por MACGYVER Qui 29 Abr - 8:13:42
Bom dia pessoal!
Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês.
Tenho um Diplomata 88, 6 cilindros álcool, rodando com uma webber 446. Quando adquiri o carro tinha a intenção de usá-lo para passeios de final de semana em estrada. Porém meu carro estava com relação 3,54 de coroa e pinhão. A felicidade é que pelo menos o diferêncial era uma Dana. Logo passei a pesquisar em fóruns e com mecânicos a relação que me proporcionaria desenvoltura em estrada e resistência. Cheguei a cogitar uma mudança da caixa para esta adaptação citada, com câmbio do 4 cilindros. No entento, quando passei a conhecer um pouco melhor a Clark CL 2205B, por sua construção ser robusta, seus eixos tanto os primários quanto os secundário terem seu diâmetro maior que uma caixa de 4 cil., sem contar que sua montagem é feita com rolamentos cônicos, o que representa maior durabilidade e robustez. Entre outros motivos. Posto isso, foram trocados em meu carro relação de coroa e pinhão do diferêncial, para ficar com a relação de 3,07. Após, localizada uma caixa 2205B, fui buscá-la, em São Paulo. Na instalação, nenhuma dificuldade, não tem adaptação, furo, nada. Foi muito fácil, retirada a 4M e colocada a 5M, como se eu tivesse trocado uma caixa de 4M por outra de 4M. Com relação ao seu uso, ficou maravilhoso, como citado acima, rodo com uma 446 e mesmo assim o consumo em cidade fica entre 5 e 5,5 por litro no álcool. Na estrada o opala anda muito solto. Já viajei, para OPALAPA, Camburiú, para o evento de opala em Jundiaí com o pessoal aqui do fórum, fora idas e vindas ao litoral. Analisando o custo benefício, acredito que é interessante juntar um pouco mais de dinheiro e ter uma caixa de qualidade.
Sem mais por hora, fico a disposição para dúvidas.
Abraços!
Ontem à(s) 21:10:11 por Jercemi
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Qui 21 Nov - 15:22:03 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias
» COMO DEIXAR 6 CC MAIS ECONOMICO
Qui 21 Nov - 9:17:10 por ALEXANDRE BEGALLI
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Qui 21 Nov - 8:54:28 por DiogoGarbin