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Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
rafaellima75- Opaleiro
- Número de Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/12/2010
- Mensagem nº351
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Nunca tinha visto dados de original no dina, mas achei que seriam maiores, tanto hp qto torque.
Motor esta cansado ou a perda da transmissão e componentes do motor é maior que imaginávamos.
Motor esta cansado ou a perda da transmissão e componentes do motor é maior que imaginávamos.
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº352
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mas o pior não é a duvida e a estranhes de vcs, o carro alem de estar regulado,segundo corpo do carburador funcionando extremamente bem,ponto correto,gasolina nova (podium)o carro é integro e anda bem na cidade7.8 km/litro e na estrada e faz 9km/litro!!!
vamos ver como vai ficar depois com o motor 181"!!!
vamos ver como vai ficar depois com o motor 181"!!!
tcheco 8687- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4270
Idade : 64
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
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- Mensagem nº353
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
acompanhando o projeto.....
sergio luis- Opaleiro
- Número de Mensagens : 150
Localização : aracaju/se
Data de inscrição : 26/09/2009
- Mensagem nº354
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre C, reparou se durante a medição o 2. estagio a vacuo abriu? Qual pressão vc usou nos pneus? A potencia desse motor é em 4000 ou 4400rpm, tem algo errado ai..., não sei se serve para pódium, mas esses motores a gasolina tem de aumentar a giclagem original pela porcentagem de alcool hj mais elevada, e creio precisar de mais ponto tb.
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
Idade : 53
Localização : Where the streets have no name
Modelo do carro : Cmomodoro SL/E 90
Cilindros : 4 cilindros, ainda 151" em breve181"
Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº355
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Sim Sergio Luis, o segundo estágio abriu,estava funcionando sim,a calibragem dos pneus era a recomendada na etiqueta que fica no vão da porta do motorista (1/2 carga D 25 lbs T 24 lbs) a humudade relativa do ar era de 29,7%(já começou a seca desértica aqui em Brasília) a altitude era de 88,8 kPa(1100 m acima do nível do mar,altitude +ou- média daqui da cidade) temperatura de 26,1 graus centigrados, e eu cheguei a acelar até a faixa vermelha do rpm do carro (que é a partir de cinco mil RPM).
Entre 4000/4400 RPMs ele etava já no auge do torque(confira no gráfico postado).Tudo está sendo feito como se fosse uma verdadeira Perícia Judicial,com todos os parametros que a fabrica recomenda.
A gasolina Pódium foi usada porque ela é menos sucetivel de adulteração (pelo menos por aqui em Brasília) do que a comum ou até mesmo a aditivada, e eu coloquei ela com o tanque ja no fim da reserva e enchi o tanque até a boca.Portanto a contaminação com o que estava lá dentro antes foi minima.
Detalhe,enchi o tanque no posto onde o Alexandre Garcia costuma abastecer,assim a chance de adulteração é praticamente 0 pois o cara é CRI-CRI!!!Já topei com ele por lá uma par de vezes...
Mas o que eu realmente quero mostrar não é a pouca potência nas rodas e sim o quanto vou ganhar em porcentagem ou cavalagem na transformação para 181"!! Mesmo que dê errado a transformação vou postar aqui o grafico do Dinamômetro também,assim as duvidas serão tiradas nessa transformação.
Se der tudo certo vou postar toda a especificação das peças montadas,marcas,preços,fotos,tudo bem explicadinho para TODOS verem se compensa ou não essa transformação.
Espero que fique muuuito bom e não com os míseros 50,78 PÔNEIS MALDITOS do teste no dina.
Outro detalhe que não podemos esquecer,o dina da empresa onde fiz a medição, pode estar errado,por isso quando o carro estiver pronto,alem de voltar lá,vou ver se encontro outro dina por aqui(só achei esse) para tirar a dúvida e ver se tem muita diferença de um pro outro.
Entre 4000/4400 RPMs ele etava já no auge do torque(confira no gráfico postado).Tudo está sendo feito como se fosse uma verdadeira Perícia Judicial,com todos os parametros que a fabrica recomenda.
A gasolina Pódium foi usada porque ela é menos sucetivel de adulteração (pelo menos por aqui em Brasília) do que a comum ou até mesmo a aditivada, e eu coloquei ela com o tanque ja no fim da reserva e enchi o tanque até a boca.Portanto a contaminação com o que estava lá dentro antes foi minima.
Detalhe,enchi o tanque no posto onde o Alexandre Garcia costuma abastecer,assim a chance de adulteração é praticamente 0 pois o cara é CRI-CRI!!!Já topei com ele por lá uma par de vezes...
Mas o que eu realmente quero mostrar não é a pouca potência nas rodas e sim o quanto vou ganhar em porcentagem ou cavalagem na transformação para 181"!! Mesmo que dê errado a transformação vou postar aqui o grafico do Dinamômetro também,assim as duvidas serão tiradas nessa transformação.
Se der tudo certo vou postar toda a especificação das peças montadas,marcas,preços,fotos,tudo bem explicadinho para TODOS verem se compensa ou não essa transformação.
Espero que fique muuuito bom e não com os míseros 50,78 PÔNEIS MALDITOS do teste no dina.
Outro detalhe que não podemos esquecer,o dina da empresa onde fiz a medição, pode estar errado,por isso quando o carro estiver pronto,alem de voltar lá,vou ver se encontro outro dina por aqui(só achei esse) para tirar a dúvida e ver se tem muita diferença de um pro outro.
Jean Michel Colet- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2839
Localização : Maringá - PR
Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado
Chevette 89 SL - Aspirado
Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº356
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre \"C" escreveu:Sim Sergio Luis, o segundo estágio abriu,estava funcionando sim,a calibragem dos pneus era a recomendada na etiqueta que fica no vão da porta do motorista (1/2 carga D 25 lbs T 24 lbs) a humudade relativa do ar era de 29,7%(já começou a seca desértica aqui em Brasília) a altitude era de 88,8 kPa(1100 m acima do nível do mar,altitude +ou- média daqui da cidade) temperatura de 26,1 graus centigrados, e eu cheguei a acelar até a faixa vermelha do rpm do carro (que é a partir de cinco mil RPM).
Entre 4000/4400 RPMs ele etava já no auge do torque(confira no gráfico postado).Tudo está sendo feito como se fosse uma verdadeira Perícia Judicial,com todos os parametros que a fabrica recomenda.
A gasolina Pódium foi usada porque ela é menos sucetivel de adulteração (pelo menos por aqui em Brasília) do que a comum ou até mesmo a aditivada, e eu coloquei ela com o tanque ja no fim da reserva e enchi o tanque até a boca.Portanto a contaminação com o que estava lá dentro antes foi minima.
Detalhe,enchi o tanque no posto onde o Alexandre Garcia costuma abastecer,assim a chance de adulteração é praticamente 0 pois o cara é CRI-CRI!!!Já topei com ele por lá uma par de vezes...
Mas o que eu realmente quero mostrar não é a pouca potência nas rodas e sim o quanto vou ganhar em porcentagem ou cavalagem na transformação para 181"!! Mesmo que dê errado a transformação vou postar aqui o grafico do Dinamômetro também,assim as duvidas serão tiradas nessa transformação.
Se der tudo certo vou postar toda a especificação das peças montadas,marcas,preços,fotos,tudo bem explicadinho para TODOS verem se compensa ou não essa transformação.
Espero que fique muuuito bom e não com os míseros 50,78 PÔNEIS MALDITOS do teste no dina.
Outro detalhe que não podemos esquecer,o dina da empresa onde fiz a medição, pode estar errado,por isso quando o carro estiver pronto,alem de voltar lá,vou ver se encontro outro dina por aqui(só achei esse) para tirar a dúvida e ver se tem muita diferença de um pro outro.
Tu irá manter o 3E ou usará weber?
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
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Cilindros : 4 cilindros, ainda 151" em breve181"
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- Mensagem nº357
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Jean,por enquanto o 3E,mas tenho om holey bijet (eu acho) tá na minha garagem na casa da "EX",pode ser uma alternativa,mas a intenção é por uma injeção eletrônica.
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 48
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Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº358
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre \"C" escreveu:Sim Sergio Luis, o segundo estágio abriu,estava funcionando sim,a calibragem dos pneus era a recomendada na etiqueta que fica no vão da porta do motorista (1/2 carga D 25 lbs T 24 lbs) a humudade relativa do ar era de 29,7%(já começou a seca desértica aqui em Brasília) a altitude era de 88,8 kPa(1100 m acima do nível do mar,altitude +ou- média daqui da cidade) temperatura de 26,1 graus centigrados, e eu cheguei a acelar até a faixa vermelha do rpm do carro (que é a partir de cinco mil RPM).
Entre 4000/4400 RPMs ele etava já no auge do torque(confira no gráfico postado).Tudo está sendo feito como se fosse uma verdadeira Perícia Judicial,com todos os parametros que a fabrica recomenda.
A gasolina Pódium foi usada porque ela é menos sucetivel de adulteração (pelo menos por aqui em Brasília) do que a comum ou até mesmo a aditivada, e eu coloquei ela com o tanque ja no fim da reserva e enchi o tanque até a boca.Portanto a contaminação com o que estava lá dentro antes foi minima.
