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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 28 Jun - 19:02:38

    NSS escreveu:Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 56741 Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 56741 Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 56741

    Muito bom pessoal...
    Valeu mesmo, que aula hem.
    Aposto que a grande maioria das pessoas, principalmente dos mecânicos não sabem disso, pois a grande maioria indicam colocar o reservatório de expansão selado do uno ou chevette e fazer um sistema lacrado.



    sou frentista e esses dias apareceu uma s10 la com reservatorio do motor zetec do fiesta ford ka e etc

    o cara disse q o mecanico colocou pq tava jogando a agua toda fora....porem a s10 chegou la com o sistema lacrado sem funcionar as ventoinhas...

    minha conclusao: o problema era outro...e o mecanico fez essa porcaria e deixou o cara na mao no meio da estrada pq ele estava de viagem....

    pura falta de informacao!!!!!!

    bruno silverstar83
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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 28 Jun - 20:53:49

    opala4cc escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:Que aula hein,tão de parabéns   Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 122938  Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 122938

    Opala4cc ou qualquer outro amigo do fórum,tenho esse vaso de expansão
    e a tampa original do 6Cil,só que não montei pois notei que entre o vaso de expansão
    e tampa tem uma pequena folga que deixa escapar pressão(testei isso assoprando).
    Minha dúvida é se funciona desse jeito mesmo??

    Pedrão,quase montei um sistema assim,tinha até comprado o reservatório e a tampa do
    uno antigo,só não montei porque não achei o suporte,acabei doando o reservatório com tampa pra
    um amigo.

    Você está falando que vaza pressão por uma das extremidades da mangueirinha que vai entre o vaso de pressão e a tampa? Caso positivo, realmente não vai funcionar a contento. Coloque uma braçadeira na ponta da mangueira onde vaza. Você não vai encontrar braçadeira de parafuso para aquele diâmetro tão pequeno. Use micro-braçadeira metálica de pressão.


    Então, a pressão vaza entre a tampa e o vaso,não nas conexões,tipo...tem um pequeno espaço entre a tampa e o vazo que faz a pressão vazar.Mas é bem pouca coisa,se isso não for problema vou colocar pra funcionar.
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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por LipCamaro Ter 28 Jun - 21:38:47

    bruno silverstar83 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Você está falando que vaza pressão por uma das extremidades da mangueirinha que vai entre o vaso de pressão e a tampa? Caso positivo, realmente não vai funcionar a contento. Coloque uma braçadeira na ponta da mangueira onde vaza. Você não vai encontrar braçadeira de parafuso para aquele diâmetro tão pequeno. Use micro-braçadeira metálica de pressão.


    Então, a pressão vaza entre a tampa e o vaso,não nas conexões,tipo...tem um pequeno espaço entre a tampa e o vazo que faz a pressão vazar.Mas é bem pouca coisa,se isso não for problema vou colocar pra funcionar.


    Esse vazamento que vc diz, não deve interferir em nada, pois se perde um pouco do vapor, não teria problema, mas não pode é ficar dando entrada de ar quando o sistema esfria e o vácuo quer puxar a água de volta. Se entrar ar por esse vazamento da mangueira, vai deixar de puxar água e com isso vai abaixar o nível de água.
    Agora, se quando vc fala que vaza entre a tampa e o vaso, se essa tampa for do reservatório, então é porque provavelmente vc está sem o pedaço de mangueira que vai até ao fundo do reservatório OU a mangueira que vem do radiador para essa mesma tampa, está conectada no tubinho errado.
    Um desses tubinhos da tampa, vai ter o pedaço de mangueira para o fundo, e é nessa daí que vc liga a que vem do radiador.
    O vapor que vem do radiador tem que borbulhar no fundo do reservatório, para condensar esse vapor e reaproveitar a água.
    Se o reservatório fica que nem uma chaleira, tem algo errado.
    Lembrando que tem que ter água conforme mínimo e máximo.
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    Mensagem por opala4cc Ter 28 Jun - 22:02:43

    bruno silverstar83 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Você está falando que vaza pressão por uma das extremidades da mangueirinha que vai entre o vaso de pressão e a tampa? Caso positivo, realmente não vai funcionar a contento. Coloque uma braçadeira na ponta da mangueira onde vaza. Você não vai encontrar braçadeira de parafuso para aquele diâmetro tão pequeno. Use micro-braçadeira metálica de pressão.


