessas, existe o risco de estourar uma mangueira do arrefecimento, algum bujão do motor ou mesmo furar o radiador. Afinal, o "fusível mecânico" do sistema de arrefecimento passa a ser um destes outros componentes (aquele que estiver mais frágil).


    Última edição por opala4cc em Qui 4 Jan - 13:57:52, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por opala4cc Qui 4 Jan - 13:49:30

    Mais uma coisa: eu colocaria aquele produto para flush do arrefecimento antes de mandar limpar o radiador. Vou não tem alternativa: o radiador novo está entupindo por causa da ferrugem que se desprende das galerias do bloco.

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    Mensagem por engemerson Qui 4 Jan - 15:41:33

    opala4cc escreveu:Mais uma coisa: eu colocaria aquele produto para flush do arrefecimento antes de mandar limpar o radiador. Vou não tem alternativa: o radiador novo está entupindo por causa da ferrugem que se desprende das galerias do bloco.

    Eu comprei um produto pra fazer a limpeza do sistema, um ácido orgânico próprio para radiadores.
    Vou fazer isso no final de semana pra ver se faz essa limpeza e retorno aqui com novidades.
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    Mensagem por opala4cc Qui 4 Jan - 16:00:05

    engemerson escreveu:
    opala4cc escreveu:Mais uma coisa: eu colocaria aquele produto para flush do arrefecimento antes de mandar limpar o radiador. Vou não tem alternativa: o radiador novo está entupindo por causa da ferrugem que se desprende das galerias do bloco.

    Eu comprei um produto pra fazer a limpeza do sistema, um ácido orgânico próprio para radiadores.
    Vou fazer isso no final de semana pra ver se faz essa limpeza e retorno aqui com novidades.

    Ok, mas a sujeira que aparece no radiador é uma consequência da sujeira que se desprende NO BLOCO. O produto deve ser destinado para limpeza principalmente do bloco. E a sujeira desprendida vai parar no radiador. Isso é inexorável. E quando essa sujeira for parar no radiador, aumenta o risco de superaquecimento. Mas só depois do produto agir nas galerias do bloco é que vale a pena mandar limpar o radiador.
    Qual a marca do líquido de arrefecimento que você está usando?
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    Mensagem por engemerson Qui 4 Jan - 16:05:13

    opala4cc escreveu:
    engemerson escreveu:

    Eu comprei um produto pra fazer a limpeza do sistema, um ácido orgânico próprio para radiadores.
    Vou fazer isso no final de semana pra ver se faz essa limpeza e retorno aqui com novidades.

    Ok, mas a sujeira que aparece no radiador é uma consequência da sujeira que se desprende NO BLOCO. O produto deve ser destinado para limpeza principalmente do bloco. E a sujeira desprendida vai parar no radiador. Isso é inexorável. E quando essa sujeira for parar no radiador, aumenta o risco de superaquecimento. Mas só depois do produto agir nas galerias do bloco é que vale a pena mandar limpar o radiador.
    Qual a marca do líquido de arrefecimento que você está usando?

    Comprei esse da foto
    Opala fervendo com radiador novo Screen12
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    Mensagem por opala4cc Qui 4 Jan - 22:48:16

    Qual marca de líquido de arrefecimento você está usando?
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 5 Jan - 5:20:51

    Tonho_RS escreveu:Só eu que notei a tampa do radiador com 20lbs de pressão?

    O correto é:

    Tampa do radiador opala 4cil: 13 libras
    Tampa do radiador opala 6cil: 16 libras

    A tampa com a pressão incorreta também pode fazer o motor superaquecer.

    A tampa do radiador do motor 6 cil é de 15 libras.


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    Mensagem por engemerson Sex 5 Jan - 5:42:47

    opala4cc escreveu:Qual marca de líquido de arrefecimento você está usando?

    Ola estou usando este fluido imagemOpala fervendo com radiador novo Screen13
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    Mensagem por engemerson Sex 5 Jan - 5:44:03

    Rubão6cc escreveu:
    Tonho_RS escreveu:Só eu que notei a tampa do radiador com 20lbs de pressão?

    O correto é:

    Tampa do radiador opala 4cil: 13 libras
    Tampa do radiador opala 6cil: 16 libras

    A tampa com a pressão incorreta também pode fazer o motor superaquecer.