Detalhe,enchi o tanque no posto onde o Alexandre Garcia costuma abastecer,assim a chance de adulteração é praticamente 0 pois o cara é CRI-CRI!!!Já topei com ele por lá uma par de vezes...
Mas o que eu realmente quero mostrar não é a pouca potência nas rodas e sim o quanto vou ganhar em porcentagem ou cavalagem na transformação para 181"!! Mesmo que dê errado a transformação vou postar aqui o grafico do Dinamômetro também,assim as duvidas serão tiradas nessa transformação.
Se der tudo certo vou postar toda a especificação das peças montadas,marcas,preços,fotos,tudo bem explicadinho para TODOS verem se compensa ou não essa transformação.
Espero que fique muuuito bom e não com os míseros 50,78 PÔNEIS MALDITOS do teste no dina.
Outro detalhe que não podemos esquecer,o dina da empresa onde fiz a medição, pode estar errado,por isso quando o carro estiver pronto,alem de voltar lá,vou ver se encontro outro dina por aqui(só achei esse) para tirar a dúvida e ver se tem muita diferença de um pro outro.
estou gostando muito da metodologia, bem planejada e aplicada.
PS: morrendo de rir aqui com pessoal que não se conforma de ter aparecido tão pouca potencia... e não só aqui, fora do forun ja estão comentando...
_________________
NÃO TENHO MSN!!!!
rafaellima75- Opaleiro
- Número de Mensagens : 49
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Data de inscrição : 20/12/2010
- Mensagem nº359
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Tb gostei da metodologia.
Fiquei surpreso, não inconformado kkkkkkkkk
Meu motor deve ficar pronto no mes que vem, pena de o carro só ficar pronto no final do ano p/ meter no dina tb!
Fiquei surpreso, não inconformado kkkkkkkkk
Meu motor deve ficar pronto no mes que vem, pena de o carro só ficar pronto no final do ano p/ meter no dina tb!
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
Idade : 53
Localização : Where the streets have no name
Modelo do carro : Cmomodoro SL/E 90
Cilindros : 4 cilindros, ainda 151" em breve181"
Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº360
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Eu aprendi com o meu pai a ser assim em tudo,ser honesto,falar sempre a verdade mesmo que ela doa.
Se os opala 151" tem seus 84,85,83,82 HPs nos documentos ou nos manuais,deve ser de uma medição em bancada,não em dina de rolos.
Concordo que é uma perda de potência considerável,mas quem aqui nesse site tem CORAGEM para fazer o mesmo?
Ninguem quer ficar por baixo,todo mundo quer sempre ser melhor que o outro, ser arrogante,ou contar vantagem sem ter,ou simplesmente mentir...é mais fácil do que encarar a VERDADE ,ser humilde.
Como disse desde o começo quando entrei aqui nesse site, vou procurar dizer sempre a verdade e nunca invertar nada.quero mostra que é possivel sim tirar uma potencia boa do 4 cilindros sem ter que turbinar,forjar ,meter comandão ,carburadorzão etc.
Quero ver o que a GM poderia ter feito por nós e se omitiu ou achou que não valeria a pena.Vou montar o 181" com peças absolutamente originais,o vira vc já viram as fotos,bielas e pistões já chegaram só não tirei fotos ainda,mas são GM tambem,as bielas do V8 ,5.7" muuuuito mais parrudas que as do 6 cilindros e os pistões originais GM 4" ,com rebaixo bem diferente de qualquer coisa que já vimos por aqui.
Preciso daqui a mais uns dias fazer o serviço no cabeçote,equalização,assentamento de válvulas,angulos,polimento etc.Não vou rebaixar,já que vou ter uma taxa maior,espero em torno de 10,5:1 só que aqui na ROÇA (Brasilia) só tem peão nas retificas,só matador,entende!!
Quero uma preparação simples,no cabeçote de duto siames que consegui comprar,e quem sabe uma mais fortinha no original,assim podemos comparar num futuro uma possivel "melhorada" no 181" com cabeçote e injeção ,meu brinquedo agora vai ser esse carro.
Abração a todos e bom final de semana!!!
Se os opala 151" tem seus 84,85,83,82 HPs nos documentos ou nos manuais,deve ser de uma medição em bancada,não em dina de rolos.
Concordo que é uma perda de potência considerável,mas quem aqui nesse site tem CORAGEM para fazer o mesmo?
Ninguem quer ficar por baixo,todo mundo quer sempre ser melhor que o outro, ser arrogante,ou contar vantagem sem ter,ou simplesmente mentir...é mais fácil do que encarar a VERDADE ,ser humilde.
Como disse desde o começo quando entrei aqui nesse site, vou procurar dizer sempre a verdade e nunca invertar nada.quero mostra que é possivel sim tirar uma potencia boa do 4 cilindros sem ter que turbinar,forjar ,meter comandão ,carburadorzão etc.
Quero ver o que a GM poderia ter feito por nós e se omitiu ou achou que não valeria a pena.Vou montar o 181" com peças absolutamente originais,o vira vc já viram as fotos,bielas e pistões já chegaram só não tirei fotos ainda,mas são GM tambem,as bielas do V8 ,5.7" muuuuito mais parrudas que as do 6 cilindros e os pistões originais GM 4" ,com rebaixo bem diferente de qualquer coisa que já vimos por aqui.
Preciso daqui a mais uns dias fazer o serviço no cabeçote,equalização,assentamento de válvulas,angulos,polimento etc.Não vou rebaixar,já que vou ter uma taxa maior,espero em torno de 10,5:1 só que aqui na ROÇA (Brasilia) só tem peão nas retificas,só matador,entende!!
Quero uma preparação simples,no cabeçote de duto siames que consegui comprar,e quem sabe uma mais fortinha no original,assim podemos comparar num futuro uma possivel "melhorada" no 181" com cabeçote e injeção ,meu brinquedo agora vai ser esse carro.
Abração a todos e bom final de semana!!!
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
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Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº361
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Bela inciativa Mestre.
tcheco 8687- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4270
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Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012
- Mensagem nº362
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
a turma dos 4 cil. agradece.
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
Idade : 53
Localização : Where the streets have no name
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Cilindros : 4 cilindros, ainda 151" em breve181"
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- Mensagem nº363
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Turma...
o fdp do torneiro veio deixar o vira da Land Rover agora pela manhã.
Ele fez exatamente o que mandei,mancal na medida original 2.289" e as bielas ficou de esperar as dos Chevy V8 chegar para conferirmos as medidas(elas são maiores no colo).
Ele me atentou para a diferença dos furos de lubrificação dos viras!!!!Eu na euforia não tinha me ligado nisso,prestem bem atenção nos palitos,vejam que a biela do QUARTO cilindro iria fundir por falta de lubrificação!!!!
[img][/img]
Decepção o 192".
Vou ter que procurar quem "corrige" esse furo pra mim,mas só depois.
Vamos nos concentrar no 181".
Abração a todos
o fdp do torneiro veio deixar o vira da Land Rover agora pela manhã.
Ele fez exatamente o que mandei,mancal na medida original 2.289" e as bielas ficou de esperar as dos Chevy V8 chegar para conferirmos as medidas(elas são maiores no colo).
Ele me atentou para a diferença dos furos de lubrificação dos viras!!!!Eu na euforia não tinha me ligado nisso,prestem bem atenção nos palitos,vejam que a biela do QUARTO cilindro iria fundir por falta de lubrificação!!!!
[img][/img]
Decepção o 192".
Vou ter que procurar quem "corrige" esse furo pra mim,mas só depois.
Vamos nos concentrar no 181".
Abração a todos
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
Idade : 53
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- Mensagem nº364
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Enquanto isso,o Opala velho de guerra,espera tranquilamente...
[img][/img]
[img][/img]
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
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Localização : sao paulo
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- Mensagem nº365
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre C.
então a captação de oleo para a 4º biela é no ultimo mancal, ne?
mas o bloco do opala tem alimentação de oleo no ultimo mancal, não? só teria que trabalhar a bronzina, ou to enganado?
então a captação de oleo para a 4º biela é no ultimo mancal, ne?
mas o bloco do opala tem alimentação de oleo no ultimo mancal, não? só teria que trabalhar a bronzina, ou to enganado?
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Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
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Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº366
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Olá J ricardo,
poderia sim trabalhar a bronzina do ultimo mancal do vira,mas se observar bem os viras "palitados"
poderiamos ter um déficit de lubrificação na biela do quarto cilindro,uma vez que o projeto da GM usa lubrificação exclusiva para o último mancal,não deve ser a tôa,já que é nele que fica a bronzina que regula a folga axial do vira.
A lubrificação da biela do quarto cilindro vem do penultimo mancal.
Prefiro manter como no projeto original,mas só depois,quando o 181" estiver pronto,é que vou ver isso,vou concentrar os esforços,tempo e grana para o 181".Por enquanto o 192" pode esperar...
Mas que vou fazer ele ,ah isso vou,nem que demore um pouquinho,mas vou fazer sim e ver como fica.
