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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por romulo crema Qui 30 Ago - 8:27:14

    BANDIT escreveu:Todo motor deve ser estudado...planeja antes de se montar .....ele nasce no papel.....

    Vc. te que saber combina o tipo de pistão , pra saber o comando , a taxa que vai usar.....

    não adinat vc. querer tudo do bom e do melhor.....que as x não vai ter o resultado esperado....

    em preparção vc. não pode fugir de triade :

    peças de qualidade .....montagem correta .....acerto .....



    Parbéns pelo texto ...tirando isso:


    OLA AMIGO.. NAO SEI SE VC PODE ME AJUDAR..
    COMPREI UM 250S TRAVADO, POIS O MOTOR FICOU TEMPO PARADO E PROVAVELMENTE ENTROU ALGUA.

    GOSTARIA DE DEICHAR ELE UM POUCO MAIS FOTE QUE ORIGINAL..

    QUAL SERIA A RECEITA PERFEITA?

    TENHO EM MENTE COLOCAR UM COMANDO PRA DEIXAR COM UMA SAIDA LEGAL
    O QUE VC ME DIS A RESPEITO DE COLOCAR PISTÃO 4 POL?
    FICA LEGAL? QUAL SERIA A MEDIDA DE UM COMANDO QUE FICARIA COM UMA TAXA LEGAL PARA ESSE PISTÃO? QUAL CARBURADOR INDICARIA?

    O MOTOR COMO DISSSE ESTA FORA DO CARRO COMO JA VOU TER QUE FAZER QUERIA APROVEITAR E FAZER UMA PREPARAÇÃO..


    OBRIGADO DESDE JA.

    ROMULO CREMA.

    OPALA- meu jeito de ser meu estilo de viver Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 562542

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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty preparação leve

    Mensagem por jeferson carlos ternauski Qui 30 Ago - 19:49:08

    mexidinha bem básica ...
    No álcool fica bom pela taxinha e fica mais esperto... lol!
    -comando no máximo até um 278°, pois acima disso, vai perder em torque em baixa, e só despertará em giros mais altos;
    -kit molas para o cabeçote ,de acordo com o comando;
    -taxinha , eu não intendo muito mas com este tópico http://www.opaleirosdoparana.com/t4163-taxa-de-compressao-ideal-para-motor-6-cilindros-alcool dá para se imaginar uns 12,0:1 de taxa já ficaria bom
    -polia damper;
    -tuchos mecânicos
    -coletor de escape dimencionado 6x2;
    -bomba elétrica de combustível, monza ou do GTI;
    -weber 40 com admissão muflada;
    pois é o 4 polegadas fica bem bom de torque, mas quem vá mexer tem que ser ultra profissional , desde a retífica, brunimento, detalhes fazem a diferença...se não dá B.O (experiencia própria)
    minha opinião já acho que fica bem legal ....abraços cheers
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Licinio jr Qui 30 Ago - 20:36:56

    Carburador básico, eu indico sempre a weber 40 ou quadrijet 450 ou 600cfm mecanico. Comando é o Isky 278 com 109 de lob. Quanto a pistão ao invés do 4" eu prefiro o 3 7/8 do 6cc alcool (bolachinha) mesmo, na maior medida que você encontrar. Rebaixando o cabeçote (831) 2mm e o pistão saindo 0,3mm do bloco, vc chega em uns 12,8 de taxa, que já fica bem legal pra alcool. Se o cabeçote for o 586 da mais taxa ainda.
    A vantagem do pistão 4" é o torque, mas com o 3 7/8 vc tem mais giro, abre menos o bloco, rebaixa menos o bloco, esquenta menos o motor, mas custa um pouco mais caro.
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por jeferson carlos ternauski Qui 30 Ago - 20:58:10

    Licinio jr escreveu:Carburador básico, eu indico sempre a weber 40 ou quadrijet 450 ou 600cfm mecanico. Comando é o Isky 278 com 109 de lob. Quanto a pistão ao invés do 4" eu prefiro o 3 7/8 do 6cc alcool (bolachinha) mesmo, na maior medida que você encontrar. Rebaixando o cabeçote (831) 2mm e o pistão saindo 0,3mm do bloco, vc chega em uns 12,8 de taxa, que já fica bem legal pra alcool. Se o cabeçote for o 586 da mais taxa ainda.
    A vantagem do pistão 4" é o torque, mas com o 3 7/8 vc tem mais giro, abre menos o bloco, rebaixa menos o bloco, esquenta menos o motor, mas custa um pouco mais caro.
    eu também prefiro 3 7/8 com certeza , é que ele tinha comentado do quatro polegadas...abraços cheers cheers cheers
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por romulo crema Sex 31 Ago - 17:23:03

