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Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº301
Preparacão do 4 cil.151
Otópico parou? Gostaria de saber mais,pois estou com o projeto de um 181(3.0) em andamento.Comprei o vira nos EUA e ele está pra chegar,sou mecânico profissional a 28 anos e gostaria de trocar informação com quem "realmente" entende da coisa!!
DARLAN 75- Opaleiro
- Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/03/2014
- Mensagem nº302
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
SÓ AGUARDANDO O RESULTADO DO 4CC
VALEU.
VALEU.
tcheco 8687- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4270
Idade : 64
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012
- Mensagem nº303
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
sem maldade Darlan, acho que vamos esperar sentados .........
Faz quase um ano da ultima postagem sobre a preparacao.
Tbem tenho um 4 cil, gostaria ver o que ia surgir.
Faz quase um ano da ultima postagem sobre a preparacao.
Tbem tenho um 4 cil, gostaria ver o que ia surgir.
RICARDOADG- Opaleiro
- Número de Mensagens : 765
Localização : Santo André
Data de inscrição : 28/06/2010
- Mensagem nº304
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
OPA7879 escreveu:Bob 151 escreveu:opa entao tu tem um bom caminho heim vai baixar pra valer o tempo tem
, dsculpa se nao procurei, mas cm q ta a configuracao do teu carro
motor 2.7 balanceado
volante aliviado
embreagem 900lbs
pistão metal leve 0.40 com dome
bielas 6 pol.
cabeçote trabalhado
valvulas manley
molas pratos travas isky 6005
13 de taxa
varetas silverado
tuchos sealed power mecanicos
comando isky 298
coletor escape 4x1
ignição eletronica original
bobina braster ss
cabos de vela accer 8mm
alimentação uma 446 com coletor frio.
corte de giro 7.000 rpm
combustivel alcool
engrenagens vira, comando original gm.
velas ngk grau 7
proximo passo instalar um modulo ignição MSD e melhorar alimentação.
Foi feito dome no pistão original?
Pq com vira 153 e biela 6 o pistão sai bem pra fora...
Michel.S.G- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala Comodoro,ano 80, 2 portas, branco, cambio varetado 4 marchar em baixo.
Cilindros : 4 cc.
Data de inscrição : 08/01/2014
- Mensagem nº305
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Será que teremos resultados em breve???
Mestre "C"- Opaleiro
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Modelo do carro : Cmomodoro SL/E 90
Cilindros : 4 cilindros, ainda 151" em breve181"
Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº306
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Aí pessoal o vira 181 chegou ontem!!! segue foto comparativa com outros tres viras!!
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
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- Mensagem nº307
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Ué falhou o envio das fotos!!!Como faço?
Mestre "C"- Opaleiro
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Modelo do carro : Cmomodoro SL/E 90
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Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº308
FOTOS!!!
Mestre \"C" escreveu:Ué falhou o envio das fotos!!!Como faço?
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº309
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
E esse é o vir da Land Rover
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j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
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Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº310
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
o vira 3.0 é o terceiro da foto? notou que ele é para bloco com retentor, e não gaxeta, ne?
e o 4º é de qual?
e o 4º é de qual?
_________________
NÃO TENHO MSN!!!!
paulo_bomber- Opaleiro
- Número de Mensagens : 179
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Data de inscrição : 30/10/2011
- Mensagem nº311
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
esse 181 é meio chatinho de por, reduzir colos, volante tbm acho q tem q ser igual um de blazer ou fazer flange, mas por curiosidade em qntos reais ele chegou aqui no brasil? esse 181 vai ser pra pista? boa sorte no projeto
Elizeus151- Opaleiro
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Modelo do carro : Gm/chevette 79 motor do opala 151 do comodoro 89, retentor a alcool.carburador 3E do 4.1,etc...Gm/opala luxo automatic 87 4.1 alcool rodando na gasola c/W.446 completo 4 portas
Cilindros : 4 cil 2500 cilindradas ou 2,5 litros;6 cil 4100 cilindradas
Data de inscrição : 27/03/2014
- Mensagem nº312
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
boas Mestre "C" também estou interessado neste vira você tem email ? sei que terá que usar biela do 6 cilindros 5" 7/8 de pol ou usar a 6" pol e ter pistão deslocado ou retrabalhado por causa da altura,o bloco tem que ser do moderno retentor,com um cabeçote do 153 trabalhadinho e uma bijet holley ou mesmo motorcraft deve render uns bons cavalos sem contar que muito mais importante é o torque que deve ficar esse motor....
