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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
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http://www.pro-1.com.br
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Marcos Adriano
adpachec
Rogério 78
7 participantes
Pressão de óleo
Rogério 78- Opaleiro
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- Mensagem nº1
Pressão de óleo
Boa noite, meu 4cc ao começar a esquentar(chegar a temperatura de trabalho) quase zera a pressão de óleo de motor, será a bomba de óleo? Sei que em motores mais modernos existe uma válvula de controle de pressão no flange do filtro de oleo, o opala teria isso?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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Modelo do carro : GM e VW.
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- Mensagem nº2
Re: Pressão de óleo
Rogério 78 escreveu:Boa noite, meu 4cc ao começar a esquentar(chegar a temperatura de trabalho) quase zera a pressão de óleo de motor, será a bomba de óleo? Sei que em motores mais modernos existe uma válvula de controle de pressão no flange do filtro de oleo, o opala teria isso?
As vezes óleo muito fino.
Que óleo usa?
Rogério 78- Opaleiro
- Número de Mensagens : 64
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Modelo do carro : Opala de luxo 1978
Cilindros : 2.5 151
Data de inscrição : 30/07/2018
- Mensagem nº3
Re: Pressão de óleo
Uso 15w40 para motores diesel, sempre usei e nunca tinha tido problemas. Qual seria o motivo? Muito fino não preencheria as folgas?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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- Mensagem nº4
Re: Pressão de óleo
Rogério 78 escreveu:Uso 15w40 para motores diesel, sempre usei e nunca tinha tido problemas. Qual seria o motivo? Muito fino não preencheria as folgas?
"15 W 40".
W- Winter (inverno).
15- significa "15 graus negativos".
40- significa "40 graus positivos".
Quer dizer que o óleo mantém suas propriedades de -15° a +40° graus.
E o motor "vai cansando" com o tempo exigindo óleo mais grosso.
E quando o óleo esquenta ele afina e a pressão cai.
O óleo muito grosso aumenta a pressão.
E também vazamento de combustível da bomba de combustível para o cárter afinando o óleo.
Mas a pressão da bomba é uma possibilidade.
Rogério 78- Opaleiro
- Número de Mensagens : 64
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- Mensagem nº5
Re: Pressão de óleo
Achei estranho que quando sai do serviço pra vir.pra casa hoje pela manhã, cada vez que eu Acelerava a luz de óleo piscava, e se acelerasse com vigor ela acendia forte. Pensei na bomba com baixa pressão. Pode ser?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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- Mensagem nº6
Re: Pressão de óleo
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36848-maldita-luz-do-oleo
Ou leve para medir a pressão do óleo.
Ou leve para medir a pressão do óleo.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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- Mensagem nº7
Re: Pressão de óleo
é uma pergunta besta...
ta no nivel?
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RHCESPECIAL1974- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: Pressão de óleo
adpachec escreveu:Rogério 78 escreveu:Uso 15w40 para motores diesel, sempre usei e nunca tinha tido problemas. Qual seria o motivo? Muito fino não preencheria as folgas?
"15 W 40".
W- Winter (inverno).
15- significa "15 graus negativos".
40- significa "40 graus positivos".
Quer dizer que o óleo mantém suas propriedades de -15° a +40° graus.
E o motor "vai cansando" com o tempo exigindo óleo mais grosso.
E quando o óleo esquenta ele afina e a pressão cai.
O óleo muito grosso aumenta a pressão.
E também vazamento de combustível da bomba de combustível para o cárter afinando o óleo.
Mas a pressão da bomba é uma possibilidade.
Amigo, penso que você esteja enganado. A classificação dos lubrificantes se dá pelo índice de viscosidade do lubrificante na condição de serviço, ou seja, a classificação de um lubrificante 20W50 se dá da seguinte forma:
"20W" - onde 20 é o índice viscosidade em baixas temperaturas representada pelo "W" de winter, então em baixas temperaturas a viscosidade cai para facilitar a partida e proporcionar maior fluidez do lubrificante para que haja uma rápida lubrificação e proteção dos componentes com o motor frio ou com baixas temperaturas ambientes;
"50" - onde 50 é o índice de viscosidade à temperatura de 100ºC, ou seja, o motor já está dentro da faixa temperatura de trabalho, o lubrificante já percorreu o motor lubrificando os componentes e formando o filme entre dois componentes móveis e com a viscosidade mais alta o filme lubrificante fica mais espesso. suportando maior pressão entre as partes móveis. O aumento da viscosidade com o aumento da temperatura é obtido com a adição de aditivos espessantes ao óleo(além de outros tantos aditivos).
