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    Mensagem por wallace.bibow Qua 20 Jan - 10:13:48

    Eu bati meu 6c a alcool o motor fico parado uns 2 anos.. mandei arrumar o carro agora e a pergunta que fica é precizo mandar abrir o motor p/ ver c enferrujo muita coisa?? faço alguma coisa nele antes de ligar o carro?

    quem puder ajudar agradeço..
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    Mensagem por jean santi Qua 20 Jan - 11:04:53

    troque o oleo e filtro tire as velas e vaporize em cima dos pistao sprei anti ferugem deixe agir e gire o motor com a mao pela elice minha opiniao ja ja os opaleiros de plantao te darao mais dicas valeu
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    Mensagem por opaleiro_bva Qua 20 Jan - 11:36:50

    Faz assim: esgote o oleo velho, mas nao troque o filtro, coloque óleo 20W50 e uma lata de (putz esqueci o nome..rsrs) descarbonizante da Wurth ( nao lembro o nome, mas em postos de comb. tem.) velas nao precisar mecher, a nao ser que elas estejam pifadas... gire o motor na partida varias voltas, no caso do seu que é alcool, provavelmente nao pega na primeira, se for o caso tire o cabo da bobina, so para o motor girar, assim vai carregando os tuchos e lubrificando o motor, depois de umas 8 a 10 voltas, ou ate vc perceber q os tuchos carregaram, faça ele funcionar, nao acelere, faça ele pegar e mantenha no maximo a uns 1500 RPM... 1000 ta bom pras primeiras funcionadas, qdo ele estabilizar deixe funcionando por meia hora, (de vez em qdo umas aceleradas ate uns 1500 a 2000 RPM pra dar mais pressao na bomba) para o descarbonizante agir corretamente... depois, esgote o oleo, troque o filtro e coloque óleo novo, use um 20W50 de marca boa, nao ha necessidade de oleo sintetico para estes motores. fique atento a qualquer barulho estranho durante o funcionamento, e monitore a temperatura, lembre-se tambem de tratar o sistema de arrefecimento. (limpeza, aditivo etc).
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    Mensagem por BANDIT Qua 20 Jan - 21:02:25

    Motor ÁLCOOL 2 anos PARADO , nem perca tempo tira o cabeçote e manda pra retifica , que está todo enferrujado as valvulas tão pressa ..... se vc. tivesse parado o carro na gasolina até 4 anos acho que não teria problema , com 5 anos . tem risco de marcar anel .
    de qualquer jeito por causa do tempo a junta do cabeçote vai ter que trocar porque ela apodreçe.
    Eu acho muito difícil não ter enferrujdao o cabeçote ..... Motor parado Icon_wink
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    Mensagem por Jean Bida Qua 20 Jan - 21:48:10

    BANDIT escreveu:Motor ÁLCOOL 2 anos PARADO , nem perca tempo tira o cabeçote e manda pra retifica , que está todo enferrujado as valvulas tão pressa ..... se vc. tivesse parado o carro na gasolina até 4 anos acho que não teria problema , com 5 anos . tem risco de marcar anel .
    de qualquer jeito por causa do tempo a junta do cabeçote vai ter que trocar porque ela apodreçe.
    Eu acho muito difícil não ter enferrujdao o cabeçote ..... Motor parado Icon_wink
    Sério Bandit? Pow eu já iria seguir mais ou menos o galera disse.Mas veja se ele tentar a lubrificação, trocar óleo de lei, quem sabe tirar a distribuição e com uma furadeira fazer o óleo subir, dar na chave como diosse o Cleves e mandar na partida, se estiver como tu disse, não terá sérios problemas, numa dessa tá de boa...o que acha?


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    Mensagem por opaleiro_bva Qui 21 Jan - 7:03:50

    acho q nao é pra tanto nao... ferrugem nas galerias de água de um cabeçote existe mesmo funcionando!!!! parado so vai acumular um pouquinho mais... nada que uma boalimpeza com aditivo correto nao resolva! a nao ser que o motor ja esteja ruim...
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    Mensagem por BANDIT Qui 21 Jan - 8:48:36