RN_Willemann- Opaleiro
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Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2009
- Mensagem nº313
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
as bielas são de 6 cilindros e tem que fazer os pistões rebaixados e ainda assim ficam com uma taxa enorme, é complicado a coisa....
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
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Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
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- Mensagem nº314
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
RN_Willemann escreveu:as bielas são de 6 cilindros e tem que fazer os pistões rebaixados e ainda assim ficam com uma taxa enorme, é complicado a coisa....
com o vira do 3.0 acho que não da pra usar bielas de 6 pol.
_________________
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Michel.S.G- Opaleiro
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Cilindros : 4 cc.
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- Mensagem nº315
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
paulo_bomber- Opaleiro
- Número de Mensagens : 179
Localização : ijui RS
Data de inscrição : 30/10/2011
- Mensagem nº316
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
com o 3.0 pode usas ate bielas 6 . alguma coisa mas ai tem q importar biela e pistao, outra coisa nele q é diferente é o retentor q é bem menor que o do opala, mas ali é só tornear um flange de aluminio e encaixar o retentor menor dele
Mestre "C"- Opaleiro
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Localização : Where the streets have no name
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Cilindros : 4 cilindros, ainda 151" em breve181"
Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº317
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
O ultimo vira e diferente é da Land Rover diesel 2.5 com 97mm de curso.Ele cabe certinho no bloco de gaxeta.As adaptações de volante de motor são faceis,já que o vira 181 tem material de sobra pra isso.
Quanto ao colo das bielas não vou modificar já que dá pra usar as bielas de 5.7 polegadas,vou traze-las dos motores V8 Chevrolet e forjadas, junto com pistões e anéis com encaixe para não cabecear valvula.
Tudo a preços beeeem mais baratos do que aqui apesar dos impostos ,e entregue na porta de casa pela Fedex ou até mesmo pelo Correios.
Só para vcs terem idéia o vira ficou por R$1137,51!!!!!!já com impostos!!!!!!
Esses caras que tem esses motores em barcos e querem uma fortuna por eles ou pelos viras,tem mais é que usar os motores para peso de papel,nas minhas pesquisas achei o motor 181 já montado com bloco,carter cabeçote, apenas faltando os coletores,volante,bomba de agua,combustivel,distribuidor,enfim os perifericos,por US$1166,00!!!!!!
Gente isso tudo faz parte de um sonho que tive quando li a reportagem da revista O.M. acho que em 1992 e só agora vou realizar.
Vou fazer o meu carro para usar na cidade e em viagens,portanto,nada que comprometa a durabilidade e vcs podem ter certeza que não vou omitir informações,vou tirar fotos de tudo,deichar tudo documentado aqui,para quem quiser fazer ,sem sustos,sem receitas mágicas sem enrrolações sem omissão de informações,acho que quem tem um sonho e esse sonho é bom tem que compartilhar!
Na foto dos quatro viras na ordem, são do 151,153,181 e o da Land rover com curso de 97mm, alguem me ajuda a calcular as pol.cúbucas cdele com pistões de 4"?
Cabe certinho no bloco com gaxeta e não pela nas paredes do bloco,e nem no comando,é um projeto para esse bloco azul de gaxeta já que o meu Opala é 90 com bloco de retentor!!
abraços a todos!!!
Quanto ao colo das bielas não vou modificar já que dá pra usar as bielas de 5.7 polegadas,vou traze-las dos motores V8 Chevrolet e forjadas, junto com pistões e anéis com encaixe para não cabecear valvula.
