Agora seria necessário levar o possante para São Paulo, onde um mecânico amigo meu
que adora Opalas (Ele tem um de Luxo 1973 e uma Caravan 1978) iria dar uma revisão mecânica
antes de eu encaminhar para reparo. Se tudo desse certo, faria a transferência para o meu nome e aí
mandaria restaurar sossegado, levasse o tempo que necessitasse.
Pensei em pegar a estrada com o carro, mas eram 500 km e fiquei com receio de não chegar (receio que depois foi justificado).
Perguntei ao antigo dono do que ele pensava de eu pegar a estrada com o carro e ele disse que achava melhor que não (mau-sinal, não é?).
Vamos conseguir um guincho então! Plataforma custava entre R$ 1.200,00 e R$ 2.000,00 para esta distância. Cara! metade do preço do carro...
Aí um amigo me deu o telefone de um cara que transportava carros para concessionárias e voltava com o caminhão-cegonha vazio.
Preço? Entre R$ 200,00 e R$ 300,00 para transportar meu carro... Este era o preço! Combinei com o cegonheiro Jaime ((018)8117-3015) e ele fez o transporte de Assis até
a entrada de São Paulo na Castelo Branco e de lá, peguei um plataforma para levar até o meu amigo mecânico. O legal destes caras é que se ele não faz o trajeto que você precisa, ele sempre conhece quem faça e passa o número para você.
Cara, ainda bem que não levei o carro para a estrada, pois o primeiro problema que ele apresentou foi a quebra do suporte do câmbio na Longarina direita,
que botou o câmbio no chão! Isto só por chacoalhar em cima do Cegonha! A Longarina direita, que apoia o assoalho direito do passageiro, estava podre.
O carro poderia afundar no meio e eu perderia a grana que paguei por ele.
O mecânico não mexia nisto e mandei para um cara que disse que soldaria a Longarina (achei que a solda resolveria).
Descobrimos que, além da Longarina, a parede interna direita do para-lamas e o assoalho direito frontal do carro também estavam podres.
Fotos:
O camarada que pegou o carro falou que reconstruiria tudo por R$ 1.800,00 e ficaria muito bom. Aí começou o meu problema.
Primeiro disse que soldaria vários pedaços de metal e montaria a longarina na mão (ai que medo!!). Depois falou que o Citroen C3 tinha uma longarina parecida com a do Opala e que iria soldar um pedaço dela. Isto porque ele disse que eu não conseguiria estas peças em lugar nenhum. Me enrolou por 2 meses e, por sorte, o prejuízo foi só de R$ 200,00. Poderia ter sido bem pior.
Neste meio tempo a chave de ignição estava para quebrar. Fui fazer outra e o cara perguntou se eu tinha um fusca. "Um fusca? Você está louco? Eu comprei um Opala.", disse eu...Aí descobri que o tambor da chave de ignição era de Volkswagen. O chaveiro me perguntou se eu queria que ele removesse o símbolo da Volks da chave, para disfarçar. "Deixe aí", eu disse "Não quero esquecer que isto é mais uma coisa para eu trocar". Mais uma surpresa!
Consegui tirar o carro de lá e entregar na mão do restaurador de confiança do meu amigo mecânico (o José Egberto Veleze (egbertoveleze@hotmail.com). Foi ele quem restaurou a Caravan do meu amigo). O cara é obsessivo por detalhes. E eu não achei ruim não...rs.
Resolvi correr atrás da compra das peças que o enrolão me falou que não era possível encontrar.
Pesquisei bastante no mercado livre e conheci o Moyses da Mickey Mouse auto-peças ((11) 2458-1215 - mickeymouseopala@gmail.com).
O cara trabalha em casa, mas é incrível como ele aparentemente consegue qualquer coisa.
Comprei a Longarina esquerda e direita abaixo do passageiro e do motorista (as duas estavam podres), a direita do cofre do motor (a que sempre trinca, especialmente se você tem um 6 cilindros) e o assoalho do porta malas. E teve gente que quase ajoelhou na frente da Longarina. Achei exagero!...rs.
Fotos das peças compradas:
Os assoalhos do passageiro e do motorista, a caixa do estepe, as caixas de estribo externas e internas (aquelas abaixo das portas) também precisaram ser trocadas, mas não são originais da GM.
Eu as comprei em uma empresa chamada Estribex corte e prensagem ((11) 3825-2040 - estribex@hotmail.com), que fabrica diversas peças para opala. Essa empresa foi criada em 1900 (sério!) e se você precisar de peças para fusca, Jeep da década de 50 ou Ford 1929, é provável que eles façam também. O lugar parece um elo perdido no tempo...rs.
Ufa!! Comprei um monte de peças e acho que agora acabou! Terrível engano. Tem mais coisa por aí...Não foi à toa que chamei este carro de Gasstão...rs.
Continua...
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