    Então, a pressão vaza entre a tampa e o vaso,não nas conexões,tipo...tem um pequeno espaço entre a tampa e o vazo que faz a pressão vazar.Mas é bem pouca coisa,se isso não for problema vou colocar pra funcionar.

    Entre a tampa do vaso de expansão e o vaso de expansão não há necessidade de estanqueidade. Até porque o vaso de expansão do opala é aberto para a atmosfera através do seu respiro que fica na própria tampa. Porém, já a tampa do radiador tem de ter a pressão correta para a motorização, o radiador e a presença ou não de AC.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 28 Jun - 23:04:48

    Nesse mundo a gente vê de tudo...lembrei de um camarada que colocou a mangueira na saída da tampa do vaso!!


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    Mensagem por opala4cc Qua 29 Jun - 0:07:10

    Rubão6cc escreveu:Nesse mundo a gente vê de tudo...lembrei de um camarada que colocou a mangueira na saída da tampa do vaso!!

    Não entendi. A mangueira de saída do radiador realmente vai na tampa do vaso de expansão.
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    Mensagem por LipCamaro Qua 29 Jun - 1:15:40

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Nesse mundo a gente vê de tudo...lembrei de um camarada que colocou a mangueira na saída da tampa do vaso!!

    Não entendi. A mangueira de saída do radiador realmente vai na tampa do vaso de expansão.


    Ele quis dizer que na tampa do RESERVATÓRIO tem 2 tubinhos, entrada ( que vai pro fundo do reservatório ) e saída. Se ligar na saída, não adianta nada... É como se não houvesse o reservatório.
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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por opala4cc Qua 29 Jun - 2:41:41

    LipCamaro escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Não entendi. A mangueira de saída do radiador realmente vai na tampa do vaso de expansão.


    Ele quis dizer que na tampa do RESERVATÓRIO tem 2 tubinhos, entrada ( que vai pro fundo do reservatório ) e saída. Se ligar na saída, não adianta nada... É como se não houvesse o reservatório.

    Ah, sim. Se ligar no tubinho que não tem a mangueirinha interna do vaso de expansão, o radiador expulsará líquido de arrefecimento para dentro do reservatório de expansão quando esquentar, mas quando esfriar não succionará de volta.
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 29 Jun - 11:30:33

    LipCamaro escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Não entendi. A mangueira de saída do radiador realmente vai na tampa do vaso de expansão.


    Ele quis dizer que na tampa do RESERVATÓRIO tem 2 tubinhos, entrada ( que vai pro fundo do reservatório ) e saída. Se ligar na saída, não adianta nada... É como se não houvesse o reservatório.

    Isso mesmo, inclusive o rapaz estava tendo algum problema grande com isso, acho que era aquecimento. Depois que ele percebeu a cagada e resolveu acabou o problema...mas veja como esses detalhes tão pequenos envolvendo a mangueira e o vaso de expansão fazem diferença. E veja também como tem gente capaz de fazer cagada desse tipo.


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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por opala4cc Sáb 2 Jul - 16:03:08

    Vejam só, a gente tava falando essa semana de problemas de arrefecimento no opala nesse tópico. Hoje eu tava chegando em casa, já a poucos quilômetros do destino, quando paro no sinal e vejo aquela fumaça forte saindo das fendas do capô do carro. Olhei o mostrador de temperatura no painel e ele estava no vermelho, no máximo da escala. Pensei logo o pior: o motor está fumaçando porque queimou a junta do cabeçote e vai fundir (ou já fundiu). Desliguei o motor, liguei o pisca de alerta e saí para ver o estrago. Quando abri o capô, era aquela "fumaceira". Mas vi que na verdade era vapor, do líquido de arrefecimento. Fiquei menos preocupado. A primeira coisa que me veio a cabeça era que a recuperação da válvula do ar quente tinha durado pouco. Examinando com mais atenção, vi a origem do problema:

    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 B3qzp4

    E sem líquido de arrefecimento no radiador, o sensor que dispara a ventoinha não aciona a mesma (e nem adiantaria).
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    Mensagem por LipCamaro Sáb 2 Jul - 17:42:01