No caso de lubrificantes monoviscosos como lubrificantes de eixos e caixas de câmbio e implementos agrícolas, por exemplo o famoso óleo 90 de diferencial, que dizer que a viscosidade será sempre 90 em qualquer condição de temperatura.
Franco Francisco- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: Pressão de óleo
Verifique a válvula de segurança no bloco, atrás do alojamento do filtro de óleo e o interruptor de pressão do óleo, este pode estar com alguma obstrução impedindo de indicar a pressão precisa no painel. Quanto à válvula ela pode ter emperrado fazendo com que circule óleo em maior quantidade no filtro, o que pode ocasionar a EXPULSÃO do filtro de óleo do motor. Em meras palavras seu motor cuspir o filtro de óleo. Se você trocar a bomba de óleo prepare-se pra muita dor de cabeça,pois com bomba de óleo nova ela têm uma pressão muito maior do que a de seu motor originalmente usa (Nova x usada) e ela irá mandar óleo mais rapidamente na parte superior do motor, prejudicando a lubrificação na parte inferior
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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- Mensagem nº10
Re: Pressão de óleo
RHCESPECIAL1974 escreveu:adpachec escreveu:
"15 W 40".
W- Winter (inverno).
15- significa "15 graus negativos".
40- significa "40 graus positivos".
Quer dizer que o óleo mantém suas propriedades de -15° a +40° graus.
E o motor "vai cansando" com o tempo exigindo óleo mais grosso.
E quando o óleo esquenta ele afina e a pressão cai.
O óleo muito grosso aumenta a pressão.
E também vazamento de combustível da bomba de combustível para o cárter afinando o óleo.
Mas a pressão da bomba é uma possibilidade.
Amigo, penso que você esteja enganado. A classificação dos lubrificantes se dá pelo índice de viscosidade do lubrificante na condição de serviço, ou seja, a classificação de um lubrificante 20W50 se dá da seguinte forma:
"20W" - onde 20 é o índice viscosidade em baixas temperaturas representada pelo "W" de winter, então em baixas temperaturas a viscosidade cai para facilitar a partida e proporcionar maior fluidez do lubrificante para que haja uma rápida lubrificação e proteção dos componentes com o motor frio ou com baixas temperaturas ambientes;
"50" - onde 50 é o índice de viscosidade à temperatura de 100ºC, ou seja, o motor já está dentro da faixa temperatura de trabalho, o lubrificante já percorreu o motor lubrificando os componentes e formando o filme entre dois componentes móveis e com a viscosidade mais alta o filme lubrificante fica mais espesso. suportando maior pressão entre as partes móveis. O aumento da viscosidade com o aumento da temperatura é obtido com a adição de aditivos espessantes ao óleo(além de outros tantos aditivos).
No caso de lubrificantes monoviscosos como lubrificantes de eixos e caixas de câmbio e implementos agrícolas, por exemplo o famoso óleo 90 de diferencial, que dizer que a viscosidade será sempre 90 em qualquer condição de temperatura.
Negativo....
A tabela mostra que o óleo "15 W 40" mantém sua viscosidade entre -22° e +45° celsius.
Você está confundindo "índice de viscosidade" que é o óleo manter a sua capacidade de fluidez e lubrificação.
O índice de viscosidade nas normas brasileiras é de 100°.
Então um óleo 15 W 40 mantém sua viscosidade original entre -22° a +45° celsius, abaixo de -22° ele começa a se solidificar e acima de +45° ele começa a afinar mas mantém sua capacidade lubrificante até 100° quando então, acima de 100°, deixa de ser um lubrificante eficiente.
Em temperatura de trabalho as peças metálicas se dilatam e o óleo necessita de fluidez para preenchimento dos vãos entre as peças que ficaram menores.
Isto se chama "filme" a fina película de óleo que lubrifica o pequeno espaço entre as peças quando quentes.
A viscosidade original é para garantir pressão máxima e preenchimento máximo de óleo as partes frias do motor.
Quanto "mais gasto" o motor maior a viscosidade para garantir melhor lubrificação, porém a 100° todos atinge o IV (índice de viscosidade) parecidos.
RHCESPECIAL1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 439
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- Mensagem nº11
Re: Pressão de óleo
Sim, cada índice de viscosidade trabalha dentro de uma faixa de temperatura. Mas você disse que:
"15 W 40".
W- Winter (inverno).
15- significa "15 graus negativos".
40- significa "40 graus positivos"
Mas o 15 e o 40 são índices de viscosidade SAE ou API e não indicativos de temperatura.