Tudo a preços beeeem mais baratos do que aqui apesar dos impostos ,e entregue na porta de casa pela Fedex ou até mesmo pelo Correios.
Só para vcs terem idéia o vira ficou por R$1137,51!!!!!!já com impostos!!!!!!
Esses caras que tem esses motores em barcos e querem uma fortuna por eles ou pelos viras,tem mais é que usar os motores para peso de papel,nas minhas pesquisas achei o motor 181 já montado com bloco,carter cabeçote, apenas faltando os coletores,volante,bomba de agua,combustivel,distribuidor,enfim os perifericos,por US$1166,00!!!!!!
Gente isso tudo faz parte de um sonho que tive quando li a reportagem da revista O.M. acho que em 1992 e só agora vou realizar.
Vou fazer o meu carro para usar na cidade e em viagens,portanto,nada que comprometa a durabilidade e vcs podem ter certeza que não vou omitir informações,vou tirar fotos de tudo,deichar tudo documentado aqui,para quem quiser fazer ,sem sustos,sem receitas mágicas sem enrrolações sem omissão de informações,acho que quem tem um sonho e esse sonho é bom tem que compartilhar!
Na foto dos quatro viras na ordem, são do 151,153,181 e o da Land rover com curso de 97mm, alguem me ajuda a calcular as pol.cúbucas cdele com pistões de 4"?
Cabe certinho no bloco com gaxeta e não pela nas paredes do bloco,e nem no comando,é um projeto para esse bloco azul de gaxeta já que o meu Opala é 90 com bloco de retentor!!
abraços a todos!!!
OPA7879- Opaleiro
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Idade : 40
Localização : santa catarina
Modelo do carro : 1978 standart
1978 opala comodoro
1982 opala 4 portas
Cilindros : 6CC
6cc
4cc
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- Mensagem nº318
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
RICARDOADG escreveu:OPA7879 escreveu:
motor 2.7 balanceado
volante aliviado
embreagem 900lbs
pistão metal leve 0.40 com dome
bielas 6 pol.
cabeçote trabalhado
valvulas manley
molas pratos travas isky 6005
13 de taxa
varetas silverado
tuchos sealed power mecanicos
comando isky 298
coletor escape 4x1
ignição eletronica original
bobina braster ss
cabos de vela accer 8mm
alimentação uma 446 com coletor frio.
corte de giro 7.000 rpm
combustivel alcool
engrenagens vira, comando original gm.
velas ngk grau 7
proximo passo instalar um modulo ignição MSD e melhorar alimentação.
Foi feito dome no pistão original?
Pq com vira 153 e biela 6 o pistão sai bem pra fora...
com o vira 153 o pistao passa 3mm pra cima do bloco .
paulo_bomber- Opaleiro
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- Mensagem nº319
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
pra ser mais exato passa de 2.25 a 2.30 variando de pistao pra pistaoOPA7879 escreveu:RICARDOADG escreveu:
Foi feito dome no pistão original?
Pq com vira 153 e biela 6 o pistão sai bem pra fora...
com o vira 153 o pistao passa 3mm pra cima do bloco .
amigo ja q vai importar as bielas pq nao pega umas maiores e pistoes boxer?
grechejr- Opaleiro
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Modelo do carro : Escort Zetec
Cilindros : 4 - 1.8 16V
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- Mensagem nº320
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Caramba, fiquei até triste. Tudo que é projeto de 4 cilindros aqui estão parados....
paulo_bomber- Opaleiro
- Número de Mensagens : 179
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Data de inscrição : 30/10/2011
- Mensagem nº321
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
esse vira de land rover da certo? os mancais e colos sao os msmos do opala?Mestre \"C" escreveu:O ultimo vira e diferente é da Land Rover diesel 2.5 com 97mm de curso.Ele cabe certinho no bloco de gaxeta.As adaptações de volante de motor são faceis,já que o vira 181 tem material de sobra pra isso.