    Pela foto soltou a mangueira.
    Esse tubo de alumínio que tem as 2 saídas vc mandou fazer? Porque dá para ver que não tem as saliências próprias para segurar a mangueira. Aquelas ranhuras não são tão eficientes.
    Com o calor e pressão, sem as saliências tipo barbatanas, acaba escorregando e solta.
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    Mensagem por opala4cc Sáb 2 Jul - 20:30:37

    LipCamaro escreveu:Pela foto soltou a mangueira.
    Esse tubo de alumínio que tem as 2 saídas vc mandou fazer? Porque dá para ver que não tem as saliências próprias para segurar a mangueira. Aquelas ranhuras não são tão eficientes.
    Com o calor e pressão, sem as saliências tipo barbatanas, acaba escorregando e solta.

    É, a mangueira se soltou. O tubo é de aço inox. Eu comprei no mercadolivre. Realmente, a mangueira escorregou mesmo com a braçadeira apertada e deitou fora todo líquido de arrefecimento. Mas levando em conta que eu instalei ele faz mais de 3 anos... Na verdade ele escapou porque quando troquei essa mangueira (uma luta do cão!) eu esqueci de passar ela pelo ganchinho suporte Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 787251 que prende em um dos parafusos de uma das tampas de tucho. Quando me dei conta da cagada, resolvi deixar assim mesmo. Levou uns 3 anos para cobrar o preço: a vibração do motor fez o peso da mangueira puxá-la para fora do pequeno bocal, rsrsrsrssr...
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    Mensagem por LipCamaro Sáb 2 Jul - 21:12:46

    Então essas ranhuras devem ser melhores que pensei.

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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 2 Jul - 23:39:01

    Ufa..essa foi por pouco..


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    Mensagem por LipCamaro Dom 3 Jul - 0:01:32

    Rubão6cc escreveu:Ufa..essa foi por pouco..


    Por que Rubão? Usa essa peça de inox também??
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    Mensagem por opala4cc Dom 3 Jul - 1:28:04

    Rubão6cc escreveu:Ufa..essa foi por pouco..

    É! Quase o motor foi pro saco. Todos os carros deveriam vir com relé cigarra de alerta de alta temperatura. É muito mais importante do que o relé cigarra de advertência de farol ligado.
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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por LipCamaro Dom 3 Jul - 11:24:32

    Verdade, mas isso eu acho q deve ser fácil de instalar...
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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por opala4cc Dom 3 Jul - 12:32:19

    LipCamaro escreveu:Verdade, mas isso eu acho q deve ser fácil de instalar...

    Sim se o carro tiver lâmpada espia de aviso de alta temperatura. Nesse caso, basta pegar o sinal que acende a lâmpada e ligar em um relé cigarra, igual ao que existe para avisar que os faróis ficaram ligados. O grande problema é que, do mesmo jeito que a lâmpada de alerta, o relé só tocará quando a temperatura chegar no vermelho da escala do mostrador.
    O ideal seria que o "gatilho" do alerta ocorresse mais cedo, logo que passasse de 3/4 da escala de temperatura, para dar tempo de encostar o carro e desligar o motor com boa margem de segurança antes que ocorra qualquer tipo de dano ao motor. E disparar esse "gatilho" no relé cigarra nos 3/4 da escala é que é o desafio. Seria necessário construir um circuito calibrado para essa situação e que enviasse o sinal para o relé cigarra que mencionei.
    Vou pesquisar isso e ver se no futuro faço uma traquitana dessas.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 3 Jul - 13:35:23

    LipCamaro escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Ufa..essa foi por pouco..


    Por que Rubão? Usa essa peça de inox também??

    Não uso não, no meu é original..


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    Mensagem por Rubão6cc Dom 3 Jul - 13:37:45

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Ufa..essa foi por pouco..

    É! Quase o motor foi pro saco. Todos os carros deveriam vir com relé cigarra de alerta de alta temperatura. É muito mais importante do que o relé cigarra de advertência de farol ligado.

    Eu olho direto o marcador de temperatura pra ver se está tudo ok...acho que fiquei traumatizado pois quando peguei o carro e não tinha mexido no arrefecimento ele chegou a ferver algumas vezes....