Espero que fique um tesão!!!
poderia sim trabalhar a bronzina do ultimo mancal do vira,mas se observar bem os viras "palitados"
poderiamos ter um déficit de lubrificação na biela do quarto cilindro,uma vez que o projeto da GM usa lubrificação exclusiva para o último mancal,não deve ser a tôa,já que é nele que fica a bronzina que regula a folga axial do vira.
A lubrificação da biela do quarto cilindro vem do penultimo mancal.
Prefiro manter como no projeto original,mas só depois,quando o 181" estiver pronto,é que vou ver isso,vou concentrar os esforços,tempo e grana para o 181".Por enquanto o 192" pode esperar...
Mas que vou fazer ele ,ah isso vou,nem que demore um pouquinho,mas vou fazer sim e ver como fica.
Espero que fique um tesão!!!
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 48
Localização : sao paulo
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- Mensagem nº367
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
E ainda mais que no opala, mesmo originalmente, tanto o ultimo colo quanto o ultimo mancal, sempre sofrem um pouco mais com lubrificação... quando abrimos um motor, geralmente são os que apresentam maior desgaste...
sinceramente, ate que me provem o contrario, acho o 2.8 com mais potencial do que o 3.0...
mas veremos algo conclusivo desta vez.
sinceramente, ate que me provem o contrario, acho o 2.8 com mais potencial do que o 3.0...
mas veremos algo conclusivo desta vez.
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Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº368
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Sim, com certeza,tenho um vira 153" STD aqui para experiência tambem,vou montar um motor 2.8 e ai teremos todos os dados ,ja temos o 151" "ponei maldito",logo o 181" e depois o 2.8,e num futuro o 3.2...
nossa quantos!!!
Rsrsrsrsrsrs
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Jean Michel Colet- Opaleiro
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Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº369
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre \"C" escreveu:Sim, com certeza,tenho um vira 153" STD aqui para experiência tambem,vou montar um motor 2.8 e ai teremos todos os dados ,ja temos o 151" "ponei maldito",logo o 181" e depois o 2.8,e num futuro o 3.2...
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Primeira pessoa no fórum que me passou realmente interesse em fazer um 4 cil cursado!!
Eu acho muito bacana projetos no papel e posterior na prática , e fico feliz lendo o que escreve Mestre C.
Acredito também em sua capacidade... Boa Sorte Amigo!
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
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Localização : Where the streets have no name
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Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº370
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Agradeço a confiança,e os comentários de todos,em breve postarei mais fotos(agora eu aprendi!)vou me ausentar por essa semana,pois estou meio "atolado" de serviço aqui na oficina,estamos diariamente indo até umas 21:00hs isso por que hoje cheguei as 6:15hs.
Abração a todos e obrigado pela força!!
Abração a todos e obrigado pela força!!
sergio luis- Opaleiro
- Número de Mensagens : 150
Localização : aracaju/se
Data de inscrição : 26/09/2009
- Mensagem nº371
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
MUITO BOA SORTE!!!!, e obrigado por dividir seu conhecimento conosco, espero que TODOS aprendamos mais sobre esse torcudo motor.
Abraço!
Abraço!
thallisguimaraes- Moderador
- Número de Mensagens : 17661
Idade : 32
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Modelo do carro : Caravan 1988
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- Mensagem nº372
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Agora sim o tópico esta ficando interessante.
O ruim é igual você falou, achar o profissional que topa encarar desafios.
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Elizeus151- Opaleiro
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- Mensagem nº373
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
CARAMBOLA PÉ DE VIOLA>>>> fiquei uns dias sem expiar as mensagem deste tópico,e fiquei surpreso com as novidades "M.C" Mestre C,que beleza saber que mesmo o 4 cilindros não alcaçando a potência que todos esperavam,mostrou-nos que o torque é o importante para o peso do opala,dando sempre aquela saida forte nas arrancadas e deixando temporariamente,uma vantagem em relação aos motores mais giradores;estou acompanhando o tópico com 0lhos de criança quando para em frente à sorveteria .........querendo sorveteeee.!.!.!.!
bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº374
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre \"C" escreveu:Sim, com certeza,tenho um vira 153" STD aqui para experiência tambem,vou montar um motor 2.8 e ai teremos todos os dados ,ja temos o 151" "ponei maldito",logo o 181" e depois o 2.8,e num futuro o 3.2...
nossa quantos!!!
Rsrsrsrsrsrs
To loco pra ver o resultado
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
RN_Willemann- Opaleiro
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- Mensagem nº375
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Estou no aguardo das medições no dino, dei uma lida por cima no topico e nao consegui identificar o resto da preparação.
Oque o amigo pretende fazer além do aumenta de cilindrada ?
Oque o amigo pretende fazer além do aumenta de cilindrada ?
bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº376
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Uma experiência que quero fazer um dia é utilizar o vira do volvo penta
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
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- Mensagem nº377
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
ACOMPANHANDO,
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº378
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Hoje pesquisando,encontrei isso aqui,Holden Monaro,um irmão do nosso Opala,mecânica bem semelhante,mas os motores...quanta diferença!!!
Lançado na N.Zelandia e Australia em 68 até 77
E esse é um mais atual.
Os de quatro cilindros eram 1.9!!!!
Ja os de seis cilindros eram 3.3!!!
E a gente aqui reclamando dos nossos...mas lá esses eram mais potentes que aqui!!!
Pena a Gm nâo continuar o Opala por aqui,mesmo que fosse essa versão mais nova.
Isso é pra não passar o fim de semana batido,estou com muito serviço por esses dias o projeto 181" anda lento mas as pesquisas na hora de descanso estão a 6.500 RPMs!!!
Abraços a todos e semana que vem espero ter novidades e responderei aos colegas que postaram.
Lançado na N.Zelandia e Australia em 68 até 77
E esse é um mais atual.
Os de quatro cilindros eram 1.9!!!!
Ja os de seis cilindros eram 3.3!!!
E a gente aqui reclamando dos nossos...mas lá esses eram mais potentes que aqui!!!
Pena a Gm nâo continuar o Opala por aqui,mesmo que fosse essa versão mais nova.
Isso é pra não passar o fim de semana batido,estou com muito serviço por esses dias o projeto 181" anda lento mas as pesquisas na hora de descanso estão a 6.500 RPMs!!!
Abraços a todos e semana que vem espero ter novidades e responderei aos colegas que postaram.
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº379
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre \"C" escreveu:Otópico parou? Gostaria de saber mais,pois estou com o projeto de um 181(3.0) em andamento.Comprei o vira nos EUA e ele está pra chegar,sou mecânico profissional a 28 anos e gostaria de trocar informação com quem "realmente" entende da coisa!!
Momentaneamente parado sim !
O Rodrigo (Hot Chilli ) passou recentemente por uma intervenção cirúrgica....e está se recuperando bem ! Ambos temos outros assuntos com + urgência .....mas esse projeto não está esquecido....apenas parado !
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº380
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
rafaellima75 escreveu:Nunca tinha visto dados de original no dina, mas achei que seriam maiores, tanto hp qto torque.
Motor esta cansado ou a perda da transmissão e componentes do motor é maior que imaginávamos.
Mas é original !!!!
Oque VCs . esperavam !!!!
Eu até achei que na roda saisse + HP 55HP (mensagem N°16)
http://www.opaleirosdoparana.com/t19426-caravan-4-cil-aspirada-150-cv
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Mestre C......gostei muito do seu posicionamento perante essa Preparação !
Muito bom passar o carro ORIGINAL no DINO.... eu chamo isso de "calibrar o Dino"....
tudo oque vc. conseguir de potencia será referente a esse 50.7HP conseguidos no motor STD.
ótima iniciativa parabéns !
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
isso serve de referencia concreta ao seu trabalho....
E ta cheio de cara ai que da pau em carros 1.6....1.8....2.0...até 2.2 !!!!
Isso sim é interessante !
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº381
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Mestre \"C" escreveu:Eu aprendi com o meu pai a ser assim em tudo,ser honesto,falar sempre a verdade mesmo que ela doa.
Se os opala 151" tem seus 84,85,83,82 HPs nos documentos ou nos manuais,deve ser de uma medição em bancada,não em dina de rolos.
Concordo que é uma perda de potência considerável,mas quem aqui nesse site tem CORAGEM para fazer o mesmo?
Ninguem quer ficar por baixo,todo mundo quer sempre ser melhor que o outro, ser arrogante,ou contar vantagem sem ter,ou simplesmente mentir...é mais fácil do que encarar a VERDADE ,ser humilde.
Como disse desde o começo quando entrei aqui nesse site, vou procurar dizer sempre a verdade e nunca invertar nada.quero mostra que é possivel sim tirar uma potencia boa do 4 cilindros sem ter que turbinar,forjar ,meter comandão ,carburadorzão etc.
Quero ver o que a GM poderia ter feito por nós e se omitiu ou achou que não valeria a pena.Vou montar o 181" com peças absolutamente originais,o vira vc já viram as fotos,bielas e pistões já chegaram só não tirei fotos ainda,mas são GM tambem,as bielas do V8 ,5.7" muuuuito mais parrudas que as do 6 cilindros e os pistões originais GM 4" ,com rebaixo bem diferente de qualquer coisa que já vimos por aqui.
