Licinio jr escreveu:É os comando Comp Cams hoje são os melhores. Eles criaram a filosofia do comando pequeno gigante, que é o comando que tem uma duração total pequena, mas uma duração a 0,050 bem grande. Com isso um comando 268° da Comp na maioria das vezes é mais bravo que um de 280° de outras marcas, mas sem os inconvenientes de um 280°.
O ressalto de um comando ideal teórico, seria um ressalto quadrado ao invés desse em formato de montanha que os comando apresentam. O ressalto quadrado é obviamente impossível devido a questões mecânicas, mas o Comp Cams é o que mais se aproxima dele hoje.
Modernos são parecidos com isso o lob....um lado maior que o outro .....dai teríamos um comando de 268° com a mesma duração de um comando 298° !!!!! Isso existe lá nos USA.....mas para Ford 302...e GM 350 !!! É claro que não é somente o comando ,mas sim todo o conjunto começando pelo enquadramento!
Se você já comprou um comando da CompCams por exemplo, você já deve ter tido a curiosidade de ler as instruções de instalação do mesmo, correto?
Lá consta o tal método do ICL. Nele, você usa como zero o lift máx e divide a diferença entre dois pontos de leitura no disco de grau etc etc...
O ponto de lift máx não é relevante para o motor. Ele é apenas uma referência rápida usada entre preparadores. A carga de admissão ou de exaustão não está nem aí para onde o ICL está...elas apenas respondem pelo enchimento ou esvaziamento do cilindro baseados na temporalidade dos eventos de válvulas (abertura e fechamento de válvulas em relação ao virabrequim). Nesta linha, cabe destacar que usar o ICL para determinar os eventos de válvulas NÃO é correto, mas é correto usar os eventos de válvulas para determinar o ICL.
O problema com o método do ICL é que ele faz você achar um ponto teórico de lift máx em relação ao virabrequim. Este método assume que o lobe ou que o movimento das válvulas que você está medindo são simétricos (o lobe de abertura de válvulas é exatamente idêntico ao lobe de fechamento de válvulas). A esmagadora maioria dos comandos modernos são assimétricos!!!! O lobe de abertura normalmente é bem mais agressivo e o lobe de fechamento mais "gentil" com o trem de válvulas.
Então pense comigo...se você tentar localizar o meio (center line) de um comando assimétrico, automaticamente você embutiu um erro na sua medida. Além disso, o método do ICL não indica se o seu comando está preciso em relação à especificação do cartão do comando, uma vez que ele não te dá nenhuma informação de duração em nenhum ponto. Os eventos de válvulas @0.050" verifica se os eventos de abertura e fechamento de válvulas está correto!!
Existe ainda um outro método, mas ele é extremamente específico e exige que o comando tenha sido conferido por um aparelho especial na sua manufatura.
Vejam a figura abaixo (emprestada de um grande amigo e profundo conhecedor do assunto).
Este comando tem lobes assimétricos (exagerados no desenho obviamente), mas que representam muito bem o que eu quis dizer. Em azul você tem um lobe de rampa mais acentuada (abertura) e do lado vermelhor você tem um pequeno "platô" e um rampa mais suave de fechamento. Você tem também o ICL real do lobe desenhado...
Dá para ver claramente que o lobe de fechamento tem mais área certo?
Muito bem, o método do ICL é basicamente uma média dos graus lidos no disco de grau a partir do lift máx. Por exemplo, se você tem um lobe com lift máx de 0.339" você pega duas medidas (0.050" por exemplo) para um lado e para o outro (a partir do lift máx), soma os valores lidos no disco de grau e faz a média para tentar identificar o ICL daquele lobe...
O problema é que se os lobes são assimétricos, esse procedimento não vai ser preciso dado a geometria dos lobes. Veja a figura abaixo:
Na figura fica claro que usando o ICL ou fazendo esta divisão das medidas de um lado para o outro tomando como referência o lift máx. vai fazer com que você tenha um ICL deslocado em 4* no sentido do lobe de fechamento das válvulas (usando a figura acima como exemplo). Uma vez que o lobe de fechamento é menos "íngrime", mais graus de rotação serão necessários para diminuir o lift medido, o que vai fazer com que a tal média fique deslocada para o lobe de fechamento, apesar do ICL real não ser ali!!
Ter um comando adiantado ou retardado em 2*-4* ou 6* por causa do uso deste método não é algo incomum, e certamente gera uma p#7a alteração no que o motor é, em relação ao que ele deveria ser.
Alguns vão usar a desculpa tradicional de que "sempre fiz assim e funcionou". Eu particularmente não sou adepto desta política...Bem diferente de comandos Isky !!!!
Aqui no Brasil temos algo como exemplo o excelente comando VW (AP) 49-G
Um ótimo comando muito utilizado aqui na década de 80-90 !
49-G
302° x 350° (duração total)
10.2mm de levante (adm.)10.6mm. de levante (escap.)a 0.050 Tem :217° x 229°lob 108°Será que um comando MODERNO tipo o 0.26BE um comando de286° x 286° seria páreo para o comando 49-G ??????Esse comando é do motor 2.0 Total Flex286° x 286° (duração total)11.2mm. de levante229° x 229° ( )lob de 110°::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::Não que os comandos Isky sejam ruins ! Só que são comandos antigos usados especificamente pra competições .....tipo "oval" possuem enorme levante .....oque favorece alta potencia ! Mas potencia não tão linear (suave mesmo!) Tanto que um comando Isky 268° (525-A) tem a 0.050 praticamente a mesma duração que um Comp Cam 280H ! Só que o Isky gera maior potencia !
Ontem à(s) 21:10:11 por Jercemi
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Qui 21 Nov - 15:22:03 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias
» COMO DEIXAR 6 CC MAIS ECONOMICO
Qui 21 Nov - 9:17:10 por ALEXANDRE BEGALLI
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Qui 21 Nov - 8:54:28 por DiogoGarbin