"15 W 40".
W- Winter (inverno).
15- significa "15 graus negativos".
40- significa "40 graus positivos"
Mas o 15 e o 40 são índices de viscosidade SAE ou API e não indicativos de temperatura.
adpachec- Opaleiro
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Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº12
Re: Pressão de óleo
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: Pressão de óleo
RHCESPECIAL1974 escreveu:Sim, cada índice de viscosidade trabalha dentro de uma faixa de temperatura. Mas você disse que:
"15 W 40".
W- Winter (inverno).
15- significa "15 graus negativos".
40- significa "40 graus positivos"
Mas o 15 e o 40 são índices de viscosidade SAE ou API e não indicativos de temperatura.
Jesuissss.....
Qual é seu peso?
Ex:
O meu é 84 quilos.
Está certo?
Não!
Minha MASSA é de 84 quilos.
Meu peso é minha massa vezes a atração gravitacional da terra.
84 X 10= 840 quilos (o correto é 9,8 e não 10).
A "viscosidade" é a capacidade de "fluidez" de um líquido (no caso o óleo) e o número é o "indicativo" que o óleo mantém a sua "fluidez original" até aquele número que é um indicador de temperatura mas serve aqui como indicador de fluidez.
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Pressão de óleo
O vídeo é chato mas mostra como se mede a viscosidade.
Agora imagine colocar todos os dados técnicos do vídeo no frasco de óleo.
Alguém iria entender?
Como se iria escolher o óleo então?
Rogério 78- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: Pressão de óleo
Marcos Adriano escreveu:é uma pergunta besta...
ta no nivel?
Está, até tirei para medir e vi que.tem quase 4 litros.
Hoje pela manhã ele apresentou algo diferente peguei ele para sair do serviço e o carro comecei a for estourou no carburador a cada vez que ascendeu a lâmpada de óleo. Será que o problema possa ser entre o distribuidor e a bomba?
RHCESPECIAL1974- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Pressão de óleo
Jesuisssss
Certo amigo, o que você mencionou na sua primeira resposta foi que um óleo 15W40 mantém suas propriedades de -15 graus a +40 graus e isso não procede. Qual temperatura de trabalho de um motor a gasolina? Percebe o que estou tentando dizer? A 100ºC a viscosidade é 40.
A informação que eu trouxe é que esses números são índices de viscosidade e não números de temperatura. Conforme as imagens que você postou, eles até correspondem para os lubrificantes 15W50 e 20W50, mas se você verificar o 80W140(utilizados em caixas e diferencias) vai notar a grande diferença.
Fica um artigo(que tem a mesma tabela que você postou) e uma matéria a respeito. Boa leitura e abraços.
http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/manutencao/Grupo_15.pdf
https://escolademecanica.wordpress.com/2007/11/18/lubrificante-20w40-50-o-que-significa-a-viscosidade/
Certo amigo, o que você mencionou na sua primeira resposta foi que um óleo 15W40 mantém suas propriedades de -15 graus a +40 graus e isso não procede. Qual temperatura de trabalho de um motor a gasolina? Percebe o que estou tentando dizer? A 100ºC a viscosidade é 40.
A informação que eu trouxe é que esses números são índices de viscosidade e não números de temperatura. Conforme as imagens que você postou, eles até correspondem para os lubrificantes 15W50 e 20W50, mas se você verificar o 80W140(utilizados em caixas e diferencias) vai notar a grande diferença.
Fica um artigo(que tem a mesma tabela que você postou) e uma matéria a respeito. Boa leitura e abraços.
http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/manutencao/Grupo_15.pdf
https://escolademecanica.wordpress.com/2007/11/18/lubrificante-20w40-50-o-que-significa-a-viscosidade/
Rogério 78- Opaleiro
- Número de Mensagens : 64
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Data de inscrição : 30/07/2018
- Mensagem nº17
Re: Pressão de óleo
Como faco para trocar a válvula de alívio de pressão? Sei que fica na carcaça do suporte do filtro, mas como faço pra retirar? Vou comprar uma nova e trocar já
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº18
Re: Pressão de óleo
Retirei do link que me passou:
"5.1 Classificação SAE
É a classificação mais antiga e conhecida para óleos de motores. Baseia-se única
e exclusivamente na viscosidade, não considerando, fatores de qualidade ou
desempenho.
Os graus SAE são seguidos ou não da letra W, inicial de Winter ( inverno). Para
os graus SAE 0W até 25W são especificadas as temperaturas limites de bombeamento
(Borderline Pumpig Temperature), visando garantir uma lubrificação adequada durante
a partida e aquecimento do motor operando em regiões frias. O método de medição das
temperaturas limites de bombeamento está baseado na ASTM D-4684 , utilizando o
Viscosímetro Mini-rotativo (Mini-Rotary Viscometer).