Preciso daqui a mais uns dias fazer o serviço no cabeçote,equalização,assentamento de válvulas,angulos,polimento etc.Não vou rebaixar,já que vou ter uma taxa maior,espero em torno de 10,5:1 só que aqui na ROÇA (Brasilia) só tem peão nas retificas,só matador,entende!!
Quero uma preparação simples,no cabeçote de duto siames que consegui comprar,e quem sabe uma mais fortinha no original,assim podemos comparar num futuro uma possivel "melhorada" no 181" com cabeçote e injeção ,meu brinquedo agora vai ser esse carro.
Abração a todos e bom final de semana!!!
Mestre c quanto vc. espera conseguir de potência ?????
Não quero te desanimar mas a GM (USA) ainda produz esse motor exatamente como oque vc. pretende montar 3.0.....bielas de 5.7......com injeção multi ponto não apenas (i) mas multi ponto MPFi
esse motor da GM rende 94hp
Isso que pela foto dele o cabeçote parece muito melhor que os GMB .....parece um cabeçote muito + "limpo" parece um cabeçote de V8 350 creat engine ou 6cc Vortec....ou taurus ,ranger ..... são cabeçotes de alto fluxo....+ que praticamente não se tem oque fazer e (trabalho) pra retira + cfm !
Eu não entendi muito bem sobre as bielas de 5.7.....se realmente são de V8......tem que tomar cuidados.....são poucas bem poucas que dão certo no opala é uma diferença mínima ....mas é essa diferença que explode um motor em 3min. . de uso !
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;
Se me permitir um pequeno comentário !
Eu tenho um pouco de prática em motores cursado .....principalmente o 6cc.....
analisando a GMB no inicio ela fez o 153.....só que é um motor que vibra muito.....tanto que tem menos potência que o 151 que é menor !!!!
pra atenuar essa vibração a GMB fez o 151.....que utiliza menor curso de virabrequim bielas maiores de 5.7 pra 6pol. (pra melhorar a R/L) e aumentou os pistão de 3-7/8 pra 4pol. !
mesmo sendo um motor menor 151.....ele tem + potencia que o maior 153.....justamente porque vibra menos ....vibrou acabou a potência !
se vc. analisar oque vc. está fazendo
Vc. está aumenta o curso do virabrequim e diminuiu a biela ....com isso vc. terá uma R/L muito pior que a do motor 153 !
Conclusão vai vibrar em menos rpm que o motor 153....não vai ter uma boa potência
comprovado pelo motor USA 3.0 mpfi !
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Não sei no 4cc mas no 6cc eu uso curso de 104.3mm usando as bielas de 5.7pol. só da problema o "queijo" do virabrequim (contra peso) pega no pino de pistão vc. trabalha ali e passa a 0.8mm (muito pouco) a r/l fica péssima ....Mas mesmo assim o motor pega potência e muuuuito torque !
No seu caso eu tentaria montar com bielas de 6pol.
Vc já ouviu todos dizerem que as bielas da silverado são fortes ....aqui no site tem cara que diz que aguentam + que forjadas !!!!
mas não !o único motivo dessa bielas serem + fortes .....na verdade parecem .....é o seu maior tamanho !
Veja a biela no virabrequim a " manivela " que ela faz .....uma biela de 5,7 sofre muito + ação lateral que uma de 6.0pol. Podemos dizer que a biela de 6.0 trabalha + reta + de pé .......e a 5.7 trabalha + de lado !
é esse "trabalho" + de pé que faz a biela de 6,0 "parecer" + forte que a de 5.7 pol. !!!!!!!
Na biela de 5.7 tem que se ter pistão muito + fortes que os originais .....pois a força que a biela curta vai exercer sobre eles dentro do cilindro é muito maior !!!
No seu caso especifico não sei se a biela de 5.7pol. vai bater nos contra peso.....
mas com certeza a força lateral sofrida por ela será enorme !!!!
Então uma biela de 6pol. seria o ideal ....
sofreria menos força lateral ....melhoraria a R/L.....conseguiria + rpm final ! Seria o ideal
O problema é que não tem pistão pra ela né !
lá fora vc. até pode pegar o dos motores Stroker como o 383.......mas vai ter que trabalhar o pistão ! nenhum dá certo..... vc . vai pagar caro em pistão forjado.....e vai ter que trabalhar ele !!!!!
Esse motor ainda tem um agravante balanceamento perfeito só acima de 6cc ! Isso complica + ainda as coisas pra vc.
Vc vai ter que fazer um excepcional balanceamento nesse motor ......pra anular um pouco essa má R/L
a única coisa que pode atenuar a má R/l é balanceamento !
Boa sorte
Licinio jr- Opaleiro
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Acredito no potencial dos 4cc. Eles só não foram muito desenvolvidos porque o pessoal sempre pula pros 6cc quando o negócio fica mais sério. Só pra se ter uma ideia, um motor de TC 2000 lá da Argentina é 2.8l e gera 430hp na gasolina. Se fosse no nosso alcool passaria dos 500hp. É lógico que o motor gira 11.000rpm e foi baseado no projeto da Hayabusa,...não tem nada haver um com o outro, mas dá uma idéia do potencial teórico do nosso quatrinho. Uma comparação mais realista, se na arrancada o pessoal consegue tirar uns 450hp de um STT então um 4cc poderia chegar a uns 300hp aspirado. Vai em frente que o projeto promete.
Mestre "C"- Opaleiro
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Modelo do carro : Cmomodoro SL/E 90
Cilindros : 4 cilindros, ainda 151" em breve181"
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- Mensagem nº383
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Boa noite turma,
Obrigado BANDIT pelos comentários,somos colegas de profissão e isso ajuda muito na transmissão de idéias, e como disse nos meus posts anteriores o que quero aqui é justamente dismistificar o 4 cilindros,como é o verdadeiro intuito desse post aqui,desde a aquisição de um motor pelo outro colega o HOT CHILLI.
Respondendo a você e a todos aqui:
O que pretendo fazer é um motor mais potente que o original,aquilo que a GM poderia ter feito e não fez usando peças originais.Espero algo em torno de 120 a 140 HPs, disse espero,mas o que vier é lucro,pois o que realmente importa é o torque.
A ficha tecnica do motor 3.0 vortec não nos dá essa potência, já pesquisei muito sobre esse motor e posso dizer com certeza que o cabeçote dele é o de número 9297777,identico aos nossos a gasolina com válvulas de admissão e escape de mesmo tamanho.Molas originais mais finas que as nossas assim como tuchos identicos,varetas mais finas,engrenagems de comando retas,etc.futuramente posto fotos.
O que é diferente tanto nos aspirados como nos injetados,(alguns tem o bico injetor fixado direto no cabeçote na entrada dos dutos de admissão)outros tem um monoponto da ROCHESTER,e os coletores de admissão e escape que são completamente diferentes dos veiculares e comando de válvulas,etc.
O que isso significa?Se tratam de motores estácionários,onde o que interessa é o torque em determinadas rotações,no caso de motores marítimos eles vão ter que tocar uma hélice mas em outros casos os mototres são usados em empilhadeiras e até mesmo em grupos geradores de energia.
No meu caso se trata de um motor veicular,onde ter que se levar em conta desempenho em rotações diferentes,trocas de marcha,retomadas,ultrapassagens,etc..
O que tem que mudar assim como em muitos motores estacionários que tambem são usados em veículos,é justamente o que já temos nos motores veiculares.No meu caso o bloco,virabrequim,biela,tem que ser o mesmo do 3.0,já no caso dos pistões tem que ser diferentes até por uma simples questão de funcionamento correto em um motor veicular,onde a temperatura na cãmara de combustão varia muito em função de variações constantes de rotação do motor,temperatura do ambiente,do liquido de arrefecimento,já que um automóvel não funcionona só estacionado o tempo todo.
Outra peça que tem que ser diferente é o comando de válvulas por motivos óbvios,(um é estacionário,e o outro veicular)no caso do estacionário a angulação do comando é baixissima,algo entorno de 120 graus tanto em admissão quanto em escape e um levatamento de válvulas em torno de 8 milimetros(isso foi o que consegui medir aqui na oficina)meu meios aqui são arcaicos,diria até mesmo da idade medieval mais foi só para que eu tivesse uma comparação para pesquisa.O comando de valvulas do motor 3.0 original é visualmente "magrinho" nos cames.Mais na frente posto fotos dele.
Uma outra peça que tem que ser substituida até mesmo dos motores veiculares,são os tuchos.Podem ser mecãnicos,mas até mesmo os hidraulicos tem que ser substituidos,os vendidos em lojas de autopeças não servem,mesmo em motores originais, com rotações elevadas,óleo de motor quente ou de especificação inadequada ou duvidosa eles descarregam e em muitas das vezes as válvulas não abrem corretamente e ai se perde muito do desempenho.Tuchos hidraulicos NÂO podem ser os originais tem que ser tuchos bons que aguentem o rojão (nada como alguns importados)mas tem que saber qual o bom,geralmente fabricantes de comando recomendam o tucho certo,ou o bom preparador que sabe muito mais que o Zequinha da esquina.Procurem sempre um bom profissional de preparação.
