por LipCamaro Ter 21 Jun - 0:44:11
Eu faria estes testes:
Verifique a altura da tampa do radiador, pois tem tampas mais baixas e elas não encostam na boca do radiador. Se for o caso, a água vai sair em vez do vapor. Se a boca do radiador estiver danificada, a tampa não vai vedar.
Com o motor frio, encha o radiador e coloque a tampa.
Deixe o motor ligado até atingir a temperatura normal, marcando mais ou menos no meio do marcador de temperatura.
Aperte uma das mangueiras do radiador e verifique se estão duras pela pressão interna. Se estiverem fáceis de apertar, verifique se tem algum vazamento de água, se não tiver, a tampa é que não vedou.
Se a mangueira estiver dura, mantenha o motor ligado.
Verifique no reservatório condensador de água ( jarra branca do lado do motorista ) e veja se está borbulhando. Bolhas são um sinal que o vapor do radiador está indo para esse reservatório, o que é normal. Se o nível de água desse reservatório fica enchendo e transbordando, então a tampa não deve estar vedando ou pode estar jogando para fora um pequeno excesso de água( ninca fica cheio até a boca do radiador).
Se a temperatura for para o vermelho, e a tampa estiver vedada ( bolhas no reservatório ), seu radiador deve estar com dutos entupidos, tem que mandar varetar. Quanto mais dutos entupidos, menos refrigera. Esperimente jogar água fria continuanente no radiador e repare se o ponteiro vai baixar. Se abaixar deve ser o radiador.
Senão abaixar, pode ser entupimento nas passagems de água do cabeçote por junta cheia de cola ou motor que rodou com ferrugem e ela acumulou nessas passagems pela junta. O sensor de temperatura fica no cabeçote, então uma má circulação de água faria marcar mais quente.
Outra possibilidade seria a combinação de uma tampa sem vedação com o radiador ou o cabeçote entupidos.
Vá na tampa, depois radiador e por último abra o cabeçote para ver...
Quem imagina que aquele reservatório de água é para repor água no radiador, está errado. Não é possível a entrada de água no sistema do opala. Aquilo é para não ter vapor no cofre do motor.
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