    Eu já tinha visto isso em um opala 6cc que ficou 1 ano e meio parado parado não pegou (álcool)
    meu opala que to era 4cc ficou exatamente 1 ano e 2 meses parado ( jogado em baixo de um pé de laranja)
    Tirei os tambor de freio na marretada , sairam as lonas no tambor ...carro parou com freio de mão puxado...)
    Como o carro era 4 cc e eu não quiz gastar $ nisso fiz o seguinte :
    tirei velas , joquei óleo spray lubrificante ,óleo singer (de máquina de costura bem fininho) motor travado .....coloquei ele na 5° marcha e fui dando tranquinho (empurrando pra traz e pra frente) até que motor soltou depois soquei + óleo spray ,singer ....empurrei 0 carro em 5° marcha pro motor gira bem devagarinho ele girava legal dava compressão .....
    Troquei óleo ,vela coloquei bateria álcoolo na garrafinha e na hora de bater nada .......
    tirei o cabeçote kaka pura tive que levar pra retífica limpeza e sede de de valvula ....dai funcionou 3 tucho hidráulico não carregavam
    o tanque tava cheio até a boca de álcool aditivado (azul) .........
    1 ano e 2 meses parado no tempo .......comigo aconteceu isso .......tomara que com ele não ..... Motor parado 218127
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    Mensagem por wallace.bibow Qui 21 Jan - 10:50:47

    O meu pelo menos tava numa garagem c/ lona em cima não debaixo de um pé de larangeira heheh... mas num sei galera agora vcs me dexaram na duvida.. o ruim que a grana ta curta senão ja mandava abri e dexa zerado o motor , talvez até da uma rebaxadinha no cabeçote..
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    Mensagem por opaleiro_bva Qui 21 Jan - 12:53:54

    tenta fazer aquilo que falei... se nao der certo ae vai ter de abrir.... começa dando partida com gasosa.
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    Mensagem por Jean Bida Qui 21 Jan - 13:08:49

    Eu faria a lubrificação forçada de cara, tira o distribuidor,deixa antes o rotor apontando pro cil.1 pra depois colocar no mesmo lugar, mais fácil.Com uma chave de fenda grande sem cabo numa retificadeira, ou furadeira faria girar bem a bomba de óleo(assim é feito por bons mecânicos antes da primeira partida de um motor retificado), bater na chave sem cabo da bobina pra não pegar mesmo,se ele girar já é bom sinal que não grudou, só se liga que o arranque pode ter grudado o automático, dá umas batidinhas ou faz contato direto no arranque,ai jogar gasolina e tentar fazer pegar, o lance que a carburadção vai estar ruim...Se pegar falhadão pode ser carburação,velas antes de bater vai tirar pra lubrificar os cilindros com WD40 e já vai limpar,rotor e tampa dá uma limpada nos contatos...Se contudo não resolvber ai sim eu partiria pra retífica do cabeçote, que também com junta SABO mais retífica e MO não sairá por mais de 300 reais...


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    Mensagem por betodacaravan Qui 21 Jan - 13:13:06

    boa jean
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    Mensagem por parra Qui 21 Jan - 13:55:16

    o meu ficou 2 anos parado e é a alcool ... eu fui ao mato grosso do sul com ele sem fazer nada ... rodei 1.400 Km ... Ele começou a bater pino dai decidi fazer retífica ... mas acredito que foi necessário pois o ontigo dono era muito esculachado e não trocava óleo.

    Falando em limpeza de motor, esses dias vi um mecanico fazer um procedimento inédito, ele drenou o óleo, limpou o pescador ... fechou denovo, completou com óleo de freio, ligou o carro por uns 45 min, deichou la ...
    Dps abriu denovo, drenou, limpou muita coisa do pescador, óleo novo, e boa ... me pareceu estranho, mas o carro que isso foi feito esta redondo, e limpou mesmo ... segundo ele o que não pode ser feito é usar óleo diesel como alguns falam e sim fluido de freio.

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    Mensagem por Jean Bida Qui 21 Jan - 14:06:59

    parra escreveu:o meu ficou 2 anos parado e é a alcool ... eu fui ao mato grosso do sul com ele sem fazer nada ... rodei 1.400 Km ... Ele começou a bater pino dai decidi fazer retífica ... mas acredito que foi necessário pois o ontigo dono era muito esculachado e não trocava óleo.