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    Mensagem por opala4cc Dom 3 Jul - 15:17:27

    Olhem só:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682557172-medidor-temperatura-agua-digital-racetronix-alarme-sonoro-_JM

    Mas é uma traquitana esteticamente bem grotesca para deixar a mostra dentro do carro. Parece coisa "tunning".

    E aqui tem um melhor, mas o preço é de doer:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696111963-sensor-de-temperatura-do-motor-digital-com-alarme-12v-24v-_JM
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 3 Jul - 15:51:19

    opala4cc escreveu:Olhem só:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682557172-medidor-temperatura-agua-digital-racetronix-alarme-sonoro-_JM

    Mas é uma traquitana esteticamente bem grotesca para deixar a mostra dentro do carro. Parece coisa "tunning".

    E aqui tem um melhor, mas o preço é de doer:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696111963-sensor-de-temperatura-do-motor-digital-com-alarme-12v-24v-_JM

    O de baixo é aceitável mas é muito caro..


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    Mensagem por LipCamaro Dom 3 Jul - 17:42:45

    Já tive problemas de ferver o opala e no máximo perdia a cebolinha da temperatura q derrete o miolo dela de plástico.
    Não sei se vale a pena investir nisso, mas eu vou dar uma dica:
    Prenda um termostato de lâmina em algum lugar do cabeçote, se possível próximo à cebolinha de temperatura.
    O termostato servirá como um interruptor para ligar alguma cigarra escondida atrás do painel.
    Como esse tipo de termostato tem um parafuso de regulagem, basta achar a temperatura que deseja que comece a apitar...
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    Mensagem por opala4cc Dom 3 Jul - 22:54:39

    LipCamaro escreveu:Já tive problemas de ferver o opala e no máximo perdia a cebolinha da temperatura q derrete o miolo dela de plástico.
    Não sei se vale a pena investir nisso, mas eu vou dar uma dica:
    Prenda um termostato de lâmina em algum lugar do cabeçote, se possível próximo à cebolinha de temperatura.
    O termostato servirá como um interruptor para ligar alguma cigarra escondida atrás do painel.
    Como esse tipo de termostato tem um parafuso de regulagem, basta achar a temperatura que deseja que comece a apitar...

    Achei interessante essa dica. Tem alguma foto do tal "termostato de lâmina"?
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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por LipCamaro Dom 3 Jul - 23:40:56

    No google tem um montão, uns com pino de regulagem e outros com parafuso( este tem mais recurso ). Os de pino, tem limitador de volta.
    Geralmente os de parafuso vêm calibrados para determinada temperatura, então seria bom comprar um na faixa de 100*C talvez ou pouco mais, porque vc vai ter que ajustar de qualquer jeito.
    Os de pinos são por faixa ( tipo de 90 a 110), mas não sei se tem para a faixa de temperatura do motor do opala, aliás qual será a temperatura da água no cabeçote? Deve ser maior que do cebolão do radiador...
    Aqui tem um link de um fabricante.
    Dá uma olhada para vc ter uma idéia melhor.
    Acho que deve custar uns R$50,00
    Se fizer, avisa a galera!!!

    http://www.addtherm.com.br/protetores-termicos/protecao-termica/termostato-de-lamina-a83/

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    Mensagem por LipCamaro Dom 3 Jul - 23:43:37

    Onde tem as pastilhinhas de cerâmica branca, ali é vazado e é por ali que se aparafusa em uma superfície na qual quer monitorar.
    É um tubinho e deve passar um parafuso de até 2mm se não me engano.
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    Mensagem por opala4cc Seg 4 Jul - 0:09:21

    LipCamaro escreveu:Onde tem as pastilhinhas de cerâmica branca, ali é vazado e é por ali que se aparafusa em uma superfície na qual quer monitorar.
    É um tubinho e deve passar um parafuso de até 2mm se não me engano.

    Hummmmm... Isso aí não vai dar não. Acredito que a trepidação do motor (principalmente dos 4 cilindros) torna inviável esse tipo de sensor naquele local. Se ficasse na carroceria, talvez. Mas duvido que funcione direito trepidando junto com o motor. Ademais, a histerese de 10 a 15 graus Celsius é um tanto excessiva.
    Mas valeu a ideia. OKK
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    Mensagem por Hainra Seg 4 Jul - 15:56:59

    Ótimo tópico. Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 122938 study
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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por NSS Sex 8 Jul - 14:40:43

    Pessoal, vamos lá.