    A tampa do radiador do motor 6 cil é de 15 libras.

    Eu utilizei a de 20lb pois o meu mecânico disse que como meu carro tá preparado (comando + cabeçote taxado) recomendou um de 20lb.
    Vou verificar se há possibilidade de colocar o de 15lb
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    Mensagem por opala4cc Sex 5 Jan - 9:25:21

    engemerson escreveu:
    opala4cc escreveu:Qual marca de líquido de arrefecimento você está usando?



    Pra mim, é uma marca obscura. Use uma marca mais conhecida. Optaria por um paraflu, acdelco, delphi (uso este, concentrado e adiciono água desmineralizada), valeo, etc...
    Digo isso porque tem um monte de marcas obscuras no mercado, sendo que algumas não cumprem o que prometem.
    Eu faria o flush no sistema com o produto de limpeza que você já comprou, mandaria limpar o radiador e depois usaria um aditivo longa duração concentrado, com adição de água desmineralizada na proporção recomendada pelo fabricante do aditivo concentrado.
    Isso deve ser o suficiente para que o bloco pare de desprender sujeira que pode entupir o radiador novo.

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    Mensagem por engemerson Sex 5 Jan - 9:27:57

    opala4cc escreveu:
    engemerson escreveu:



    Pra mim, é uma marca obscura. Use uma marca mais conhecida. Optaria por um paraflu, acdelco, delphi (uso este, concentrado e adiciono água desmineralizada), valeo, etc...
    Digo isso porque tem um monte de marcas obscuras no mercado, sendo que algumas não cumprem o que prometem.
    Eu faria o flush no sistema com o produto de limpeza que você já comprou, mandaria limpar o radiador e depois usaria um aditivo longa duração concentrado, com adição de água desmineralizada na proporção recomendada pelo fabricante do aditivo concentrado.
    Isso deve ser o suficiente para que o bloco pare de desprender sujeira que pode entupir o radiador novo.

    Vou fazer isso neste final de semana.

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    Mensagem por opala4cc Sex 5 Jan - 10:10:43

    Pode ser que valha a pena dar uma pesquisada no youtube. De repente alguém se deu ao custo e ao trabalho de testar essa marca de aditivo que você está usando e outras, fazendo um comparativo. Alguns testes são bem criteriosos. Outros são mal feitos. Mas através dos testes bem feitos já dá para fazer uma triagem.












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    Mensagem por Tonho_RS Seg 8 Jan - 15:50:42

    Rubão6cc escreveu:
    Tonho_RS escreveu:Só eu que notei a tampa do radiador com 20lbs de pressão?

    O correto é:

    Tampa do radiador opala 4cil: 13 libras
    Tampa do radiador opala 6cil: 16 libras

    A tampa com a pressão incorreta também pode fazer o motor superaquecer.

    A tampa do radiador do motor 6 cil é de 15 libras.

    Corrigi a minha mensagem, obrigado Rubão.
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    Mensagem por BenKenobi Sex 12 Jan - 10:37:27

    Atualmente uso paraflu diluido em agua no meu carro. Cerca de um ano e meio esta funcionando bem.

    Tive um problema parecido de aquecimento, mesmo com aditivo e td mais novo que ja foi mencionado, aquecia, e era o modulo ignicao que estava oscilando o ponto e aquecia o carro. De repente vale uma conferida.
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    Mensagem por opala4cc Sex 12 Jan - 11:36:01

    BenKenobi escreveu:Atualmente uso paraflu diluido em agua no meu carro. Cerca de um ano e meio esta funcionando bem.

    Tive um problema parecido de aquecimento, mesmo com aditivo e td mais novo que ja foi mencionado, aquecia, e era o modulo ignicao que estava oscilando o ponto e aquecia o carro. De repente vale uma conferida.

    Uau! É a primeira vez que alguém menciona este tipo de defeito no módulo de ignição! Todas as vezes que mencionam defeito no módulo é que queimou. Interessante. OKK
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    Mensagem por BenKenobi Seg 15 Jan - 8:29:22

    Pois é opala4cc, tudo ja tinha sido repassado, e a caixa era original bosch, porem muito antiga. Troquei por outra bosch recondicionada, e resolveu o problema.

    Curiosamente, só aquecia quando começava a andar com o carro. Parado funcionava perfeito e nao aquecia.

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