Para óleo de motor, as viscosidades em centipoises (cP), em temperaturas
compreendidas entre –5°C e –30°C, são medidas utilizando um Simulador de Partidas a
Frio ( Cold Cranking Simulator) , ASTM D-5293.
As viscosidades cinemáticas em centistokes ( cSt) a 100°C são determinadas de
acordo com o método ASTM D-445, utilizando o Viscosímetro Cinemático. Assim,
segundo a SAE, quanto maior for o número maior será a viscosidade a 100ºC, ou seja,
um óleo SAE 30 é mais viscoso que um SAE 20.
Dentro da classificação SAE, o mesmo óleo de motor ou de transmissão pode
atender a dois graus de viscosidade SAE. Neste caso o óleo é denominado Multiviscoso.
Em temperaturas baixas, um óleo multiviscoso 15W40 se comporta como um óleo grau".
"Viscosidade cinemática", o circuito de óleo possui resistência, os tuchos sem resistência não se carregam.
A compressão aumenta o número de partículas de óleo por milímetro cúbico.
O calor expande reduzindo o número de partículas lubrificantes por milímetro cúbico.
Imagine uma seringa com o êmbolo na metade.
Você aquece a seringa e o êmbolo sobe.
O volume aumentou e o número de partículas de ar por milímetro cúbico diminuiu (menos denso, ou "menos viscoso no caso do óleo).
Você aperta o êmbolo de volta e o volume diminuiu mas o número de partículas lubrificantes aumentou por milímetro cúbico (ficou mais denso).
Isto se dá pela resistência a passagem do óleo, tanto pelo projeto do sistema como pela dilatação que reduz as folgas.
Está compressão causa a "viscosidade cinemática" cujo valor de cálculo é de 100°.
Acima de 100° a agitação de cada partícula lubrificante é muito grande para um espaço pequeno causando o rompimento da película lubrificante.
OBS: Viscosidade cinemática é a resistência do fluido ao seu deslocamento.
Mas a viscosidade diminui com a temperatura.
Porém a dilatação térmica das peças reduz o "vão de passagem" e a compressão aumenta a viscosidade (viscosidade dinâmica) porque a bomba de óleo continua a empurrar o óleo.
Celular acabou a bateria....
Está na tomada.
"5.1 Classificação SAE
É a classificação mais antiga e conhecida para óleos de motores. Baseia-se única
e exclusivamente na viscosidade, não considerando, fatores de qualidade ou
desempenho.
Os graus SAE são seguidos ou não da letra W, inicial de Winter ( inverno). Para
os graus SAE 0W até 25W são especificadas as temperaturas limites de bombeamento
(Borderline Pumpig Temperature), visando garantir uma lubrificação adequada durante
a partida e aquecimento do motor operando em regiões frias. O método de medição das
temperaturas limites de bombeamento está baseado na ASTM D-4684 , utilizando o
Viscosímetro Mini-rotativo (Mini-Rotary Viscometer).
Para óleo de motor, as viscosidades em centipoises (cP), em temperaturas
compreendidas entre –5°C e –30°C, são medidas utilizando um Simulador de Partidas a
Frio ( Cold Cranking Simulator) , ASTM D-5293.
As viscosidades cinemáticas em centistokes ( cSt) a 100°C são determinadas de
acordo com o método ASTM D-445, utilizando o Viscosímetro Cinemático. Assim,
segundo a SAE, quanto maior for o número maior será a viscosidade a 100ºC, ou seja,
um óleo SAE 30 é mais viscoso que um SAE 20.
Dentro da classificação SAE, o mesmo óleo de motor ou de transmissão pode
atender a dois graus de viscosidade SAE. Neste caso o óleo é denominado Multiviscoso.
Em temperaturas baixas, um óleo multiviscoso 15W40 se comporta como um óleo grau".
"Viscosidade cinemática", o circuito de óleo possui resistência, os tuchos sem resistência não se carregam.
A compressão aumenta o número de partículas de óleo por milímetro cúbico.
O calor expande reduzindo o número de partículas lubrificantes por milímetro cúbico.
Imagine uma seringa com o êmbolo na metade.
Você aquece a seringa e o êmbolo sobe.
O volume aumentou e o número de partículas de ar por milímetro cúbico diminuiu (menos denso, ou "menos viscoso no caso do óleo).