    Falando em limpeza de motor, esses dias vi um mecanico fazer um procedimento inédito, ele drenou o óleo, limpou o pescador ... fechou denovo, completou com óleo de freio, ligou o carro por uns 45 min, deichou la ...
    Dps abriu denovo, drenou, limpou muita coisa do pescador, óleo novo, e boa ... me pareceu estranho, mas o carro que isso foi feito esta redondo, e limpou mesmo ... segundo ele o que não pode ser feito é usar óleo diesel como alguns falam e sim fluido de freio.

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    HEHE!!! Já li dessa do fluído sendo jogado no carbura pra descarbonizar, como em todo tema tem os a favor com relatos e os contra com relatos sinistros rsrsr....Sei lá...no meu motor não.. prefiro acreditar nos relatos sinistros rsrsrs..


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    Mensagem por opaleiro_bva Qui 21 Jan - 15:06:32

    uma boa essa explicação do Jean, creio que juntando essas opiniões vc ja tira a letra da situação do teu motor!!!!
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    Mensagem por Jean Bida Qui 21 Jan - 15:19:01

    opaleiro_bva escreveu:uma boa essa explicação do Jean, creio que juntando essas opiniões vc ja tira a letra da situação do teu motor!!!!
    Já deixa uma Pack de Skol galando antes pra tomar depois do bicho roncando ne Cléves? Vai dar tudo certo velho, depois tu conta aqui...bem loko de bera...


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    Mensagem por opaleiro_bva Qui 21 Jan - 15:44:42

    Jean Bida escreveu:
    opaleiro_bva escreveu:uma boa essa explicação do Jean, creio que juntando essas opiniões vc ja tira a letra da situação do teu motor!!!!
    Já deixa uma Pack de Skol galando antes pra tomar depois do bicho roncando ne Cléves? Vai dar tudo certo velho, depois tu conta aqui...bem loko de bera...

    certeza Jean!!!! hehe... o meu ficou parado 6 meses kra... chamei o mecanico pra dar partida primeira vez... fizemos uma hora de preparativos, limpeza, vira no arranque em falso (sem cabo da bobina).. óleo, depois descarbonizante, filtros, limpeza do arrefecimento, óleo de novo e pimba!!! roncou grosso o diplao! hehe... falando em bera.... só lembrando: acho q vou levar o porta malas do diplo cheio de ampolas.... tenho medo de faltar ae litoral!!kkkkk
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    Mensagem por Jean Bida Qui 21 Jan - 15:49:44

    opaleiro_bva escreveu:
    Jean Bida escreveu:
    opaleiro_bva escreveu:uma boa essa explicação do Jean, creio que juntando essas opiniões vc ja tira a letra da situação do teu motor!!!!
    Já deixa uma Pack de Skol galando antes pra tomar depois do bicho roncando ne Cléves? Vai dar tudo certo velho, depois tu conta aqui...bem loko de bera...

    certeza Jean!!!! hehe... o meu ficou parado 6 meses kra... chamei o mecanico pra dar partida primeira vez... fizemos uma hora de preparativos, limpeza, vira no arranque em falso (sem cabo da bobina).. óleo, depois descarbonizante, filtros, limpeza do arrefecimento, óleo de novo e pimba!!! roncou grosso o diplao! hehe... falando em bera.... só lembrando: acho q vou levar o porta malas do diplo cheio de ampolas.... tenho medo de faltar ae litoral!!kkkkk
    Ish...num falta...falta é parcero bão pra tomar..Bera não...


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    Mensagem por Tiagopala Qui 30 Dez - 14:24:44

    essa de esgotar o oleo do motor e meter diesel eu fiz no meu escort mandei regular valvulas dele e quando tiramos a tampa tava virado em borra parecia graxa ai fiz assim em casa com ele quente tirei a metade do oleo velho fechei o tampão abria a tampa de valvulas limpei tudo com pincel e oleo diesel completei o nivel com diesel coloquei a tampa certinho com junta e cola e virei arranque funcionou uma meia hora em +- 1500 giros depois esgotei tudo misturei meio a meio oleo de motor novo e diesel troquei funcionou mais meia hora ai sim deixei escorrer bem e troquei oleo e filtro ficou muito bom acabou com a borra e não deu zebra nenhuma
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    Mensagem por Leo MG Qui 30 Dez - 14:40:26

    Eu já vi motor 6cc a gasolina paradaço a 3 anos ou mais. Esgotaram o óleo, trocaram as velas e giraram na mão.
    Completou o óleo deu na chave e tá rodando sem crise até hoje.
    Mas era a gasolina.
    Abraço.

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