    jeferson carlos ternauski escreveu:mexidinha bem básica ...
    No álcool fica bom pela taxinha e fica mais esperto... lol!
    -comando no máximo até um 278°, pois acima disso, vai perder em torque em baixa, e só despertará em giros mais altos;
    -kit molas para o cabeçote ,de acordo com o comando;
    -taxinha , eu não intendo muito mas com este tópico http://www.opaleirosdoparana.com/t4163-taxa-de-compressao-ideal-para-motor-6-cilindros-alcool dá para se imaginar uns 12,0:1 de taxa já ficaria bom
    -polia damper;
    -tuchos mecânicos
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    -bomba elétrica de combustível, monza ou do GTI;
    -weber 40 com admissão muflada;
    pois é o 4 polegadas fica bem bom de torque, mas quem vá mexer tem que ser ultra profissional , desde a retífica, brunimento, detalhes fazem a diferença...se não dá B.O (experiencia própria)
    minha opinião já acho que fica bem legal ....abraços cheers



    legal Jeferson..

    acho q vou fazer isso mesmo, me falaram q o bloco pode nao aguentar a modificação, ainda mais pq o 250s e um pouco mais antigo me indicaro o pista 0,60 ? sabe me dizer mais sobre esse pistão?
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    Mensagem por romulo crema Sex 31 Ago - 17:24:23

    Licinio jr escreveu:Carburador básico, eu indico sempre a weber 40 ou quadrijet 450 ou 600cfm mecanico. Comando é o Isky 278 com 109 de lob. Quanto a pistão ao invés do 4" eu prefiro o 3 7/8 do 6cc alcool (bolachinha) mesmo, na maior medida que você encontrar. Rebaixando o cabeçote (831) 2mm e o pistão saindo 0,3mm do bloco, vc chega em uns 12,8 de taxa, que já fica bem legal pra alcool. Se o cabeçote for o 586 da mais taxa ainda.
    A vantagem do pistão 4" é o torque, mas com o 3 7/8 vc tem mais giro, abre menos o bloco, rebaixa menos o bloco, esquenta menos o motor, mas custa um pouco mais caro.

    Ola Licino.

    cara legal..
    acho q vou fazer isso mesmo, me falaram q o bloco pode nao aguentar a modificação, ainda mais pq o 250s e um pouco mais antigo me indicaro o pista 0,60 ? sabe me dizer mais sobre esse pistão?

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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Eduardo518 Sex 31 Ago - 19:10:45

    um cara do que tem um 6 boca com tripla 446 disse que o melhor carbura é o 446, tem um amigo aqui que quer vender um Solex bem barato que era da caravam dele, e agora espero um pouco e compro 446 ou pego o Solex?
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Licinio jr Sáb 1 Set - 19:07:11

    Eu iria de 446, é chatinho de regular, mas quando acerta o negocio fica bom.
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Douglas Menezes Ter 9 Out - 23:08:26

    Valeu Licínio Jr.! OKK
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por James souza dantas Qui 16 maio - 20:30:09

    Ae mano gostei
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Licinio jr Qui 16 maio - 21:35:30

    Valeu James, quero tirar um tempinho pra escrever um artigo sobre injeção eletronica.
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por binhocaravan78 Dom 2 Jun - 21:24:52

    na minha singela opiniao, a esse topico, antes de preparar motor, deve se primeiro preparar o bolso! ñ adianta fazer pela metade. e gasta se umas boas merrecas para fazer o carro andar legal! falo isso, pois estou juntando peças a um bom tempo e ja gastei pa ca...... ! e como dinheiro n da em arvore tem que ter paciencia! antes tarde q nunca!!! Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 562542 Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 56741
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por skuzam Dom 2 Jun - 21:30:20

    binhocaravan78 escreveu:na minha singela opiniao, a esse topico, antes de preparar motor, deve se primeiro preparar o bolso! ñ adianta fazer pela metade. e gasta se umas boas merrecas para fazer o carro andar legal! falo isso, pois estou juntando peças a um bom tempo e ja gastei pa ca...... ! e como dinheiro n da em arvore tem que ter paciencia! antes tarde q nunca!!! Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 562542 Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 56741


    Realmente primeiro de tudo tem que preparar o bolso (e preparar bem kkkkkkkkkkkkk), também to nessa de ir guardando as peças aos poquinhos e olha eu não sei se até o final do ano eu ja to com tudo comprado.
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por binhocaravan78 Dom 2 Jun - 21:38:47

    skuzam escreveu:
    binhocaravan78 escreveu:na minha singela opiniao, a esse topico, antes de preparar motor, deve se primeiro preparar o bolso! ñ adianta fazer pela metade. e gasta se umas boas merrecas para fazer o carro andar legal! falo isso, pois estou juntando peças a um bom tempo e ja gastei pa ca...... ! e como dinheiro n da em arvore tem que ter paciencia! antes tarde q nunca!!! Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 562542 Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 56741