Tem que trocar tambem as varetas,já que essas são na maioria das vezes peças baratas com relação a tantas que já estão sendo substituidas e não podem ficar de lado,tem que ser fortes o suficiente.Nesses motores elas são mais finas que as originais dos nossos Opalas.
Molas de válvula nem precisa falar,alem de terem que ser substituidas tem que ser calibradas,calçadas,etc.,não queremos que quebrem ou que deixem as válvulas flutuando e com pressões diferentes na carga das molas.As dos estacionarios são mais finas e com menos pressão até que as originais veiculares.
Válvulas podem ser trocadas até por uma questão de ser um motor que "respira" mais, então temos que desentupir o "nariz" do motor.As do vortec 3.0 são identicas as do motor do Opala.
Balancins vão depender do comando que se monta,è preciso um estudo de acordo com o comando a ser usado.No vortec 3.0 são identicas as originais.
Coletor de admissão e escapamento como no caso se trata de um motor veicular obviamente tem que ser diferentes,no meu caso vou manter o escapamento original e o coletor de admissão tambem mas quero substituir o carburador por uma TBI monobico como a GM poderia ter feito na época de fabricação do meu carro.
Um outro iten negligenciado por muitos,é a ignição.Não é só montar bobinas mais potentes,cabos e velas de competição não,tem que ser fazer um estudo do distribuidor,que nos motores estacionários é estático e medir tanto o avanço a vácuo como o centrifugo, e colocar pra funcionar de acordo com o regime de rotação e torque desejados no motor veicular em questão.
Falo isso porque alem de comprar o virabrequim para fazer o 3.0 comprei um eixo de comando,um balancim,uma vareta,uma mola de válvula,um pratinho da mola,uma valvula de admussão e uma de escape do 3.0 maritimo,tudo para poder ter um parâmetro de comparação.Isso tudo lá fora é baratissimo em comparação aos nossos preços por aqui,inclusuve o virabrequim.
As bielas terei que usar as dos V8 de 5.7" por que alem de ser a medida original do motor 3.0 os colos do virabrequim 3.0 são de 2.10" de espessura e finos nas laterais,as bielas dos Opalas não entram nele.poderia até comprar as de 6" com as medidas dos V8, mas os pistões teriam que ser uns que tem a altura de compessão diferente sem ter que cortar a cabeça dos pistões e esses pistões só são vendidos o conjunto de 8,por motivos óbvios(são de motores v8).
Posso até comprar um jogo mais pra frente,mas por enquanto quero montar esse motor primeiro com as peças que ja tenho e as que já adquiri recentemente.Comprei tambem um outro virabrequim 3.0 só que esse de gaxeta como nos motores mais antigos.O que comprei e postei fotos é de retentor como o do meu carro (ano 90).Vou montar esse outro num bloco recem adquirido com peças melhores ,mais "preparado" do que o primeiro,assim teremos dois motores 3.0,um "original" e um preparado.
Resumindo,só vou aproveitar praticamente o bloco e seus periféricos, o cabeçote que vou montar é o original do 153" que na minha humilde opinião é melhor que o do 151",o restante das peças tem que trocar tudo.
Espero ter esclarecido o que pretendo fazer,e agradecer tambem os comentários,dicas,e apoio de todos que escreveram aqui,isso realmente é gratificante, e é o objetivo desse forum que na minha opinião é o melhor forum de Opaleiros do país.Escolhi ele justamente por isso,pesquisei e li bastante os outros durante muito tempo e nada se compara ao verdadeiro conhecimento dos membros desse.
Não espero nada alem do que um quatro cilindro é capaz de render aspirado,jamais pensei e sei que nunca um quatro cilindros vai superar um seis cilidros ou até mesmo um V8, mas eu sou um profissional que adora desafios,que não tem medo de errar,que está sempre disposto a aprender com os que queiram ensinar,com quem já sabe e até mesmo com os meus erros e com os erros do outros.Estou aberto a conselhos,comentários,experiencias e erros de todos aqui.
Obrigado tambem ao colega BANDIT ,espero conhece-lo pessoalmente um dia,admiro o seu conhecimento e sua sinseridade,gostaria de ter metade desse conhecimento.Quem sabe com uma boa "prosa" e muitas "latinhas" não consigo aprender um pouco?
Um abraço a todos e tenham uma boa semana
Obrigado BANDIT pelos comentários,somos colegas de profissão e isso ajuda muito na transmissão de idéias, e como disse nos meus posts anteriores o que quero aqui é justamente dismistificar o 4 cilindros,como é o verdadeiro intuito desse post aqui,desde a aquisição de um motor pelo outro colega o HOT CHILLI.
Respondendo a você e a todos aqui:
O que pretendo fazer é um motor mais potente que o original,aquilo que a GM poderia ter feito e não fez usando peças originais.Espero algo em torno de 120 a 140 HPs, disse espero,mas o que vier é lucro,pois o que realmente importa é o torque.
A ficha tecnica do motor 3.0 vortec não nos dá essa potência, já pesquisei muito sobre esse motor e posso dizer com certeza que o cabeçote dele é o de número 9297777,identico aos nossos a gasolina com válvulas de admissão e escape de mesmo tamanho.Molas originais mais finas que as nossas assim como tuchos identicos,varetas mais finas,engrenagems de comando retas,etc.futuramente posto fotos.
O que é diferente tanto nos aspirados como nos injetados,(alguns tem o bico injetor fixado direto no cabeçote na entrada dos dutos de admissão)outros tem um monoponto da ROCHESTER,e os coletores de admissão e escape que são completamente diferentes dos veiculares e comando de válvulas,etc.
O que isso significa?Se tratam de motores estácionários,onde o que interessa é o torque em determinadas rotações,no caso de motores marítimos eles vão ter que tocar uma hélice mas em outros casos os mototres são usados em empilhadeiras e até mesmo em grupos geradores de energia.
No meu caso se trata de um motor veicular,onde ter que se levar em conta desempenho em rotações diferentes,trocas de marcha,retomadas,ultrapassagens,etc..
O que tem que mudar assim como em muitos motores estacionários que tambem são usados em veículos,é justamente o que já temos nos motores veiculares.No meu caso o bloco,virabrequim,biela,tem que ser o mesmo do 3.0,já no caso dos pistões tem que ser diferentes até por uma simples questão de funcionamento correto em um motor veicular,onde a temperatura na cãmara de combustão varia muito em função de variações constantes de rotação do motor,temperatura do ambiente,do liquido de arrefecimento,já que um automóvel não funcionona só estacionado o tempo todo.
Outra peça que tem que ser diferente é o comando de válvulas por motivos óbvios,(um é estacionário,e o outro veicular)no caso do estacionário a angulação do comando é baixissima,algo entorno de 120 graus tanto em admissão quanto em escape e um levatamento de válvulas em torno de 8 milimetros(isso foi o que consegui medir aqui na oficina)meu meios aqui são arcaicos,diria até mesmo da idade medieval mais foi só para que eu tivesse uma comparação para pesquisa.O comando de valvulas do motor 3.0 original é visualmente "magrinho" nos cames.Mais na frente posto fotos dele.
Uma outra peça que tem que ser substituida até mesmo dos motores veiculares,são os tuchos.Podem ser mecãnicos,mas até mesmo os hidraulicos tem que ser substituidos,os vendidos em lojas de autopeças não servem,mesmo em motores originais, com rotações elevadas,óleo de motor quente ou de especificação inadequada ou duvidosa eles descarregam e em muitas das vezes as válvulas não abrem corretamente e ai se perde muito do desempenho.Tuchos hidraulicos NÂO podem ser os originais tem que ser tuchos bons que aguentem o rojão (nada como alguns importados)mas tem que saber qual o bom,geralmente fabricantes de comando recomendam o tucho certo,ou o bom preparador que sabe muito mais que o Zequinha da esquina.Procurem sempre um bom profissional de preparação.
Tem que trocar tambem as varetas,já que essas são na maioria das vezes peças baratas com relação a tantas que já estão sendo substituidas e não podem ficar de lado,tem que ser fortes o suficiente.Nesses motores elas são mais finas que as originais dos nossos Opalas.
Molas de válvula nem precisa falar,alem de terem que ser substituidas tem que ser calibradas,calçadas,etc.,não queremos que quebrem ou que deixem as válvulas flutuando e com pressões diferentes na carga das molas.As dos estacionarios são mais finas e com menos pressão até que as originais veiculares.
Válvulas podem ser trocadas até por uma questão de ser um motor que "respira" mais, então temos que desentupir o "nariz" do motor.As do vortec 3.0 são identicas as do motor do Opala.
Balancins vão depender do comando que se monta,è preciso um estudo de acordo com o comando a ser usado.No vortec 3.0 são identicas as originais.
Coletor de admissão e escapamento como no caso se trata de um motor veicular obviamente tem que ser diferentes,no meu caso vou manter o escapamento original e o coletor de admissão tambem mas quero substituir o carburador por uma TBI monobico como a GM poderia ter feito na época de fabricação do meu carro.