Quanto ao colo das bielas não vou modificar já que dá pra usar as bielas de 5.7 polegadas,vou traze-las dos motores V8 Chevrolet e forjadas, junto com pistões e anéis com encaixe para não cabecear valvula.
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Vou fazer o meu carro para usar na cidade e em viagens,portanto,nada que comprometa a durabilidade e vcs podem ter certeza que não vou omitir informações,vou tirar fotos de tudo,deichar tudo documentado aqui,para quem quiser fazer ,sem sustos,sem receitas mágicas sem enrrolações sem omissão de informações,acho que quem tem um sonho e esse sonho é bom tem que compartilhar!
Na foto dos quatro viras na ordem, são do 151,153,181 e o da Land rover com curso de 97mm, alguem me ajuda a calcular as pol.cúbucas cdele com pistões de 4"?
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abraços a todos!!!
ele parece ser um pouco mais curto( só por curiosidade msm)
se der certo o bagulho deve ficar louco com um sobre bloco
paulo_bomber- Opaleiro
- Número de Mensagens : 179
Localização : ijui RS
Data de inscrição : 30/10/2011
- Mensagem nº322
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
aqui pode fazer os calculos
https://www.spaturbo.com.br/loja/index.php?option=com_calc&task=calc&formulas=1
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Bob 151- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1500
Localização : Rio Grande do Sul
Data de inscrição : 08/02/2010
- Mensagem nº323
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
grechejr escreveu:Caramba, fiquei até triste. Tudo que é projeto de 4 cilindros aqui estão parados....
nao estao parados nao velho, o meu ta andando so nao posto mais nada referente
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 48
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº324
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
paulo_bomber escreveu:pra ser mais exato passa de 2.25 a 2.30 variando de pistao pra pistaoOPA7879 escreveu:
com o vira 153 o pistao passa 3mm pra cima do bloco .
amigo ja q vai importar as bielas pq nao pega umas maiores e pistoes boxer?
nu meu passou quase 2,7mm .... bloco 153 com pistão 4,0 pol..
_________________
NÃO TENHO MSN!!!!
Jean Michel Colet- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2839
Localização : Maringá - PR
Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado
Chevette 89 SL - Aspirado
Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº325
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre \"C" escreveu:O ultimo vira e diferente é da Land Rover diesel 2.5 com 97mm de curso.Ele cabe certinho no bloco de gaxeta.As adaptações de volante de motor são faceis,já que o vira 181 tem material de sobra pra isso.
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Na foto dos quatro viras na ordem, são do 151,153,181 e o da Land rover com curso de 97mm, alguem me ajuda a calcular as pol.cúbucas cdele com pistões de 4"?
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Muito legal, este vira de 97mm , ele te renderá 3145 cm³ ou ~~3,15 L
Abra um tópico para exclusividade deste seu motor ... Irei acompanhar .. Obrigado por estar no fórum!
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
Idade : 53
Localização : Where the streets have no name
Modelo do carro : Cmomodoro SL/E 90
Cilindros : 4 cilindros, ainda 151" em breve181"
Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº326
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
A foto do vira da Land Rover no bloco do 4 cil.
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Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº327
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Levei o vira hoje a um torneiro para retirar o "excesso" de virabrequim nos colos de biela e de mancal.A minha retifica não quis fazer o serviço,pois teria que retirar cerca de 5mm de cada colo e me cobraria uma fortuna sem falar do tempo que gastaria alem de uma pedra de retificar inteira.
O torneiro vai deixar tanto a ponta da engrenagem e da polia nas medidas do vira original,quanto a outra ponta onde tem a arruela defletora da gaxeta e o furo de encaixe do eixo piloto,a fixação do volante é um outro capitulo,já que é mais fácil encher os furos do volante e reabrir com a furação do outro.
Calculei a cilindrada desse motor em fase de experiência e em polegadas cubicas,será 191.
Obrigado ao amigo Jean Michel Colet pelos calculos da cilindrada em cc!