    Seguinte...
    Primeiramente troquei meu radiador numa oficina, dei o meu e $$, peguei um do moderno, com ventoinha, em ótimo estado, mandei varetar, jatear e fechar o buraco da tampa, pois minha ideia era fazer sistema lacrado.

    Instalei a ventoinha com cebolão e um botão "panico" dentro do carro, se eu ver que a temperatura subiu muito e o cebolão não ligou, só acionar.

    Para finalizar o sistema de arrefecimento selado, coloquei o reservatório do chevette.

    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 2wehrbl


    Mas agora, vem o problema... o suporte são diferentes...
    Vou ter que mandar ajustar na funilaria... (logo depois de ter acabado de sair da restauração).

    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 3503swz


    Recomendo o sistema... sem preocupações.


    Quem quiser, possuo um reservatório para vender.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 10 Jul - 21:20:01

    Obrigado pela ajuda galera,pra mim colocar esse vaso agora é só ajeitar a saída no radiador.
    Outra duvida que tenho é com a outra ponta da tampa do vaso,vocês já falaram que a que sai da tampa do radiador vai na conexão que tem a mangueira dentro do vaso,e a outra deve ir pra mangueira inferior do radiador??É isso mesmo???


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    Mensagem por Rubão6cc Dom 10 Jul - 21:30:40

    bruno silverstar83 escreveu:Obrigado pela ajuda galera,pra mim colocar esse vaso agora é só ajeitar a saída no radiador.
    Outra duvida que tenho é com a outra ponta da tampa do vaso,vocês já falaram que a que sai da tampa do radiador vai na conexão que tem a mangueira dentro do vaso,e a outra deve ir pra mangueira inferior do radiador??É isso mesmo???

    Não Bruno...a outra saída que existe na tampa do vaso é um respiro..ali não vai mangueira nenhuma..


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    Mensagem por Rubão6cc Dom 10 Jul - 21:32:29

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    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 10 Jul - 21:38:28

    Entendi Rubão,é que já tinha visto alguns com uma mangueira ali,achei que ia pra algum lugar.

    Valeu


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    Mensagem por Rubão6cc Dom 10 Jul - 21:40:57

    bruno silverstar83 escreveu:Entendi Rubão,é que já tinha visto alguns com uma mangueira ali,achei que ia pra algum lugar.

    Valeu

    Foi alguma gambiarra que montaram..


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    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 10 Jul - 22:06:19

    Rubão6cc escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:Entendi Rubão,é que já tinha visto alguns com uma mangueira ali,achei que ia pra algum lugar.

    Valeu

    Foi alguma gambiarra que montaram..

    Ou tambem foi puxado pra algum lugar escondido pra não entrar sujeira,talvez eu faça isso


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    Mensagem por Heldane Ter 8 Nov - 16:42:06

    Estou com problemas de temperatura no meu carro também. Já varetei o radiador e melhorou, mas continua quente. Ao ligar o carro e andar um pouco, ponteiro da temperatura vai quase no vermelho, aí arma a ventoinha e estabiliza 2 pontos acima do meio. Dependendo de como eu andar com o carro, se acelerar muito e tal, sobe mais um ponto. Houve uma ocasião que subiu vapor do capô até.

    Ele é álcool e não tem termostática, vou colocar e ver o que dá.

    Uma dúvida, com qual frequência devo usar aditivo para meu radiador?
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    Mensagem por opala4cc Ter 8 Nov - 17:36:22

    Heldane escreveu:Estou com problemas de temperatura no meu carro também. Já varetei o radiador e melhorou, mas continua quente. Ao ligar o carro e andar um pouco, ponteiro da temperatura vai quase no vermelho, aí arma a ventoinha e estabiliza 2 pontos acima do meio. Dependendo de como eu andar com o carro, se acelerar muito e tal, sobe mais um ponto. Houve uma ocasião que subiu vapor do capô até.

    Ele é álcool e não tem termostática, vou colocar e ver o que dá.

    Uma dúvida, com qual frequência devo usar aditivo para meu radiador?