    Realmente primeiro de tudo tem que preparar o bolso (e preparar bem kkkkkkkkkkkkk), também to nessa de ir guardando as peças aos poquinhos e olha eu não sei se até o final do ano eu ja to com tudo comprado.
    CARA TO ANCIOSO PACAS! PRECISO DE UM BOM COMANDO,TUCHOS ADEQUADOS E UM BOM CABEÇOTE, NO MAIS JA TENHO TUDO . ACHO!! NADA Q UMA PILHA DE DINHEIRO Ñ RESOLVA!!KKKKKKKK affraid
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Licinio jr Ter 4 Jun - 20:00:25

    Tô pensando em colocar o mandamento numero zero: encha o bolso de dinheiro antes de começar...
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    Mensagem por binhocaravan78 Ter 4 Jun - 20:13:01

    Licinio jr escreveu:Tô pensando em colocar o mandamento numero zero: encha o bolso de dinheiro antes de começar...
    O DINHEIRO A GENTE ATE CONSEGUE, O PROBLEMA E EXPLICAR PRA PATROA QUE VC VAI INVESTIR A GRANA NA BARCA!!DA B.O.! KKKK Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 986714
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Licinio jr Ter 4 Jun - 21:56:21

    Pra minha mulher eu tô falando assim: meu vício é opala, mas se vc quiser posso trocar por cachaça, baralho ou mulher. O q vc prefere ???
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por binhocaravan78 Ter 4 Jun - 22:05:52

    Licinio jr escreveu:Pra minha mulher eu tô falando assim: meu vício é opala, mas se vc quiser posso trocar por cachaça, baralho ou mulher. O q vc prefere ???
    BOA LICINIO! PSICOLOGIA REVERSA!
    NESSES TOPICOS EU APRENDO SOBRE OPALAS E TAMBEM PASSA UM MIGUE NA PATROA!
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por skuzam Ter 4 Jun - 22:16:08

    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 260807 Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 260807 Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 260807 Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 260807 Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 260807 Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 260807 Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 260807
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qua 5 Jun - 8:20:12

    Licinio jr escreveu:Pra minha mulher eu tô falando assim: meu vício é opala, mas se vc quiser posso trocar por cachaça, baralho ou mulher. O q vc prefere ???

    Meeeeesssstre!
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    Mensagem por thitch Qua 5 Jun - 9:15:25

    muito bom!!!
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    Mensagem por gilrichardbr Qui 6 Jun - 22:18:51

    binhocaravan78 escreveu:
    Licinio jr escreveu:Pra minha mulher eu tô falando assim: meu vício é opala, mas se vc quiser posso trocar por cachaça, baralho ou mulher. O q vc prefere ???
    BOA LICINIO! PSICOLOGIA REVERSA!
    NESSES TOPICOS EU APRENDO SOBRE OPALAS E TAMBEM PASSA UM MIGUE NA PATROA!


    Já disseram isso aqui, mas realmente este fórum deveria ter o "botão" CURTIR Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 428172 , rsrs

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    Mensagem por Eduardo518 Sex 7 Jun - 0:50:49

    Eai Licinio! postei no meu blog o pessoal gostou muito!!
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Licinio jr Sex 7 Jun - 9:24:55

    Eduardo, que bom cara. O negócio é compartilhar o conhecimento com os irmãozinhos. Valeu.
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    Mensagem por Helton Carlos Sex 14 Jun - 1:55:34

    Licinio as molas duplas do motor 250-S suportam o comando Isky 525-B?

    Meu motor no momento tá sendo retificado, vou manter o bloco 4.1 não sei se é boato mas dizem Q motor aberto c/ cilindrada 4.4 esquenta muito então preferir manter 4.1 e caso necessário investir em outras peças p/ melhorar sua performance. 
    O carro é um Opala SS de uso de rua mas Q gostaria muito de participar de treinões ou arrancadas do tipo desafio onde tração dianteira corre contra traseira numa pista de 201mts. 

    Meu carro tem pistões do modelo álcool reto Q elevou a taxa. Comando Isky 525-B 278X278 c/ 109 de lobe, Tuchos mecanicos, molas dupla do 250-S original, alimentação eu uso 3 Carburadores Solex 40 em Coletor Engine, escape dimensionado c/ coletor do Omega 4.1 e tubos dobrados de 2" 1/2 até o final do escape, Polia Dumper, Eletrica são cabos da Nika de 10mm ou 11mm não me lembro bem, Bobina MSD Blaster 3, Modulo MSD 6AL Digital, caixa clack de varetas c/ diferencial Dana 30 relação 3,54, buchas de PU da AJ Buchas Especiais, Amortecedores c/ regulagens de pressão da Competition  Enginner Americanos. Rodas modelos Cragar aro 15 e Pneus Cooper Cobra 215/60-15 e 235/60-15. 
    Estou concluindo compra de Kit de Injeção Programável c/ 3 Throtter Body de 40mm c/ bicos do Astra Flex modulo Pandoo Pulser. 

