Como isto nos Opalas que estão sendo injetados com o sistema monoponto, a tbi do monza possui área maior que a de uma W40 com suas duas borboletas. Ainda há a vantagem dela não possuir os venturis (difusores), ou seja, no caso do Omega que é maior que a do Monza tem uma área muito maior, possuindo uma capacidade de cfm maior que uma W40.
Há uma briga intensa entre os carburadores e a injeção. No Omega houve um boato que quando a Lotus, à pedido da GM, pegou o nosso conhecido 4.1 e leou para a europa para "modernizá-lo" extraiu cerca de 270 cv's do motor e com um comportamento totalmente de uso diário - a exemplo dos bmw's e mercedes L6. Acontece que o custo de produção com peças importadas, a faixa de imposto do Omega e outros fatores externos impediram a GM de trazer ao Brasil este modelo de motor, sendo então "amansado" ainda pela Lotus para poder se enquadrar nesses quesitos escolhidos pela GM.
Há quem diga que o motor alemão, aquele de 165 cv e 3 litros, é mais forte que o do Omega (168 cv e 4,1 litros). Na verdade dizem que o motor 4,1 do Omega não possui seus 168 cv, que esta potência declarada era um jogo de marketing da GM para colocar um motor de custo menor no mercado e dar sobrevida ao único sedã de luxo da época.
Há um pouco de coerência neste "boato" pois muitos testes mostram que o motor alemão é mais veloz que o brasileiro, somente perdendo nas retomadas. Logo sabemos que retomada é questão de torque e a maior litragem do motor brasileiro permite isto, a maior velocidade final, aceleração entre outros está ligado também à potência máxima do motor.
Voltando à tua pergunta. O Omega apesar do motor, não possui apelo esportivo, sendo assim seu sistema de injeção está diretamente relacionado a uma tocada privilegiando o conforto e economia de combustível. Não que o reprima de potência mas a configuração da injeção, relação de marchas, diferencial entre outros fazem o Omega ser mais lento. É um conjunto. Sobre o comando em si... aquilo que falei mas é apenas uma idéia minha...
Somente um comentário....
Última edição por Vico6 em Sex 20 Mar - 8:55:22, editado 1 vez(es)
Hoje à(s) 19:05:49 por RHCESPECIAL1974
» Embreagem 250mm
Sex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc
» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Sex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS
» Caixa de ar quente do opala
Qui 16 maio - 18:14:12 por Müller
» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Qui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc
» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Qua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc
» Ar condicionado opala automático 90
Seg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc
» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Seg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Seg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R