Last_Warrior escreveu:Vico6 escreveu:Olha, não penso por este lado, ao menos eu não...
Como isto nos Opalas que estão sendo injetados com o sistema monoponto, a tbi do monza possui área maior que a de uma W40 com suas duas borboletas. Ainda há a vantagem dela não possuir os venturis (difusores), ou seja, no caso do Omega que é maior que a do Monza tem uma área muito maior, possuindo uma capacidade de cfm maior que uma W40.
Há uma briga intensa entre os carburadores e a injeção. No Omega houve um boato que quando a Lotus, à pedido da GM, pegou o nosso conhecido 4.1 e leou para a europa para "modernizá-lo" extraiu cerca de 270 cv's do motor e com um comportamento totalmente de uso diário - a exemplo dos bmw's e mercedes L6. Acontece que o custo de produção com peças importadas, a faixa de imposto do Omega e outros fatores externos impediram a GM de trazer ao Brasil este modelo de motor, sendo então "amansado" ainda pela Lotus para poder se enquadrar nesses quesitos escolhidos pela GM.
Há quem diga que o motor alemão, aquele de 165 cv e 3 litros, é mais forte que o do Omega (168 cv e 4,1 litros). Na verdade dizem que o motor 4,1 do Omega não possui seus 168 cv, que esta potência declarada era um jogo de marketing da GM para colocar um motor de custo menor no mercado e dar sobrevida ao único sedã de luxo da época.
Há um pouco de coerência neste "boato" pois muitos testes mostram que o motor alemão é mais veloz que o brasileiro, somente perdendo nas retomadas. Logo sabemos que retomada é questão de torque e a maior litragem do motor brasileiro permite isto, a maior velocidade final, aceleração entre outros está ligado também à potência máxima do motor.
Voltando à tua pergunta. O Omega apesar do motor, não possui apelo esportivo, sendo assim seu sistema de injeção está diretamente relacionado a uma tocada privilegiando o conforto e economia de combustível. Não que o reprima de potência mas a configuração da injeção, relação de marchas, diferencial entre outros fazem o Omega ser mais lento. É um conjunto. Sobre o comando em si... aquilo que falei mas é apenas uma idéia minha...
Somente um comentário....
Bem, na época a GM mandou o 4.1 para a Lotus para ver o que podia melhorar. Lógico que a Lotus já chutou o pau da barraca e mandou várias versões com turbo, sem turbo, com 24válvulas, e por aí vai. Mas a GM optou pelo 4.1 do Omega como é hoje por um motivo simples... Não queria um motor mais potente pra não tem que refazer o carro todo. Então ficou com o motor com a mesma potência do antigo 3.0 e mais torque, assim matava 2 coelhos com uma cacetada só, teria um motor com mais torque, que era a reclamação do 3.0, e de quebra não precisava mudar nada no carro em questão de estruturas, suspensão e freios, já que o desempenho na opinião da GM já era bem satisfatório nessa faixa de potência. Tanto é que 3.0 e 4.1 usam exatamente mesma suspensão e freios, mesma estrutura, e mesmo câmbio R28, mesmo cardan, só mudou a relação do diferencial pela característica do "novo" 4.1.
Acredito que o 4.1 tenha a mesma potência sim, o que "sujou" o 4.1 do Omega foram os primeiros que ainda tinha a velha ventoinha viscosa que roubava muita potência do motor, logo em 96 a GM tratou de retirar a velha e ultrapassada viscosa e colocou uma elétrica, e reprogramou a injeção, apesar de não declarar alteração na potência, todo mundo sabe que os Omega 4.1 de 96 em diante andam bem mais que os 95, isso é fato... Tanto é que direto faço brincadeiras com 3.0 e sempre andamos juntos, inclusive de velocidade final... Então não tem essa de que 3.0 anda mais, isso já caiu por terra, tudo depende do estado de conservação e das diferenças de cada motor, pode pegar 50 motores novos, sempre vai ter uns 2 mancos e uns 2 que andam acima da média.
Quanto ao Omega X Silverado, muda o comando e obviamente a programação da injeção, tanto é que quem tem Silverado e quiser ter a potência do Omega, é só colocar o comando do Omega e trocar o chip da injeção por um da programação original do Omega e pronto, são as únicas 2 diferenças, além da parte física do câmbio, é claro.
De fato, o comando do Omega é bem agressivo, porque para conseguir 168cv líquidos, ou seja 15cv a mais que o mais forte SS, só a injeção moderna, o cabeçote reformulado não fazem milagre, o comando também tem boa participação nisso. E tudo isso usando tuchos hidráulicos né...
o comando 250/S 9final882) é bem + agressivo que o comando do ômega diezr que um ômega tem 168HP liquido....quer dizer que no motor chega a 200HP????
engraçado que qualquer opala 250/S da um pau (coro) feio em ômega ....250/S ORIGINAL ....em arrancada não tem nem comparação com o ômega .....isso quando o ômega era carro semi novo.....não hoje pau veio....
O problema é que vcs comparam o motor do carro oapla com o motor do carro ÔMEGA ....ai fica complicado
o ômega é injetado....10X melhor que uma dfv....o õmega posui 3 bobinas duplas 1000X melhor que a bosch original ....nem distribuidor ele tem ...e assim mesmo gira só 5500rpm . Num comando 250/S com uma carburação maior ...vc. gira 6000rpm !!!com a porcaria da bobina bosch ...comprovado por mim !
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