    Preciso saber o Q posso manter, o Q preciso corrigir e o Q completar na minha preparação. Gostaria de contar c/ sua Ajuda Licínio Jr, desde já agradeço a atenção
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    Mensagem por Licinio jr Seg 17 Jun - 10:21:38

    Helton,
    Sua preparação esta bem adequada. Seguem abaixo algumas sugestões:
    - Mola duplas do 250-s: podem ser usadas mas vc não vai poder usar tudo que seu comando oferece, ou seja, não vai poder girar 6500rpm, no máximo uns 5800rpm. Pode tentar calçar as molas com arruelas, mas tem que ver se no levante máximo não vai fechar os elos da mola.
    - Eu colocaria pistões com dome ou no mínimo os alcool com bolachinha e deixaria eles passando 0,3mm pra fora do bloco pra ganhar taxa. Uma outra forma de ganhar taxa é manter esse seu pistão reto e ver a possibilidade de substituir a junta por o'ring.
    - Eu não gosto muito de tripla injetada no cabeçote do opala. Dê uma olhada na quadrijet injetada da FAST, parece que o pessoal esta tendo resultados muito bons com ela.
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    Mensagem por andersonopala Sáb 26 Out - 23:54:03

    Tópico muito interessante...e de auto conhecimento...uma aula a cada pag...study ...acompanhando!!
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    Mensagem por N474N Dom 9 Mar - 15:32:34

    Muito bom o artigo!
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    Mensagem por opala_jim Dom 9 Mar - 19:39:46

    BANDIT escreveu:Eu sugeria 1° procura um 250/S original na caixa GM se não encontrar 2° usar o de ômega ...original na caixa .....3° comprar um comando Comp Cam que se não me engano tem 268° com 110de lob ou 112.....(tem que ver o cátalo) comando de linha ! e é + barato que Isky .....

    A diferença entre o Isky e o Comp e o levante, principalmente ....tipo assim :

    Os comando Isky são a " nata " da tecnologia do final da década de 70....isso mesmo...não se assuste !!! mas são bons ....durante esses digamos 30 anos são praticamnte os mesmos sem alteração ou aprimoramento !!!! Por isso dos levante tão grande ....em alguns casos + de 11 de levante ....

    Os comandos Comp Cam são de uma concepção + modernos da década de 90 ..... outra forma de engenharia possuem levante + baixos.....

    Não se pode dizer que um é melhor que outro ...e sim o qual está empregado corretamente no seu projeto !!!!!


    Eu uso comando Comp Cams Magnum 268 e pro meu projeto ficou muito bom, muito bom mesmo. Uso o kit inteiro desse comando. É mais barato e mais fácil de comprar que o Isky semelhante, e mil vezes melhor que um comando cópia nacional.

    Tava na dúvida pq achei que ia ficar meio manso, mas com toda a mecânica devidamente trabalhada ficou canhão na rua.

    O problema é quando o cara enfia só o comando no carro e esquece do resto. Aí acho q qualquer comando vai ficar meia boca. Preparação é um projeto, tem que ser bem estudado, planejado e executado. Motor, alimentação, caixa, relação de diferencial, freios, pneus. Senão até vai ficar melhor que o original e divertido, mas bem abaixo do que poderia ser.
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    Mensagem por Licinio jr Seg 10 Mar - 9:15:40

    É os comando Comp Cams hoje são os melhores. Eles criaram a filosofia do comando pequeno gigante, que é o comando que tem uma duração total pequena, mas uma duração a 0,050 bem grande. Com isso um comando 268° da Comp na maioria das vezes é mais bravo que um de 280° de outras marcas, mas sem os inconvenientes de um 280°.
    O ressalto de um comando ideal teórico, seria um ressalto quadrado ao invés desse em formato de montanha que os comando apresentam. O ressalto quadrado é obviamente impossível devido a questões mecânicas, mas o Comp Cams é o que mais se aproxima dele hoje.
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    Mensagem por Licinio jr Seg 10 Mar - 9:29:35

    Opala_jim,
    Entrei no seu blog e achei muito legal o seu carro. Eu também usava esse sistema Holley injetado, mas só que com 4 bocas/bicos. Muito bem feito seu projeto, parabéns.
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    Mensagem por opala_jim Seg 10 Mar - 9:58:57

    Valeu, obrigado!  Estou trabalhando nesse projeto faz tempo, ainda não tá 100% pronto (na real carro velho nunca fica 100% pronto heheehe), mas já tomou forma.