Você aperta o êmbolo de volta e o volume diminuiu mas o número de partículas lubrificantes aumentou por milímetro cúbico (ficou mais denso).
Isto se dá pela resistência a passagem do óleo, tanto pelo projeto do sistema como pela dilatação que reduz as folgas.
Está compressão causa a "viscosidade cinemática" cujo valor de cálculo é de 100°.
Acima de 100° a agitação de cada partícula lubrificante é muito grande para um espaço pequeno causando o rompimento da película lubrificante.
OBS: Viscosidade cinemática é a resistência do fluido ao seu deslocamento.
Mas a viscosidade diminui com a temperatura.
Porém a dilatação térmica das peças reduz o "vão de passagem" e a compressão aumenta a viscosidade (viscosidade dinâmica) porque a bomba de óleo continua a empurrar o óleo.
Celular acabou a bateria....
Está na tomada.
Última edição por adpachec em Sáb 26 Jan - 16:03:24, editado 1 vez(es)
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Pressão de óleo
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Pressão de óleo
Opa....aqui rolou muitas infos técnicas valiosas...esse tópico poderia ser fixo na seção..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Pressão de óleo
Rogério 78 escreveu:Como faco para trocar a válvula de alívio de pressão? Sei que fica na carcaça do suporte do filtro, mas como faço pra retirar? Vou comprar uma nova e trocar já
quando mexi no meu motor tbem tentei tirar ela...mas nao vi muito como fazer isso...
mas ela é responsavel pra impedir q o oleo retorne 100% para o carter apos o motor ser desligado.....
essa valvula segura oleo na parte de cima do motor pra proteger imediatamente apos a partida...
o meu quando fica alguns dias sem funcionar o motor quando eu ligo fica uns 5 segundo com a luz do oleo acesa...ate a bomba encher todas as galerias e dar a pressao correta no sistema....minha bomba de oleo é nova da schadek e meus tuchos sao novos da delphi (ambos com 2 anos de uso) e a parte de baixo tbem é toda nova.....eu suspeito muito q o oleo retorna por carter por essa valula q pode estar com a vedacao ruim ou com a pressao da mola muito fraca.
99% do motores q eu conheco (sou frentista de posto) tem essa valvula DENTRO do filtro de oleo....ou seja: trocou o filtro de oleo...valvula nova!
no opala nao é bem assim...o filtro do opala NAO tem essa valvula....pois ela ja fica no bloco....e acredito eu ser bem chatinho de trocar.
Rogério 78- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: Pressão de óleo
Procurei aqui na cidade ontem e não achei a válvula para opala, achei apenas para o chevette. Alguém sabe se serve?
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Pressão de óleo
Rogério 78 escreveu:Procurei aqui na cidade ontem e não achei a válvula para opala, achei apenas para o chevette. Alguém sabe se serve?
É uma peça simples, as vezes uma limpeza resolve.
Felipe_4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 57
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Modelo do carro : Comodoro sl/e coupê 1988
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 31/05/2009
- Mensagem nº24
Re: Pressão de óleo
Recentemente eu troquei essa válvula do bloco do meu opala. No meu caso foi relativamente fácil de tirá-la.
Eu usei um prisioneiro de roda do opala, um alicate universal e uma alavanca. Enrosquei o prisioneiro na válvula presa ao bloco, apertei um alicate universal de forma perpendicular no prisioneiro e com uma alavanca calçada entre o bloco e o alicate forcei puxando a válvula. No meu caso saiu fácil e com muito pouco esforço.
A imagem abaixo mostra a válvula original (esquerda) e a nova (direita)
Eu usei um prisioneiro de roda do opala, um alicate universal e uma alavanca. Enrosquei o prisioneiro na válvula presa ao bloco, apertei um alicate universal de forma perpendicular no prisioneiro e com uma alavanca calçada entre o bloco e o alicate forcei puxando a válvula. No meu caso saiu fácil e com muito pouco esforço.
A imagem abaixo mostra a válvula original (esquerda) e a nova (direita)
Marcos Adriano- Opaleiro
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Re: Pressão de óleo
onde comprou essa nova?
Felipe_4100- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Pressão de óleo
Marcos Adriano escreveu:onde comprou essa nova?
Essa válvula foi comprada no ebay e trazida dos EUA por um amigo meu.
No mercado livre tem para vender mas não são AC Delco
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1105125722-valvula-de-alivio-presso-gm-opala-caravan-41-4-e-6-cil-_JM?quantity=1
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: Pressão de óleo
as do ml eu ja tinha visto....
dessa ac delco nao.
dessa ac delco nao.
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