O torneiro vai deixar tanto a ponta da engrenagem e da polia nas medidas do vira original,quanto a outra ponta onde tem a arruela defletora da gaxeta e o furo de encaixe do eixo piloto,a fixação do volante é um outro capitulo,já que é mais fácil encher os furos do volante e reabrir com a furação do outro.
Calculei a cilindrada desse motor em fase de experiência e em polegadas cubicas,será 191.
Obrigado ao amigo Jean Michel Colet pelos calculos da cilindrada em cc!
Jean Michel Colet- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2839
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Chevette 89 SL - Aspirado
Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº328
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre \"C" escreveu:Levei o vira hoje a um torneiro para retirar o "excesso" de virabrequim nos colos de biela e de mancal.A minha retifica não quis fazer o serviço,pois teria que retirar cerca de 5mm de cada colo e me cobraria uma fortuna sem falar do tempo que gastaria alem de uma pedra de retificar inteira.
O torneiro vai deixar tanto a ponta da engrenagem e da polia nas medidas do vira original,quanto a outra ponta onde tem a arruela defletora da gaxeta e o furo de encaixe do eixo piloto,a fixação do volante é um outro capitulo,já que é mais fácil encher os furos do volante e reabrir com a furação do outro.
Calculei a cilindrada desse motor em fase de experiência e em polegadas cubicas,será 191.
Obrigado ao amigo Jean Michel Colet pelos calculos da cilindrada em cc!
Polegadas cubicas seria 191,912 pol³ ou ~~192 pol³
Elizeus151- Opaleiro
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- Mensagem nº329
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
este tópico começou lá com Hot chilli ,com o projeto do comparativo da provável potencia do motor 4 cilindros 153 e suas possiveis preparações.hoje temos a possibilidade de realizar com o colega Mestre C ...quem sabe o sonho de ter um quatro com mais de 3 litros de capacidade volumétrica....e até esse vira da land rover ....que beleza.... o mais interessante é saber que a mesma reportagem que o fez percorrer este longo caminho também me fez um dia sonhar com este projeto,busquei informação e nada encontrei,cheguei cotar um vira deslocado em algumas poucas empresas mais era um preço absurdo e sem grandes garantias...fico feliz em saber que o nobre colega continuou e esta desvendando os mistérios que envolve o motor 4 cil 181 pol...PARABENS...estamos acompanhando e torcendo para o sucesso dos projetos.....
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº330
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Antes de tudo obrigado ao amigo Jean Michel pelos cálculos!
Para aqueles que estão acompanhando o meu projeto,ele não esta parado.O vira para 192"cubicas ainda está na torneadora(o torneiro tá me enrrolando...)enquanto isso estou medindo vária peças do motor ,tuchos,molas,varetas,válvulas,bronzinas,pratinhos de molas,colos do virabrequim 181",enfim tudo o que dá pra comprar lá nos "EUA" ,e vendo onde comprar com um preço bom.
Lembrando que esse projeto é para um carro de passeio (rua e viagens) portanto nada "super",apenas forte e resistente o bastante para ter durabilidade e confiabilidade.
Alguem poderia me dizer mais ou ajudar na escolha de um sistema de injeção eletrônica?Por enquanto meu carro é 2.5L (151") quero instalar o sistema de injeção e testar antes,fazer medições,etc para depois passar o motor dele pra 3.0L (181") .
O outro motor que comprei ,de gaxeta ,é que vai ser a "cobaia" para o 192" e quem sabe outras cilindradas tambem.
Agradeço todos os comentarios acima e fico no aguardo de quem quiser trocar idéias para ajudar.
Para aqueles que estão acompanhando o meu projeto,ele não esta parado.O vira para 192"cubicas ainda está na torneadora(o torneiro tá me enrrolando...)enquanto isso estou medindo vária peças do motor ,tuchos,molas,varetas,válvulas,bronzinas,pratinhos de molas,colos do virabrequim 181",enfim tudo o que dá pra comprar lá nos "EUA" ,e vendo onde comprar com um preço bom.