    Tem muita coisa ainda pra por no blog, aos poucso vou postando. Por coincidência, essa semana vou postar sobre o sistema de admissão, com a TB Holley, coletor Engine e a tralha toda.
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    Mensagem por opala_jim Seg 10 Mar - 10:10:07

    O que percebo é que a maioria dos mecânicos/preparadores/opaleiros que eu conheço acham o Comp Cams pior que as marcas mais antigas (tipo Isky, Crower, Crane). Em termos de qualidade de fabricação todos são bons, os processos de fabricação e as normas de qualidade são semelhantes.

    Como já foi falado no tópico, o que o cara tem q fazer é escolher o comando certo pro motor dele. Aí vai do cara saber o que quer fazer com o carro, com o motor, qto tem pra gastar. Depois entrar no site desses fabricantes renomados e procurar a especificação que melhor fecha com o projeto. Sem ir atrás de propagandas ou de histórias do amigo que fez assim ou assado (a não ser que o projeto do amigo seja 100% igual).

    Sr.Bianchi
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    Mensagem por Sr.Bianchi Seg 10 Mar - 10:29:46

    Particularmente eu acho os Isky muito obsoletos. Coisa que surgiu a muitas décadas atrás e não mudou nada.
    Eu vejo o pessoal usand os 278° e aquilo fica uma baita pipoqueira, demora a limpar, da cabeçadas. Já não é coisa ideal pra rua. Enquanto o meu com o comp 280, que tem mais levante e um pouco menos de duração com lob de 110, fica lisinho, praticamente como carro original.

    Nos EUA praticamente não se usa mais Isky. A Comp domina o mercado, pela qualidade, preço e enorme gama de produtos para qualquer aplicação.
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    Mensagem por Licinio jr Seg 10 Mar - 10:38:22

    Sr. Bianchi,
    Comecei a reparar na Comp Cams na competição de melhor preparador de motores feita pela revista Popular Hot Rod. Essa é uma competição em que ganha quem obter o maior torque sobre a maior faixa de rpm. Muito legal.
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    Mensagem por BANDIT Ter 11 Mar - 10:48:29

    Licinio jr escreveu:É os comando Comp Cams hoje são os melhores. Eles criaram a filosofia do comando pequeno gigante, que é o comando que tem uma duração total pequena, mas uma duração a 0,050 bem grande. Com isso um comando 268° da Comp na maioria das vezes é mais bravo que um de 280° de outras marcas, mas sem os inconvenientes de um 280°.
    O ressalto de um comando ideal teórico, seria um ressalto quadrado ao invés desse em formato de montanha que os comando apresentam. O ressalto quadrado é obviamente impossível devido a questões mecânicas, mas o Comp Cams é o que mais se aproxima dele hoje.


    Modernos são parecidos com isso o lob....um lado maior que o outro .....dai teríamos um comando de 268°  com a mesma duração de um comando 298° !!!!!  Isso existe lá nos USA.....mas para Ford 302...e GM  350 !!! É claro que não é somente o comando ,mas sim todo o conjunto começando pelo enquadramento!

     Se você já comprou um comando da CompCams por exemplo, você já deve ter tido a curiosidade de ler as instruções de instalação do mesmo, correto?
    Lá consta o tal método do ICL. Nele, você usa como zero o lift máx e divide a diferença entre dois pontos de leitura no disco de grau etc etc...

    O ponto de lift máx não é relevante para o motor. Ele é apenas uma referência rápida usada entre preparadores. A carga de admissão ou de exaustão não está nem aí para onde o ICL está...elas apenas respondem pelo enchimento ou esvaziamento do cilindro baseados na temporalidade dos eventos de válvulas (abertura e fechamento de válvulas em relação ao virabrequim). Nesta linha, cabe destacar que usar o ICL para determinar os eventos de válvulas NÃO é correto, mas é correto usar os eventos de válvulas para determinar o ICL.

    O problema com o método do ICL é que ele faz você achar um ponto teórico de lift máx em relação ao virabrequim. Este método assume que o lobe ou que o movimento das válvulas que você está medindo são simétricos (o lobe de abertura de válvulas é exatamente idêntico ao lobe de fechamento de válvulas). A esmagadora maioria dos comandos modernos são assimétricos!!!! O lobe de abertura normalmente é bem mais agressivo e o lobe de fechamento mais "gentil" com o trem de válvulas.
    Então pense comigo...se você tentar localizar o meio (center line) de um comando assimétrico, automaticamente você embutiu um erro na sua medida. Além disso, o método do ICL não indica se o seu comando está preciso em relação à especificação do cartão do comando, uma vez que ele não te dá nenhuma informação de duração em nenhum ponto. Os eventos de válvulas @0.050" verifica se os eventos de abertura e fechamento de válvulas está correto!!
    Existe ainda um outro método, mas ele é extremamente específico e exige que o comando tenha sido conferido por um aparelho especial na sua manufatura.