Um outro iten negligenciado por muitos,é a ignição.Não é só montar bobinas mais potentes,cabos e velas de competição não,tem que ser fazer um estudo do distribuidor,que nos motores estacionários é estático e medir tanto o avanço a vácuo como o centrifugo, e colocar pra funcionar de acordo com o regime de rotação e torque desejados no motor veicular em questão.
Falo isso porque alem de comprar o virabrequim para fazer o 3.0 comprei um eixo de comando,um balancim,uma vareta,uma mola de válvula,um pratinho da mola,uma valvula de admussão e uma de escape do 3.0 maritimo,tudo para poder ter um parâmetro de comparação.Isso tudo lá fora é baratissimo em comparação aos nossos preços por aqui,inclusuve o virabrequim.
As bielas terei que usar as dos V8 de 5.7" por que alem de ser a medida original do motor 3.0 os colos do virabrequim 3.0 são de 2.10" de espessura e finos nas laterais,as bielas dos Opalas não entram nele.poderia até comprar as de 6" com as medidas dos V8, mas os pistões teriam que ser uns que tem a altura de compessão diferente sem ter que cortar a cabeça dos pistões e esses pistões só são vendidos o conjunto de 8,por motivos óbvios(são de motores v8).
Posso até comprar um jogo mais pra frente,mas por enquanto quero montar esse motor primeiro com as peças que ja tenho e as que já adquiri recentemente.Comprei tambem um outro virabrequim 3.0 só que esse de gaxeta como nos motores mais antigos.O que comprei e postei fotos é de retentor como o do meu carro (ano 90).Vou montar esse outro num bloco recem adquirido com peças melhores ,mais "preparado" do que o primeiro,assim teremos dois motores 3.0,um "original" e um preparado.
Resumindo,só vou aproveitar praticamente o bloco e seus periféricos, o cabeçote que vou montar é o original do 153" que na minha humilde opinião é melhor que o do 151",o restante das peças tem que trocar tudo.
Espero ter esclarecido o que pretendo fazer,e agradecer tambem os comentários,dicas,e apoio de todos que escreveram aqui,isso realmente é gratificante, e é o objetivo desse forum que na minha opinião é o melhor forum de Opaleiros do país.Escolhi ele justamente por isso,pesquisei e li bastante os outros durante muito tempo e nada se compara ao verdadeiro conhecimento dos membros desse.
Não espero nada alem do que um quatro cilindro é capaz de render aspirado,jamais pensei e sei que nunca um quatro cilindros vai superar um seis cilidros ou até mesmo um V8, mas eu sou um profissional que adora desafios,que não tem medo de errar,que está sempre disposto a aprender com os que queiram ensinar,com quem já sabe e até mesmo com os meus erros e com os erros do outros.Estou aberto a conselhos,comentários,experiencias e erros de todos aqui.
Obrigado tambem ao colega BANDIT ,espero conhece-lo pessoalmente um dia,admiro o seu conhecimento e sua sinseridade,gostaria de ter metade desse conhecimento.Quem sabe com uma boa "prosa" e muitas "latinhas" não consigo aprender um pouco?
Um abraço a todos e tenham uma boa semana
Jean Michel Colet- Opaleiro
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- Mensagem nº384
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Se eu puder recomendar algo é literatura.
Motores de combustão Interna - Franco Brunetti
Motores a combustão Interna - Paulo Penido Filho
Maslov - http://prntscr.com/3ougxk
Colin - http://prntscr.com/3ouh59
Obrigado!
Motores de combustão Interna - Franco Brunetti
Motores a combustão Interna - Paulo Penido Filho
Maslov - http://prntscr.com/3ougxk
Colin - http://prntscr.com/3ouh59
Obrigado!
gabriel.acosta- Opaleiro
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- Mensagem nº385
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Jean, estou pensando em comprar um destes livros, qual me recomenda? o do Franco ou do Paulo?Jean Michel Colet escreveu:Se eu puder recomendar algo é literatura.
Motores de combustão Interna - Franco Brunetti
Motores a combustão Interna - Paulo Penido Filho
Maslov - http://prntscr.com/3ougxk
Colin - http://prntscr.com/3ouh59
Obrigado!
Este do Paulo Penido Filho só encontrei em .pdf
Jean Michel Colet- Opaleiro
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- Mensagem nº386
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
gabriel.acosta escreveu:
Jean, estou pensando em comprar um destes livros, qual me recomenda? o do Franco ou do Paulo?
Este do Paulo Penido Filho só encontrei em .pdf
Comece por este !! Volume 1 e 2
E sim sou eu na foto!
Ramon_STT- Opaleiro
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- Mensagem nº387
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Também estou no quase no término do meu projeto 2.8 e uso bielas 6".
Consegui montar vira 153 com bielas 6" e pistão 0.60.
Maaas os pistões que eu usei foram os hipereutéticos dos V8's, pistão mais resistente e de fácil adaptação no 4cil. ou 6cil.
E sem querer puxar para o meu lado, mas caso venha a ser de interesse tenho ainda 4 desses pistões, pois comprei o kit para V8 e só usei 4, então os outros 4 sobraram. Marca Sealed Power.
Curso 153, pistão 0.60, e uma melhor R/L
Consegui montar vira 153 com bielas 6" e pistão 0.60.
Maaas os pistões que eu usei foram os hipereutéticos dos V8's, pistão mais resistente e de fácil adaptação no 4cil. ou 6cil.
E sem querer puxar para o meu lado, mas caso venha a ser de interesse tenho ainda 4 desses pistões, pois comprei o kit para V8 e só usei 4, então os outros 4 sobraram. Marca Sealed Power.
Curso 153, pistão 0.60, e uma melhor R/L
eduardo luiz- Opaleiro
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- Mensagem nº388
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
parabéns pelo topico . acompanhando.
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº389
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Bom, estive lendo novamente as mensagens do colega BANDIT e encontrei uma informação que não corresponde as minhas pesquisas.
Creio que, a pesquisa dele deve ter sido muito rápida,e não apurou o que realmente é fato com relação aos motores 3.0L.
A ficha técnica do motor Vortec 3.0 que ele postou na sua mensagem de número 381 se refere ao motor 3.0L produzido pela GM MEXICANA em Toluca uma cidade que é a capital do Estado do México proxima a Cidade do Mexico que é a Capital do país o DF deles(México-DF).
Esses motores são como disse anteriormente mais "magrinhos" no que se refere a desempenho,são fundidos e montados totalmente no Mexico sem a devida "marinização".
Não vou me aprofundar no assunto de marinização, senão começarei a ficar chato demais,quem quiser saber mais pesquise e nos mostre o que é.
A marinizadora, e fornecedora de motores marítimos MERCRUISER,compra os componentes da GM México ,os mariniza, monta com algumas peças melhores,pistões,bielas,comandos,injeção,e até mesmo carburadores.
Essa montagem MERCRUISER é feita em uma cidade do Estado de Wisconsin no EUA chamada Fond du Lac.Nada a ver com a GM USA.São empresas completamente diferentes,sem nenhum vínculo.
A VOLVO PENTA atualmente tambem compra esses motores GM do México e também os mariniza.Atualmente ,pois até alguns anos atras montava um motor "parecido" com os GM mas que não tem nada a ver.Essa foto é do Volvo Penta antigo.
Essa é do Volvo Penta moderno(GM MEXICO)
Quem estiver atraz de um virabrequim Volvo Penta,NÂO COMPRE!!! ELE NÂO DÀ NO OPALA!!!! O virabrequim tem que ser do MERCRUISER !!!
O motor "GM" montado pela mercruiser desde o inicio da década de 80 é o Mercruiser 3.0L(181C.I.D) com 130,135 e 140 HPs.Antes desse era o 2.5L(153C.I.D.)com 120 e 125 HPs,nosso velho conhecido.No EBAY tá cheio desses virabrequins por US$100,00 ,US$120,00 ,que aqui no Brasil,éo procuradíssimo 3793082N.
Quem quiser comprar peças nos USA para 4 cilindros tem que comprar do motor 153".O nosso motor 151" não foi fabricado lá,o 151" que eles tem é um motor do PONTIAC e das primeiras S10 do inicio da Década de 80 que tem um cabeçote de fluxo cruzado que não dá nos nossos 151"
O bloco,o Cabeçote e o Virabrequim são de um motor completamente diferente dos nossos 151".
Então,pra desmistificar o quatro cilindros:
Virabrequim de VOLVO PENTA, NÂO serve no Opala 4 cilindros!!Só se for moderno,se não me engano de 2002 pra cá.
Motor 151" nos USA NÂO É o motor do Opala 151" Brasileiro!!
O motor que nos cede peças de lá tem que ser o 153" deles.
Tem que ter MUITO CUIDADO pra não comprar peça errada,eu já fiz isso várias vezes até aprender.
Pra quem quiser ver um motor 3.0L da MERCRUISER,estou postando link's com a foto e a ficha técnica do mesmo:
http://www.mercurymarine.com/engines/mercruiser/sterndrives/3.0/?model=0
http://www.perfprotech.com/engine-mercruiser-new-30l-mpi-ect-alpha-mercbob-30lmpiect-a/product/247509
Espero ter esclarecido a todos por aqui,e vamos fazer mais perguntas,mais pesquisas,mais posts!!!