    Troque o sensor de temperatura do radiador.
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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por Rubão6cc Ter 8 Nov - 20:17:29

    Heldane escreveu:

    Uma dúvida, com qual frequência devo usar aditivo para meu radiador?

    Sempre.


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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por felipeleox Qua 9 Nov - 4:59:00

    Heldane escreveu:Estou com problemas de temperatura no meu carro também. Já varetei o radiador e melhorou, mas continua quente. Ao ligar o carro e andar um pouco, ponteiro da temperatura vai quase no vermelho, aí arma a ventoinha e estabiliza 2 pontos acima do meio. Dependendo de como eu andar com o carro, se acelerar muito e tal, sobe mais um ponto. Houve uma ocasião que subiu vapor do capô até.

    Ele é álcool e não tem termostática, vou colocar e ver o que dá.

    Uma dúvida, com qual frequência devo usar aditivo para meu radiador?

    o ideal é rodar com a válvula termostática, mas se ele já está sem e já esquenta, acredito que o problema não está ai.

    pode ser que o varetamento tenha ficado bem "daquele jeito" e pode ser interessante você trocar a colmeia do radiador, verificar a bomba dágua, o próprio liquido de arrefecimento, e o sensor de temperatura como o opala4cc disse (principalmente verificar se está correto, por exemplo podem ter colocado o sensor com a temperatura de armar e desarmar a ventoinha errado).

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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por tiagojborges Qui 11 Fev - 19:09:24

    Sobre a tampa Stant mais adequada ao 4cil, um mecânico de oficina de restauração que dá aulas de montagem dos motores 250 me disse que a correta seria de 7lbs, enquanto no ML e aqui indicam a de 13lbs pra 4 cil e 15lbs para o 6 cil. Como eu descubro qual a pressão correta de trabalho dos motores pra melhor escolha da tampa?
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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por adpachec Qui 11 Fev - 19:56:44

    tiagojborges escreveu:Sobre a tampa Stant mais adequada ao 4cil, um mecânico de oficina de restauração que dá aulas de montagem dos motores 250 me disse que a correta seria de 7lbs, enquanto no ML e aqui indicam a de 13lbs pra 4 cil e 15lbs para o 6 cil. Como eu descubro qual a pressão correta de trabalho dos motores pra melhor escolha da tampa?


    Qual é a função da tampa?

    Esfriar o radiador?

    NÃO!

    A função da tampa é mero alivio de pressão para não estourar as mangueiras.

    Quanto menor a pressão mais cedo ocorre a vazão do excesso de pressão.

    Porém pode ocorrer uma perda grande de água em tampas de baixa resistência (libras).

    Isto depende da temperarura externa, regime de giro do motor e carga para determinar o calor gerado.

    Subir a serra do mar em 2° marcha é diferente de andar na reta em 5° marcha.

    Eu uso tampa sem mola (cortei), deixei o radiador completamente selado, porém, tenho que colocar água somente até encobrir os tubos do radiador (olhando por dentro), acima disto o calor e expansão da água vai forçar as mangueiras.

    Você tem que se preocupar é com o nível da água e não a tampa, muita água e tampa de baixa pressão muita vazão e perca de muita água, tampa de alta pressão e muita água pode estourar a mangueira.

    Carro antigo é assim, aprende na prática.....

    Até carro novo já vi gente encher até a boca o reservatório de água e ele estourar depois de quente......
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    Sistema de Arrefecimento - Fervendo - Página 3 Empty Re: Sistema de Arrefecimento - Fervendo

    Mensagem por opala4cc Qui 11 Fev - 22:02:03

    tiagojborges escreveu:Sobre a tampa Stant mais adequada ao 4cil, um mecânico de oficina de restauração que dá aulas de montagem dos motores 250 me disse que a correta seria de 7lbs, enquanto no ML e aqui indicam a de 13lbs pra 4 cil e 15lbs para o 6 cil. Como eu descubro qual a pressão correta de trabalho dos motores pra melhor escolha da tampa?

    Catálogo de peças. Ainda tem dúvidas? Chegue na Broxauto de Canoas e pergunte no setor de venda de peças. Eles vão perguntar para você ano, motorização do carro, se tem AC e vão consultar o catálogo de peças (mesmo não tendo a peça) e vão lhe dizer qual a tampa correta.

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