    Vejam a figura abaixo (emprestada de um grande amigo e profundo conhecedor do assunto).

    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 ICL_Cam-Shape

    Este comando tem lobes assimétricos (exagerados no desenho obviamente), mas que representam muito bem o que eu quis dizer. Em azul você tem um lobe de rampa mais acentuada (abertura) e do lado vermelhor você tem um pequeno "platô" e um rampa mais suave de fechamento. Você tem também o ICL real do lobe desenhado...
    Dá para ver claramente que o lobe de fechamento tem mais área certo?
    Muito bem, o método do ICL é basicamente uma média dos graus lidos no disco de grau a partir do lift máx. Por exemplo, se você tem um lobe com lift máx de 0.339" você pega duas medidas (0.050" por exemplo) para um lado e para o outro (a partir do lift máx), soma os valores lidos no disco de grau e faz a média para tentar identificar o ICL daquele lobe...
    O problema é que se os lobes são assimétricos, esse procedimento não vai ser preciso dado a geometria dos lobes. Veja a figura abaixo:

    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 ICL_Sucks

    Na figura fica claro que usando o ICL ou fazendo esta divisão das medidas de um lado para o outro tomando como referência o lift máx. vai fazer com que você tenha um ICL deslocado em 4* no sentido do lobe de fechamento das válvulas (usando a figura acima como exemplo). Uma vez que o lobe de fechamento é menos "íngrime", mais graus de rotação serão necessários para diminuir o lift medido, o que vai fazer com que a tal média fique deslocada para o lobe de fechamento, apesar do ICL real não ser ali!!
    Ter um comando adiantado ou retardado em 2*-4* ou 6* por causa do uso deste método não é algo incomum, e certamente gera uma p#7a alteração no que o motor é, em relação ao que ele deveria ser.
    Alguns vão usar a desculpa tradicional de que "sempre fiz assim e funcionou". Eu particularmente não sou adepto desta política...Bem diferente de comandos Isky !!!!


    Aqui no Brasil temos algo  como exemplo o excelente comando VW (AP) 49-G

    Um ótimo comando muito utilizado aqui na década de 80-90 !

    49-G


    302° x 350° (duração total)

    10.2mm  de levante (adm.)

    10.6mm. de levante (escap.)
    a   0.050  Tem :
    217° x  229°

    lob 108°

    Será que um comando MODERNO  tipo o 0.26BE   um comando de
    286°  x 286°    seria páreo    para o comando 49-G  ??????

    Esse comando é do motor 2.0 Total Flex

    286° x 286° (duração total)
    11.2mm. de levante
    229° x 229°  ( affraid )
    lob de 110°

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    Não que os comandos Isky sejam ruins  ! Só que são comandos antigos usados especificamente pra competições .....tipo "oval"  possuem enorme levante .....oque favorece alta potencia  !  Mas potencia não tão linear (suave mesmo!)  
    Tanto que um comando Isky 268° (525-A)   tem a 0.050  praticamente a mesma duração que um Comp Cam  280H !    Só   que o Isky gera maior potencia !  OKK 









     



     

     
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    Mensagem por Licinio jr Ter 11 Mar - 19:47:02

    Bandit, legal essas figuras que você postou aí. Eu realmente não sabia que as metades dos lobulos poderiam ser assimétricas. Bem interessante. Acredito que o fechamento deve ser mais lento pra não flutuar válvula.
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    Mensagem por BANDIT Qua 12 Mar - 16:50:11

    Na verdade isso influencia no tempo de abertura da válvula , ela fica aberta por + tempo , sendo um comando de pouca graduação final ,  se fosse em opala seria como um comando 268° , mas que  mantem as válvulas abertas como um comando 298° . Pode ter certeza que carros como a M-3 /95 usam esse sistema .....e é claro + a eletrônica . Talvez até aquele super 6cc.....que vc. postou aqui (USA)  tenha um comando assim .
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    Mensagem por Falves Qua 26 Mar - 22:51:38

    Marcelo Crid escreveu:Mto bom o topico, ja sabia algumas coisas do q vc disse, não sou um iniciante, mais sempre é bom aprende mais, qd eu for preparar o meu motor, vo lembra dos seus mandamentos...parabéns pelo topico...abraços

    Pô Crid, vc está aqui! Lembro dos seus posts do Orkut!!! O Comodoro continua lindasso!! Parabéns
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    Mensagem por juniordant Qui 29 maio - 14:19:11

    Acho que aqui é o tópico certo para uma ajuda para dar uma melhorada no motor
    tenho um 6 cc original com carburador solex h 34 e gostaria de instalar um kit turbo e
    um outro carburador + um comando. uma coisa básica para rua a princípio sem mexer em cabeçote ou pistão .... Alguám me ajuda como fazer o que comprar qual turbo qual comando qual carburação? colocar também um 6x2??? peço a ajuda de todos Obrigado!
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    Mensagem por Diegoj Qui 29 maio - 18:55:14

    juniordant escreveu:Acho que aqui é o tópico certo para uma ajuda para dar uma melhorada no motor
    tenho um 6 cc original com carburador solex h 34 e gostaria de instalar um kit turbo e
    um outro carburador + um comando. uma coisa básica para rua a princípio sem mexer em cabeçote ou pistão .... Alguám me ajuda como fazer o que comprar qual turbo qual comando qual carburação? colocar também um 6x2??? peço a ajuda de todos Obrigado!