Uma boa semana a todos!
Creio que, a pesquisa dele deve ter sido muito rápida,e não apurou o que realmente é fato com relação aos motores 3.0L.
A ficha técnica do motor Vortec 3.0 que ele postou na sua mensagem de número 381 se refere ao motor 3.0L produzido pela GM MEXICANA em Toluca uma cidade que é a capital do Estado do México proxima a Cidade do Mexico que é a Capital do país o DF deles(México-DF).
Esses motores são como disse anteriormente mais "magrinhos" no que se refere a desempenho,são fundidos e montados totalmente no Mexico sem a devida "marinização".
Não vou me aprofundar no assunto de marinização, senão começarei a ficar chato demais,quem quiser saber mais pesquise e nos mostre o que é.
A marinizadora, e fornecedora de motores marítimos MERCRUISER,compra os componentes da GM México ,os mariniza, monta com algumas peças melhores,pistões,bielas,comandos,injeção,e até mesmo carburadores.
Essa montagem MERCRUISER é feita em uma cidade do Estado de Wisconsin no EUA chamada Fond du Lac.Nada a ver com a GM USA.São empresas completamente diferentes,sem nenhum vínculo.
A VOLVO PENTA atualmente tambem compra esses motores GM do México e também os mariniza.Atualmente ,pois até alguns anos atras montava um motor "parecido" com os GM mas que não tem nada a ver.Essa foto é do Volvo Penta antigo.
Essa é do Volvo Penta moderno(GM MEXICO)
Quem estiver atraz de um virabrequim Volvo Penta,NÂO COMPRE!!! ELE NÂO DÀ NO OPALA!!!! O virabrequim tem que ser do MERCRUISER !!!
O motor "GM" montado pela mercruiser desde o inicio da década de 80 é o Mercruiser 3.0L(181C.I.D) com 130,135 e 140 HPs.Antes desse era o 2.5L(153C.I.D.)com 120 e 125 HPs,nosso velho conhecido.No EBAY tá cheio desses virabrequins por US$100,00 ,US$120,00 ,que aqui no Brasil,éo procuradíssimo 3793082N.
Quem quiser comprar peças nos USA para 4 cilindros tem que comprar do motor 153".O nosso motor 151" não foi fabricado lá,o 151" que eles tem é um motor do PONTIAC e das primeiras S10 do inicio da Década de 80 que tem um cabeçote de fluxo cruzado que não dá nos nossos 151"
O bloco,o Cabeçote e o Virabrequim são de um motor completamente diferente dos nossos 151".
Então,pra desmistificar o quatro cilindros:
Virabrequim de VOLVO PENTA, NÂO serve no Opala 4 cilindros!!Só se for moderno,se não me engano de 2002 pra cá.
Motor 151" nos USA NÂO É o motor do Opala 151" Brasileiro!!
O motor que nos cede peças de lá tem que ser o 153" deles.
Tem que ter MUITO CUIDADO pra não comprar peça errada,eu já fiz isso várias vezes até aprender.
Pra quem quiser ver um motor 3.0L da MERCRUISER,estou postando link's com a foto e a ficha técnica do mesmo:
http://www.mercurymarine.com/engines/mercruiser/sterndrives/3.0/?model=0
http://www.perfprotech.com/engine-mercruiser-new-30l-mpi-ect-alpha-mercbob-30lmpiect-a/product/247509
Espero ter esclarecido a todos por aqui,e vamos fazer mais perguntas,mais pesquisas,mais posts!!!
Uma boa semana a todos!
j ricardo- Moderadores
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- Mensagem nº390
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Ainda assim há controvérsias quanto a peças:
os comandos COMP cams, assim como os iskenderiam, sempre começam por codigo, que se refere ao motor
os comandos comp cams " K-14" são os que servem para nós, mesmo sendo indicados para pontiac 2.5, e chevrolet 151.
http://www.summitracing.com/int/parts/cca-14-119-4/applications/make/pontiac?prefilter=1
ja os comandos "K-52" são para o "iron duke" 2.5 e não servem para os nossos.
http://www.summitracing.com/int/parts/cca-52-119-4/applications/make/pontiac?prefilter=1
os codigo isky para nossos 4 cilindros é "251"
imagino que para outras peças haja a mesma confusão que aparece nos comandos...
os comandos COMP cams, assim como os iskenderiam, sempre começam por codigo, que se refere ao motor
os comandos comp cams " K-14" são os que servem para nós, mesmo sendo indicados para pontiac 2.5, e chevrolet 151.
http://www.summitracing.com/int/parts/cca-14-119-4/applications/make/pontiac?prefilter=1
ja os comandos "K-52" são para o "iron duke" 2.5 e não servem para os nossos.
http://www.summitracing.com/int/parts/cca-52-119-4/applications/make/pontiac?prefilter=1
os codigo isky para nossos 4 cilindros é "251"
imagino que para outras peças haja a mesma confusão que aparece nos comandos...
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Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº391
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Só para aumentar mais ainda a confusão das peças,olhe essa tabela da Comp Cams:
Se não bastasse olha esse link para total desespero dos amantes de Camaro,Ele tambem saiu de fábrica com motor 4 cilindros Iron Duke 2.5!!!!!
http://content.time.com/time/specials/2007/article/0,28804,1658545_1658533_1658527,00.html
Veja tambem o Iron Duke desmontado:
Veja que o bloco é parecido com os nossos,mas olhe atentamente o furo onde vai montado o distribuidor.
Mais uma foto de lado:
Mais uma pra confundir de vez a cabeça!!
Mais outra!!
Até nos JEEPs ele tambem saiu!!!
Quem explica a GM e a AMC antes de ser Chrysler??
Se não bastasse olha esse link para total desespero dos amantes de Camaro,Ele tambem saiu de fábrica com motor 4 cilindros Iron Duke 2.5!!!!!
http://content.time.com/time/specials/2007/article/0,28804,1658545_1658533_1658527,00.html
Veja tambem o Iron Duke desmontado:
Veja que o bloco é parecido com os nossos,mas olhe atentamente o furo onde vai montado o distribuidor.
Mais uma foto de lado:
Mais uma pra confundir de vez a cabeça!!
Mais outra!!
Até nos JEEPs ele tambem saiu!!!
Quem explica a GM e a AMC antes de ser Chrysler??
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº392
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Ramon_STT escreveu:Também estou no quase no término do meu projeto 2.8 e uso bielas 6".
Consegui montar vira 153 com bielas 6" e pistão 0.60.
Maaas os pistões que eu usei foram os hipereutéticos dos V8's, pistão mais resistente e de fácil adaptação no 4cil. ou 6cil.
E sem querer puxar para o meu lado, mas caso venha a ser de interesse tenho ainda 4 desses pistões, pois comprei o kit para V8 e só usei 4, então os outros 4 sobraram. Marca Sealed Power.
Curso 153, pistão 0.60, e uma melhor R/L
Esse seria um bom motor pra passar no dino !
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº393
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Olá Mestre C !
São se usuários como vc. que esse fórum precisa , caras que trabalham sérios e centrados .....sem teorias ou alucinações como vemos tanto aqui infelizmente !
Temos tópicos aqui que é uma lástima de se conseguir 200Hp num 6cc
Em compensação temos outros que é facílimos tirar 300Hp de um 4cc !
Sem dúvida estamos todos aqui pra aprendermos ....e com isso elevarmos o nível do fórum
É com muita satisfação que venho parabeniza-lo Mestre C .....pelo seu empenho nesse projeto.... tudo oque eu puder e estiver ao meu alcance eu farei pra ajuda-lo , caso precise é lógico
Muito interessante a sua pesquisa .....desconheço muito desse motor !
tanto que oque postei veio desse tópico aqui :
http://www.opaleirosdoparana.com/t33867-motor-opala-4-cilindros-30l-fabricado-nos-eua
apenas postei informações de lá :
Acredito que vc. não tenha problema nenhum em superar a potencia almejada.....é claro que ai vai depender também de :
comando , cabeçote e sistema de alimentação .
No + está com um ótimo projeto e com muitas informações .......inclusive já vi vários anúncios de virabrequim Volvo penta sendo vendidos no Mercado Livre para motores 4cc (151)
Boa Sorte .
São se usuários como vc. que esse fórum precisa , caras que trabalham sérios e centrados .....sem teorias ou alucinações como vemos tanto aqui infelizmente !
Temos tópicos aqui que é uma lástima de se conseguir 200Hp num 6cc
Em compensação temos outros que é facílimos tirar 300Hp de um 4cc !
Sem dúvida estamos todos aqui pra aprendermos ....e com isso elevarmos o nível do fórum
É com muita satisfação que venho parabeniza-lo Mestre C .....pelo seu empenho nesse projeto.... tudo oque eu puder e estiver ao meu alcance eu farei pra ajuda-lo , caso precise é lógico
Muito interessante a sua pesquisa .....desconheço muito desse motor !
tanto que oque postei veio desse tópico aqui :
http://www.opaleirosdoparana.com/t33867-motor-opala-4-cilindros-30l-fabricado-nos-eua
apenas postei informações de lá :
Acredito que vc. não tenha problema nenhum em superar a potencia almejada.....é claro que ai vai depender também de :
comando , cabeçote e sistema de alimentação .