Lembrando que esse projeto é para um carro de passeio (rua e viagens) portanto nada "super",apenas forte e resistente o bastante para ter durabilidade e confiabilidade.
Alguem poderia me dizer mais ou ajudar na escolha de um sistema de injeção eletrônica?Por enquanto meu carro é 2.5L (151") quero instalar o sistema de injeção e testar antes,fazer medições,etc para depois passar o motor dele pra 3.0L (181") .
O outro motor que comprei ,de gaxeta ,é que vai ser a "cobaia" para o 192" e quem sabe outras cilindradas tambem.
Agradeço todos os comentarios acima e fico no aguardo de quem quiser trocar idéias para ajudar.
bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº331
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
A injeção você pode fazer com uma TBI de weber 40 ou 44 com 4 bicos,o módulo tem o da fueltech,pandoo,megasquirt...
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Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Jean Michel Colet- Opaleiro
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- Mensagem nº332
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
bruno silverstar83 escreveu:A injeção você pode fazer com uma TBI de weber 40 ou 44 com 4 bicos,o módulo tem o da fueltech,pandoo,megasquirt...
Exatamente ...
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº333
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Ai pessoal,quem pode me falar mais sobre esses dois cabecotes? segue a foto...
Elizeus151- Opaleiro
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- Mensagem nº334
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Cadê as fotitas dos cabêças ??? M.C....cadê.
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº335
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mêo, muito ruim esse site para envio de imagens,como faço sem ter que hospedar imagem?Uma verdadeira bomba!!!gostaria de postar muitas fotos que tenho aqui ,mas é f*d@ !! As p*rr@ dos smiles vão.....
Elizeus151- Opaleiro
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- Mensagem nº336
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
diz ai é cabeça do opala 4 cilindros ? se for tem 2 modelos; o do 153 que tem os dutos siameses igual o do 6 cilindros e o do 151 que tem os dutos separados que nem o do omega ...
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº337
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
tem seis dutos,os de admissão são um só apenas dividido pela "coluna" oca onde passa o parafuso do cabeçote
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº338
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mas como faço pra postar fotos aqui????sem essa me.da de hospedagem de fotos???
Elizeus151- Opaleiro
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- Mensagem nº339
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
então M.C provavelmente é o dos primeiros opalas com motor 153" pol,onde vc vê a coluna do parafuso do cabeçote é que define a diferença deste para o 151" pol que tem uma parede que vai até o fundo ou seja para performance o cabêça sem parede admite mais mistura pois um cilindro puxa por esse vão oque poderia ir para o outro que esta com a valvula fechada ;mais se pensar em injetar colocando bicos na cara das valvulas um puxa o fluxo do outro atrapalhando;em teoria é essa diferença ,tem preparação em que se retira essa pequena coluna onde passa o prisioneiro e põe umas rampas (lump`ports) que aceleram o fluxo da mistura para dentro do cilindro.existe muita matéria do livro do Santucci que vc verà mais coisas que descrevi a grosso modo;como por ex:cabeçote de aluminio do motor 350 V8 gm para adaptar e etc.....
j ricardo- Moderadores
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- Mensagem nº340
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre \"C" escreveu:Mas como faço pra postar fotos aqui????sem essa me.da de hospedagem de fotos???
só com hospedagen... não tem jeito... eu uso agora o http://prntscr.com
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- Mensagem nº341
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
https://www.youtube.com/watch?v=jsxVo7bQ4dg&feature=youtu.be
Anderson Carvalho- Opaleiro
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- Mensagem nº342
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
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- Mensagem nº343
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Sobre os cabeçotes:
tinha que preparar dois cabeçotes bem feitinhos e passar no banco de fluxo, pra saber realmente qual é melhor...
esta parecido mesmo com o caso do cabeçote de opala x cabeçote de omega... um grande preparador me disse que o cabeçote do omega preparado ao maximo, não da o mesmo resultado do cabeçote do opala, ficando quase 10% a menos de fluxo em levante maximo, justamente por causa dos dutos separados... ( no caso cabeçote de opala SEM lumps e ainda com o "boss" do parafuso trabalhado)
tem outra questão: a altura dos dutos... os cabeçotes 153, tem os dutos de admissão um pouco mais baixos , então o fluxo faz uma curva mais acentuada... acho que só com o banco de fluxo pra saber se isso estraga ou não a vantagem do duto siames...