    A unica maneira de usar "6x2" com turbo, é colocar 2 turbinas.
    Eu acabei aspirando levemente o meu opala, mas antes disso procurei muito sobre turbo e cheguei a conclusão que a melhor receita turbo pra um opala normal de rua é turbina + comando 666 do omega + weber 40.

    Eu sempre fico animado quando vejo esse video kkkkk e tem exatamente aquela configuração que eu falei
    (o começo tá meio falhado, mas depois carrega normal)
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    Mensagem por juniordant Qui 29 maio - 19:51:20

    Diegoj escreveu:
    juniordant escreveu:Acho que aqui é o tópico certo para uma ajuda para dar uma melhorada no motor
    tenho um 6 cc original com carburador solex h 34 e gostaria de instalar um kit turbo e
    um outro carburador + um comando. uma coisa básica para rua a princípio sem mexer em cabeçote ou pistão .... Alguám me ajuda como fazer o que comprar qual turbo qual comando qual carburação? colocar também um 6x2??? peço a ajuda de todos Obrigado!

    A unica maneira de usar "6x2" com turbo, é colocar 2 turbinas.
    Eu acabei aspirando levemente o meu opala, mas antes disso procurei muito sobre turbo e cheguei a conclusão que a melhor receita turbo pra um opala normal de rua é turbina + comando 666 do omega + weber 40.

    Eu sempre fico animado quando vejo esse video kkkkk  e tem exatamente aquela configuração que eu falei
    (o começo tá meio falhado, mas depois carrega normal)


    Entendi!!!! entao e so colocar um comando 666 dentro no motor so e necessario isso?? e depois um webber e o kit ok?? o tucho nao precisa mexer??? obrigado pela ajuda e desculpe minha ignorancia rsrsrs
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    Mensagem por Diegoj Qui 29 maio - 20:04:42

    juniordant escreveu:
    Diegoj escreveu:

    A unica maneira de usar "6x2" com turbo, é colocar 2 turbinas.
    Eu acabei aspirando levemente o meu opala, mas antes disso procurei muito sobre turbo e cheguei a conclusão que a melhor receita turbo pra um opala normal de rua é turbina + comando 666 do omega + weber 40.

    Eu sempre fico animado quando vejo esse video kkkkk  e tem exatamente aquela configuração que eu falei
    (o começo tá meio falhado, mas depois carrega normal)


    Entendi!!!! entao e so colocar um comando 666 dentro no motor so e necessario isso?? e depois um webber e o kit ok?? o tucho nao precisa mexer???   obrigado pela ajuda e desculpe minha ignorancia rsrsrs

    Basicamente falando, bem basicamente mesmo, é isso. Mas tem um monte de outras coisinhas menores que vão custar quase o mesmo q comando + weber + turbo. O comando mesmo sendo usado, deve ser montado com tuchos novos e nada de tucho travado, o certo pra esse comando é colocar tuchos hidraulicos de marca. Tem gente que coloca tucho mecanico no comando do omega e diz que fica bom, mas ele foi projetado pra tuchos hidraulicos.

    Tem tanta coisa... le bastante o forum que vc vai aprender muito aqui, tem bastante material, é só usar a ferramente de busca que vc acha tudo. Parece facil, mas a coisa é bem mais complicada do que vc pode imaginar.
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    Mensagem por juniordant Qui 29 maio - 20:29:43

    Diegoj escreveu:
    juniordant escreveu:


    Entendi!!!! entao e so colocar um comando 666 dentro no motor so e necessario isso?? e depois um webber e o kit ok?? o tucho nao precisa mexer???   obrigado pela ajuda e desculpe minha ignorancia rsrsrs

    Basicamente falando, bem basicamente mesmo, é isso. Mas tem um monte de outras coisinhas menores que vão custar quase o mesmo q comando + weber + turbo. O comando mesmo sendo usado, deve ser montado com tuchos novos e nada de tucho travado, o certo pra esse comando é colocar tuchos hidraulicos de marca. Tem gente que coloca tucho mecanico no comando do omega e diz que fica bom, mas ele foi projetado pra tuchos hidraulicos.