No + está com um ótimo projeto e com muitas informações .......inclusive já vi vários anúncios de virabrequim Volvo penta sendo vendidos no Mercado Livre para motores 4cc (151)
Boa Sorte .
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº394
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Caro BANDIT,muito obrigado,todos aprendemos uns com os outros.
Admiro muito mesmo o seu trabalho,e quase tive um orgasmo ao ver as fotos da reforma do V8 302 que está em outro post.SHOW!!!!!!
Mostra que vc é um PROFISSIONAL, dedicado ,cuidadoso e meticuloso.
Gosto de PROFISSIONAIS assim.Uma pena não encontra-los quando precisamos.
Tenha certeza que estou aprendendo muita coisa por aqui,e com certeza vou te encher o saco de vez em quando, no meu caso ,não tenho muita "intimidade" com os motores maiores que 4 cilindros,mas eu dou as minhas "catracadas".
Um abraço colega!!
Admiro muito mesmo o seu trabalho,e quase tive um orgasmo ao ver as fotos da reforma do V8 302 que está em outro post.SHOW!!!!!!
Mostra que vc é um PROFISSIONAL, dedicado ,cuidadoso e meticuloso.
Gosto de PROFISSIONAIS assim.Uma pena não encontra-los quando precisamos.
Tenha certeza que estou aprendendo muita coisa por aqui,e com certeza vou te encher o saco de vez em quando, no meu caso ,não tenho muita "intimidade" com os motores maiores que 4 cilindros,mas eu dou as minhas "catracadas".
Um abraço colega!!
Jean Michel Colet- Opaleiro
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- Mensagem nº395
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Nada feito na pratica até hoje, não teve anos de estudos teóricos por trás e SIM muita simulação.
E o cara que me disser que teoria é conversa, pode pegar uma arma e atirar na sua mente ingenua ou ir estudar um pouco mais.
Sinceramente, busque conhecimento teórico e depois parta para pratica e conhecimento de quem usa apenas ferramentas e "anos" de pratica.
Infelizmente, tem-se muita conversa e motores fortes funcionando, mais ninguém responde por que duram pouco...
A combustão do Metano há 780 pontos de fulgores diferentes, quem prepara motor sabe disso?
Qual a velocidade da chama?
Para onde ela se propaga? Por que?
Certamente por que ouve estudo antes... Então ESTUDE primeiramente.... pesquise....
Caso, "ache " que eu esteja errado, por mim tudo bem.. O dinheiro não sai do meu bolso mesmo.
E o cara que me disser que teoria é conversa, pode pegar uma arma e atirar na sua mente ingenua ou ir estudar um pouco mais.
Sinceramente, busque conhecimento teórico e depois parta para pratica e conhecimento de quem usa apenas ferramentas e "anos" de pratica.
Infelizmente, tem-se muita conversa e motores fortes funcionando, mais ninguém responde por que duram pouco...
A combustão do Metano há 780 pontos de fulgores diferentes, quem prepara motor sabe disso?
Qual a velocidade da chama?
Para onde ela se propaga? Por que?
Certamente por que ouve estudo antes... Então ESTUDE primeiramente.... pesquise....
Caso, "ache " que eu esteja errado, por mim tudo bem.. O dinheiro não sai do meu bolso mesmo.
j ricardo- Moderadores
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- Mensagem nº396
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
BANDIT escreveu:Ramon_STT escreveu:Também estou no quase no término do meu projeto 2.8 e uso bielas 6".
Consegui montar vira 153 com bielas 6" e pistão 0.60.
Maaas os pistões que eu usei foram os hipereutéticos dos V8's, pistão mais resistente e de fácil adaptação no 4cil. ou 6cil.
E sem querer puxar para o meu lado, mas caso venha a ser de interesse tenho ainda 4 desses pistões, pois comprei o kit para V8 e só usei 4, então os outros 4 sobraram. Marca Sealed Power.
Curso 153, pistão 0.60, e uma melhor R/L
Esse seria um bom motor pra passar no dino !
Ué?
é igual ao meu, com a diferença que uso pistões originais rebaixados...
o que acho que seria complicado é montar o vira 92mm (3.0) com bielas 6pol... afinal, os pistões originais sairiam 8mm pra cima do bloco... só achar um pistão que tenha altura de compressão 8mm menor...
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Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº397
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Boa noite a todos,
estive pesquisando e dá pra montar o 3.0L com um curso de 92,1mm(3.626") as bielas de 157,480mm(6,200")só que tem que ser com pistões com altura de compressão bem baixa e forjados.
Com isso a R/L fica em 0,2921,se quiser montar essas mesmas bielas de 6,200' nos motores 2.7e meio(2.8)a R/L fica 0,2620,e caso queira montar em um 2.5 tradicional a R/L fica em 0,2419.
Existe pistões com altura de compressão para todos eles sem ter que tirar ou trabalhar a cabeça dos mesmos.Tem inclusive pistões com domo,sulcos para válvulas não cabecearem,etc.
E só não ter preguiça de procurar,ficar esperando alguém te dar a receita prontinha,fazer cálculos,calcular a taxa de compressão pra ver se realmente dá,enfim com diz o colega Jean,não é só pratica tem que ter uma porcentagem de teoria, de estudo!!
Como estou com um vira ainda parado na Receita Federal vou me concentrar no cabeçote,e bloco,pois quando o vira chegar vou decidir qual biela usar,e quais pistões também.
POR FAVOR ME CORRIJAM SE OS CÀLCULOS ESTIVEREM ERRADOS!!!!
Fiz aqui sem calculadora,só papel e caneta,espero ter erros mínimos!!!
Abraço a todos!!
(Muito interessante esse avatar do site,se todos fizesem poderiamos ir conhecendo os membros aqui)
estive pesquisando e dá pra montar o 3.0L com um curso de 92,1mm(3.626") as bielas de 157,480mm(6,200")só que tem que ser com pistões com altura de compressão bem baixa e forjados.
Com isso a R/L fica em 0,2921,se quiser montar essas mesmas bielas de 6,200' nos motores 2.7e meio(2.8)a R/L fica 0,2620,e caso queira montar em um 2.5 tradicional a R/L fica em 0,2419.
Existe pistões com altura de compressão para todos eles sem ter que tirar ou trabalhar a cabeça dos mesmos.Tem inclusive pistões com domo,sulcos para válvulas não cabecearem,etc.
E só não ter preguiça de procurar,ficar esperando alguém te dar a receita prontinha,fazer cálculos,calcular a taxa de compressão pra ver se realmente dá,enfim com diz o colega Jean,não é só pratica tem que ter uma porcentagem de teoria, de estudo!!
Como estou com um vira ainda parado na Receita Federal vou me concentrar no cabeçote,e bloco,pois quando o vira chegar vou decidir qual biela usar,e quais pistões também.
POR FAVOR ME CORRIJAM SE OS CÀLCULOS ESTIVEREM ERRADOS!!!!
Fiz aqui sem calculadora,só papel e caneta,espero ter erros mínimos!!!
Abraço a todos!!
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Ramon_STT- Opaleiro
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- Mensagem nº398
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Com certeza Bandit, e é realmente o que eu pretendo, passar no dino e acertar no dino para tirarmos o máximo do motor nessa configuração ASPIRADA, e a diferença das potências OBTIDA e ALMEJADA atingir com o uso de nitroBANDIT escreveu:Ramon_STT escreveu:Também estou no quase no término do meu projeto 2.8 e uso bielas 6".
Consegui montar vira 153 com bielas 6" e pistão 0.60.
Maaas os pistões que eu usei foram os hipereutéticos dos V8's, pistão mais resistente e de fácil adaptação no 4cil. ou 6cil.
E sem querer puxar para o meu lado, mas caso venha a ser de interesse tenho ainda 4 desses pistões, pois comprei o kit para V8 e só usei 4, então os outros 4 sobraram. Marca Sealed Power.
Curso 153, pistão 0.60, e uma melhor R/L
Esse seria um bom motor pra passar no dino !
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº399
Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Não esqueça de postar o grafico do DINA aqui como eu fiz !!!
vai ficar muuuuuuuito interessante!!!!!
vai ficar muuuuuuuito interessante!!!!!
Última edição por Mestre "C" em Qui 5 Jun - 19:17:38, editado 1 vez(es)
Ramon_STT- Opaleiro
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
Com certeza.. Após o dino eu disponho os resultados e a ficha completa de cabo a rabo do carro para avaliarem e tirarem conclusões do tipo de preparação e potência atingida. Resultados sendo bons, ótimos ou deprimentes heheheh
tcheco 8687- Opaleiro
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
acompanhando...
Mestre "C"- Opaleiro
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Re: Preparação Motor 4cil 151 - Comparativo
È isso ai,Ramon,sem medo de errar,e ter que refazer pra melhorar,jogo limpo acima de tudo,sem mentiras ou falsas cavalagens,vc tem todo o meu apoio na sua empreitada.
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