tinha que preparar dois cabeçotes bem feitinhos e passar no banco de fluxo, pra saber realmente qual é melhor...
esta parecido mesmo com o caso do cabeçote de opala x cabeçote de omega... um grande preparador me disse que o cabeçote do omega preparado ao maximo, não da o mesmo resultado do cabeçote do opala, ficando quase 10% a menos de fluxo em levante maximo, justamente por causa dos dutos separados... ( no caso cabeçote de opala SEM lumps e ainda com o "boss" do parafuso trabalhado)
tem outra questão: a altura dos dutos... os cabeçotes 153, tem os dutos de admissão um pouco mais baixos , então o fluxo faz uma curva mais acentuada... acho que só com o banco de fluxo pra saber se isso estraga ou não a vantagem do duto siames...
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Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº344
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Vamos ver se aparece as fotos agora:
a primeira é do virabrequim da Land Rover no bloco do Opala 4 cil.com 97mm de curso
http://www.casimages.com.br/i/140502042144796637.jpg.html
A segunda é dos dois cabeçotes
http://www.casimages.com.br/i/140502040115595220.jpg.html
A terceira é do vira 181" de retentor no bloco de gaxeta (acho que dá pra bolar um suporte com retentor na trazeira do motor)
http://www.casimages.com.br/i/140502043756752214.jpg.html
Quem souber de quem tem uma bancada de fluxo mais perto de Brasilia-DF e puder me ajudar com o endereço ou telefone eu agradeço muitissimo,pois como falo sempre,Brasilia é ROÇA e só tem ladrâo de fora que vem passar a semana aqui roubando.(Essa é uma terra de gente sofrida e trabalhadora,o que estraga e nos dá má fama, são os politicos de todo o Brasil que se reunem aqui pra roubar...)
Estou postando os links para as imagens.Elas podem ser vistas em tamanho real(imensas) não tenho nada contra quem quiser copiar e passar a informação adiante,pois como eu mesmo falei desde o começo,vou ser o mais transparente possivel, sem esconder nada sem truques e com os erros tambem!
a primeira é do virabrequim da Land Rover no bloco do Opala 4 cil.com 97mm de curso
http://www.casimages.com.br/i/140502042144796637.jpg.html
A segunda é dos dois cabeçotes
http://www.casimages.com.br/i/140502040115595220.jpg.html
A terceira é do vira 181" de retentor no bloco de gaxeta (acho que dá pra bolar um suporte com retentor na trazeira do motor)
http://www.casimages.com.br/i/140502043756752214.jpg.html
Quem souber de quem tem uma bancada de fluxo mais perto de Brasilia-DF e puder me ajudar com o endereço ou telefone eu agradeço muitissimo,pois como falo sempre,Brasilia é ROÇA e só tem ladrâo de fora que vem passar a semana aqui roubando.(Essa é uma terra de gente sofrida e trabalhadora,o que estraga e nos dá má fama, são os politicos de todo o Brasil que se reunem aqui pra roubar...)
Estou postando os links para as imagens.Elas podem ser vistas em tamanho real(imensas) não tenho nada contra quem quiser copiar e passar a informação adiante,pois como eu mesmo falei desde o começo,vou ser o mais transparente possivel, sem esconder nada sem truques e com os erros tambem!