    Tem tanta coisa... le bastante o forum que vc vai aprender muito aqui, tem bastante material, é só usar a ferramente de busca que vc acha tudo. Parece facil, mas a coisa é bem mais complicada do que vc pode imaginar.


    Obrigado pela dica Diegoj!!!
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    Mensagem por pipotelles Ter 16 Set - 21:47:21

    Boa noite tenho uma caravan 79 6cc automático turbo quero injetar qual modulo seria o ideal
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    Mensagem por Licinio jr Qua 17 Set - 8:25:15

    Todos os modulos nacionais mais modernos servem, mas sempre é bom buscar as marcas mais conhecidas como Fueltech, Pandoo, Injeforce, Protune, etc...
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    Mensagem por OPAUTIC Qua 3 Dez - 14:07:07

    boa tarde galera não quis fazer um tópico de comando já tem muitos e ia só poluir o forum entâo vou usar esse espaço aqui coisa rápida, é o seguinte to aqui com uma caravana 6cc gasolina , vou colokar uma fajs 44 , dimensionado, e queria um comando que de pra usar com cabeçote original de tudo valvula e molas dutos, queria um comando que embaralhasse legal vou andar na rua somente. O que a galera tem pra dizer !!!!!???? obs. o comando vai ser um SOBE!
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    Mensagem por Licinio jr Qua 3 Dez - 15:33:23

    Você esta querendo duas coisas opostas: comando pra usar com cabeçote original é comando manso. Já comando pra embaralhar é comando bravo, então é difícil conseguir as duas coisas, mas tem uma opção gambiarra, que é colocar um comando com alta graduação, lob center agresivo, mas com pouco levante, pra não bater o elo das molas. Você vai conseguir o que quer, mas não vai aproveitar o potencial de giro do comando. Vai poder girar só até uns 5000 rpm no máximo.
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    Mensagem por OPAUTIC Qua 3 Dez - 20:36:27

    entao amigo eu ja tinha imaginado isso pra comandao tem quer cabecotao !!! o jeito e guarda uma grana e fazer tudo top de uma vez !!!!
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    Mensagem por LucasGGomes Qua 4 Fev - 13:39:45

    Estou me sentindo um grilo no meio dos rinocerontes... ( O.o.. ) hehe. É o seguinte.. não sei se aqui seria o melhor lugar para pedir informações mas.. eu entendo um pouco de mecânica normal ( Se é que se pode dizer isso... mds .. ) De qualquer forma eu gostaria de saber, se alguém tem algum material, apostila.. livro.. vídeo. Alguém que tenha um bom coração para conversar por MP. Eu quero aprender a preparar motores, na prática eu não vou fazer nada, minha vida atual não permite. Mas quem sabe no futuro ? Com tempo.. e espaço.. Alguém ? hehe. Laughing

    Lucas.. explica melhor não entendi nada. Ok, aprender coisa do tipo:

    - Quero tunnar meu carro, aspirar ele. Para isso teria que rebaixar o cabeçote ? Colocar qual comando ? Como medir a taxa de compressão ? O meu é um 6cc, se eu quiser colocar 3 carburadores , como regulo ? E como meço a taxa exata dentro dos cilindros ? Etc.. etc...

    Se eu postei isso no lugar errado, foi mal... Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 470880
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    Mensagem por Licinio jr Dom 8 Fev - 16:45:18

    Lucas, o primeiro passo é ler e reler esse tópico diversas vezes. Depois disso ir se aprofundando mais nos temas do seu interesse, aqui no forum mesmo. Se souber ler em Inglês, compre o livro do Leo Santucci que é o único especializado no nosso motor.
    Pra quem não sabe Inglês, um conselho, matricule-se num curso hoje mesmo. Tem inclusive vários cursos até de graça na internet que a pessoa pode estudar na hora que der.
    Digo isso porque não conheço nenhum livro de preparação em português enquanto nos USA deve ter pelo menos uns 1.000.
    Tem gente que torce o nariz quando eu falo em livro, acha que tem que aprender na prática, mas a verdade é a seguinte: o livro é uma das poucas fontes confiáveis pra você aprender certo desde o começo. Aprender na pratica em 90% das vezes você vai aprender errado, a não ser que você seja um pupilo do Segantine, do Vilson, do Meinha, e de mais uns poucos no Brasil, mas se esse fosse o caso você não estaria pedindo ajuda aqui no forum. Tem também a opção de cursos como o do falecido Sr. Iost, e varios outros, mas a maioria é bem longa e destinada a quem vai trabalhar na área, além do custo mais alto.
    Chega, já falei demais.
    Abraço.
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    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes - Página 3 Empty socorrrrrrrrrrrrrrrrrroooo

    Mensagem por junior4407 Qui 16 Abr - 18:56:23

    oi boa noite to querendo por um supercharger no meu opala 4cc o que tenho q fazer o q eu vou mudar no motor cheers cheers

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