por adpachec Qui 11 Fev - 19:56:44
tiagojborges escreveu:Sobre a tampa Stant mais adequada ao 4cil, um mecânico de oficina de restauração que dá aulas de montagem dos motores 250 me disse que a correta seria de 7lbs, enquanto no ML e aqui indicam a de 13lbs pra 4 cil e 15lbs para o 6 cil. Como eu descubro qual a pressão correta de trabalho dos motores pra melhor escolha da tampa?
Qual é a função da tampa?
Esfriar o radiador?
NÃO!A função da tampa é mero alivio de pressão para não estourar as mangueiras.
Quanto menor a pressão mais cedo ocorre a vazão do excesso de pressão.
Porém pode ocorrer uma perda grande de água em tampas de baixa resistência (libras).
Isto depende da temperarura externa, regime de giro do motor e carga para determinar o calor gerado.
Subir a serra do mar em 2° marcha é diferente de andar na reta em 5° marcha.
Eu uso tampa sem mola (cortei), deixei o radiador completamente selado, porém, tenho que colocar água somente até encobrir os tubos do radiador (olhando por dentro), acima disto o calor e expansão da água vai forçar as mangueiras.
Você tem que se preocupar é com o nível da água e não a tampa, muita água e tampa de baixa pressão muita vazão e perca de muita água, tampa de alta pressão e muita água pode estourar a mangueira.
Carro antigo é assim, aprende na prática.....
Até carro novo já vi gente encher até a boca o reservatório de água e ele estourar depois de quente......
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