Elizeus151- Opaleiro
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- Mensagem nº345
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Ai, M."C",as fotos dos cabeçotes foi o que comentamos e que o J.Ricardo disse,eu acho que o do motor 153 deve vir mais fluxo principalmente trabalhado,mais só o banco de fluxo é quem dirà a verdade;já o vira da Land vc testou se não pega no comando de valvulas?outra os colos ficam alinhados no bloco? ou vai ter que fazer adptações! O vira do 181" vc deveria coloca-lo num bloco moderno c/ retentor para ver como fica qual tera menos adaptação.outra coisa, em goiania se não me engano tem os caras da casa das Webers,que preparão cabeçotes de opala, inclusive tem o 153 preparardo, com duas webers,Daria pra entrar em contato e descobrir cxom quantos CFMs ficam os cabeçotes e ter ideia por alto antes de gastar dinheiro...só uma idéia que me passou....
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº346
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Bom, pra começar o trabalho no motor,acho que o primeiro passo é levar o Opala velho de guerra pra um dinamometro e medir sua potencia nas rodas para ter como comparar no final.
A minha decepção foi de ter conseguido apenas miseros 50,78 HP a 3796 RPM, mas o que consola é que o pessoal da oficina ficou impressionado com o torque constante do motor...quem por ai tem um grafico com a potencia e rotação original do 4 Cilindros 1990 a gasolina com carburador 3E?
Abaixo o resultado do teste:
[img][/img]
A minha decepção foi de ter conseguido apenas miseros 50,78 HP a 3796 RPM, mas o que consola é que o pessoal da oficina ficou impressionado com o torque constante do motor...quem por ai tem um grafico com a potencia e rotação original do 4 Cilindros 1990 a gasolina com carburador 3E?
Abaixo o resultado do teste:
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paulo_bomber- Opaleiro
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- Mensagem nº347
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
procura o retentor traseiro do vortec v6 , de blazer, ele vai preso em um suporte parafusado, acho q facilita mais em
rafaellima75- Opaleiro
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- Mensagem nº348
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Qual configuração deste motor?Mestre \"C" escreveu:Bom, pra começar o trabalho no motor,acho que o primeiro passo é levar o Opala velho de guerra pra um dinamometro e medir sua potencia nas rodas para ter como comparar no final.
A minha decepção foi de ter conseguido apenas miseros 50,78 HP a 3796 RPM, mas o que consola é que o pessoal da oficina ficou impressionado com o torque constante do motor...quem por ai tem um grafico com a potencia e rotação original do 4 Cilindros 1990 a gasolina com carburador 3E?
Abaixo o resultado do teste:
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- Mensagem nº349
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Este carro é 2.5(151") gasolina ano 1990 modelo 1990 com carburador 3E ar condicionado e direção hidraulica absolutamente original do jeito que meu pai comprou ZERO e imaculado.Ou seja nunca foi mexido,até mesmo a embreagem é original de fábrica!! Está com 196.000 Kms e pneus 195/70 R 14
Jean Michel Colet- Opaleiro
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- Mensagem nº350
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre \"C" escreveu:Bom, pra começar o trabalho no motor,acho que o primeiro passo é levar o Opala velho de guerra pra um dinamometro e medir sua potencia nas rodas para ter como comparar no final.
A minha decepção foi de ter conseguido apenas miseros 50,78 HP a 3796 RPM, mas o que consola é que o pessoal da oficina ficou impressionado com o torque constante do motor...quem por ai tem um grafico com a potencia e rotação original do 4 Cilindros 1990 a gasolina com carburador 3E?
Abaixo o resultado do teste:
" />
Muito estranho isso não?
rafaellima75- Opaleiro
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- Mensagem nº351
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Nunca tinha visto dados de original no dina, mas achei que seriam maiores, tanto hp qto torque.
Motor esta cansado ou a perda da transmissão e componentes do motor é maior que imaginávamos.
Motor esta cansado ou a perda da transmissão e componentes do motor é maior que imaginávamos.
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº352
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mas o pior não é a duvida e a estranhes de vcs, o carro alem de estar regulado,segundo corpo do carburador funcionando extremamente bem,ponto correto,gasolina nova (podium)o carro é integro e anda bem na cidade7.8 km/litro e na estrada e faz 9km/litro!!!
vamos ver como vai ficar depois com o motor 181"!!!
vamos ver como vai ficar depois com o motor 181"!!!
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